Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As revelações do Gilberto sobre sua saída do Cruzeiro e a reação dos cruzeirenses

Sempre ótimos os comentários da jornalista Viviane Rodrigues, no site Guerreiro dos Gramados, como este sobre o desabafo do meia Gilberto, hoje do América, sobre os motivos que o levaram a sair do Cruzeiro.

Revelações dos subterrâneos do futebol, feitas em conversa com o João Vitor Xavier e Cadu Doné, no programa “Bastidores”, da Itatiaia, esta semana:

* “A verdade dói, mas pode ser benéfica “

GDG – Por: Viviane Rodrigues

GILBERTO25052012

Fico chateada quando leio e ouço comentários de torcedores cruzeirenses tentando depreciar a imagem de um atleta como Gilberto, depois da entrevista dada ao jornalista João Vitor Xavier da rádio Itatiaia. Não pelo atleta em si, porque este já mostrou dentro de campo que é um vencedor, mas por perceber que o torcedor mostra-se parvo quando deveria encarar a realidade. Mas esta atitude apenas reflete a sociedade em que vivemos onde é muito fácil criticar o outro e negar as próprias falhas.

Aos que acham que o atleta deveria dar nome aos bois, eles foram dados. Roger, Dimas Fonseca, Benecy Queiroz e Valdir Barbosa foram citados durante a entrevista. Como diz o ditado, “para quem sabe ler um pingo é letra”. Ou alguém tem dúvida de quem disse “acho melhor a gente não jogar a Libertadores. Jogar a Copa do Brasil que é um caminho mais fácil, porque o Cruzeiro é copeiro e terá mais facilidades”? Pelo nível dos atletas dispensados e dos jogadores contratados é óbvio. O mais interessante é perceber que Gilberto tem mais noção da grandeza do Cruzeiro que as pessoas que o comandam.

Roger, hoje contestado por grande parte da torcida celeste, teria sido o responsável indireto pela saída de Gilberto. Acredito que tenha sido melhor para o meia na ocasião, já que as cobranças sobre ele eram inúmeras e pesadas, mesmo não sendo o único responsável pela má fase da equipe, mas para o Cruzeiro não. Gilberto, enquanto esteve no clube, se mostrou muito mais importante dentro de campo que o “craque da galera”. Alguém vai dizer que Gilberto se machucava muito e jogava pouco. É um fato, assim como ele, quando jogava, era muito mais produtivo e eficaz que Roger, que também vive no departamento médico. O mesmo raciocínio serve para o volante Fabrício.

Gilberto disse claramente também quais eram os jogadores que não fugiam da raia e encaravam a torcida nos momentos mais delicados. Deu o exemplo do jogo contra o Palmeiras em São Paulo. Apenas ele, Leo, Leandro Guerreiro e Fábio tiveram coragem para encarar as cobranças. Os outros? Queriam ficar em São Paulo ou ir para o Rio de Janeiro. É preciso ser mais claro que isso? Realmente é necessário dizer os nomes dos que se acovardaram? Acho que não. O pior é que quase todos ainda estão aqui.

A única coisa que me incomoda nessa entrevista é o atraso. Ela deveria ter acontecido na sua saída. Irrita-me muito no futebol a falta da verdade na exposição dos acontecimentos. Fatos acontecem e jornalistas não podem revela-los por falta de provas. Se não tiver uma fonte, alguém que confirme a informação, não é publicado. Lamentável, porque milhares de pessoas são feitas de idiotas e pagam para isso. Acredito que o conteúdo da entrevista não surpreendeu quem acompanha a Raposa, mas muitos torcedores estão indignados com a declaração, tentam diminuir o jogador, com comentários do tipo: “jogador em fim de carreira que quer aparecer na mídia”, “despeitado” ou “serve apenas para dar notícia à mídia atleticana”. Recuso-me a fazer uma análise tão superficial diante de tantos erros cometidos pela direção do clube há algum tempo.

As declarações deveriam gerar reflexões, principalmente por parte da diretoria celeste. Gilberto saiu em setembro do ano passado, mas os problemas daquela época persistem na Toca II. Fazendo uma conexão entre a entrevista de Gilberto e a negativa de Adilson Batista ao clube para retomar o comando técnico do time fica fácil imaginar que Roger é um problema dentro do grupo. Passou da hora do jogador deixar o clube. Que torcedor está satisfeito com o elenco atual? Quem ficou satisfeito com o futebol apresentado em 2011? NINGUÉM! As mudanças são lentas e, pelo que parece, teremos um ano tenso como ano passado durante o Campeonato Brasileiro.

A china azul tem opções. Pode continuar como uma vaquinha de presépio, aceitando tudo que convém a ela, aceitando os elogios e brigando com quem a contraria. É mais fácil achar que quem não está ao seu lado é seu inimigo. Ou pode aproveitar situações como esta e tentar virar o jogo. Cobrar mudanças e tentar levar o Cruzeiro ao lugar que ele está acostumar a ocupar, o topo da tabela.
Abra o olho torcedor! Deixe o papel de coitado para outros. Veja o lado positivo das críticas e faça dele objeto do crescimento do Cruzeiro.

