Rebeca Andrade em foto marcante, do Eugênio Sávio, mineiro, de Belo Horizonte
Cada grande evento como esse, deixa para a história memória visual que corre o mundo. Ainda mais com a chegada da mídia digital.
Paris 2024 ficará marcada por essa. Do Gabriel Medina, que a princípio muita gente pensou que fosse uma montagem. Nada disso: competência e bom posicionamento do fotógrafo francês Jerome Brouillet, da agência AFP.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Jerome Brouillet
Depois de viralizada a foto, ele deu incontáveis entrevistas para explicar como fez. Como nessa reportagem do Globoesporte.com, por exemplo: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/07/29/autor-de-foto-iconica-de-medina-em-teahupoo-explica-clique-certeiro-fazendo-o-que-amo.ghtml
Na Copa de 2018, na Rússia a foto que marcou foi essa, do Paulinho, marcando gol pela seleção brasileira contra a Sérvia.
E o autor foi o Eugênio, que até hoje é procurado para dar entrevistas, pra falar como conseguiu a proeza. Como essa, à BBC de Londres, no dia 28 de junho de 2018:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44640711
Também em 2018, o Eugênio presenteou os amigos jornalistas que ficam na tribuna da imprensa dos estádios nas Copas do Mundo.
Dentre eles, eu, que apareço em pé, à direita (colete e camisa verdes), na segunda bancada de cima para baixo. À minha direita, Cosme Rímoli, do R7, um dos blogueiros de maior credibilidade e de maior audiência da imprensa nacional. Na mesma fileira, o segundo da esquerda para a direita, é o Paulo Galvão, do Estado de Minas, outra fera da imprensa esportiva do país. Foi no belíssimo Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, Brasil 2 x 0 Costa Rica, segunda partida da seleção brasileira na Copa da Rússia, diante de 64.468 pessoas, casa quase cheia, já que a capacidade do estádio é para 69 mil.
Na fileira de baixo, à esquerda, a Soraya Belusi e o Thiago Nogueira, do jornal O Tempo na época. À direita, abaixo de mim, o Thales Machado, mineiro de Três Corações, brilhante editor de esportes de O Globo, de blusão escuro. Mais embaixo, na extrema direita, Jaeci Carvalho, hoje cidadão estadunidense, morador de Miami, mas que continua com a coluna no Estado de Minas e cada vez mais atuante nas redes sociais e Youtube.
Lá do outro lado do gramado do estádio Krestovsky, ele nos mirou e fez essa foto. Aliás, o Eugênio fez história na Rússia. Essa foto de autoria dele, no exato momento em que Paulinho tocava na bola para marcar o primeiro gol contra a Sérvia (2 x 0), em Moscou, rodou o mundo. Foi comparada com um passo de ballet.
Eugênio Sávio é o criador do projeto cultural fotoempauta.com.br, experiente em grandes coberturas de Copas e Olimpíadas, professor da PUC/MG por quase 30 anos, idealizador do Festival de Fotografia de Tiradentes, que completou 14 de realização este ano.
» Comentar