Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Antes de crucificar o novo diretor, torcedor do Cruzeiro deveria se informar melhor sobre as polêmicas que o envolvem

Técnico Argel Fuchs e Rodrigo Pastana nos tempos de Coritiba, em foto de Albari Rosa da Tribuna do Paraná

Grupo de torcedores cruzeirenses promete protesto para a porta da Toca da Raposa hoje, exigindo reação contra o CRB, pela segunda rodada da Série B, e contra a contratação, já consumada, do diretor de futebol, Rodrigo Pastana, que estava no CSA. Quanto ao jogo, amanhã, 18h15, no Mineirão, só quando a bola rolar. Futebol é jogado, lambari é pescado. Deverá ser uma boa partida, entre times que se equivalem tecnicamente.

Quanto ao novo dirigente, a origem dessa “queimação” dele é um feroz ataque que ele sofreu por parte do técnico Argel Fucks, conhecido por falar muito.

No Paraná Portal do dia 20 de setembro do ano passado e no site da ESPN, do dia 21, a versão de cada lado. Um áudio do Argel chamando o Pastana, dentre outras coisas, de “pilantra”, e a defesa do dirigente, feita pelo presidente do CSA, que detonou com o Argel, dizendo que as acusações eram coisa de “marido traído”.

Confira:

‘Argel Fucks dispara contra Rodrigo Pastana em áudios: “pilantra, vagabundo”

Vinicius Cordeiro

20 de setembro de 2020

O técnico Argel Fucks detonou o atual diretor de futebol do CSA, Rodrigo Pastana. O treinador de 46 anos foi demitido do clube alagoano na última quinta-feira (17) após 18 dias de trabalho, mas disse que pediria demissão por não querer trabalhar com o executivo.

Os dois trabalharam juntos no Coritiba em 2019. Argel chegou ao clube em setembro de 2018 por indicação de Paulo Pelaipe. Contudo, Pastana chegou ao Coxa dois meses depois e foi um dos responsáveis por demitir o treinador em fevereiro de 2019. Os dois também trabalharam juntos no Figueirense.

Os áudios começaram a circular nas redes sociais e foram obtidos pelo Paraná Portal, que procurou os dois envolvidos.

“Presidente do CSA detona Argel por acusações ‘grotescas’, explica saída e diz: ‘Coisa de marido traído’”

Foto: Morgana Oliveira/RCortez/CSA

Presidente do CSA, Rafael Tenório detalhou como se deu a saída de Argel Fuchs, que durou 18 dias no comando técnico e partiu atirando contra o novo executivo de futebol do clube alagoano, Rodrigo Pastana, o qual chamou, entre outras coisas, de “vagabundo” e “pilantra”.

O mandatário nordestino explicou que, diferentemente do que tenta passar o treinador, o desligamento não se deu apenas por conta da chegada do dirigente, mas por uma série de coisas, passando pelos péssimos resultados [só um ponto ganho em 12 disputados na Série B] e principalmente pelo comportamento do gaúcho de 46 anos.

O técnico Argel Fucks confirmou a veracidade dos áudios e reafirmou que não teve trabalhos agradáveis com o diretor. “O que eu falei no áudio é a pura verdade, só isso. Eu trabalhei com esse rapaz no Coritiba, tive problema. Trabalhei com ele no Figueirense, tive problema”, disse.

Já Rodrigo Pastana respondeu por mensagem e afirmou que Argel terá resposta “só na Justiça”.

ESCUTE OS ÁUDIOS DE ARGEL SOBRE PASTANA

Um dos áudios foi encaminhado diretamente ao presidente do CSA, Rafael Tenório. Argel agradece por ter sido mandado embora e classifica Pastana como “ladrão”.

“Boa tarde presidente Rafael, tudo bem? Queria agradecer o senhor ter me mandado embora porque eu trabalhar com esse vagabundo do Pastana… Esse cara é o maior pilantra no meio do futebol, é o maior sem vergonha que tem. Tive um problema muito sério com esse rapaz lá em Curitiba e eu gosto muito do senhor. Cuidado com seu bolso que esse cara é ladrão. Toma dinheiro de empresário, de jogador. O senhor contratou uma raposa para tomar conta das galinhas, então abra o olho. Se eu soubesse que ele era o diretor, o senhor nem precisava me mandar embora que eu mesmo ia. Só quero fazer um acerto justo e vida que segue que você contratou um grande vagabundo”, disse Argel.

