Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Preto e pobre na Arena. Assunto sério demais. Ainda bem que o Atlético deu alguma resposta

Fotos: reprodução/twitter

Preto e pobre na Arena. Assunto sério demais. Ainda bem que o Atlético deu alguma resposta
A cena mostra um cidadão super simples e super feliz, dançando e sorrindo durante o jogo do Galo contra o CRB.


Por um segundo me fez lembrar do Mineirão original, da torcida raiz; tempos em que pretos, brancos, pardos, ricos e pobres se abraçavam pra comemorar conquistas ou lamentar derrotas do time.
Aí li o que escreveu o Diego Martins, na legenda da imagem, no twitter dele: @Martins1Diego “@ArenaMRV, Esse torcedor ficou o primeiro tempo todo assistindo o jogo e animando na torcida sem prejudicar ninguém. Porém no intervalo do segundo tempo os seguranças expulsaram por puro preconceito. Presenciamos tudo, ele não fez mal algum pra receber esse tipo de tratamento.”


Ora, ora! O quê???
Não é possível. Ainda mais em um ambiente do Atlético. Não vi nem li nada disso em nenhum veículo de imprensa.

Até que me deparei com essa twittada do Victor Martins, o jornalista que denunciou o esquema do “sorteio” das chuteiras do Bernard, que derrubou o então diretor de Comunicação do Galo: @victmartins “Um amigo que estava lá me contou sobre o ocorrido. Se o torcedor estava nas cativas e não foi por invasão, afinal é necessário mostrar o ingresso em dois pontos distintos antes de entrar no setor. Qual a explicação para ele ser retirado? A segurança da Arena precisa se explicar.”

Pensei comigo: preto e mal vestido acaba incomodando certo tipo de gente em determinados tipos de ambiente, mas num estádio de futebol é um escândalo. Ainda mais no Atlético.
E manifestei a minha indignação, também no twitter, querendo saber se era isso mesmo e porquê:
@chicomaiablog: assunto sério demais, que merece esclarecimentos de verdade, da @ArenaMRV e do @Atletico não é @victmartins!?
A história do Galo passa por gente de todas as cores de pele, crenças religiosas e camadas sociais. Parabéns pelo vídeo e pelo questionamento @Martins1Diego”

Em menos de cinco minutos, recebi essa mensagem da assessoria de imprensa do Atlético: “Sobre o assunto do torcedor. O torcedor foi retirado da Arena MRV por ter apresentado conduta inadequada, o que acontece com qualquer torcedor. Houve, inclusive, reclamação de outros torcedores. Essa não foi a primeira vez que este mesmo torcedor foi retirado do estádio por esse motivo. Além disso, antes de ser retirado, foi alertado duas vezes sobre o comportamento inadequado.”

E sem outros detalhes.
Situação delicada. A assessoria de imprensa do Atlético tem tradição de credibilidade e merece o meu respeito.
Como eu não estava lá, só me resta torcer para que este senhor não tenha sido vítima de preconceito. E que eu, demais companheiros da imprensa e os próprios torcedores do Galo fiquemos atentos nos próximos jogos para conferir se este ou algum outro cidadão não esteja sendo vítima de alguma covardia.

https://x.com/i/status/1821726316200157680


» Comentar

Comentários:
21
  • Ubiratan Amaral disse:

    Sou galo desde que nasci . Sinto saudades do mineirao das décadas de 70 e 80 . O Mineirão é o puleiro do Galo !

  • Geremias dos Santos Rodrigues disse:

    Vergonha que não tem um ser negros dos lados apareça e que fala ser ele estiverce de terno e gravata ele seria tratado como cidadão como estava mal vestido ele e uma ameaça para que está no estádio

  • Giovani José Pinto disse:

    Infelizmente o futebol lá vai perdendo a graça por completo, ficando cada dia + chato e afastando o povão dos estádios.

  • João Paschoal de Menezes disse:

    Tem que nos informar quais foram os atos inadequados praticados por ele,pra ser retirado do estádio (Arena do GALO)…. FALA VITÃO

  • Flavimar benites anacleto disse:

    Isto não pode acontecer nunca, o galo é o time do povão, duvido muito q este senhor tenha cometido esta irregularidade , onde está as filmagens provando q ele tenha cometido alguma coisa .covardes.

  • GetúlioAssis disse:

    Que saudades das décadas de 70 e 80 ,naquele assento da geral.No som da charanga e os gritos GALO.

  • Almiro Laureano de Freitas disse:

    Não sou atleticano , mas pessoas simples , humildes , costumam ser retiradas do ambiente em que estão , por pura preconceito . Um absurdo isso . Precisa ser melhor esclarecido .

  • Victor Maia disse:

    Tem mais inveja do que crítica. A instituição narrou que qualquer torcedor que cause incômodo é retirado, inclusive por exigência de outros torcedores. Feio mesmo é quebrar estádio dos outros e não pagar.

