Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Muito incomodado com essa história de suspensão do twitter no Brasil

Imagem: metropoles.com/brasil

Um magistrado que deveria se considerar suspeito em incontáveis casos contra um bilionário estrangeiro esperto. Vaidade, dinheiro e interesses inconfessáveis de ambos os lados, ferrando o interesse coletivo de milhões de pessoas.

Que maluquice!

Se este for o nosso último encontro por aqui (lá no twitter), muito obrigado por tudo. Espero revê-los em outros espaços e, tomara, aqui novamente, que é o lugar onde mais gosto de me informar e falar o que penso.


» Comentar

Comentários:
26
  • Juca da Floresta disse:

    Lula comandou o maior roubo da história do país.

  • Julio Cesar disse:

    Pensei em opinar. Desnecessario!
    Jeronimo, voce disse tudo.
    Nunca utilizei twiter. Nunca me fez falta!

    • Juca da Floresta disse:

      A questão não é essa. A questão é que você e outros 220 milhões de brasileiros estão proibidos de usá-la, mesmo que você queira utilizar.
      Leia, por favor o art. 5º e o 220 da CF:
      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
      II — ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
      IX — é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
      Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
      § 1º – Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV. § 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

  • Jerônimo disse:

    Chico,

    -Por que o “seu Zé da padaria” tem que seguir as leis brasileiras, mas as empresas do Elon Musk, não?
    -Por que as demais big techs cumprem as ordens judiciais no Brasil, mas o Twitter, não?
    -Por que o Elon Musk cumpre as ordens judiciais nos outros países, mas no Brasil ele se nega a cumpri-las?

    Você é advogado e um sujeito muito bem informado, Chico, mas nesse caso do “Twitter x Soberania Nacional”… não temos que titubear. O lado certo é o da Soberania Nacional, ou seja, as decisões do Moraes (que em breve serão referendadas pelo plenário do STF), estão corretas.

    Do jeito que a imprensa descreve o assunto, o brasileiro médio acha que o Moraes acordou um dia…e decidiu banir o Twitter por pirraça. Infelizmente, a velha mídia mais desinforma do que informa. Porém, temos o dever de espalhar a verdade. O twitter foi banido por que se recusou a obedecer a legislação brasileira e as ordens judiciais.

    Vários crimes estavam sendo cometidos, via Twitter, e a empresa (depois que foi comprada pelo Musk) passou a não obedecer às ordens judiciais. Foi dado amplo direito de defesa e a justiça teve muita paciência com o Twitter, porém como nenhuma empresa está acima da lei…não restou outra alternativa a não ser barrar a operação dela no Brasil.

    Conheça os crimes cometidos, via Twitter, que estavam sendo investigados e dada a intransigência do Twitter em cooperar com a justiça…ensejaram no banimento da empresa do Brasil: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/entenda-como-os-bolsonaristas-causaram-a-suspensao-do-x-no-brasil/

    • Eduardo Silva disse:

      FONTE Diário do Centro do Mundo?? kkkk Diário PAGO para propagar a seita esquerdista?? Recebendo 1 milhão por ano até eu falo bem desses esquerdopatas.

      https://oglobo.globo.com/politica/temer-suspende-patrocinio-de-11-milhoes-para-blogs-politicos-19533547

      “Brasileiro médio” é quem tem mais de um metro e meio de altura?

      Só piada!

      • Jerônimo disse:

        Uai? A Globo não era, GloboLixo?
        Ahh….mas quando é conveniente os bolsopatas usam a Globo como referência.
        É hipocrisia que fala…né?!?
        Como o sujeito não tem argumentos para debater e se contrapor à mensagem, ele passa a agredir o mensageiro.

