Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Que a lamentável e precoce morte do cruzeirense Pablito sirva para muitas reflexões de todas as torcidas

Não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Pablito mas senti demais a morte dele, como se fosse uma pessoa próxima. Assisti o vídeo de um programa do qual ele participava e, ao vivo, pediu licença para sair, porque não estava se sentindo bem e que iria a um médico. Ali começava o triste caminho que o levaria à morte, difícil de acreditar.

Além do drama vivido por ele, em função da Covid, todos os meus amigos jornalistas que o conheceram só têm elogios à figura que ele era. Muitos atleticanos se manifestaram publicamente, solidários e também elogiando a pessoa respeitosa e divertida que era o Pablito. Cruzeirense da gema, fundador da plataforma digital Somos Gigantes, engajado em causas sociais, era desses que procuravam ajudar de alguma forma o clube e não tirar proveito dele.

Aí voltam velhas e insolúveis questões: por que o mundo do futebol não pode ser um ambiente de respeito entre as pessoas, apesar da necessária rivalidade? Para que tanta violência que impera, principalmente das chamadas torcidas “organizadas”, que brigam até entre si?

Que os bons exemplos de Pablito inspirem milhões de torcedores mundo afora e ajudem o futebol a voltar a ser um ambiente de convivência, por maior que seja a rivalidade ou a importância de uma partida.

Internado desde o dia dois de março, no dia seis ele mesmo relatou: @Paiblito: “Que doença terrível, fiquei bem dia todo, cheguei a comunicar a melhora, mas às 22h piorei novamente, febre, dor de cabeça voltou forte, saturação caiu novamente abaixo 88, mais oxigênio e medicações na veia, oh meu Deus, livra todos contaminados dessa doença terrível”.

Ontem e hoje milhares de manifestações de saudade e reconhecimento a ele no twitter e demais redes sociais, começando pelo Cruzeiro: @Cruzeiro “A Covid-19 é cruel e, enquanto todos não são vacinados, estamos vulneráveis. Hoje, ela vitimou mais um grande cruzeirense. @Paiblito lutou, mas não resistiu e foi compor a constelação do @Cruzeiro lá no céu.”

Jornalista Guilherme Piu, do Uol:

@guilhermepiu “Um registro com o eterno @Paiblito. Fica aqui a homenagem a esse torcedor, que de tantas e tantas pautas que me ajudou fazer, se tornou um amigo. No fim do vídeo, a arte do @Maloqueiro_Azul lembrando o grande Pablo. #PablitoSeuLegadoSeraEterno

Heverton Guimarães, da Band e 98FM:

“O @marcoferraz85 me enviou essa foto tirada um dia antes daquele 3×3, em 2017, 4ªs da copa do Brasil entre Palmeiras e Cruzeiro. Ao meu lado o saudoso @Paiblito, que hoje nos deixou. Mais uma vítima da Covid. Figura doce e generosa. Todo meu respeito e sentimento aos familiares”.

Ênio Lima, da Itatiaia: @eniolimamarcou “Hoje perdemos um grande amigo e o @cruzeiro um de seus torcedores mais ilustres, o @Paiblito. Ele lutou bravamente, porém a covid venceu seu corpo, mas não a sua alma que será recebida pelo nosso pai celestial. Meus sentimentos à nação azul. Descanse em paz guerreiro! #Paiblito

No site da Itatiaia, Pablito com o locutor Alberto Rodrigues

No SuperFC, mais detalhes sobre o Pablito e a sua morte:

* “Influenciador cruzeirense Pablito morre por complicações da Covid-19”

Torcedor do Cruzeiro era querido por todos os fãs, tinha mais de 70 mil seguidores no Twitter e reuniu cruzeirenses em orações por sua recuperação

Pablito estava internado desde o dia 5; ele tinha 39 anos e deixa um filho de 11 — Foto: Reprodução/Instagram

Internado desde o dia 6 de março na Santa Casa de Belo Horizonte, o torcedor Pablito, do Cruzeiro, morreu nesta terça-feira (23), em decorrência de complicações da Covid-19.

Fundador da plataforma Somos Gigantes, ele era viúvo, tinha 39 anos e deixa um filho de 11. No Twitter, onde o torcedor tinha quase 70 mil seguidores, este é um dos assuntos mais comentados nesta manhã.