Na verdade Gilberto não disse nada que qualquer torcedor já não saiba. O difícil é aceitar que alguém de “fora da casa” faça o que deveria ser feito por quem está dentro.

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/index.php/colunas-cruzeiro/tiro-livre/4611-a-verdade-doi-mas-pode-ser-benefica


» Comentar

Comentários:
12
  • Cleber Alves Barreto disse:

    O problema para os jogadores do Cruzeiro é a bola. Tem que apresentar a bola para W.Paulista, Diego Renan, Everton, Léo, Charles, Marcos, Anselmo Ramon , Montijo e etc… Time que corre atrás do adversário e quando tem a bola e não acerta um passe que é o B A BÁ do Futebol.Pode dispensar essa galera porque futebol o cara não aprende a jogar,nasce bom de bola. Colocar material e entrar em campo qualquer um faz isso em qualquer lugar do mundo.
    Craque não corre com a bola, craque não aceita marcação,craque não rifa bola pra área para alguém pegar na sorte e fazer o gol.
    Craque não bate faltas nas laterais da área jogando a bola para a linha de fundo perto das bandeiras de escanteio.Craque tem fundamentos de cobranças de faltas frontal, escanteios e lançamentos. Craque não dá dez passes e erra 8 nos pés dos adversários sem que eles saiam do lugar. Craque não toma a bola e entrega de graça para o adversário errando passes e criando contra ataques. Craques sabem chutar de longa, média e curta distância. Craques não chutam bola no corpo dos goleiros quando principalmente estão caídos no gramado e entram frente a frente com os goleiros. Para o Sr. Montijo ou Montillo craque num ano bate 8 penaltes e não erra 7 faz os gols em todas as cobranças de penalidades.
    Craque não corre com a bola, não passa errado na entrada da área no último passe, a bola está dominada não está com o zagueiro a chance do atacante é 90% para o acerto da jogada. O zagueiro ganha é jogadas rifadas, estouradas e lançamentos improdutivos chamados rifa a bola ou ligação direta, ou uma jogada ou outra individual dos atacantes que não sabem driblar, não tem a técnica de craques.O único atualmente no Brasil candidato a craque no futuro é o Neymar.Tem que melhorar muito.O jogo dele por enquanto é fora dos campos com patrocínios milionários, seguranças e etc…Fico imaginando o Pelé, Garrincha hoje com 17 anos de idade , seria uma bela covardia com os adversários.
    Fora dos campos no mínimo um número de seguranças bem maior do que os componentes de uma escola de samba das principais do Rio de Janeiro.
    Os craques de hoje: Ronaldinho Gaúcho, Montijo, Dalessandro, Conca,Frede,Emerson,Ralf,Paulinho,Luis Fabiano etc… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,gente bons jogadores ou bonzinhos é uma coisa a outra é ser craque mesmo de verdade com todas as qualidades possíveis no futebol e principalmente dentro do campo jogando.

  • Raws disse:

    Por tudo que o Galo passou á décadas, hoje tenho uma certeza, a parcela maior de culpa foi nossa, torcedores omissos fora de campo.
    Não cobrávamos dos Dirigentes e conselheiros uma postura adequada, principalmente
    em negocios “nebulosos”, só para ilustrar cito o Vila Acqua Park. Só sei que a falta de dinheiro (e todos devem supor porque) foi um grande mal na história do Galo. Na minha opnião por melhor desempenho que o Kalil consiga em sua administração o maior presidente da história do Atletico será Ricardo Guimarães pois sem o mesmo segurando as dívidas e agora patrocinando, o clube seria inadiministrável.
    Não sinto-me no direito de opnar sobre os problemas do Cruzeiro mas vou dar um pitáco por muito lembrar da nossa situação. Quando apareciam denuncias de irriquecimento ilícito, muitos torcedores diziam, ele rouba mais faz, olha os títulos que ele conquistou, olha o patrimônio do clube e etc… Hoje, e principalmente no futuro vocês também irão perceber o quanto nossa omissão pode ser danosa.
    Obs. Qualquer comparação com o Ricardo e o Deputado, lembrem-se do patrimônio anterior de cada um.

  • MAURICIO - BH disse:

    Não me surpreende o Gilberto ter falado isso. O Roger ele muitas vezes mostrou futebol em campo, mas quando o time e a torcida celeste mais precisou dele, ele prejudicou (Once Caldas em 2011 e Atlético-PR em 2012), que coincidentemente aconteceram quase nas mesmas épocas, mas em anos diferentes. O Gilberto mostrava seu valor em campo e disse a verdade: Dimas Fonseca, por exemplo, a maior parte das contratações em que era responsável não deu certo. Valdir Barbosa faz parte da corja que estava e por isso o time vendeu os melhores e fez reposições com jogadores que buscam espaço em outros clubes. Em 2012 pouca coisa mudou. Gilvan Tavares se mostra perdido… Jogadores chegam, mas torcida e imprensa ficam com um pé atrás. Se não mudar, o Cruzeiro amargará o rebaixamento.