        Enfim, os juristas e os jornalistas sérios do Brasil escrevendo sobre a validade da decisão do Moraes. A mídia Internacional, também, ratificou a validade da decisão.
        https://www.brasil247.com/midia/midia-internacional-apoia-moraes-e-nao-ve-censura-em-suas-decisoes-contra-musk

        Mas o Zé Ruela, bolsopata, que não sabe nada sobre direito, mas que recebeu um whatsapp do grupo de pelada, dizendo que a decisão foi “censura”…se agarra a essa mensagem das redes sociais como se fosse uma verdade universal.

        Jesus….que buraco sem fundo foi esse que o Brasil se meteu!!?!

        • Eduardo Silva disse:

          Vc é um brasileiro médio? kkkk

          Todo esquerodpata ACHA que quem não vota no Lularapio, seu bandido de estimação, o descondenado pelo STF votou no Bolsonaro.

          Zé Ruela Médio.

        • Alisson Sol disse:

          Desculpe-me: qual mídia internacional “ratificou a validade da decisão“?

          Não há igualdades relevantes neste caso entre o “Zé da Padaria” e o acionista majoritário de uma rede social internacional, a não ser a igualdade no direito de ambos de ter liberdade de expressão e também de terem as leis aplicadas “justamente” às suas pessoas físicas e jurídicas, seguindo o processo jurídico do país, que não está, até onde sei, em estado de emergência ou exceção. Não há nenhuma lei no país que diga expressamente coisas como “a rede social tem 2 horas para cumprir uma determinação de um juiz“. Quando um juiz do Supremo Tribunal Federal emite uma decisão judicial que tem de ser corrigida em horas por ele mesmo (link) pois em suas próprias palavras “…SUSPENDO A EXECUÇÃO DO REFERIDO ITEM “2”, até que haja manifestação das partes nos autos, evitando eventuais transtornos desnecessários e reversíveis à terceiras empresas.“, há algo errado nos procedimentos. Para muitas pessoas e empresas, de jornalistas que utilivam o Twitter/X a bancos que ofereciam suporte a usuários através da rede, já há transtornos. E se depois se vai para Facebook, YouTube, WhatsApp? Onde “termina” a necessidade ou desejo de censura prévia, bloquando acesso para todos os usuários, incluindo bloqueio a acesso via VPN? O tão citado marco da Internet no Brasil parece que é mais citado do que lido! (link)

          Não há Justiça” quando as decisões são feitas de improviso, e imediatamente se provam incorretas e impráticas, juridicamente e tecnicamente. É necessário que todos ignorem se concordam ou não com a decisão e vejam o perigo deste tipo de procedimento. Ainda mais quando aquele que está criando “decisões jurídicas” demonstra ignorância técnica sobre como funciona a Internet, sistemas de software, e mesmo a liberdade de expressão em geral. Em sua “primeira decisão”, é citado o Filósofo Inglês John Stuart Mill, em uma obra de 1859. Ironicamente, em sua tentativa de mostrar erudição, o autor da decisão mostra estar querendo aplicar conceitos de quase dois séculos atrás, dos quais mostra errado entendimento. Sua improvisada (in)decisão submete a corte ao ridículo internacional. Ainda mais importante é que, além da censura prévia àqueles que divulgam a desinformação, está criando a censura prévia àqueles que querem ler, tanto informação quanto desinformação, pois não se sabe qual é qual até que se tenha tido a oportunidade de análise.

          Há um erro estratégico enorme em pessoas que estão confundindo decisão jurídicas sem o devido processo com nacionalismo, política, economia, e vários outros fatores. É o “princípio do fim” que leva a ditaduras, supressão de liberdades individuais, etc. Os que apoiam a censura prévia hoje, que não reclamem depois quando forem censurados! O país pode estar “evoluindo” para virar uma Coréia do Norte!

        • Alisson Sol disse:

          Desculpe-me: qual mídia internacional “ratificou a validade da decisão?

