Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nesta segunda-feira, Heleno, volante de um dos melhores times do Atlético na história será o nosso entrevistado

Em nosso canal no YouTube, às 12h30. Heleno tem história demais para contar. De dentro e fora dos gramados.

João Leite, Nelinho, Batista, Elzo, Heleno, João Luiz e o saudoso Ivo Melo, vice-presidente de futebol; Sérgio Araújo, Paulo Isidoro, Tita, Éverton e Edvaldo “Pepe Legal”.

Heleno, graduou-se em Educação Física, se tornou chefe de gabinete do ex-colega de time, deputado João Leite, foi vereador e Secretário de Esportes em Belo Horizonte e do Estado.

João Leite, Nelinho, Osmar Guarneli, Luizinho, Cerezo e Jorge Valença; Catatau, Heleno, Reinaldo, Renato Dramático e Éder.

Em setembro de 2020, no dia dos 65 anos dele, prestei uma homenagem a ele aqui no blog:

“Em um de seus excelentes textos, no Hoje em Dia, sobre a história do clássico Atlético x Cruzeiro, o Alexandre Simões fez um resumo sobre ele no Galo: “Em Belo Horizonte, em 1955, nasce Heleno Abreu de Oliveira, volante que defendeu o Atlético, onde foi revelado, praticamente em toda a carreira e que teve papel decisivo na conquista do último título do hexacampeonato mineiro do Galo, entre 1978 e 1983, com ele participando das últimas cinco campanhas. Antes, ele já tinha vencido o Estadual em 1976. Em 13 de novembro de 1983, no clássico pela última rodada do turno do hexagonal decisivo, disputado em turno e returno, o Cruzeiro somava 9 pontos, contra 8 do Atlético. A Raposa esteve na frente do placar por duas vezes, mas Heleno decretou a igualdade em ambas. E Renato Queirós fez o 3 a 2 que permitiu ao Galo tomar a ponta da classificação da fase final.”

***

Podemos acrescentar vários outros adjetivos enaltecedores a ele, como jogador de futebol, cidadão, político, enfim. Heleno Abreu de Oliveira chega hoje aos 65 anos! Um dos jogadores mais profissionais e dedicados que o Galo teve em seu elenco. Belorizontino, formado nas categorias de base, jogava muito, desses que “morriam” em campo, raramente se machucava e mesmo sem a fama de outros grandes jogadores de sua época, era uma liderança natural, elo entre todos os treinadores, jogadores e diretoria. Dos poucos atletas que se preocupava em fazer um curso superior, pensando no futuro quando a bola acabasse.

Tive a honra e o privilégio de cobrir o Atlético nos tempos dele e entrevistá-lo, como neste dia em 1983, no Mineirão, pela Rádio Capital.


» Comentar

Comentários:
9
  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Olá Chico, se meu saudoso pai, Paulo Caldeira Brant estivesse vivo, com certeza ele assistiria o seu programa, pois pensa num sujeito que gostava do Heleno. Meu velho pai falava que no time tinha três jogadores que sempre fizeram diferença daquele timaço dos anos 80… Heleno, Jorge Valença e Elzo. Ele sempre me falava que o cabeça pensante do time era Heleno e que Cerezo e Elzo que levaram a fama, inclusive os dois disputaram Copas do Mundo, Cerezo 82 e Elzo 86. Parabéns ao Heleno !!!!

  • Antonio da Silva disse:

    Quer dizer que o Galo agora tem que ser o “fiel da balança do futebol”. Sem querer inocentar ninguém, mas quando é o Cru cru sai nas reportagens: não é torcedor, são vândalos… O Galo sofre toda sorte de impropérios na Argentina e onde vai, aqui tem que saber perder, tem que ser educadinho, como se nunca tivéssemos visto clubes que nem aceitam premiação de vice. E ainda, os Cru crus e os Pó-de arroz quebraram a Arena e não tiveram punição alguma nem pagaram nada. Sei que o Galo tem que pagar sim pelos erros da torcida, mas, mais uma vez fica claro: a justiça no Brasil tem símbolo e cor.

  • João Brás disse:

    A INVEJA É A ARMA DOS IGNORANTES!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia,

    O A. Mineiro tem que procurar aquele operário que gavou um vídeo dizendo que enterrou uma macumba na arena Meu Rival Venceu e tentar uma delação premiada para que o sujeito indique o local para que possa ser retirada.

    • Jairo Magalhães Neto disse:

      “Juca da Floresta”, BBBom dia! Kkk
      O Sousa Esporte Clube mandou lemBBBranças no PRIMEIRO jogo da Copa do BBBrasil 2024, BBBlz? Kkk
      Juazeirense, você mandou lemBBBranças em 2021, BBBlz? Kkk
      NÃO ganha mais NADA, NUNCA mais, BBBlz? Kkk
      CRUZCREDO! KKK
      LEI DO RETORNO
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Márcio Luiz disse:

    Grande HELENO! o chamado “décimo segundo titular” do Galo.
    Falando para os mais jovens, o Heleno era o “Alan Franco” da época.
    Concordas, Chico?