Pois é! O Atlético deve estar esperando fechar com um substituto para só depois anunciar a troca de treinador. Infelizmente, o simpático argentino não deu conta do recado. A contratação dele para a vaga deixada pelo Cuca foi um equívoco, mas, não adianta agora ficar só lamentando.
Enquanto isso, recebi e sugiro a leitura da coluna do Dr. André Pelli, no Jornal do Centro de Minas, de Curvelo. Um dos ótimos jornais do interior mineiro, de uma das mais queridas e agradáveis cidades do nosso estado. Propriedade do amigo Adonias Ribeiro.
O André é também grande amigo de longa data, profundo conhecedor de futebol, Delegado da nossa Polícia Civil e muito atuante em toda a região Centro/Norte de Minas.
* Meus amigos,
O Brasileirão está próximo da sua metade, já foram disputadas 16 rodadas e notamos um equilíbrio muito grande na disputa deste ano. A distância do líder (Palmeiras – 30 pontos) para o 6º. Colocado (Athlético/PR – 27) é de apenas 3 pontos. O calendário muito apertado em razão da disputa da Copa do Mundo no Qatar a partir de novembro é, sem dúvidas, uma das principais causas de tanto equilíbrio. A sequência de jogos quarta/domingo é muito desgastante e muitos clubes se vêm obrigado a poupar jogadores para tentar evitar contusões…
COPA LIBERTADORES
O Brasil começou a competição com 8 representantes. Finalizada a fase de grupos e também as oitavas de final, fica evidente a força do futebol brasileiro em comparação com os demais países sul-americanos. A fase quartas de final terá 5 brasileiro e 3 argentinos. Os confrontos serão disputado nas duas primeiras semanas de agosto e estão assim definidos: Athletico/PR x Estudiantes/ARG; Atlético/MG x Palmeiras; Corinthians x Flamengo; Vélez Sarsfield/ARG x Talleres/ARG. Promessas de grandes jogos e muitas emoções!
CAMPEONATO BRASILEIRO
Algumas curiosidades do Brasileirão, após 16 rodadas. Os principais artilheiros são estrangeiros: Cano (Fluminense) – 10 gols e Calleri (São Paulo) – 9 gols. Foram marcados apenas 9 gols de falta no campeonato. O melhor ataque é do Palmeiras (27 gols), seguido por Bragantino e Internacional (23 gols). As piores defesas são do Juventude (28 gols sofridos), Avaí (27) e Coritiba (25). O time com mais gols de pênalti é o Avaí (7 gols), seguido por Athletico/PR (6) e Goiás, São Paulo e Internacional (4).
Vale lembrar que muitos clubes estão se reforçando com jogadores da Rússia e Ucrânia, que infelizmente estão em guerra, e estes novos jogadores podem mudar o cenário atual.
ATLÉTICO
O Galo vem fazendo uma campanha irregular neste início de ano, abaixo do esperado pela torcida… O time tem oscilado e ocupa a 4ª. Posição da tabela. Foi campeão mineiro e da Supercopa do Brasil, estando classificado para as quartas de final da Libertadores. Na Copa do Brasil o time foi eliminado pelo Flamengo, jogando muito mal. Não podemos esquecer que, em relação ao time campeão Brasileiro e da Copa do Brasil, saíram: Diego Costa, Savarino, Nathan, Hyorran, Tchê Tchê, Dylan Borrero. Além disto, Zaracho e Keno ficaram longos períodos afastados por contusão. Alguns jogadores foram contratados (Jemerson, Pedrinho, Pavón e Alan Kardec), mas só irão estrear após a abertura da janela no final deste mês. Penso que o treinador Antônio Mohamed tem um desempenho fraco e deveria ser substituído. Vamos torcer.
