Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vivemos a era do jogo do faz de conta, da enganação, das injustiças e impunidade

Como diria a amiga Jaísa Gontijo, “estou mal, mas vou piorar”. Ligo a TV e vejo essa aí: “Justiça Federal absolveu mineradora pelo rompimento de barragem em Mariana”.


Seria a mesma justiça que ainda não pôs ninguém na cadeia, por causa da barragem de Brumadinho?


Ou aquela que anulou multas, e “descondenou” corruptos e corruptores?


Melhor voltar para o nosso “mundinho” do futebol; “mundinho” que movimenta bilhões Brasil e mundo afora, onde tudo pode e não há necessidade de “descondenar” ninguém, já que nessa área ninguém vai a julgamento. E quando vai, a pena é reduzida para menos da metade, transformada em multa ou esquecida.


Por falar nisso, que coisa impressionante, os pronunciamentos do Atlético e do vice-governador do estado, ontem, hein!?


Quer dizer que foram identificados 21 criminosos e marginais que mancharam a imagem do Galo na final da Copa do Brasil, agredindo rivais e jornalistas, além de depredar a Arena MRV. Hummm!


E os nomes deles? E as caras deles para serem amplamente mostradas em todos os meios de comunicação possíveis. A exposição pública desses elementos seria a única punição a eles, porque a tradição nos diz que já já todo mundo esquece de tudo e eles voltam a delinquir. E outros vão aprontar até pior, sabedores que são, de que vivemos no país da impunidade. Não só Minas Gerais!


No primeiro clássico com o Cruzeiro, o Galo perdeu em campo, mas a indignação maior da diretoria foi por causa da depredação de instalações da Arena “mais tecnológica” do Brasil. Opa, com tantas câmeras espalhadas lá, fácil identificar e entregar as imagens para a polícia, né? Na teoria, pois até hoje não tenho conhecimento de ninguém preso ou punido por aquele vandalismo.
Se não pegaram nem os marginais rivais, vão pegar os marginais caseiros?

Foto: twitter.com/Atletico


Importante lembrar também que toda ação gera reações. Não vender cerveja nos bares que atendiam a torcida adversária resolveria o problema da defesa do time? Retirar portas e até papel higiênico dos banheiros resolveria a falta de pontaria dos atacantes naquela derrota? Ou só atiçariam a raiva dos visitantes depredadores?


No caso da Copa do Brasil, depois de mais uma derrota na bola, em jogo limpo e de toda a confusão, pra quê mandar botar o som do hino do Atlético no maior volume possível, atrapalhando a solenidade de premiação e o trabalho da imprensa?


Coisa de gente pequena, jeca no sentido ruim da palavra. Um funcionário cabeça cozida teria agido por contra própria ou foi mandado por algum dirigente infeliz e despreparado? A imprensa do país inteiro comenta e ainda faz essa pergunta.


As medidas preventivas e supostamente punitivas anunciadas ontem são as mesmas dos anos passados, desde os tempos do Mineirão “raiz”. E funcionavam bem, como funcionam, quando há vontade política e administrativa para isso.


A Polícia Militar, quando devidamente acionada, beira a perfeição sempre. A memória fraca e seletiva, principalmente dos políticos e dirigentes de futebol, se esquece facilmente das coisas. Não estão se lembrando, por exemplo, que o Cruzeiro perdeu a Libertadores da América de 2009 em pleno Mineirão para um time argentino, Estudiantes, e não houve violência nem atos de vandalismo, porque a PM cumpriu com a excelência habitual a sua missão. Da entrada do primeiro ônibus das torcidas deles no território mineiro, estadia deles em Belo Horizonte, e saída deles do nosso estado. Dentro do Mineirão também, nenhum problema: antes, durante e após a partida.


E olhem que ainda não imperava tanta chatice dos estádios “Padrão FIFA”, que estariam por vir.
Por medida de economia, os clubes passaram a dispensar a PM dentro dos estádios. E por mais competente que seja a segurança particular, ela não tem poder de polícia, não pode usar armas e certamente os clubes não contratam a quantidade que deveria ser a ideal para os jogos, também por medida de contenção de custos.


Em resumo, senhoras e senhores, é tudo muito simples, apesar de trágico e desanimador: enquanto a impunidade e interesses inconfessáveis prevalecerem a história se repetirá.


Não é à toa que somos um dos países mais violentos e perigosos do mundo e a bandidagem não teme nem respeita mais ninguém. Ontem um carro (Toyota Corolla) da equipe do Ministro Secretário Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, foi roubado no Rio, durante o encontro do G20.
Na antevéspera da eleição municipal de outubro passado, um carro do Gabinete de Segurança Institucional do presidente da república também foi roubado, em São Bernardo do Campo/SP, perto do apartamento dele e da escola onde ele vota.


