Integrantes de torcida organizada do Cruzeiro correm em direção ao ônibus da torcida do Palmeiras — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Está no O Tempo, de hoje: “Máfia Azul é banida dos estádios até 2024 após ‘novos eventos violentos’”

 Crimes violentos, com mortes, no mundo do futebol envolvendo pseudos-torcedores, normalmente ficam impunes e se repetem semanalmente em alguma parte do Brasil. O Ministério Público recomenda punições, a Justiça acata quase sempre, mas os fatos voltam a se repetir, especialmente envolvendo “organizadas” que utilizam os nomes dos maiores clubes do país. Raramente alguém é condenado, preso ou tem a cara mostrada ao público pela imprensa. E tudo fica por isso mesmo. Parece um jogo de faz de conta. Punir CNPJ não adianta. Enquanto pessoas físicas, ditas responsáveis por essas organizações não forem responsabilizadas, a barbárie vai continuar.

Vejam este caso, por exemplo. Essa torcida já estava “punida” com “banimento” dos estádios e entornos e terá este “banimento” renovado por causa da última confusão, semanas atrás, que ganhou grande destaque na imprensa nacional.  Ou seja: se estava “banida”, não deveria estar atuando, só que estava, na cara de todo mundo.

Como vivemos no paraíso da impunidade, pelo andar da carruagem, vai continuar do mesmo jeito, mesmo com essa nova ação do MP:

* “Máfia Azul é banida dos estádios até 2024 após ‘novos eventos violentos'”

Torcida organizada do Cruzeiro seguirá proibida de ir aos estádios nacionais e de ficar nos entornos nos dias de jogo, segundo o Ministério Público de Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aplicou mais uma suspensão à torcida organizada Máfia Azul por envolvimento em eventos violentos. A nova medida educativa passará a valer a partir de março de 2023, visto que já existe uma em vigor.

Segundo o órgão, a medida se dá diante de “novos eventos violentos”. Em 28 de setembro, uma briga generalizada entre as principais torcidas organizadas de Cruzeiro e Palmeiras – Máfia Azul e Mancha Verde – deixou feridos na BR-381. Os torcedores rivais se encontraram na BR-381, altura de Carmópolis de Minas. Doze pessoas ficaram feridas.

Diante da decisão do MPMG, a Máfia Azul seguirá banida dos estádios nacionais e dos entornos nos dias de jogo. “Além disso, foi determinado que a torcida organizada Máfia Azul permaneça proibida de, nos dias de jogos do Cruzeiro, utilizar suas sedes, sob pena no valor de R$ 50 mil”, diz trecho do comunicado.

O banimento temporário proíbe o uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou no entorno deles.

Mais um banimento

Atualmente, a Máfia Azul está banida dos estádios e isso aconteceu após recorrentes episódios de violência. Uma das ações de truculência resultou na morte do torcedor Cruzeiro Rodrigo Marlon Caetano Andrade, de 25 anos, que foi baleado com um tiro no abdômen em briga com atleticanos em 6 de março.

A punição em vigor se estenderá até 15 de março de 2023, quando entrará em vigor a nova medida, que vai expirar em 2024. A Máfia Azul foi procurada, porém a reportagem não conseguiu localizar os responsáveis pela torcida organizada. O espaço segue aberto.

A reportagem também procurou a Polícia Militar (PM) questionando sobre as ações a serem realizadas para impedir a presença da torcida organizada o retornos é aguardado. A Federação Mineira de Futebol (FMF) informou que ainda não foi notificada.

https://www.otempo.com.br/cidades/mafia-azul-e-banida-dos-estadios-ate-2024-apos-novos-eventos-violentos-1.2748088

12 Responses

  1. O grande mal do Brasil é a hipocrisia! Escondem o rosto de delituosos, adeptos religiosos não podem ser chamados de fanáticos e intolerantes, político que rouba não pode ser chamado de ladrão e torcedor que apronta não é torcedor. É torcedor sim!

  2. Adianta nada, vai continuar a mesma bagunça, punição para torcedor é nula, tudo é permitido, enquanto isto o sobis quer receber um dindin do casuloso, só se der 75%de desconto senão já era, mas só ficam falando nas dividas do galo.outra coisa o galo com a inauguração da arena terá que tomar vários cuidados com torcedor pois o que vão fazer para tirar mando de campo não vai ser pouco, este ano já teve arremesso de garrafa de água no campo e uso de sinalizadores, não se esqueçam que não somos amigos do REI.

