Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chega ao fim a “Era Tardelli” no Atlético, de grandes conquistas para ambos os lados

Fotos: Agência Galo

Tardelli conquistou sete títulos com o Atlético: quatro Estaduais, uma Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana — Foto: Bruno Cantini/Atlético

Pelo que saiu na imprensa, foi um desfecho cordial e feliz nessa relação, muito boa para o Galo e para o jogador. No fim de 2008 ele estava em baixa no Flamengo e o Atlético vivia uma convulsão política/administrativa, com a renúncia do presidente Ziza Valadares; algumas semanas de vácuo de poder, até a eleição e posse de Alexandre Kalil. Aí, juntaram-se tampa e balaio. Ele voltou para a prateleira de cima dos craques do futebol brasileiro e ajudou o clube a recuperar prestígio e dinheiro. Depois de um ótimo contrato na China, retornou ao Atlético e foi fundamental nas conquistas da Libertadores, Copa do Brasil e outros títulos. Sintonia fina com a torcida, foi rodar o mundo novamente. Passou pelo Grêmio, onde não conseguiu jogar, em função de contusões, e novamente recebido nos braços da torcida alvinegra. Mas, o tempo é cruel principalmente com os atletas e as contusões, de novo, o atrapalharam. Chegou o momento de uma nova despedida, já que, aos 36 anos de idade, não dá mais.

Entra para a história dos maiores jogadores que o Atlético já teve e sempre terá o carinho dos atleticanos.

O jornalista Victor Martins contou um pouco dessa trajetória, lembrando detalhes das idas e vindas, desde 2008/2009, no blog dele, no Uai:

* “Diego Tardelli chegou ao Atlético por dívida do Flamengo pela compra do goleiro Bruno”

A história de Diego Tardelli como jogador do Atlético se encerra neste domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro. O contrato do atacante não será renovado e ele fará sua última exibição com a camisa alvinegra. São 230 jogos, 112 gols marcados e títulos conquistados. Diego Tardelli está entre os maiores jogadores da história do Galo. Por isso será homenageado pela diretoria atleticana depois do jogo com o Fortaleza, no Mineirão. O vínculo se encerra no dia 31.

E o início de tudo foi entre o final de 2008 e o começo de 2009. Eleito presidente do Atlético em outubro de 2008, Alexandre Kalil tinha em mente a necessidade de buscar um goleador para a equipe que seria montada na temporada seguinte. No entanto, o dirigente encontrou um clube totalmente devastado financeiramente, sem nenhuma condição de investir pesado em contratações. A solução encontrada foi usar uma dívida que o Flamengo tinha com o Atlético pela compra do goleiro Bruno. Revelado pelo Galo, o arqueiro foi parar na Gávea após rápida passagem pelo Corinthians. O Rubro-Negro devia cerca de R$ 1,2 milhão ao Atlético pela negociação. A proposta alvinegra foi prontamente aceita pela diretoria carioca: abatimento total da dívida mais R$ 700 mil.

A transferência seria inviável sem esse crédito do Atlético pela venda de Bruno.

Com o negócio fechado entre os clubes, faltava convencer o jogador. Num primeiro momento Diego Tardelli não via a troca do Flamengo pelo Atlético com bons olhos. Revelado pelo São Paulo e já com passagem pelo futebol europeu no currículo, o atacante tinha a permanência no Rio de Janeiro como a melhor escolha para chegar à Seleção Brasileira. Foi então que entrou Bebeto de Freitas na história.

Bebeto estava de volta ao Atlético, para mais uma vez ajudar o amigo Alexandre Kalil. Foi dada a ele a missão de buscar Diego Tardelli. E Bebeto de Freitas conseguiu. Foi ele quem convenceu o atacante a trocar o Flamengo pelo Atlético.

Passados mais de 12 anos, está claro que a decisão foi acertada. Diego Tardelli chegou à Seleção Brasileira, como queria. Além de se tornar ídolo de uma torcida e conquistar títulos importantes. A Copa Libertadores de 2013 certamente é o maior, mas a Copa do Brasil de 2014 foi especial. Diego Tardelli fez o gol da vitória na partida final, contra o Cruzeiro. Um gol que jamais será esquecido pelos atleticanos. Assim como Diego Tardelli também não.

https://victormartins.uai.com.br/noticias/diego-tardelli-chegou-ao-atletico-por-divida-do-flamengo-pela-compra-do-goleiro-bruno/

* **

No SuperFC a Giovanna Pires, deu mais detalhes:

* “Tardelli revela que quer voltar ao Galo para se despedir da massa na Arena MRV”

O Galo anunciou nesta quinta-feira (27) que não renovará o contrato com o atacante, que termina dia 31

Tardelli conquistou sete títulos pelo Galo. Quatro Estaduais, uma Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana — Foto: Bruno Cantini/Atlético

Fim de linha para Diego Tardelli em sua terceira passagem pelo Atlético. Um dos maiores ídolos do Galo não terá seu contrato, que termina no dia 31 de maio, renovado com o clube. Em sua conta no Instagram, o atacante disse estar triste pela saída, mas revelou que quer retornar ao clube para se despedir da massa na Arena MRV, estádio do Galo em construção.