Em outro áudio gravado, Argel criticou Pastana em um grupo de treinadores de futebol. A mensagem serviu de alerta para eventuais futuros colegas de trabalho.

“Eu não faço mais parte da equipe do CSA porque eu não trabalho com vagabundo, pilantra, sem vergonha, safado, com diretor executivo que leva dinheiro de jogador, toma e faz esquema com empresário. Não compactuo com isso. E o CSA contratou um diretor que já tive problemas e alguns dos meus colegas também já teve problema (sic) com esse pilantra, essa é a palavra certa. Queria deixar isso registrado até porque algum de vocês vai trabalhar com esse diretor executivo e alguns de vocês já tiveram o desprazer de trabalhar. Esse cara é um mal para o futebol. Ele já teve problema com vários companheiros nossos, em dois lugares, no Figueirense e Coritiba. A gente precisa saber quem são os diretores pilantras e esse é o bandido número um. Vagabundo, sem vergonha”, disparou Argel.

https://paranaportal.uol.com.br/esportes/argel-fucks-detona-rodrigo-pastana-audios/

“ Presidente do CSA detona Argel por acusações ‘grotescas’, explica saída e diz: ‘Coisa de marido traído’

22 Set, 2020

  • Jean Santos e Luciano Borges
  • Presidente do CSA, Rafael Tenório detalhou como se deu a saída de Argel Fuchs, que durou 18 dias no comando técnico e partiu atirando contra o novo executivo de futebol do clube alagoano, Rodrigo Pastana, o qual chamou, entre outras coisas, de “vagabundo” e “pilantra”.
  • O mandatário nordestino explicou que, diferentemente do que tenta passar o treinador, o desligamento não se deu apenas por conta da chegada do dirigente, mas por uma série de coisas, passando pelos péssimos resultados [só um ponto ganho em 12 disputados na Série B] e principalmente pelo comportamento do gaúcho de 46 anos.
  • “O cara não pode sair acusando as pessoas, mesmo que seja verdade, ninguém tem o direito de fazer isto, eu achei muito falta de ética, muito grotesco, muito ofensivo. Tem que ter paciência, o cara tem família, né”, começou Tenório em entrevista ao com.br.
  • “Coisa de marido traído, quando sai, sai [falando] um monte de porcaria, eu, honestamente, achei muito grosseiro, muito pesado, né, fora de ética, não se deve partir para este tipo de acusação, muito grave, a pessoa tem família”, continuou.
  • Na noite de domingo (20), uma série de áudios gravados por Argel com ataques a Rodrigo Pastana, com o qual já havia trabalhado por um período no Coritiba, começou a circular nas redes sociais.
  • “Eu venho aqui comunicar a vocês que eu não faço mais parte da equipe do CSA porque eu não trabalho com vagabundo, pilantra, com sem vergonha, safado, com um diretor executivo que leva dinheiro do jogador, leva dinheiro do empresário e faz esquema com eles”, atacou o técnico.
  • Além de detonar as afirmações de Argel, Tenório contou nos mínimos detalhes como foi a meteórica passagem e por que houve a saída do treinador.
  • “Chutando o balde”

“Quando o Argel soube que ele [Rodrigo Pastana] poderia vir, e o Argel é muito impulsivo, ele após o jogo com o Cuiabá [derrota por 2 a 1 em casa, em 16 de setembro, em jogo adiado da terceira rodada da Série B] já saiu chutando o balde, que o time estava mal fisicamente, que o time era pau, que não sei o que e tal…

E isto tudo repercute mal, né, porque tem uma equipe trabalhando por trás, e ele já saiu atirando mesmo porque o time perdeu e não tinha precisão disso. Aquilo já criou um desconforto muito grande com os jogadores, logo em seguida, quando ele perdeu para o Cuiabá, já saiu atirando pedra. Quando ele tomou a informação que o Pastana vinha, pronto, aí ele já soltou os cachorros, mandou um áudio, e aí eu falei ‘não dá mais para continuar nesta situação.'”