  • Johnny disse:

    Como diria o Jonilson, famoso zé bonitinho, certa vez:

    “Aqui no Cruzeiro, é um querendo comer o outro”

  • juliobh disse:

    porque sera que os crus nao querem comentar

  • Thiago disse:

    Ele está certo em alguns pontos mas está cuspindo no prato, pois o clube sempre o respeitou e o elevou na carreira, inclusive dando a ele projeção pra ir a ultima copa pois antes do cruzeiro ele não tava jogando nada, e mais ele tem uma ciumeirinha muito infantil, falou do Fabio, que uns podem isso e ele não, vai tomar bannho na soda muita enjoeira pro meu gosto. Recebia um dos melhores salários e quase não jogava, cansou de ser expulso, tenha dó. Agora vem ficar jogando merda no ventilador. Vá a pqp.

  • Marco Lage disse:

    Excelente texto!

    É por aí. Gilberto foi contraditório sim em sua entrevista e muitas vezes é desarticulado em suas posições. Porém, o cerne da questão que vivemos desde meados de 2010 foi exposto por ele com clareza.

    O Cruzeiro precisa internamente (incrível isso!) relembrar o seu tamanho. Nosso presidente e todo o seu “grupo” pensam de forma tacanha e ultrapassada. Insistentemente somos expostos ao ridículo! É um desprazer enorme ler diariamente as notícias cruzeirenses.

    Desde o início dos anos 80 esse é o nosso pior momento. É emblemático o Diego Renan e o WP ainda fazerem parte desse grupo depois de tantos anos de desgosto para a torcida. Isso evidencia a relação que essa diretoria pretende ter conosco. Mas tudo bem; é evidente que esse time não tem conserto e me parece muito claro também que a insatisfação é tão grande e crescente que duvido muito essa gente terminar o mandato. É só aguardar os inevitáveis vexames que estão por vir.

    Lamento demais esse momento. Ficamos sem saber o que fazer. Sem norte algum. A espera que o pesadelo passe!

    Marco Vinicius Lage

  • J.B.CRUZ disse:

    O Gilberto Passou, o Roger vai passar…Ficar remoendo erros do passado não é bom, principalmente agora que estamos com olhar fixo no dia 02/12/12, quando o MAIOR DE MINAS E DAS AMÉRICAS, caminha célere rumo ao TRI-BRASILEIRO e TRI DA LIBERTADÔRES..A nova diretoria que substitui a era PERRELLLA,(excelente por sinal) merece todo apoio dos CRUZEIRENSES realmente apaixonados pelo clube de DUAS-PÁTRIAS..CRUZEIRO SEMPRE!!!

  • Alisson Sol disse:

    O problemas destes “sites de torcedores” que ficam emitindo opinião sem qualquer conceito “jornalístico” que tem muita gente que vai agora ler isto na Internet e achar que é tudo verdade, quando não passa de uma opinião.

    O Gilberto está se aproveitando de algo estranho na imprensa mineira: a falta de contestação durante entrevistas. É por isto que que “dá entrevistas” melhor do que “joga futebol” adora voltar para Minas: é o lugar onde é mais fácil dar entrevistas no Brasil.

    Que a torcida do América-MG se prepare: se der algo errado no América-MG, ele vai também “sair atirando”. É um daqueles jogadores que consegue criar problemas em qualquer grupo. Mas explica tudo direitinho nas entrevistas…

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Vou selecionar alguns trechos do texto da Viviane:
    ” Irrita-me muito no futebol a falta da verdade na exposição dos acontecimentos. Fatos acontecem e jornalistas não podem revela-los por falta de provas. Se não tiver uma fonte, alguém que confirme a informação, não é publicado. Lamentável, porque milhares de pessoas são feitas de idiotas e pagam para isso. ”

    ” …muitos torcedores estão indignados com a declaração, tentam diminuir o jogador, com comentários do tipo: “jogador em fim de carreira que quer aparecer na mídia”, “despeitado” ou “serve apenas para dar notícia à mídia atleticana”. ”

    ” A china azul tem opções. Pode continuar como uma vaquinha de presépio, aceitando tudo que convém a ela, aceitando os elogios e brigando com quem a contraria. É mais fácil achar que quem não está ao seu lado é seu inimigo. ”

    Minha opinião: a Viviane me parece ser mesmo diferente da maioria dos iludidos e lunáticos. Não sei se ela poderia opinar em público, mas talvez ela, pela clareza nos seus pensamentos (quanta diferença da grande maioria) deva achar no mínimo estranho o acontecido no último jogo de 2011. Mas vai falar pra ver? Vai arrumar confusão com as “vaquinhas de presépio” na certa!

  • nelio martins disse:

    Principais culpados de tudo que esta acontencedo com o cruzeiro e culpa da diretoria que deu brecha para tudo que acontece de errado,nao e porque giberto resolveu falar que ele nao vale nada ou que seja um chorao.Nos como cruzeirense temos que agradeçe porque ele teve coragem de dizer o que esta acontendo no cruzeiro…….

  • Paulo Ipatinga disse:

    No Cruzeiro tem muita coisa errada, uma delas é o Roger, já passou da hora de vazar.
    Wp é outro. Agora que este Gilberto é um chorão, isto é.
    04/12/11 Eterno…