Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma brincadeira, um jovem goleiro e a bolada que resultou em morte

Imagem: reprodução/Youtube

Com que tristeza li essa notícia no G1 do Amazonas. O lamentável fato foi dia 6, primeira semana do ano. Me lembrei dos meus tempos de criança quando sonhava ser goleiro e não perdia a chance de entrar em todas as peladas com jogadores de todas as idades.

O negócio era defender, evitar o goleiro de qualquer jeito. Me atirava em todas as bolas e divididas, sem calcular riscos, como qualquer jovem.  

Força à família do Edson Lopes Gama, de 16 anos, e aos amigos dele.

A trágica notícia do G1/AM:

* “Adolescente morre ao ser atingido por bola no peito em campeonato de pênaltis no AM, diz família”

Momento do impacto foi registrado em vídeo. O jovem, que era apaixonado por futebol, costumava participar de todas as competições de pênaltis na comunidade onde morava.

Por Patrick Marques, g1 AM

O adolescente Edson Lopes Gama, de 16 anos, morreu após ser atingido por uma bola no peito durante um campeonato de pênaltis em uma comunidade de Maués, no interior do Amazonas. O incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (6). O momento do impacto foi registrado em vídeo. 

A gravação mostra o adolescente atuando como goleiro na disputa de pênaltis. Durante uma cobrança, a bola atinge o peito dele. Logo após o impacto, ele passa mal, cai no chão, e o vídeo é interrompido.

O incidente aconteceu por volta de 1h da madrugada de segunda-feira. Segundo a irmã da vítima, Elisia Lopes, os pais socorreram Edson e tentaram levá-lo ao hospital de Maués, mas enfrentaram dificuldades devido à seca dos rios na região. A família só conseguiu chegar à unidade de saúde às 12h15, mas o adolescente já estava sem sinais vitais.

A irmã da vítima informou que Edson já havia se queixado de dores no tórax antes da disputa. Ela suspeitou que as dores fossem consequência de impactos sofridos em outros torneios de futebol em que ele havia participado.

Elisia também contou que o irmão antes mesmo da disputa já havia se queijado de dores no torax. Ela suspeita que seja devido a impactos de outros torneios de futebol que havia participado.

“Toda vez que tinha esse tipo de torneio, ele estava lá. Não perdia uma jogada de futebol. Já havia levado várias boladas em torneios passados. Ele sempre se dedicou ao esporte. Era um jovem que dava a vida pela bola, e foi a bola que tirou a vida dele”, lamentou a irmã.

Segundo a irmã, os médicos informaram que a morte de Edson ocorreu devido aos repetidos impactos na região do peito durante suas participações em torneios na comunidade, o que pode ter agravado uma condição pré-existente ou causado uma lesão fatal.

Ela também contou que a família ainda não recebeu o laudo sobre a causa da morte do adolescente e que, até então, ele não tinha histórico de problemas cardíacos.

Ainda segundo Elisia, a perda de Edson deixou a família profundamente abalada, especialmente a mãe, que era muito apegada ao filho.

“Ela era muito unida a ele. Sempre estavam juntos, e ele era um menino muito carinhoso e amoroso”, contou.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/01/07/video-adolescente-morre-ao-ser-atingido-por-bola-no-peito-em-campeonato-de-penaltis-no-am-diz-familia.ghtml


» Comentar

Comentários:
4
  • Luiz Ibirité disse:

    Melhor cena q vi no clássico foi uma pai atleticano segurando sua filha no colo vestida com a camisa do cruzeiro, sobre o jogo o cruzeiro está com uma postura bem diferente (tb pudera depois de 18 contratações), mas ainda é muito cedo pra falar disto, ainda estamos no início do ano, q seja um bom ano, já o Atlético tentou usar o hulk como válvula de escape, nao deu muito certo, porém o primeiro jogo no ano, como cobrar alguma coisa, vamos aguardar.

  • Raws disse:

    No dia que li este post, eu ia comentar sobre os riscos do tal de futebol. Entrou em campo, mesmo que seja com adversários leais, só Deus na causa. Lendo o comentário do Sílvio, que remeteu a minha aposentadoria das chuteiras, além de tomar uma bomba no olho, que me levou para o hospital, tempos depois quebrei o cotovelo e desisti do meu maior lazer debaixo do céu.
    O caso desse menino com certeza foi uma fatalidade, porém entrou nas quadras/ campos, a fatalidade é uma roleta russa.

  • Julio Cesar disse:

    Off topic: um ano após a tentativa de golpe presidente sul coreano foi preso.
    Enquanto isso em Pindorama PF tem que gerar 10.000 paginas de investigação e o ministro da PGR se fazer de desentendido.
    Eita!

  • Silvio Torres disse:

    Chico, por causa da paixão do brasileiro por futebol, acho que várias campanhas de orientação e esclarecimento deveriam ser feitas sempre. Por exemplo, conversando uma vez com uma pessoa do Instituto São Rafael, fiquei sabendo de casos de crianças e adolescentes que perdem a visão por causa de boladas no rosto. Especialmente se estão jogando em times de gente com mais idade e, consequentemente, com mais físico. O impacto de um chute forte de um adulto pode provocar o descolamento da retina, como aconteceu com o Tostão nos anos sessenta. Nunca vi nada sendo feito para divulgar isso em escolas, clubes, colônias de férias etc.