Ontem a imprensa nacional deu destaque para as bandeiras da Galoucura e Máfia Azul, lado a lado, harmonicamente, na Arena Condá, estádio onde os corpos do voo da Chapecoense estavam sendo velados em Chapecó. Hoje, li na Gazeta Esportiva: “… Em uma cena que seria difícil de imaginar não fosse o atual contexto pelo qual o futebol está passando, a Independente, do São Paulo, a Gaviões da Fiel, do Corinthians, a Mancha Verde, do Palmeiras, e a Torcida Jovem, do Santos, levantaram todos as sua bandeiras que levam as cores de seus times de coração, no entanto, para entoar o mesmo grito: o de solidariedade pela Chapecoense…”

Cenas como estas estão sendo registradas em todo o país, em que inimigos (sim, entre grupos como estes não há rivalidade, mas ódio e outros interesses) se confraternizam neste momento de comoção mundial. Infelizmente sou obrigado a ficar ressabiado da mesma forma que o experiente e ótimo jornalista Sérgio Xavier Filho, que twittou: ‏@sxavierfilho “Da série “tomara que eu esteja enganado”: o tal ato das organizadas no Pacaembu é o dia de bonzinho do Tony Soprano”. O passado dessa turma nos leva à desconfiança e nos faz pensar em oportunismo.

 

Sem defesa

Diz a Declaração dos Direitos do Homem, que “Todo acusado tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa”. Mas será que este Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu as normas de voo merece ter estes mesmos direitos?

 

Nada a ver

Muita gente diz que devemos aceitar essa tragédia como “desígnios de Deus”. Não dá! Foi ganância, tragédia anunciada, que pegou a Chapecoense, mas poderia ter sido a seleção da Argentina ou uma das outras quatro delegações que viajaram com essa LaMia, com limite de voo sem direito a nenhum imprevisto. Só que nessa roleta russa do piloto Quiroga, dessa vez houve um contratempo.

15 Responses

  1. Concordo, porque se assim for não haveria culpado algum em nenhuma morte, porque se está na sua cina que irá morrer naquele dia, naquela hora, naquele minuto então o autor não teria culpa não é mesmo???? Ele foi apenas o elo de ligação…

    todos sabemos que um dia morreremos, não sabemos como e de qual jeito, mas muita morte pode sim ter sido antecipada, sonhos interrompidos antecipadamente sim… é no que acredito…

  2. Ao que tudo indica, o piloto e sócio da empresa foi imprudente. Ele correu o risco de causar um acidente de grandes proporções.

    Alerto que, pelo que entendi a partir desta tragédia, parece que as companhias aéreas estão usando esta mesma estratégia de andar com combustível no limite.

    Caberia uma investigação das autoridades para evitar mais tragédias.

  3. “Mas será que este Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu as normas de voo merece ter estes mesmos direitos? ” e Juiz que nao respeita a Constituição ?, tem direito a carta branca? e Juiz que poe menina numa cela com 60 Homens ? tem direito a aposentadoria com todos os direitos ao invés da prisão ? e o Juiz que vende Habeas corpus ? tem direito a ficar sem punição ? eo Juiz que matou um segurança desarmado em Sobral , so pq o supermercado estava fechado ? tem direito a ficar livre sem punição ?

  4. Quem sabe a tragedia com o time da “Chape”,sirva para colocar juízo na cabeça dessa gente.Pois como bem disse o Lendário treinador escocês,Bill Shankly: ” O futebol não é uma questão de vida ou de morte.É muito mais importante que isso…”

  5. No site do globoesporte a esposa do piloto diz em entrevista que a familia está recebendo ameaças por causa da tragédia… se for verdade e não for matéria sensacionalista .. digo que é aí que começa a aflorar a ignorancia humana…

    1. Thales,

      E você é advogado, espalhando uma coisa destas…
      Sabe muito bem do interesse enorme das empresas envolvidas em se colocar a culpa no piloto. Eu vi a entrevista de um “especialista” na TV que, primeiro, falava que era preciso esperar o resultado das apurações. Logo em seguida, já dava o veredito de que o piloto era culpado, e isto não era acidente, indo mais longe, chegou a afirmar algo no sentido de “…a seguradora não vai pagar isto aqui“.

