Fotos: reprodução/twitter
Preto e pobre na Arena. Assunto sério demais. Ainda bem que o Atlético deu alguma resposta
A cena mostra um cidadão super simples e super feliz, dançando e sorrindo durante o jogo do Galo contra o CRB.
Por um segundo me fez lembrar do Mineirão original, da torcida raiz; tempos em que pretos, brancos, pardos, ricos e pobres se abraçavam pra comemorar conquistas ou lamentar derrotas do time.
Aí li o que escreveu o Diego Martins, na legenda da imagem, no twitter dele: @Martins1Diego “@ArenaMRV, Esse torcedor ficou o primeiro tempo todo assistindo o jogo e animando na torcida sem prejudicar ninguém. Porém no intervalo do segundo tempo os seguranças expulsaram por puro preconceito. Presenciamos tudo, ele não fez mal algum pra receber esse tipo de tratamento.”
Ora, ora! O quê???
Não é possível. Ainda mais em um ambiente do Atlético. Não vi nem li nada disso em nenhum veículo de imprensa.
Até que me deparei com essa twittada do Victor Martins, o jornalista que denunciou o esquema do “sorteio” das chuteiras do Bernard, que derrubou o então diretor de Comunicação do Galo: @victmartins “Um amigo que estava lá me contou sobre o ocorrido. Se o torcedor estava nas cativas e não foi por invasão, afinal é necessário mostrar o ingresso em dois pontos distintos antes de entrar no setor. Qual a explicação para ele ser retirado? A segurança da Arena precisa se explicar.”
Pensei comigo: preto e mal vestido acaba incomodando certo tipo de gente em determinados tipos de ambiente, mas num estádio de futebol é um escândalo. Ainda mais no Atlético.
E manifestei a minha indignação, também no twitter, querendo saber se era isso mesmo e porquê:
@chicomaiablog: assunto sério demais, que merece esclarecimentos de verdade, da @ArenaMRV e do @Atletico não é @victmartins!?
A história do Galo passa por gente de todas as cores de pele, crenças religiosas e camadas sociais. Parabéns pelo vídeo e pelo questionamento @Martins1Diego”
Em menos de cinco minutos, recebi essa mensagem da assessoria de imprensa do Atlético: “Sobre o assunto do torcedor. O torcedor foi retirado da Arena MRV por ter apresentado conduta inadequada, o que acontece com qualquer torcedor. Houve, inclusive, reclamação de outros torcedores. Essa não foi a primeira vez que este mesmo torcedor foi retirado do estádio por esse motivo. Além disso, antes de ser retirado, foi alertado duas vezes sobre o comportamento inadequado.”
E sem outros detalhes.
Situação delicada. A assessoria de imprensa do Atlético tem tradição de credibilidade e merece o meu respeito.
Como eu não estava lá, só me resta torcer para que este senhor não tenha sido vítima de preconceito. E que eu, demais companheiros da imprensa e os próprios torcedores do Galo fiquemos atentos nos próximos jogos para conferir se este ou algum outro cidadão não esteja sendo vítima de alguma covardia.
» Comentar