“Deixo um legado e uma história que jamais será esquecida ou apagada. Ainda sigo com o friozinho na barriga e com muita vontade de entrar em campo para fazer o que mais gosto. E, para finalizar, gostaria de dizer que daqui a 2 ou 3 anos, queria ter a oportunidade de me despedir da Massa na arena mais linda do Brasil: Arena do Galo”, escreveu o jogador.

Esta passagem de Tardelli pelo Galo foi marcada por lesões. O jogador não conseguiu apresentar o futebol que conquistou a massa atleticana, por uma série de problemas com o departamento médico. Alguns meses depois que chegou, durante a parada do futebol por causa da Covid-19, Tardelli sofreu uma grave lesão no tornozelo e precisou ficar o resto da temporada em recuperação.

“Foram noites e noites sem dormir e o convívio diário com a ansiedade. Tive bastante dedicação, força de vontade e muita fé. Aliás, foi a fé em Deus que me fez ir muito além do que eu imaginava que poderia ir e, talvez, se eu não tivesse tido essa comunhão com Deus, acredito que, no meio do caminho, eu teria desistido”, publicou Tardelli.

Depois de se recuperar da grave lesão, o atacante ainda foi desfalque em várias partidas pelo Galo uma outra pequena lesão e dores no corpo. “A partir daí, eu fui correndo contra o tempo. Infelizmente, o pouco período não foi suficiente para poder ter uma sequência de jogos, que eu tanto almejava. Uma pena. A minha vontade sempre foi de permanecer até o final e já estava me preparando para grandes conquistas. Meu objetivo era entrar, ainda mais, para a história do clube”, disse o jogador.

Para se despedir do ídolo, o Atlético planeja uma homenagem no domingo (30), quando o Galo estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Fortaleza, às 11h, no Mineirão. Na publicação de Tardelli no Twitter, vários jogadores do elenco atleticano lamentaram a saída do jogador. “Fica!”, escreveu Guga. “Parabéns pela linda história que construiu, irmão! Que Deus te abençoe sempre, ídolo!”, registrou Igor Rabello.

https://www.otempo.com.br/superfc/atletico/tardelli-revela-que-quer-voltar-ao-galo-para-se-despedir-da-massa-na-arena-mrv-1.2491161


» Comentar

Comentários:
11
  • Márcio Luiz disse:

    O gol “maquiagem” (antes da era mi mi mi) em cima das mariposas vai ficar marcado pra sempre.
    Tamo junto, Tá tá tá!!!

    • Juca da Floresta disse:

      Bom dia,

      Melhor mesmo foi o gol galinha do Paulinho Maclarem no Brasileirão de 1996, ele marcou o gol da vitória celeste sobre o Galo por 2 a 1, gol sobre o Taffarel e saiu imitando uma galinha.

  • Fred disse:

    Obrigado por tudo Tardelli. Mas o tempo é cruel e a decisão da diretoria foi acertada: mais técnica e menos populista. Assim como será acertada a decisão da diretoria cruzeirense se fizer o mesmo com o Marcelo Moreno.

  • Luiz disse:

    Tardelli fez parte do escrete vencedor do Galo. Essa geração foi histórica e deixou saudades. Até mesmo os jogadores medianos se transformaram naquela equipe. Enfim, tudo termina. como a de tantos craques inesquecíveis ao longo da história alvinegra,,,,Reinaldo, R10, Éder, Cerezzo, Luizinho, etc etc . Resta-me agradecer, aplaudir e desejar sorte em um novo clube. Aliás, o América poderia ver isso.

  • Raws disse:

    O final de ciclo de Tardelli é como a terça dos melhores carnavais, pena que acabou.
    É como as saideiras de uma ótima roda de buteco, que vamos esticando sabendo que é hora de parar mas o trem tá bom demais…
    Ídolos devem ser mais gratos a vida, pois eles têm ou tiveram o dom de levar alegria a milhões e mesmo no “fim” se eternizarem na história e na memória de seus fãs.
    A mais esse ídolo, minha gratidão e respeito.

  • Renato César disse:

    Tem jogador que cria identidade com um clube. Não importa o nível técnico dele, mas ele rende de uma forma diferente quando está em casa.

    Foi assim com Tardelli. O Galo é o seu lugar. Venceu individual e coletivamente aqui. Jogou demais! E respeitou a camisa que vestiu.

    Muito obrigado por tudo que fez, Tardelli! Infelizmente chegou (e para mim já tinha até passado há algum tempo) a hora de parar. Que sua vida pós Galo seja abençoada!

  • Julio Cesar disse:

    Tar-de-lli Gol ! Gol ! Gol ! Gol !

  • kleber BSB disse:

    Como o Galo mudou de patamar em termos de profissionalismo em diversos setores. Vivemos um momento de calmaria dentro do clube e agora é esperar a inauguração da Arena MRV para subir mais um degrau de patamar.

  • LÉO BRAZ disse:

    Obrigado Tardelli!!!!
    Você jamais será esquecido pela Massa Atleticana!!!!

  • Júlio Soares disse:

    Para alívio dos Crucrus! Tardelli, o CARRASCO AZULINO!

  • Silvio T disse:

    Na minha galeria, DARIO e TARDELLI ocupam o alto do pódio. Exemplos VENCEDORES da história do ATLÉTICO!