Desde que foi diagnosticado, no dia 2, Pablito fez alguns posts sobre a doença em seu perfil. Em um deles, chegou a relatar melhora. “Saí do oxigênio ontem, febre, dor de cabeça foram embora embora, dor no corpo está saindo e a tosse persiste seca, a oxigenação que estava bem baixa 89% está subindo e chegou a 94%, vamos chegar no 96% que é o ideal”, disse.

No entanto, após uma piora no quadro, ele comentou que foi internado e pediu a bênção de Deus. @Paiblito: “Que doença terrível, fiquei bem dia todo, cheguei a comunicar a melhora, mas às 22h piorei novamente, febre, dor de cabeça voltou forte, saturação caiu novamente abaixo 88, mais oxigênio e medicações na veia, oh meu Deus, livra todos contaminados dessa doença terrível.

https://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/influenciador-cruzeirense-pablito-morre-por-complicacoes-da-covid-19-1.2463025


» Comentar

Comentários:
7
  • Alisson Sol disse:

    Solidariedade à família.

    Ortogonal à discussão da doença e especificamente ao Pablito, eu gostaria de focar no seguinte: o que teve de “influenciador digital” capitalizando na época dos títulos do Cruzeiro, foi algo preocupante. Muita gente criando blogs e canais de YouTube com seus vídeos no estádio durante vitórias ou suas opiniões sobres os jogos. Poucos criticando os gastos absurdos, as panelinhas na diretoria, etc. A única pessoa mais crítica que eu vi consistentemente aqui e na Internet em geral foi o Clayton do Nova Vista. De resto, era todo mundo “influenciador positivo”. Agora, a maioria sumiu, ou virou “historiador do passado recente”…

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Essa é uma doença completamente sem parâmetros definidos! Minha esposa pegou a Covid ano passado e eu fiz o teste e não tive nada, ela tbém assintomática, apenas uma coriza.

    Esse mês ela pegou de novo e eu fiz o exame e de novo não peguei, ou seja, ela tem a doença, está assintomática e não transmite, coisa de louco e olha que cumprimos os protocolos de distanciamento social, higienização constante, uso de máscaras.

    Acredito que em determinados organismos o vírus é devastador! Estão agora com esse Tratamento Precoce e tomara que dê certo e diminua os casos de internação e óbito e que consigam vacinar o mais rápido possível a população.

    Que Deus conforte a família do grande cruzeirense Pablito e todos aqueles que perderam algum ente querido!

  • Raws disse:

    Muito triste. Perdemos e perderemos muitos.
    Se todos fizessem sua parte, as perdas seriam menores.
    Nós brasileiros somos diferenciados e talvez lider, quanto ao quesito é errar.
    Erra o povo quando não respeita o distanciamento social, inclusive fazendo festas e indo para as baladas.
    Erram os médicos quando não chegam a um consenso da melhor forma de abordar o problema.
    Erram as mídias em superfaturar o terror por interesses próprios, mesmo sabendo que as informações reais, já são um terror.
    Erram os governantes, esses são os piores, erraram em tudo.
    Os erros foram tão absurdos que ofuscaram os acertos.
    O certo é que todos pagarão pelos seus erros, disso não tenho dúvidas.

  • Luiz Ibirité disse:

    Que Deus conforte a familia e aos amigos, me parece q o “Tanos” estalou os dedos, se cuidem pq sem a vacina a situação demanda mais cautela ainda.

  • J.B.CRUZ disse:

    o minuto seguinte pertence ao senhor !!!..
    oito ou oitenta, politizaram uma doença terrível, que abstrata, fica na imaginação, martirizando a alma e maltrando o corpo !!
    que deus apiede de quem provocou, e provoca tanta dor física e espiritualmente..
    morte sentida; descanse em paz !!!..

  • Julio Cesar disse:

    Lamentável ! Deus conforte parentes e amigos !
    Vamos cobrar do ” dirigente” máximo de “Pindorama”.
    Inadmissível , assustador, absurdo o que aquela pessoa faz!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico, muito triste. A última postagem do Paiblito mostra como essa doença é perigosa. Perdi dois parentes para a Covid. Enquanto os políticos brasileiros ficam fazendo merda, a vacinação, única solução, demora.