  • Raul Pereira disse:

    O que ele fez que foi considerado como inconveniente ?

    Essa é a pergunta de um milhão.

  • Jorge Davis disse:

    Chico Maia, a empresa de segurança contratada pela Arena MRV é despreparada para este tipo de atividade. São agressivos, donos do mundo e não aceitam diálogo. Simplesmente dizem que estão seguindo ordens e caso não acate as determinações você é “convidado” a se retirar. Já tive problemas com eles. Falta pouco para termos que comparecer na Arena MRV de smoking, não poder verbalizar ou expressar emoções e comemorar gols somente batendo palmas. Abraço.

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    E tem mais, tem gente que fica reclamando que os caras estão bebendo e fumando perto deles. Muitos hipócritas, as vezes acabaram de cheirar uma carreira de pó e injetado não sei o que e o que incomoda é o cigarro dos outros.

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Se o erro que esse senhor for tipo nota 03 ele será mediatamente “convidado” a se retirar do local, mas se fosse outro senhor bem vestido, branco , limpo e a nota do erro dele fosse 09 eles nem perceberiam. Isso acontece em todos os lugares do nosso perverso Brasil. Hipocrisia de muitos que aqui ficam dependendo o Senhor em questão, mas quando estão lá dentro ficam reclamando de tudo que não lhes convém . Brasil é lugar onde o carro tem um carro e acha que é melhor que todo mundo.

  • Silvio Torres disse:

    Estive pela primeira vez na Arena no jogo contra o Vasco. Uma das surpresas agradáveis foi a diversidade da torcida. Totalmente Brasil, totalmente Atlético. Minha expectativa, pelos preços cobrados, era me deparar com uma massa da “elite”, mas não, pretos e pardos eram maioria absoluta. Por isso afirmo, esse senhor pode até ter sofrido preconceito social. Racial, nunca.

  • Nathallie disse:

    Erradíssimo a postura dos seguranças, não justifica, se o ingresso do cara tava certo não tem o por que retirar. Ah mas o cara tava fedendo e sujo, não justifica pq quando eu fui na arena, eu vi e senti vários caras fedorento, com cheiro de cigarro, bebado caindo em cima da gente e tava tudo bem, afinal eu estava em um ambiente de superlotação, se eu quisesse conforto que eu ficava em casa vendo o jogo pela tv. Não concordo com atitude, foi errado sim, infelizmente preconceito, principalmente de quem foi lá reclamar do torcedor que estava apenas vendo o seu time de coração jogar. Se o cara não podia entrar assim tinha que ter barrado na entranda e não fazer ele passar por esse constrangimento, espero que o Atlético reveja isso e tome as atitudes corretas com esses seguranças despreparados

  • Pedro Vitor disse:

    Conversa pra boi dormir!

    Credibilidade é essa?

    Se cruzeirenses quebraram o estádio, onde estava essa Credibilidade?

    Eu também não estava lá, mas tenho certeza que usaram de má fé contra o pobre senhor!

    Inventaram essa ladainha pra tapar o sol com a peneira.

    Mas como dizia o zagallo, vão ter que engolir.

    Diversas manifestações de torcedores e torcida organizada, bancando o senhor por conta própria.

    Tem gente na torcida do Atlético, que dá nojo!

    Gente que se acha melhor e mais importante por ser rico.

  • Sergio do Nascimento Souza. disse:

    Eu fui no jogo. Ta complicado assistir jogo na arena do galo. Fizeram divisão de torcedor, inter plus, ridículo e sem avisar o torcedor, transtorno para transitar na arquibancada( BARRARAM A CHARANGA DO GALO).Fedor de cigarro estranho no nariz da gente, muita gente tonta (Bebida alcoolica)conduta inadequada.O hino nacional, toca e sem respeito nenhum do torcedor. Agora, mexer com o senhor ( preto etc…) ai pode. Segurança sem preparo para lidar com pessoas.

  • Aloísio Morais Martins disse:

    Gostaria muito que os torcedores que insistem em fumar no meio da torcida fossem também retirados por comportamento inadequado. Será que aconteceria? Quanto a esse senhor, sei não, tenho lá minhas dúvidas se não foi preconceito. Infelizmente, a torcida do Galo só dá classe média pra cima. A eliminação começa com os preços dos ingressos e termina com o preço cobrado pelo estacionamento, 120 reais. Um absurdo. Em tempo, sou atleticano, mas não sou otário.

  • Luiz Ibirité disse:

    Aí eu te pergunto, o q seria serio de mais pra pedirem a retirada deste sujeito? Existe um manual de comportamento, qual das regra ele infringiu pra ser retirado? São muitas as perguntas e raríssimas as explicações, seu relato aqui ficou muito vago Chico, se tiver mais notícias ou caso alguém as tenha por favor repassem aqui.

  • Weber disse:

    Vou oferecer 2 ingressos para atleticanos em situação de rua ficarem no Brahma oeste