Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Comentaristas do blog 3: boas intenções, experiência e dinheiro não são sinônimos de uma boa administração em clubes de futebol

Foto: Pedro Souza/Atlético

Uma conversa entre um cruzeirense e um atleticano, via blog, muito interessante sobre a proposta de “Clube/Empresa” no Brasil e a situação do Cruzeiro. O cruzeirense Alisson Sol levantou a bola:

De novo: sem resolver os problemas “extra-campo”, voltar à Série A seria apenas um passeio. A solução é simples: decreta-se a falência da pessoa jurídica, e se coloca alguém judicialmente encarregado de administrar a massa falida? Por que não se faz isto? Porque há interesses estranhos que não querem ser investigados. Um administrador de massa falida certamente não se pagaria o “acordo do Cone”, ou de outros ex-jogadores e técnicos com contratos absurdos.

O que é estranho é que, numa massa falida, os impostos seriam os primeiros a serem recolhidos. Se governantes, a nível federal, estadual e municipal, não estão pressionando pelos impostos devidos, fica a pergunta: por que? Será que isto daria início a alguma “cascata” que não é do interesse de ninguém? 

Raws Miranda em resposta a Alisson Sol

Sabemos que com todo dinheiro que envolve hoje o futebol, para conseguir assumir o cargo maior de um clube, o presidente ser íntegro e torcedor, é probabilidade de um, em 100 em 100 anos.
O atual presidente, Sérgio, luta contra outros na política do clube para comandar um “Titanic?” Qual a lógica? Salvar como?
Interesses são a explicação.
Não recomeçar do Zero como ventilado por Mediolli, é outro ponto obscuro. Seria almejar ainda a possibilidade de faturar em cima do património?
“Eu só sei que nada sei”, porém mesmo sendo uma certeza, raciocinar eu consigo.

Alisson em resposta a Raws

Raws,

Obrigado pela interação. “Dizem” que havia um plano para se vender aquele estacionamento na frente da sede campestre a preço de banana. Mas não deu certo (link). O que “se conta” é que o terreno seria vendido barato pela “emergência” (evitar a perda dos famosos “6 pontos”) e em alguns anos a desativação definitiva do aeroporto elevaria o valor do terreno significativamente. Já vimos tais “filmes” de áreas que não podiam receber edificações altas e depois tudo mudou devido a interesses (vide Belvedere). Faltou “molhar alguma mão”…

Acho que o atual presidente do Cruzeiro está até com “boas intenções”. Mas não sabe o que fazer, e este filme nós também já vimos. Gente com muito mais boas intenções, experiência e dinheiro não conseguiu uma boa administração em clube de futebol (vide Ricardo Guimarães no Atlético-MG). É preciso saber o que fazer, e admitir quando se está perdido. Eu não sei fazer neurocirurgias. Mas também não me candidato a fazê-lo. Se o presidente do Cruzeiro candidatou-se e lutou para ser eleito, o mínimo a esperar era competência e transparência, o que não está ocorrendo.

Alisson Sol


» Comentar

Comentários:
10
  • Luiz Ibirité disse:

    Interessante a Globo mostrar uma entrevista com o técnico do Bayer sobre o fato de eles conhecerem o time e sistema de jogo do Palmeiras, quando o time ia começar o jogo contra o tigres, ai o Palmeiras nao passou e num é q o nao vao nem precisar saber nada mesmo do time, q aliás fez um péssimo jogo na final contra o Santos!
    Muito mimimi pra este time q a imprensa tentou impor a goela abaixo.

  • Tom Vital disse:

    Acompanho o blog desde os seus primórdios. Embora hoje comente pouco. Mas fico feliz em constatar que o blog formou dois bons articulistas: Raws e Alisson.Parabéns para ambos e para você Chico que sempre abriu espaço para todos.

  • jeremias disse:

    Ninguém quer vir jogar no crucru. O presidente disse que quando assumiu tinha 6 folhas em aberto, hoje já são 4. Até W. Paulista está na dúvida, largar um time onde recebe em dias pra vir a outro que não paga ninguém. Aliás, viram a cruzeirada do W. Paulista? Perdeu 2 penais, o 2º era jogador da linha, o goleiro havia sido expulso. Kkk!!! Vem W. Paulista!

