Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A suplência do senado e a denúncia contra o assalto das mineradoras em nossas montanhas

As informações e comentários sobre a questão da suplência no senado, envolvendo José Fernando Aparecido e Zezé Perrella, estão rendendo ótimo debate e mais informações sobre um tema muito caro a todos nós mineiros e para quem vive em Minas Gerais.

O assalto que sofremos na mixaria paga pelas mineradoras pelos royalties, o dano ambiental  e social que eles provocam sem compensação aos municípios e às comunidades atingidas diretamente.

Vejam o que nos escreveu o professor Otto Ramos:

“Caro Chico Maia, saudações!

Este breve comentário segue somente para complementar o Luís Fernando e o próprio Zé Fernando..

Antes da candidatura do Zé Fernando, quem em Minas, sinceramente, tinha parado meditar sobre esta matéria? Apenas nos limitávamos a coisas como ver os quadros e fotografias do pico de Itabira ou ler poemas melancólicos relativos a isso, como o bem fez Carlos Drummond de Andrade.
Também ficavámos imaginando quão grave impacto à identidade cultural e física da capital seria se tivéssemos permitido que “levassem” a Serra do Curral… Ao menos o que ainda resta dela.
Quem tem ido àquela “ilha verde” que se tornou o Museu do Inhotim e parou para refletir sobre os pesados caminhões da mineração do entorno que a todos instante ultrapassamos ou nos ultrapassam?
Qual a relação custo/benefício para o estado de Minas Gerais, para o governo federal e para as populações daquela área que, ao fim da extração, herdarão crateras e fuligem? Ninguém vinha pensando nisso além do Zé Fernando como deputado federal.
Daí que, com as recentes discussões sobre a partilha dos royalties do petróleo e , sim!, a candidatura do Zé Fernando esse assunto se tornou pauta urgente da gente de Minas: não é mais “coisa de ambientalista” somente!

Hoje, segundo informações, o governo de Minas que tanto alardeou o tal “choque de gestão” está quebrado e com enormes dificuldades de fechar as folhas de pagamento e ainda suportar as legítimas reivindicações salariais por parte de seu funcionalismo (professores, policiais, etc.) deixando de pagar seus fornecedores para conseguir pagar décimo terceiro, por exemplo.

São apenas 70 e poucos milhões arrecadados com a mineração no ano de 2011 enquanto a Petrobrás paga fábulas pelo petróleo. Se fossem as mesmas regras para o minério não teríamos essas dificuldades e, inclusive, possivelmente não teríamos tantas greves gerando tantos transtornos à população.

Por que falei disso tudo? Porque a candidatura do Zé Fernando foi pra muito além de uma vontade pessoal, de um capricho particular. Foi para trazer essa importante questão em defesa dos nossos interesses como mineiros e para abrir espaço para um projeto senão melhor, ao menos, alternativo de país para a nossa e as gerações futuras representado pela candidatura da Marina Silva.
Assim, agradeço a postagem anterior pois graças a ela pudemos estender esse debate para além do caderno de política.
Obrigado!”
Prof. Otto Ramos
dirigente escolar
Rede Municipal de Contagem

—————————————————————————-

EUROPA2010JUIZDEFORA 062

Obrigado ao professor Otto, e esta foto, feita por mim um ano atrás sobre as montanhas de Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho, Moeda e adjacências é só para relembrar o que essas mineradoras bilionárias deixam como herança deixando uns trocados para os cofres públicos.


» Comentar

Comentários:
12
  • Alisson Sol disse:

    Senhores: a arrecadação com os royalties em Minas Gerais rende bilhões por ano (vide link em site oficial do Ministério do Planejamento). As pessoas deveriam parar de divulgar informação errada sem citar fontes e criar estas lendas urbanas.

    Se os políticos do estado não sabem gerir a receita que já possuem, uma coisa é garantida: aumentar a receita não vai gerar melhorias!

  • Antonio Duarte disse:

    As mineradoras, dentro da sua atividade, principalmente as grandes, costumam cumprir o que está na lei. A coisa é muito simples. Royalties são fixados pelo governo federal. E a maior parte vai para os municípios. Então, o governo do estado nessa fica isento. E talvez, seja até prejudicado, pois seu imposto, o ICMS , não é cobrado nas exportações. Ao contrário do petrol eo, que é consumido no próprio Brasil. A minha crítica ao governo do Estado é não incentivar a instalação da industria metalurgica aqui, uma vez que a matéria prima está aqui. Agora, temos que dar o devido crédito ao nosso governo. Grande mineradoras trabalham friamente. Veem a legislação, apuram os custos para a produção e veem o preço de mercado. Se der o retorno esperado, abrem a mina. Agora, se nosso governo prefere vender nossos minerais cobrando baixos royalities por isso, não é culpa das mineradoras. Era só aumentr o valor que se não for lucrativo para elas os minerais ficarão debaixo da terra. Agora, mais do que royalties baixos, nosso problema é o que nossos govenos municipais fazem os os recursos arrecadados. Então, não entendo essa choradaira contra as mineradoras. Se há um vilão nesse caso, são nossos governantes.