          Não há igualdades possíveis entre o “Zé da Padaria” e o acionista majoritário de uma rede social internacional. Mas é preciso defender o direito de ambos de ter liberdade de expressão e também de terem as leis aplicadas “justamente” às suas pessoas físicas e jurídicas, seguindo o processo jurídico do país, que não está, até onde sei, em estado de emergência. Não há nenhuma lei no país que diga expressamente coisas como “a rede social tem 2 horas para cumprir uma determinação de um juiz“. Quando um juiz do Supremo Tribunal Federal emite uma decisão judicial que tem de ser corrigida em horas por ele mesmo (link) pois em suas próprias palavras “…SUSPENDO A EXECUÇÃO DO REFERIDO ITEM “2”, até que haja manifestação das partes nos autos, evitando eventuais transtornos desnecessários e reversíveis à terceiras empresas.“, há algo errado nos procedimentos.

          Não há Justiça” quando as decisões são feitas de improviso, e imediatamente se provam incorretas e impráticas, juridicamente e tecnicamente. É necessário que todos ignorem se concordam ou não com a decisão e vejam o perigo deste tipo de procedimento. Ainda mais quando aquele que está criando “decisões jurídicas” demonstra ignorância técnica sobre como funciona a Internet, sistemas de software, e mesmo a liberdade de expressão em geral. Em sua “primeira decisão”, é citado o Filósofo Inglês John Stuart Mill, em uma obra de 1859. Ironicamente, em sua tentativa de mostrar erudição, o autor da decisão mostra estar querendo aplicar conceitos de quase dois séculos atrás, dos quais mostra errado entendimento, à sua improvisada decisão, a corte ao ridículo internacional. Ainda mais importante é que, além da censura prévia àqueles que divulgam a desinformação, está criando a censura prévia àqueles que querem ler, tanto informação quanto desinformação, pois não se sabe qual é qual até que se tenha tido a oportunidade de análise.

          Há um erro estratégico enorme em pessoas que estão confundindo decisão jurídicas sem o devido processo com nacionalismo, política, economia, e vários outros fatores. É o “princípio do fim” que leva a ditaduras, supressão de liberdades individuais, etc. Os que apoiam a censura prévia hoje, que não reclamem depois quando forem censurados!

  • Giovani José Pinto disse:

    XICO eu não sou de DIREITA e muito – de ESQUERDA + PAUNOTOBA desse cara de travesti pra lá, esse tal ELON MUSK se acha + no fundo ele como pessoa é UM LIXO pois ter dinheiro não dá o direito dele querer vir dá pitacos aqui no BRASA não.

  • Horacio disse:

    Essa semana um tal de Durov (russo-frances) dono do Telegram foi preso. O telegram é outro site de fofocas, narrativas ou mentiras como é o X. A justiça da frança mandou prender. Ninguém deu um pio.

    Por aqui ficamos indignados, revoltados e valentes com o bloqueio do X. O X foi bloqueado porque a justiça não pediu a prisão do Musk.

    Se a justiça brasileira tivesse pedido a prisão e extradição do Musk, será que ele ficaria preso como o Assange ficou? Ouvi muito pouco sobre o Assange dos nossos defensores da livre expressão.

    Uma coisa o Musk sabe, existem países e países e que não pode fazer graça em todos eles, mas alguns são bosta.

  • Raul Pereira disse:

    Blá, blá, blá…

    Desde quando está escrito que uma pessoa ou uma empresa pode desrespeitar a lei de um país ? Qualquer país, mesmo que seja o dele próprio.

    Esse gringo marrenta, arrogante e prepotente que vá cuidar da sua vida e dos seus negócios. Que gaste a fortuna que tem vivendo bem e cuidando dos oito ou dez filhos que tem.

    Que vá se fuder prá lá.

    • Juca da Floresta disse:

      O ministro vem desrespeitando a Constituição Brasileira há muito tempo. Para ele não existe o devido processo legal e a ampla defesa. Moraes manteve Filipe Martins preso por 6 meses sem denúncia em processo ilegal. Ele escolhe as pessoas a serem investigadas e determina a investigação: use a criatividade. Isso não é um debate de esquerda ou direita, é um debate de todos nós. Ou vamos voltar para o tempo da Censura prévia ou do eu prendo e arrebento? Acorde enquanto é tempo.