AMÉRICA
Este é um ano histórico para o Coelhão. Pela primeira vez em sua história o clube disputou uma competição internacional. Foi importante, o clube foi eliminado e agora é preciso focar 100% no Brasileirão. Apesar de estar classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, a situação do time no Brasileirão não é boa… O time está flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. É muito importante que o América consiga se manter mais um ano na primeira divisão, para se consolidar na elite do futebol nacional.
CRUZEIRO
O Cruzeiro lidera, com folga, a segunda divisão do futebol brasileiro e este fato tem conseguido empolgar sua apaixonada torcida. Depois do rebaixamento o time celeste tinha campanhas muito ruins, figurando sempre na parte de baixo da tabela, incompatíveis com a história gloriosa do clube. A pandemia e os estádios vazios prejudicaram, mas a realidade agora é outra e o time parece estar em “lua de mel” com a torcida, que vem lotando o Mineirão.
A desclassificação na Copa do Brasil não pode abalar os planos de retorno à primeira divisão. A torcida tem um papel fundamental!
TREINADORES ESTRANGEIROS
Após verem treinadores estrangeiros brilharem e conquistarem títulos (vide Jorge Jesus no Flamengo e Abel Ferreira no Palmeiras), a “moda” no futebol brasileiro no início deste ano foi a contratação de técnicos estrangeiros. No início do ano, metade dos times apostaram em gringos: a maioria é de Portugueses: Antônio Oliveira (Cuiabá), Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Paulo Sousa (Flamengo) e Vítor Pereira (Corinthians). Os argentinos Antonio Mohamed (Atlético-MG), Fabián Bustos (Santos) e Juan Vojvoda (Fortaleza), o paraguaio Gustavo Morínigo (Coritiba) e o uruguaio Alexander Medina (Internacional). Alguns já foram demitidos e técnicos brasileiros que haviam sido rotulados como ultrapassados foram contratados e estão levando os clubes a boas campanhas (Felipão – Athletico/PR, Dorival Júnior – Flamengo, Mano Menezes – Internacional, por exemplo)… Existem muitas variáveis no sucesso ou não de um treinador… Penso que é preciso, sobretudo, respeito aos profissionais na análise dos trabalhos.
MARCOS ROCHA
Marcos Rocha é jogador de futebol profissional, joga como lateral direito, mineiro, natural de Sete Lagoas e, sem dúvidas, um dos maiores colecionadores de títulos do Brasil. Formado nas categorias de base do Atlético/MG, jogou pelo Uberlândia (emprestado), CRB (emp.), Ponte Preta (emp.), América Mineiro (emp.) e Palmeiras. Teve duas convocações para a Seleção Brasileira (2013 e 2017). Conquistou, profissionalmente, vários títulos: pelo Atlético Mineiro Campeonato Mineiro: 2012, 2013, 2015, 2017; Copa Libertadores da América: 2013; Recopa Sul-Americana: 2014; Copa do Brasil: 2014; e Florida Cup: 2016. Pelo Palmeiras: Campeonato Brasileiro: 2018; Florida Cup: 2020; Campeonato Paulista: 2020, 2022; Copa Libertadores da América: 2020, 2021; Copa do Brasil: 2020; Recopa Sul-Americana: 2022; e pela Seleção Brasileira: Superclássico das Américas: 2012. Prêmios individuais: Melhor lateral direito do Campeonato Mineiro: 2010, 2011, 2016 e 2017; Troféu Guara: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016; Prêmio Craque do Brasileirão: 2012, 2013, 2014 e 2015; Bola de Prata: 2012 e 2014; Troféu Globo Minas: 2013, 2015, 2016 e 2017; e Seleção do Campeonato Paulista: 2018.
Saúde e paz para todos nós!
Abraços do Confrade!
Foto: www.facebook.com/PalmeirasDepreOficial
Imagem comum na carreira: Marcos Rocha com troféus de campeão.
Ele já conquistou 3 Libertadores, 2 Copas do Brasil e 1 Brasileirão
* Por André Pelli – Jornal do Centro de Minas
» Comentar