Nem falemos do sujeito que queria matar um Ministro do Supremo, e não conseguindo, se explodiu quase na porta da sede da corte mais alta do país.
Se a insegurança está nessas esferas que têm proteção oficial, imagine entre nós, mortais comuns.

Foto: twitter.com/Atletico


» Comentar

Comentários:
18
  • Horacio disse:

    Pois eu acho que o Galo está fazendo a coisa certa, liberou as imagens para quem tem capacidade técnica e autoridade de identificação que é a polícia.

    Minha dúvida é saber se esses sujeitos vão ser processados, com tantas ‘autoridades’ nos clube e tanto político eleito com votos desse povo eu tenho lá minhas dúvidas.

    A decisão no caso vale corresponde a termos um carro sem motorista ou responsável pelas ruas matando pessoas. Uma empresa sem responsável pelos seus atos deveria ser fechada imediatamente. Está pondo a sociedade em risco.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, o Brasil está se derretendo aos poucos, há anos, décadas. Do mundo da bola, onde a jogatina invadiu os estúdios de rádio e tv, lares a política. Aqui em Montes Claros foi noticiado que a Câmara dos Vereadores deu um desfalque milionário, segundo a reportagem, desviando dinheiro liberado para fins políticos (deveriam cortar a metade das vagas para os cargos de vereadores, bem como “salários” e números de assessores. Esse povo vi-me numa mamata e luxo, enquanto o cidadão morre nas filas de hospitais. Outra coisa, há mais de trinta anos, todo início de campanha para prefeito os políticos anunciam a construção do “Moção”, um estádio, apenas para iludir o povo. Ou raça! (Da Esquerda à Direita, só malandros).

  • Julio Cesar disse:

    Como diria quem? Boris Casoi? Extremista, fdp, igual Silvio S. E tantos outros!
    Vai dizer que o terrorista que planejou aquela explosão em brasilia é um “tadinho”.
    Isso é uma organização!
    Pra mim é menos um!
    Esteja no inferno!

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde!

    Sobre os fatos ocorridos em Mariana e absolvição das mineradoras pela justiça, vc está coberto de razão, como diria o Borys Casoy: ISSO É UMA VERGONHA!

    Sobre a sua frase a respeito dos atos na Arena MRV:” Um funcionário cabeça cozida teria agido por contra própria ou foi mandado por algum dirigente infeliz e despreparado?”

    Minha opinião é que tá na cara que essas ideias de jerico NÃO foram de um funcionário senão já estaria demitido! Ou foi o Rubens ou o Rafael Menin que tiveram essas ideias geniais.

    O “presidente” Sérgio Coelho não manda nada, o Victor Bagy não manda nada e muito menos o CEO Bruno Muzzi, tudo pau mandado dos riquinhos donos do clube.

    Essa arena mais moderna e tecnológica do mundo é um verdadeiro case de “como fazer tudo errado e continuar cada dia com um erro diferente!”

    Só lamento!

  • Julio Cesar disse:

    E no mais Chico, qtos mil dolares custaram essa “decisão” / “sentença” de “juizes”.
    Que lixo !

  • Julio Cesar disse:

    Aeroporto de Goiana! Bom! Não, mal!
    Os imbecis mandatarios estão livres.
    E o tal procurador geral está se mostrando um “cagão”.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Para mim, está tudo normal, tudo dentro da “normalidade” neste Pais chamado brasil, com ‘b” minisculo mesmo. Pais de pessoas agressivas e corruptas, que querem levar vantagem em todo o tempo. Laurentino Gomes em seus excelentes livros nos conta que a nossa Justiça Brasileira foi copiada totalmente de Portugal, onde os ricos e influentes da Corte nunca foram condenados e chegando aqui no Brasil, já implantaram esse sistema de politica para Preto, Podre e Puta. E para compensar as regalias que Dom João gostava, junto com os 15 mil que vieram com ele, criou-se o Banco do Brasil, distribuindo titulos de nobrezas até para traficantes de escravos vindo da Africa. Então esperar o que? Robinho está prestes de sair da cadeia, os milionários donos de grandes fortunas e empresas que sugam as nossas riquezas jamais serão condenados e se algum dia forem, basta pagar um merreca de multa que saem pela porta da frente. Nosso Presidente é um condenado em 03 instancias, o maior ladrão deste Pais, o vergonhoso STF anulou as condenações de José Dirceu e agora estão trabalhando em outros processos para anular as condenações.
    E os tais marginais que foram identificados, pode apostar que tem filho ou parente de gente grauda lá no meio. Mas sabe o que vai acontecer, NADA…….. não vão ser identificados e daqui 06 meses acontece de novo. Simples assim.
    Por estas e outras que metade dos meus sobrinhos já estão trabalhando ou morando fora do Brasil e torço para que meus dois filhos façam a mesma rota. Aqui já deu faz tempo……..