      • Jerônimo disse:

        Vai orar para um pneu, em frente a um quartel assombração.

        Como pode um sujeito viver em um mundo paralelo e escrever tanta bobagens, assim?

        A bolsopatia está se mostrando uma doença sem cura…

        • Juca da Floresta disse:

          Eu não converso com quem vota em ladrão, aliás quem vota em ladrão é cúmplice.

          • Jerônimo disse:

            Uai?!?
            Então, por que você votou/vota e faz campanha para quem…

            – ficou 28 anos no congresso comentando peculato e se apropriando de verbas públicas (rachadinha)
            – passou 28 anos roubando dinheiro público por meio de abastecimento superfaturado de veículos.
            – contratou assessores fantasmas e ficou com o salário deles
            – comprou 51 imóveis com dinheiro vivo e sem demonstrar renda para tal.
            – se associou a milícia da zona oeste do RJ.
            – a esposa recebeu dinheiro público, do Queiroz, e não sabe justificar o motivo dos depósitos.
            – ajudou a montar um esquema de corrupção que iria superfaturar a vacina da Pfizer em U$ 1 dólar, por dose.
            – interviu na PF para que os crimes de seus filhos, familiares, assessores e amigos não fossem investigados.
            – o seu advogado pessoal fechou diversos contratos com o governo, para contratação de serviços das empresas dele.
            – montou o maior esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro público, chamado, orçamento secreto.
            – vendeu refinarias de petróleo abaixo do preço para obter vantagens e proprinas para a sua família
            – furtou jóia do patrimônio do Estado e tentou vende-las ilegalmente.

            Eu poderia continuar, pois há muitos outros crimes do seu Miliciano de estimação… mas tenho que colocar a cerveja para gelar para o jogo do Galo e também, porque, para você isso não importa e no seu ponto de vista tudo o que o miliciano faz está certo, né?!?

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde!

    Primeiro PARABÉNS por ter se posicionado e tocado nesse assunto enquanto milhares de blogueiros e os auto denominados “digitais influencers” se calam diante de um assunto tão sério que fere vários princípios constitucionais.

    Como pode um juiz de uma Suprema Corte ser o réu em um processo, mandar investigar, mandar prender, bloquear contas, julgar e condenar qualquer cidadão ou empresa?

    O que vemos hoje é o justiçamento direcionamento a quem pensa “diferente” dos autoritários de plantão.

    Vejam o caso da Venezuela que a Suprema Corte validou as eleições do ditador N.Maduro e não autoriza a divulgação das atas das eleições e quem pode contestar essas decisões? NINGUÉM! Suprema corte comprada e Forças Armadas compradas e povo oprimido e sem liberdade!

    O Lularapio veio apoiar essa decisão de fechar essa rede social X mas não sabe que está dando um tiro no pé, pois continuam empoderando esse autoritarismo que não tem mais limites e ele próprio pode vir a sofrer as consequências desses desatinos.

    Só a título de informação os países que bloqueiam o antigo twiter são a China, Coreia do Norte, Irã, Mianmar, Rússia e Turcomenistão, países ditatoriais, que suprimem a liberdade de expressão.

    Onde estão os deputados, os senadores, a OAB, a imprensa, para condenar atos de autoritarismo e justiçamento que ocorre, sendo a constituição interpretada ao bel prazer e de acordo com o pensamento político de cada um?

    ISSO É UMA VERGONHA!

    OBS: Os relatos que estão nesse texto se referem a um pais de ficção chamado Banania, não se refere ao Brasil.

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    “A extrema-direita se descabela. Azar dela”. Juka Kfouri.

