Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O que pensam azuis e alvinegros, sobre o clássico de sempre, no palco espetacular, mudado para pior, pro chato e caro “padrão” FIFA

Reparem as montanhas da capital mineira em meados dos anos 1960, Mineirão recém inaugurado, a Serra do Curral quase virgem de bairros ao fundo e a Pampulha principiante em ocupação desordenada

Recebi esta foto e este texto, que andam circulando nas redes sociais: “Belo Horizonte, Minas Gerais. Vista do bairro São José em primeiro plano, Mineirão recém inaugurado e, ao fundo, região dos atuais bairros Ouro Preto, Paquetá e Engenho Nogueira praticamente desocupados. Destaque para a avenida Antônio Abraão Caram, que vem da avenida Antônio Carlos e chega ao estádio. Destaca-se também a área do Centro Esportivo Universitário (CEU) ainda desocupada e parte do campus da UFMG em obras. Data: entre os anos de 1966 e 1970. Fonte: Fotos Antigas de Belo Horizonte/Facebook, 2021.”

Comecei frequentar o Mineirão em meados dos anos 1970. Que maravilha, que emoção, que sonho! Era o sonho de consumo de diversão dos belorizontinos, imagine de quem era e morava no interior. De Sete Lagoas à capital era uma viagem longa; às vezes três ou quatro horas, pela atual MG-424 que era a BR-040 naqueles tempos, passando por Prudente de Morais, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Vespasiano. Creindeuspai! E continua do mesmo jeito até hoje. Vergonha para todos os governos estaduais dos últimos quase 40 anos, o atual inclusive, apesar das promessas.

Aí recebi esta outra foto, abaixo, de um dos papas do fotojornalismo brasileiro, professor Eugênio Sávio, com a legenda: “reforma, 2011”.

E hoje é este Mineirão, em foto da Belotur/PBH…

… sem a geral, cheio de separações, compartimentos, todo envelopado, frescuras, chatices, bares e tropeiro “gourmet”, pqp, e coisas tais…

***

Sobre o jogo e a história de favoritismo, algumas opiniões manifestadas aqui no blog, como o Rodrigo Leão de Oliveira, a quem agradeço: “Chico, apesar de nunca ter escrito um comentário aqui, eu te acompanho a anos, desde a época do Minas Esporte da Band. Esta frase dita ao Flávio Carvalho por você, lembro como se fosse hoje, eu assistia o programa todos os dias e foi uma época de muito sofrimento nosso devido as circunstâncias da época que nem preciso repetir. Quanto a sua opinião a respeito do clássico, concordo plenamente com tudo que você escreveu. Comemorar é só após o apito final do árbitro. Um abraço!”

Direto da queridíssima Montes Claros, o Amaury Alkimim:

“Chico, mais uma publicação irretocável sua. O Atlético Mineiro tem um elenco de 220 milhões; um dos 4 melhores do pais,. Meu Cruzeirão está cspengando em todas as áreas. Amanhã um empate é um grande resultado, pois vcs têm mais time. Simples assim.”

JB Cruz:

“ANTES DO JOGO SEM COMENTÁRIOS:
Parabéns para os dois Clubes pelo centésimo Aniversário( dos quais; assisti (in loco) 49 jogos); e ao CHICO MAIA pela Excelente Resenha ….
CRUZEIRO SEMPRE !!!!…”

Marcio Borges:

“É Chico…. mas acho que jamais vi uma diferença tão grande como hoje. Antes a camisa pesava. Hoje manda o dinheiro. E quem tem dinheiro hoje é o galo e está fazendo bom uso. Contratou bem e quem quis. Então amanhã só vai ter um time em campo, infelizmente. O Cruzeiro ainda tem que melhorar muito pra ficar competitivo….”

 

Silvio T:

“Exato, Chico. Lembro da falação do Cerezzo em 77 que levou o medíocre Revetria a dar o título para o Raja Esporte Clube. E do Lucas Prato fazendo a mariada engolir a empáfia em 2015. Os exemplos são muitos ao longo da história de um time inferior se superar em campo. Agora um detalhe. O zagueiro Manoel pediu pra não jogar amanhã. Tá explicado porque a “justiça atleticana” tentou de todas as maneiras evitar a realização do clássico.”

 

Luiz Ibirité:

“Sem susto, se o atletico nao ganhar é pq p Cruzeiro comprou o juiz.”


» Comentar

Comentários:
10
  • cristiano molotov disse:

    Quanto mimimi.

  • Raws disse:

    Fim de primeiro tempo.
    Com certeza faltou futebol de que esperávamos, mas penso que o técnico foi negativamente protagonista.

  • Raws disse:

    Como, não estou na arquibancada e quando estava só criticava no final do primeiro tempo e ou do segundo,
    CUCA BURRO! CUCA BURRO! CUCA BURRO!
    Obs. Fui e sou defensor do Cuca no Galo.

  • Raws disse:

    Como não sabia da escalação e como está zero a zero até esse momento, que M… de escalação é essa desse tchê, Tchê?
    Contrataram o R10? O cara chega de para quedas e toma lugar do Zaracho em uma semana?
    Não! Mil vezes não! Tchê Tchê pode se tornar muito e colocar Zaracho no bolso, mais essa titularidade precoce não só me irritou, me irou.

  • Raws disse:

    Como não sofrerei como a maioria por errar o prognóstico, posso postar até 7×1 aqui.
    Mas chuto 3×1.
    Obs. O time azul é que é muito fraco, pois se fosse em outras épocas, pelas falácias de goleada e etecetera, eu apostaria na zebra para faturar.

    • J.B.CRUZ disse:

      Caro Colega RAWS, Meu Avô sempre dizia: CRUZEIRO x ATLÉTICO, é o tipo de Jogo que não deveria
      ser jogado.. É AGONIA do Princípio ao Fim; e ao término da partida o ÊXTASE para o VENCEDOR e a AGONIA Prolongada até a Próxima PARTIDA Para o PERDEDOR…..

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Bom Dia! Obrigado pelo carinho na citação da nossa Montes Claros, cidade que tem muitos problemas, mas é maravilhosa. É sempre um prazer ler suas postagens. Você é um atleticano que sempre se postou com fidalguia e muito respeito para com os adversários do seu Galo, principalmente o rival, meu Cruzeirão, tipo exportação, que passa por algumas turbulências, mas logo sairemos mais fortes, como uma fênix azul.

  • Pedro Vitor disse:

    Parece que não existia nem a Lagoa da Pampulha nessa foto aí

    Bela imagem

  • Julio Cesar disse:

    Li agora no UOL Guilherme Piu (primeira vez que vejo esse nome) relatando suposto pedido de torcedor do Atletico para goleada. E um suposto diálogo entre simpatizantes de Pirangi sugerindo WO. Se é verdade é também uma grande bobagem.
    Atlético não tem que entrar nesse clima de dar tudo pra golear. Tem competição mais importante a frente e não precisa se expor contra um time medíocre e correr o risco de ter jogadores com risco de lesão. Risco maior porque ele sempre existe.
    Tudo em função do 6×1 em que a passividade dos jogadores do Atlético foi algo para se investigar. Eram dois times muito ruins e o Atlético já tinha escapado da queda.
    Em tempo será história, assim como 9×2!
    Claro que possível goleada hoje passa mais pelo que o Atlético jogar porque esse time de Pirangi é muito medíocre e vai ter que correr muito esse ano pra permanecer na serie B.