  • tom vital disse:

    O que estão fazendo os nossos senadores lá em Brasilia? E os nossos deputados lá em Brasilia? Eta mineirada fraca? E os oitos anos do governo
    Aécio o que foi feito nesse sentido? Parece que nada.Ou como gosta de
    dizer uma repórter da rádio do abraço.repórter essa cujo nome me foge
    agora:
    FOI FEITO NECA DE PITIBIRIBA.

  • Alison Nogueira disse:

    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pro céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…

    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(

    Esta música dos Titãs simboliza bem o mundo de hoje!
    Abraços e boas festas para todos que participam do blog!

  • Ricardo Barros disse:

    Os míseros royalties pagos pelas mineradoras são outra prova da incompetência de todos os políticos mineiros, sem exceção. Esses desgraçados são incapazes de conseguir a duplicação da BR 381 entre BH/João Monlevade, são incapazes de forçar a construção de uma pista exclusiva para caminhões na BR 040 saída para o Rio, como vão conseguir dobrar as Mineradoras num negócio bilionário? São todos uns incompetentes, omissos e preocupados apenas em ganhar seu “dinheirinho” fácil. Pelo número de pessoas que morrem em nossas estradas, totalmente ultrapassadas e desgastadas, cada político mineiro dos últimos 50 anos, deveria indenizar a população em pelo menos R$10.000,00.

  • fernando cabral disse:

    é um tremendo erro a nossa imprensa poupar o aecio das criticas devidas pois esse carioca quer de minas apenas os votos

  • otto ramos disse:

    Seguindo em nosso importante debate, agradeço a gentileza do comentário do Clauber. Só quero fazer ressalvas em relação ao J.B. Cruz: o nosso senador Aécio Neves teve oito anos como governador do Estado de Minas Gerais para poder debater a questão. Teve também oportunidade como presidente da Câmara dos Deputados mais doisa anos. E, por fim,várias legislaturas… Pelo que sei o “mote” é o mesmo que o Zé Fernando mas o projeto é muito mais tímido. E, além do mais, no caso dos royalties do petróleo ele votou com o Rio de Janeiro que, até onde eu saiba, já tem três senadores com a tarefa de defender aqueles interesses. E os de Minas? A quem cabe a defesa? Ou será tudo em nome do projeto estritamente narcisista e pessoal – por isso, mesquinho – da obsessão da presidencia da república? Minas merece muito mais que isso.
    Obrigado!

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO; Tenho acompanhado a T.V. Senado e vejo que o SENADOR AÉCIO NEVES äcampou¨a idéia do Zé Aparecido, pois as vezes que ele sobe a tribuna, sempre fala sobre o aumento dos roilaties do minério..

  • Francisco Barbosa disse:

    Ótimo esclarecimento do Zé Fernando, mas me lembro do candidato ao Senado Omar Peres ( Juiz de Fora ) levantar o assunto dos royalties em 2006.

  • audisio disse:

    Caro Chico,
    Observando fotos do Novo Estádio Independência, deparei-me com uma denuncia sobre a questão da visibilidade nas arquibancadas superiores.
    Já existem “posts” em vários sites e como também no twiiter denunciando que em alguns setores das arquibancas superiores, devido à altura excessiva, ou seja, erro de projeto está tendo sua visibilidade completamente obstacularizada por barras de metal que deveriam proteger os assistentes de uma queda em cascata, ou seja, protege-se o torcedor de uma queda em compensação tira-lhe por completo a visão do campo de jogo!
    Se tal fato for confirmado, trata-se de um absurdo e um atestado total de incompetência dos responsáveis, assim como uma vergonha para Minas Gerais. Já se começa errado!
    Em resumo, o problema da falta de visibilidade da geral do Velho Mineirão transfere-se para as arquibancadas superiores do Novo Independência.
    Durma-se com um barulho destes!

  • clauber disse:

    Realmente um assunto relevante para nós mineiros. A clareza como tratou o assunto o prof. Otto, com certeza nos leva a um debate sério e com finalidade de melhorar as receitas do nosso estado que é praticamente exaurido desde o descobrimento do Brasil e nunca recebe dignamente o cunhão devido.

    Hoje presto serviço para o Estado de Minas Gerais e estou começando a entender o processos de planejamento e transparência das informações para os cidadãos.

    Segue um link onde a assembleia disponibiliza cursos gratuído em forma de EAD.

    http://www.almg.gov.br/educacao/educacao_distancia

    Um abraço a todos.

  • Raws.BH disse:

    Chico bom dia, que as mineradoras trazem desenvolvimento é fato inegável, que elas causam devastação e ou prejuízos ecológicos também
    porém tudo que acontece ou acontecerá será sempre com o nosso aval
    alienado a bandeira do desenvolvimento e muito dinheiro é lógico.
    Hoje nos indignamos com fotos como essa, amanhã será com as de Conceição e vamos tocando em frente levando o pesado fardo de nossa hipocrizia. Abraços.
    Obs. Será que já existem fotos da mina de C.M.D. ??????????