      Ora, avião não é ônibus. Tente entrar em um avião e programar um vôo para uma distância além do que a autonomia do avião permite! Tem gente falando de avião como se fosse piloto formado e experiente, mas seria incapaz de pousar sequer uma teco-teco em um simulador de vôo no modo tutorial…

      O histórico da avião é impressionante em relação à sequência:
      1) Culpam alguém que morreu, ou um subordinado do mais baixo escalão.
      2) A empresa fabricante estuda o acidente.
      3) São feitas modificações no equipamento e/ou nos procedimentos recomendados.
      Ora, se os procedimentos e equipamento não tinham problemas antes, mudar para que?

      Claramente, todo procedimento e equipamento pode ser melhorado. Mas isto tem de ser feito proativamente, e não apenas depois de acidentes. Claramente, há decisões econômicas em todos os escalões que levam a acidentes, mas não se pode apenas atribuir tudo à “última decisão”.

      Vamos aguardar e ver no que vai resultar a investigação dos especialistas.

  6. Eu não me iludo com essa foto porque no momento tudo são flores e mais o espirito de porcos estão ali em acordo de cavaleiros dando uma trégua se assim pode dizer ou pensar…

    Se pesquisar a fundo o passado dos camaradas vai encontrar o passado tenebroso as lutas de sangue onde muito inocente foi ferido ou até morto…

    Infelizmente no meio da torcida organizada tem gente de bem mas a grande maioria gosta de aprontar, principalmente quando estão em grupos, depois que aprontam e São pegos aí é se pousam de bom moço e entram os defensores a mim uma imagem dessa não quer diEe nada….

    Aliás diz que a qualquer momento a coisa pode feder

  7. Falando do Galo:

    Sonhei com Nike e Adidas como fornecedores de camisa do nosso Galo e acordei com Topper.
    Entra presidente e sai presidente e nenhum consegue fechar com a Nike ou Adidas, será por quê?
    Será que eles não percebem que mesmo ganhando menos que as concorrentes no ato do contrato, não vai fazer muita diferença pois a venda das camisas vão ser muito maiores e globais podendo arrecadar até mais que marcas como Topper, Penalty, Lupo etc
    Nosso manto sagrado é a identidade do clube e todo ano a mesma coisa nenhum presidente tem coragem de colocar Nike ou Adidas no peito, deixando nosso manto muito mais bonito e respeitado.
    Na boa preferia até a Umbro ou a Puma mas Topper de novo não mil vezes não…

    1. Penso da mesma maneira, Pablo. Critiquei quando o Galo fechou com Lupo e Dry World. Tomei pancada de alguns que disseram que “o importante era a grana, marca era bobagem…”. Pergunto: “que grana, cara pálida?”. Lupo’s e Dry Word’s da vida PROMETEM mas não têm lastro para honrar o que prometem…

      De que adianta acenar com um contrato mega giga tera ultra blaster se a cor do dinheiro NÃO aparecerá?

      E o agravante é: Topper é péssimo dos péssimos. Nos vestiu mal em 2011 e 2012. Duas camisas horrorosas (tudo bem, questão de gosto…). Atlético talvez seja o clube mais “esculachado” em termos de cuidado com marketing e a própria imagem. Como pode ter tão pouco cuidado com uma coisa tão básica? Camisa bonita vende, até para torcedores de outros clubes que façam coleção. Básico.

  8. Certamente essa bandeiras são de gente de lá de Chapecó. Esses ignorantes de Mafia Azul e Galoucura não tem essa sensibilidade.É só ter um joguinho aqui que as turras começam.
    Quanto à tragédia da Chapé foi indiscutível e lamentável. Agora, nesse momento de dor profunda , todos prometem “mundos e fundos”..quero ver daqui um mês, quando a coitada da Chapecoense retomar suas atividades. Todos sumirão.

  9. A Chape vai se reerguer tenho certeza absoluta disso,sempre foi bem administrada,tem uma torcida atuante,ajuda da prefeitura local entre outras coisas!
    muito bonito a iniciativa dos times em ajudar mas não podemos esquecer das familias que vão precisar ainda mais de ajuda pois perderam quem tinha a maior fonte de renda que era os jogadores,esses que a maioria estava no melhor momento da carreira mas ainda não tinha um contrato que desse garantia de sustentar essas familias por muito tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *