Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A lamentável morte do menino de 14 anos que fazia testes no Vasco

Infelizmente é mais um alerta a todos os pais e clubes, independentemente do futebol, pois situações como essa podem ocorrer em qualquer modalidade esportiva.

O Vasco assumiu que não tinha uma ambulância no local, fato que ocorre na maioria dos clubes, mesmo grandes, em incontáveis casos.

O garoto era mineiro, conterrâneo do Heleno de Freitas, de São João Nepomuceno.

Lamentável, ainda mais quando tentava realizar o sonho de 9 entre 10 crianças brasileiras.

Notícia da Folha de S. Paulo:

“Adolescente de 14 anos morre em teste do clube”

Polícia aguarda laudo para determinar causa

Wendel Junio Venâncio da Silva, 14, morreu ontem após passar mal em teste nas categorias de base do Vasco em Itaguaí, a cerca de 70 km do Rio. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu.

Ele realizava o seu segundo teste no clube. O primeiro foi na terça. Segundo o clube, Wendel apresentou atestado médico emitido no dia 3 de fevereiro para treinar. Ele ainda não era atleta do Vasco.

Testemunhas informaram que o jovem caiu no campo por volta das 9h30, 12 minutos depois do início do treino. O rapaz desmaiou, teve convulsão e foi socorrido pelo treinador Cássio, que o levou para a UPA no seu carro.

Em nota, o Vasco informou que “os atletas em teste são submetidos a três avaliações técnicas (…) para a definição de seu aproveitamento”.

Até a conclusão deste edição, o Vasco não informou se um médico estava de plantão no CT. Dirigentes do clube estiveram em Itaguaí, mas não se pronunciaram oficialmente sobre a morte de Wendel.

O assessor da presidência Rômulo Capello Teixeira depôs ontem. O teor não foi divulgado. A polícia aguarda o laudo da necropsia para saber a causa da morte. O atestado de óbito foi emitido sem o motivo da morte.

O jovem foi indicado ao clube pelo ex-lateral Marco Aurélio Ayupe. Ele morava em São João Nepomuceno, cidade mineira próxima ao Rio.

O CT é do ex-jogador Pedrinho Vicençote, que defendeu o clube e a seleção. “O espaço é meu, mas está com o Vasco”, afirmou Pedrinho.

JOVEMFoto do site do O Dia


» Comentar

Comentários:
8
  • alex disse:

    Poxa…Depois de ler esse texto e ver a foto do garoto me deu um aperto no coração…é muito triste isso….

    É uma pena… O futebol gera muito dinheiro e acho que grandes clubes como o Vasco deveriam dar mais estrutura para esses garotos, pois são esses jovens que no futuro darão lucro para esses mesmos clubes.

  • André Rosa disse:

    Vergonha… Vergonha… Time do Tupi foi garfado em Sete Lagoas.

  • Alisson Sol disse:

    Em relação a “Segundo o clube, Wendel apresentou atestado médico emitido no dia 3 de fevereiro para treinar.” Não sei se isto mudou muito, mas lembro-me de que nas poucas vezes na vida em que precisei de atestado médico no Brasil, o “exame” provavelmente só detectaria se eu era cego ou estava “faltando um pedaço”… De resto, podia ter qualquer doença séria, e “pagando”, iria obter o atestado do mesmo jeito. Uma pena que crianças esperançosas sejam colocadas em situação de risco assim…

    Queria comentar duas coisas em relação ao Cruzeiro:
    1) Ótima saída do diretor de futebol: Nada pessoal, mas o senhor Dimas Fonseca como diretor de futebol é o mesmo que eu como diretor de hospital: duas pessoas com boa vontade no lugar errado para suas qualificações. Obrigado. Adeus!
    2) A imprensa tem de parar de tentar criar notícias: Já está ficando chato certos orgãos da imprensa no Brasil darem como “notícia” a informação de que “em enquete do nosso site, 51% querem a saída do técnico“. Tenho certeza de que em enquete no mesmo site, 90% iriam dizer que querem a saída dos “jornalistas” do próprio site! Isto não é notícia, e ficam repetindo isto dia após dia, até que um dia o técnico cai e “noticiam” que anteciparam isto… Haja falta de ética jornalística…

  • paulo roberto disse:

    chico maia, esta acontecendo no cruzeiro algo que sempre imaginei, o cruzeiro para mim nunca foi essa Brastemp que a imprensa mineira dizia, para mim o clube vivia só de aparência veja que aos poucos está aparecendo aquela sujeira que estava debaixo do tapete, o Perrela passou a idéia de um clube bem financeiramente o que não era verdade, o cruzeiro também deve dinheiro a muita gente porém não repercute na imprensa. Agora o Dimas Fonseca pede demissão sinceramente estou achando muito estranho, chico maia o que está me chamando a atenção é que o Perrela parou de tripudiar em cima do galo será porquê? Acho que a casa está desabando.

    – governador valadares

  • Marcos 2012 disse:

    Está aí uma das consequências impostas a um país cujo futebol é dominado por dirigentes e empresários inescrupulosos, que não pensam em outra coisa a não ser lucrar e lucrar…
    Muitos garotos que vão iniciar sua carreira de jogador não recebem os cuidados necessários nos clubes, e essa morte é um exemplo disso.

  • tom vital disse:

    Uma pena tão jovem e já se foi quando tentava realizar o sonho de muitos
    garotos…

  • ronivaldo da rcuz de oliveira disse:

    ola chico
    se conhecer alguem que possar daumahttp://www.youtube.com/watch?v=OfVC9zn-bbU força pro meu filho

    – sete lagoas

  • joao cavalieri disse:

    Bom dia Chico!

    Mais uma prova da falta de condiçoes dos clubes do Brasil!
    Agora pense, isso aconteceu no Vasco da Gama, imagine em clubes do interior do Brasil como é a situaçao!