“Clima muito negativo”

“Quando terminou o jogo com o Cuiabá, que nós perdemos o jogo aqui em Maceió, time foi mal e tal, ele deu uma coletiva, na coletiva ele falou muito, que o time estava sem preparo físico, que o time estava morto, que era isto, que era aquilo e se indispôs, ele andou afastando aqui uns jogadores por nada, então, ele criou um clima muito negativo no grupo.

E depois das declarações dele, ele afetou outros setores, né, porque não é só o preparador físico, tem a nutricionista, tem os fisioterapeutas, tem aquela equipe toda por trás, então, diante das declarações dele, já ficou inviável.”

“Fique à vontade”

“Quando começou a vazar a notícia que o Pastana podia vir para ser o executivo, aí juntou-se uma coisa com a outra. Quando o grupo foi falar com ele, ele falou ‘não, eu já vou sair mesmo porque se eu soubesse que era ele [Pastana], eu já tinha saído antes’. Aí, eu falei, então, fique à vontade… Ele pediu para sair, e lógico que a gente já não estava satisfeito com as declarações dele, aí juntou tudo, agora vamos sentar para resolver questão financeira, essas coisas.”

Ódio da torcida e “pecado capital”

“É complicado, porque quando eu trouxe o Argel, 70% da torcida o odeia… Quando ele saiu [da outra vez que comandou o clube], ele saiu falando que ia para um passo maior. A m… foi porque eu convidei ele de volta, então isso aí foi um erro, um pecado capital meu.

Porque a torcida não queria, e eu falei pra ele ‘olha, de cada dez azulinos, sete lhe odeiam, então, é hora de você se redimir, fazer um bom trabalho e depois você pedir desculpas’. E ele veio para as rádios, para a mídia dizer que tinha errado, que foi infeliz e tal, aí vai agora e ele faz outra merda dessa, saiu ofendendo a pessoa que está chegando, não é legal isto pra ele, para a carreira profissional dele.”

E agora?

Rafael Tenório explicou que não faz contrato de técnico com multa rescisória, então, segundo ele, precisa apenas acertar os dias de trabalho e umas despesas de aluguel com Argel Fuchs. “Isso é besteira, a gente resolve.”

Rodrigo Pastana já começou a trabalhar no CSA. A reportagem o procurou, e a assessoria do clube informou que ele não falaria neste momento sobre o assunto, mas que dará uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (23).

O time também já tem um novo técnico, é Mozart, de 40 anos e que como jogador defendeu Paraná, Bordeaux-FRA, Coritiba, Flamengo, Palmeiras, entre outros, e aposentou-se em 2012. Ele estava no comando da equipe de aspirantes do Coritiba.

Já os jogadores que haviam sido afastados por Argel foram reintegrados. O técnico não atendeu as ligações da reportagem.

O CSA é o penúltimo colocado da Série B com 7 pontos ganhos, dez atrás da Chapecoense, neste momento quarta na tabela e que seria o último clube a subir para a primeira divisão – o líder é o Cuiabá, com 21. A equipe alagoana, que vem de vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro sob comando interino, volta a campo neste sábado (26) contra o Juventude, em casa, às 16h, pela 11ª rodada.

https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7469424/presidente-csa-detona-argel-por-acusacoes-grotescas-explica-saida-e-diz-coisa-de-marido-traido


» Comentar

Comentários:
4
  • Marcos disse:

    E ano que vem nem na segundona fica, vai é cair pra terceira divisão.
    Se depender de times de Alagoas e de Sergipe, é série C mesmo.
    O Cruzeiro já foi um gigante a nível nacional, agora se nivela a Villa Nova de Nova Lima.
    Quem sai perdendo é o futebol mineiro!

  • Jeremias disse:

    O Presidente Gel demonstrou que, torcida lá não tem voz.

  • Alisson Sol disse:

    A torcida está protestando corretamente. Não é possível que com tanta gente em Minas com muito mais experiência e sucesso, alguns se dispondo a trabalhar pro-bobo, estejam contratando dirigente já de olho em novas contratações de jogadores, com campeonato em andamento. E a base?

    Esta teta do futebol no Brasil tem de acabar. Da CBF aos clubes, ninguém quer soltar o osso…

  • Mariano Neto disse:

    Uai, cadê a torcida mais exigente das galáxias? Pastana tem processos nas costas, assim como o centro avante Villa. A torcida é tão exigente, que o time foi parar na SEGUNDONA por dois anos consecutivos.