Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mal acabou a Copa da Rússia e o Catar está quase pronto para 2022: todos os preparativos para o próximo mundial

Após o sucesso da Copa do Mundo na Rússia, todos os olhares agora se voltam ao Catar para o torneio de 2022, que apresentará ao mundo belíssimos estádios, como este. O país já está bem encaminhado com os preparativos para sediar o evento esportivo mais amado do mundo.

A 22.ª edição da Copa do Mundo da Fifa acontecerá no Catar, sendo a primeira vez que o maior torneio do futebol será realizado no Oriente Médio, e em um país árabe de maioria muçulmana. O futebol é um grande esporte no Catar, com milhões de fãs apoiando as 12 equipes locais que o Qatar Stars League (a maior liga profissional) tem. Sua liga foi fundada em 1963, e conta com jogadores brasileiros desde 1989. Nesse aspecto, jogadores como Afonso Alves, têm sido fundamentais para o sucesso do esporte e da Qatar Stars League, marcando gols e inspirando o amor pelo esporte no população local. Os torcedores do futebol do Catar e de todo o mundo, ainda terão que esperar alguns anos para conseguir ingressos para assistir a próxima Copa, já que eles ainda não estão disponíveis e não estarão à venda até 2021, no mínimo. Como exemplo, para a Copa de 2018, os ingressos estiveram disponíveis a partir de setembro de 2017, e ficaram acessíveis só através do site oficial da FIFA. Apesar de acontecer só daqui a 4 anos, o torneio já conta com um time favorito para conquistar o troféu, estando o Brasil com 15,4% de chances na Betway no final de julho passado. Como o calor será um fator chave na Copa do Mundo do Catar, o Brasil tem uma vantagem natural em relação a campeões anteriores como a França, Alemanha ou Espanha, cujos jogadores geralmente disputam seus torneios em condições mais frescas. Além do calor, este torneio será o último a envolver 32 equipes, uma vez que um aumento de 48 equipes foi programado pela FIFA para o torneio de 2026, que será co-organizado pelo México, Canadá e Os Estados Unidos. Uma vantagem que o Catar terá sobre as Copas do Mundo de 2018 e 2026 será a facilidade de transporte entre os estádios, já que aQatar Rail está construindo um sistema de metrô, ferroviárias e de trens ligeiros para interligar as cidades-sede com uma rede ferroviária que vai oferecer 600.000 viagens por dia em 2021. Dez dos doze estádios ficarão em um raio de 25 a 30 quilômetros, de acordo com a ESPN.

  | جولةقطرالشتوية

Catar e sua preparação para a Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 vai romper com a tradição e não será jogada durante os meses de verão do hemisfério norte, dadas as temperaturas escaldantes no Catar, que podem chegar a até perto dos 50 °C. Por causa disso, o torneio começará em 21 de novembro de 2022, enquanto a final será realizada em 18 de dezembro, que coincide com o Dia Nacional do Catar. Mesmo assim, a península ainda estará quente, com temperaturas em torno da marca de 30 °C, e por causa disso a FIFA recomenda que a temperatura ideal dentro dos estádios seja de 20 a 25 graus. Este microclima é uma combinação da temperatura do ar, velocidade do vento, umidade e radiação solar, facilitando sistemas de resfriamento ativo e passivo. Isso ajudaria a reduzir a temperatura dentro do estádio para 23 °C, em comparação com a média de 44 °C de calor que o Catar poderia experimentar no exterior durante os meses mais quentes do verão. Os locais de treinamento estão sendo concluídos até o final de 2019, e para garantir a capacidade que a FIFA exige para o torneio, o Catar pretende construir e/ou renovar sete estádios, com o renovado Estádio Internacional Khalifa já aberto. De acordo com o Supremo Comitê do Catar, os estádios serão construídos com as seguintes prioridades em mente: acesso e conforto, sustentabilidade e legado pós-torneio. Para conseguir isso, partes dos estádios serão reutilizadas na construção de novas instalações esportivas no Catar, com alguns dos estádios se tornando parques para uso das comunidades locais.

O Catar está investindo quase US$500 milhões por semana em grandes projetos de infra-estrutura para o maior torneio de futebol, levando a um gasto total estimado de mais de US$200 bilhões, para atingir as metas de um dos países mais ricos do mundo, a fim de estar completamente pronto para surpreender todos os seguidores do futebol com todo o luxo que esta nação árabe está acostumada ter.


» Comentar

Comentários:
0