  • mauricio souza - bairro serrano disse:

    Vou usar este post para cumprimentar e elogiar os comentários feitos pelo amigos RENATO CESAR e JOSÉ SANA, no dia 05/02/2021, pois comungo com eles, e acho que sem o Sampaoli, lutaríamos para não cair, pois com o elenco que pegou e tem em mãos não dá para ser campeão. O elenco agora é muito inexperiente ainda, e precisa de alguns jogadores mais cascudos e isto está para acontecer já no próximo campeonato, eu nunca ouvi a diretoria, o técnico dizerem que este ano estávamos atrás do titulo do BR. De novo, parabéns, você dois deram uma aula nos comentários a carapuça serve para muito setoristas, comentaristas e torcedores, que anos após anos insistem em colocar culpa em tudo que acontece no Galo nos técnicos. Um abraço a todos

    • Raws disse:

      Maurício, concordo com tudo. Só justifico a decepção( exagerada)de muitos, inclusive minha, foi pelo futebol que o time mostrava até certo momento e depois desandou. Sem falar que pelos erros dos outros times, também tivemos chances de ganhar.
      Mas igual você citou, virão coisas boas.
      Abraço.

      • Mauricio souza - bairro serrano disse:

        Raws, bom dia, fico feliz de sua menção no meu comentário, gosto muito de suas colocações aqui no blog do Chico, e seu debate com o Alisson é bem interessante, um abraço

  • Raws disse:

    Obrigado mais uma vez Chico.
    Lembro como se fosse ontem o primeiro comentário que fiz nesse blog. Meu português que ainda não é bom era muito pior e até nesse ponto, esse espaço me fez bem. Fiz amigos aqui, Tive uns entreveros com um ou outro, até mesmo com Alisson Sol, que nem lembro porque, mas deve ter sido ou por zueiras ou por um mal entendido. Mas nada que chegasse ao campo pessoal. Aliás, hoje ele e eu debatemos com respeito mútuo, talvez fruto também de um amadurecimento, que no meu caso me fez evitar provocações, que no caso de alguns, postam só com esse intuito. Independente disso, respeito, pois é o estilo de cada um.
    Lógico que a rivalidade é a essência do futebol e por isso tiro também minhas casquinhas.
    Fato é o “nosso” blog é Top e sou muito grato por ser participante.
    Em tempo, como alguém aqui pode pensar, não tento ser político ou fazer média com ninguém, só mudei de estilo pelo tempo que a todos modifica, ou deveria…

  • Eduardo Silva disse:

    Grandes articulistas,

    Quer dizer que o Vitório Medioli empresário podre de rico, um dos prefeitos mais ricos do Brasil sugeriu que o Cruzeiro fechasse as portas?

    Logo ele que a sua empresa SADA se aliou a marca Cruzeiro para ganhar tudo no volei? Por que ele não faz igual ao Pedro Lourenço que não abandonou o barco e continua lá apoiando, diga-se, colocando dinheiro? Ao invés de colocar dinheiro em campanhas políticas?

    E é sério mesmo que tem torcedor Cruzeirense que acha uma boa ideia o clube fechar as portas? Se fizer uma pesquisa com os 9 ou 10 milhões de torcedores, será que a maioria vai achar legal fechar o clube ou tentar recuperá-lo?

    Se for fechar clube de futebol no Brasil por causa de dívidas seria o cruzeiro puxando a fila, Atlético Mineiro, Botafogo, Santos, Vasco, Corinthians e por ai vai…

    Enquanto a carruagem tá andando ficam os passadores de pano, os que jogam pra galera e apesar disso tudo o clube deve conseguir passar por essa fase e voltará mais forte ainda!

    É cada uma…

  • Luís Cláudio disse:

    Vem ai nova confusão no Crucru, Fred terá que pagar a multa ao Galo. Só que o Crucru assumiu a dívida e Fred vai cobrar. Como estão dizendo por aí: pega fogo cabaré.