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Chico! Estou de Boca aberta! A muito não via um jornalista reverberar tudo aquilo que sinto e percebo com relação aos assuntos supra citados. Foi foi de impecável e acertou o alvo com maestria, como sempre. A acrescentar apenas e dizer que o ocorrido de Mariana e Brumadinho desde o início o Governador de Plantão bateu no peito e assumiu como advogado de defesa das empresas que agiram criminosamente.

  • José Luiz Machado Gontijo disse:

    Parabéns Chico pelos comentários corajosos e verdadeiros. Estou orgulhoso de você!

  • Márcio Luiz disse:

    Acontece q antes de mostrar a cara do “cidadão” talvez seja preciso fazer aquela perguntinha básica, muito usada nas camisetas hoje em dia em BH:
    “_ cê é fi de quem?”

  • Juca da Floresta disse:

    Boa noite Chico.

    Impecável seu artigo em todos os aspectos. A estátua atacada em Brasilia representa a Deusa da Justiça. O monumento representa uma mulher, sentada e vendada, segurando uma espada, um dos símbolos mais usados para caracterizar as deusas greco-romanas das leis e da justiça. Foi feita pelo artista plástico mineiro Alfredo Ceschiatti e se tornou um dos símbolos da justiça brasileira como um todo. A venda que cobre os olhos e representa a imparcialidade, que no Brasil continua somente na estátua, porque nossos juízes tiraram a venda a muito tempo. A culpa pela mortes em Brumadinho e Mariana vai acabar caindo nos moradores que moravam em CEP’s perto das barragens, afinal o CEP de Curitiba descondenou um corrupto e quem sabe vai servir para inocentar os diretores destas mineradoras.
    Lembro do primeiro período do curso de direito em 1982, o professor de Sociologia do Direito mandou noosa turma ler o livro: “A luta pelo Direito” do jurista alemão Rudolf Von Ihering. Nunca me esqueci de uma passagem deste livro. “O Direito não é uma pura teoria, mas uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito.”
    O Poder judiciário brasileiro esqueceu essa lição, vive de medalhas, homenagens e outras coisas.

    • Roberto Soares disse:

      Vivem tambem de salários imorais de 30, 40, 60, 70, 100 mil. Quando cometem crimes, ganham as indecentes aposentadorias com proventos integrais. E se um presidente diz que vai cortar privilégios dessa máfia o mundo cai em cima da cabeça dele. Paisinho esquisito.

      • Marcio Borges disse:

        Acho que no judiciário o salário nem conta.tanto, caro Roberto. Qualquer um daqueles ali ganhavam bem mais com seus escritórios. O que motiva e ter o poder de decidi a vida e no destino da nação. Liberar e prender quem quiser, de acordo com interesses ideológicos. Soltar bandidos e traficantes c . Então, dinheiro eu Acho que é o de menos.

      • Juca da Floresta disse:

        Justamente Roberto, viraram uma casta de todas as castas.

  • Jerônimo disse:

    E daí Chico….o Atlético S/A está dando lucro pela primeira vez na história!!!
    O fluxo de caixa está positivo.
    As ações estão valorizadas.
    A alavancagem financeira está baixa.
    O Ebtida está bom.

    Vitórias?
    Títulos?
    Revelação de jogadores?
    Isso não importa…

    É isso o que acontece quando banqueiros gerenciam um time de futebol: os únicos títulos que lhe interessa são os títulos do tesouro nacional, nos quais eles aplicarão a sua fortuna para ganharem dinheiro fácil, com essa indecente taxa Selic.

    https://www.otempo.com.br/sports/atletico/2024/11/15/ceo-do-atletico-confirma-que-clube-vai-terminar-2024-em-superavi

  • Mauro Lopes disse:

    Chico Maia, você tocou no ponto crítico dessa história toda, que é mostrar a cara desses baderneiros. Toda massa atleticana quer saber quem são esses irresponsáveis que estão causando um prejuízo enorme ao clube e à própria torcida que está privada de acompanhar o time ao vivo na maravilhosa Arena MRV. Espero que as fuças de cada um sejam expostas o mais rápido possível para que essa barbaridades não se repitam e não sejam esquecidas. O verdadeiro torcedor atleticano tem direito de saber quem são e que fazem esses marginais.

  • Alisson Sol disse:

    Difícil. Esta de que ninguém vai ser condenado pela tragédia de Brumadinho eu achei que era “fake news”! Minha avó já dizia: “Depois que se perde a vergonha na cara, só se ganha!” Como dormiria um juiz que assina uma decisão destas se ainda lembrasse do que é Justiça!