  3. “Pena” de suspensão e em caso de reunião na sede dessa “torcida” (marginais, criminosos, covardes, como a maioria de torcida organizada de qualquer clube!) essa será multada? Para quem mesmo que o usuário de gel em excesso vendeu parte de seu patrimônio ao “Quarto Poder” de MG mesmo? Esse clube fede, lá tudo pode!
    – #jacompraramarbitragens

    1. Bom, que eu saiba a Mafia Azul, assim como a Galourura ou qualquer outra torcida é independente e tem seu proprio CNPJ…..fica frio ai ET e continue a dar milho para os pombos que eles devem estar com fome.
      #MarcaoamaoBenecy

      1. Ô do laxante, sei que sempre lhes machuco por dentro e vc até gosta, mas leia meu comentário de novo. Acaso excluí o maior clube de futebol das alterosas, o Galo, de meu comentário? Uma dica: o que é descrito entre parênteses, é para ser considerado. Entendeu ou necessita que desenhe?
        – #jacomoraramarbitragens

        1. ET, você lê mas não entende…..quando digo que cada um tem seu CNPJ e porque você fala como se o clube fosse responsável por estas atrocidades. Erram muito mas, neste caso, não podem ser penalizados.
          Você meu caro, já falei, Não machuca nem os pombos mais. Este é seu problema. O seu negócio é o Benecy.
          #MarcãoamaoBenecy

          1. Grande Marcio, boa noite,

            Cansa um pouco esse desavisado ai e depois passa pra mim divertir um pouco. Mas não passa ele descansado, pra não me dar muito trabalho…kkk

            Esse ai, dá azia em sonrisal…kkkk

  4. Olha eu tenho opiniao de que deveriam acabar estas organizadas que, de organizadas, nada tem. A não ser a organização para arrumar confusão. Em qualquer clube as organizadas mandam, fazem o que querem e nao sao sequer punidas. Ja era hora de algum promotor corajoso tomar frente e abrir uma luta contra. Se nao for pra torcer nem saiam de casa. Bando de bandidos que deveriam estar presos.
    #MarcaoamaoBenecy

  5. Chico, bom dia,

    Tem quantos anos que tem essa ladainha de punir bagunça, crime, arruaça, depredação, morte de “torcedores” de Torcidas Organizadas??? Trinta anos? Quarenta anos? As OTORIDADES ditas competentes estão enxugando gelo sobre esse assunto tem décadas!

    Isso em todo Brasil! TODAS AS TORCIDAS DOS PRINCIPAIS GRANDES CLUBES DO FUTEBOL BRASILEIRO, TEM SEUS CASOS DE POLICIA PARA CONTAR, não é só Máfia Azul e Galoucura!

    A ÚNICA culpa é do poder público, principalmente a Polícia Militar que deve prender os baderneiros e o Judiciário que devia proibir os vândalos de voltar aos estádios. E o clube deveria ser responsável por não deixar o cara voltar em seus jogos. Leis existem e aos montes, só falta os promotores e juízes terem CORAGEM para aplicá-las com o máximo rigor!

    Fiquei impressionado com a absolvição de dois atleticanos que insultaram um segurança do Mineirão com palavras e gestos racistas, tudo filmado e foram ABSOLVIDOS! NUNCA VI TAMANHO ABSURDO! No último jogo do Cruzeiro um ANIMAL arrancou a cadeira e jogou para o alto acertando uma criança e machucando sua cara toda, uma coisa sem explicação uma imbecilidade dessa.

    Mas vai continuar assim! As otoridades são frouxas!

    1. Mais um que não pode e nem deve tomar laxante.. fala, fala, fala e não consegue explicar absolutamente nada! Tente ao menos justificar (com provas!) que seu clube não comprou arbitragens, mas fique sabendo que isso é impossível!
      – #jacompraramarbitragens

      1. O Cruzeiro sempre comprou arbitragens mesmo, Marcão! Eu concordo com vc, o clube compra CBF, Rede Globo, FIFA, compra tudo, até cérebro de pateticanos sofridos…

        PRONTO! Agora toma seu remedim e vai deitar….

        Ele hoje tá atacado….kkk

  6. Não adianta suspender e muito menos banir.

    No jogo do Cruzeiro contra o Grêmio, no primeiro turno (Independência) fui ao banheiro e tinha um cidadão trocando de camisa – e vestindo a da tal torcida – lá dentro. Trocou e foi se juntar aos demais com a maior tranquilidade.

    No jogo contra o Fluminense, no Maracanã (Copa do Brasil) eles estavam lá também. Normalmente.

    Se os órgãos policiais de inteligência não realizarem uma ação mais elaborada e prenderem os caras lá dentro do estádio, em flagrante, nada vai mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *