Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Todo ano é a mesma coisa!

Nessa época, falar da avacalhação do Campeonato Mineiro é tão repetitivo quanto os noticiários sobre o “Galo da Madrugada” e Bacalhau do Batata, em Recife; os desfiles da Marquês de Sapucaí no Rio; os Trios Elétricos da Bahia; Bloco dos Sujos em Nova Lima, Ouro Preto, ou da Batcaverna e Bartucada agitando Diamantina.

A diferença é que as bandas, blocos e escolas de samba apresentam novidades a cada temporada e a bagunça do nosso futebol é a mesma, imutável, “imexível”, devido a acomodação da Federação Mineira de Futebol e dos clubes que têm o poder de decisão. 

Nem falarei mais de jogos adiados desde a primeira rodada e do América penalizado absurdamente com 18 dias de balão, porque a cantilena da semana mudou para a outra vertente da esculhambação costumeira: as péssimas condições de muitos estádios do interior; de cidades pujantes, como Divinópolis, Governador Valadares e Téofilo Otoni, por exemplo.

O meia Roger, do Cruzeiro, é dos poucos atletas que têm coragem de cobrar melhores condições de trabalho, e botou a boca no trombone contra vestiários e a iluminação do “Farião”, onde o time goleou o “sem casa” Nacional de Nova Serrana. 

Interessante é que cerca de 10 anos atrás a FMF, então presidida por Elmer Guilherme deu prazo para todos os clubes que quisessem jogar a primeira divisão adequassem seus equipamentos a exigências, como capacidade mínima para 10 mil pagantes e iluminação condizente.

O único clube que cumpriu a determinação foi o Democrata de Sete Lagoas, que construiu a Arena do Jacaré. 

Caso a Federação e os clubes da capital exigissem que a norma fosse cumprida, hoje, todos que almejassem a primeira divisão em Minas teriam praças esportivas minimamente confortáveis para atletas, torcedores e imprensa. O Democrata foi parar na terceira divisão, mas não foi a construção da Arena que o levou a essa situação.

Deveria ser aplicada a velha frase popular: “quem não tem competência que não se estabeleça”.

Mas no Brasil, em Minas Gerais principalmente, prevalece a contemporização, o “jeitinho” e as vistas grossas, para não dizer coisas piores. Que poder é este que o caçula do futebol mineiro, o Nacional, tem, para ditar ordens à FMF na confecção da tabela? É o time do prefeito da cidade, Paulo César, e do senador Zezé Perrella, fundado por eles, quando o Zezé presidia o Cruzeiro.

A FMF funciona assim em todas as divisões. Da primeira à terceira. Sempre se dá um jeito para que haja mais clubes e as muitas taxas pagas por eles, que se somam a outras fontes de renda para engordar os cofres dela. Ano passado, terminado o prazo de inscrições para a disputa da terceirona, havia apenas cinco clubes que atendiam à regulamentação. Mas, sempre se dá um jeito! 

Sob a alegação que seria impossível realizar um campeonato “só com cinco”, a entidade deu mais um mês de prazo, e o número chegou a quase 20. 

Como sempre, clubes desistem no meio da disputa, jogos são remanejados de cidades, adiados ou disputados em horários absurdos, para espantar o público, a imprensa e eventuais patrocinadores.


» Comentar

Comentários:
7
  • Newton disse:

    Por sinal o Democrata e a prefeitura estao devendo a todos os fornecedores de materiais para o estadio em SL. E outra, o que sera dele apos o retorno do Independencia e Mineirao?Um grande elefante branco.
    Outra coisa, pq ninguem fala das pessimas condicoes do castor cifuentes em Nova Lima? Ninguem da capital fala mal de la e o estadio e terrivel…sei q o Fariao precisa de reformas mas tem muitos no interior pior que aqui…inclusive alguns comentarios qto ao gramado, como o do Andre do atletico, que sequer conhece Divinopolis e muito menos o Fariao, e falou mal do gramado. Nao existe, e repito em bom tom, gramado semelhante ao do fariao no interior de Minas Gerais…

  • BRUNO BUCHECHA disse:

    O DEMOCRATA TEM UM BAITA ESTÁDIO HEIN?SE O ESTADO NÃO AJUDA,HUMM..E O DEMOCRATA DE SL ESTÁ JOGANDO EM QUE DIVISÃO?E O ESTÁDIO?VAI SER LEILOADO?

  • MACGNO disse:

    Eu a mais de 10 anos que desisti de campeonatos rurais de todo brasil nao leva a nada e coisa alguma devia acabar com estes campeonatos Estaduais.

    Tem poucos time que sao profisionais o resto e tudo amador.

    Chico vc poderia me responder quem ganha com estes campeonatos fajutos Estaduais do brasil inteiro?

  • Paulo Henrique disse:

    Por falar em avacalhação, vejam o exemplo do módulo II.

    O campeonato começou no fim de semana do dia 12/02.

    Porém, parou para o Carnaval e só teremos a segunda rodada duas semanas depois.

    Não seria melhor começar no carnaval e deixar os times terem sequencia? Se em RJ e SP pode ter jogos, por que aqui não?

  • Adalton disse:

    -Mas isso acontece porque os clubes do interior lutam com muita dificuldade;
    -): sobre o Atlético: como o Clube tem dificuldade de montar um grande time; porque não tenta contgratar um grande jogador de time sul americano? existem grandes jogadores na América do Sul e tranquilamente seriam menos dispendiosos para o CAM; o Atlético precisa ter melhores olheiros

  • Alexandre _ Pcaldas disse:

    Chico fale mais sobre a polemica do Independência, por que estão querendo literalmente “fritar” o nosso Galo, cada informação é importante para a massa…

  • pedro bozzolla disse:

    Perfeitos os comentários. Parabéns!