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Simples assim , Chico, decisão judicial não se discute,se cumpre. Sempre se reclama que a justiça nunca pega os ricos e quando, um Ministro do Supremo , profere uma decisão em desfavor de um multibilhonario arrogante e com claros interesse em interferir na soberania se um País aparece um monte de gente a defender esse “coitado”. Quem se doeu pela “injustiça” cometida contra este Senhor deve ser uma pessoa que detesta injustiças. Seria bom o mesmo fazer uma visita ao sistema penitenciário mais próximo e verificar de verdade como é tratado uma pessoa sem recurso financeiro para se defender de um processo com dignidade.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico ,

    Sou formado em direito pela PUC há 37 anos, nunca vi nesses anos um STF tão parcial e político. Nossa Suprema Corte é, basicamente, uma organização política a serviço do atual governo de esquerda. Quando a política entra pela porta dos tribunais o direito pula pela janela.
    Basta lembrar na eleição de 2022 onde o PT podia chamar o candidato à reeleição de qualquer coisa (tirano, genocida) e o contrário era proibido, não era permitido chamar um condenado por corrupção por três instâncias de ladrão. A própria anulação destas condenações por causa do CEP de curitiba é de fazer chorar qualquer professor de processo civil. Tivemos até voto de de ministra falando que a censura iria somente ate o dia 31 (pitoresco e trágico).
    Torço para o jornalista Glenn Edward Greenwald divulgue todas as conversas que ele tem gravadas.
    O Diabo tem sete capas, seis encobrem e uma descobre.

    • Alisson Sol disse:

      Eu acho que nenhuma “convicção política” consegue disfarçar certa influência econômica e publicitária nestas decisões. Como citei em outro comentário, acho que a suprema corte no Brasil está forçando a barra para criar um assunto de alta publicidade como estas restrições ao Twitter/X, para fazer sair da página principal coisas bem mais importantes, como a suspensão da multa de R$10,3 bilhões à JBS (link). Primeiro caso no mundo em que a empresa havia “confessado” em um acordo judicial, havia registros financeiros do “mal-feito”, e depois o acordo é desfeito! E os administradores da JBS – os irmãos Wesley e Joesley Batista – dão festa, com direito à presença de líderes do país link). Nem a Para-Olimpíada está conseguindo espaço nas notícias devido a este “importante assunto”. E segue o jogo…

      • Juca da Floresta disse:

        Essa multas perdoadas Alisson tem um detalhe pequeno, a esposa do ministro que perdoou a divida de 10,3 bilhoes é a advogada da empresa que foi beneficiada com a decisão. Mas isso é só um detalhe, é por isso que querem censurar as redes sociais, porque só com elas ficamos sabendo disso. Agora os adoradores da esquerda adoram corrupção e pobreza generalizada. Azar deles, como disse o filosófo esquerdista Juca Kfouri que tem muitos adoradores com viseira nos olhos nos sertões deste país.

  • mauricio souza disse:

    Quando controlou as urnas para colocar um bandido na presidencia pode?
    Vem mais coisas com decisões monocraticas ai, é só esperar.
    E pensar que tem gente que ainda defende esse governo.
    Coisas do Brasil

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Qualquer empresa que não cumprir as leis tem que ser fechada. Simples assim.

  • Alisson Sol disse:

    O ministro do “Supremo” demonstrou uma suprema ignorância, e deu um péssimo exemplo para a sociedade brasileira, mostrando ignorância e autoritarismo. Ao menos os colegas conseguiram demovê-lo da vergonhosa proposta de multar qualquer brasileiro que usasse VPN para acessar o Twitter/X.

    E há ainda esta questão de multar uma empresa por divergências com outra, numa clara afronta à separação de pessoas jurídicas. Ao tentar evitar que o país, ao menos na Internet, se torne uma terra sem lei, começa a ignorar as leis do mundo real.

    Mesmo tendo a “razão moral” no começo da discussão, acho que os magistrados brasileiros a perderam ao tentar legislar de improviso sobre um campo que não entendem. Em breve, vão querer proibir auto-falante em comício!