Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Morre Alair Rodrigues, um dos grandes nomes do rádio esportivo!

Acabo de receber outra péssima notícia, dessas que nunca gostaria de ouvir nem ter que repassar: morreu, às 14h55 o Alair Rodrigues, um dos grandes repórteres do rádio brasileiro, que marcou época na Inconfidência até o início dos anos 1990.

Um dos melhores mestres e amigos que tive, com quem aprendi muito e por quem guardarei eterna gratidão.

Morava em Divinópolis, onde ainda militava na imprensa e era Juiz de Paz, porém, nasceu em Santana, perto de Conselheiro Lafaiete, e viveu grande parte da sua vida em Lagoa Santa.

Completaria 75 anos de idade no dia 10 de agosto.

Recebi a primeira informação do leitor Daniel Oliveira Silva, amigo da família dele, e confirmei agora, por telefone, com a sua filha Viviane.

Ela, o irmão Wagner Rogério e a mãe Genísia, informaram que o sepultamento será em Lagoa Santa.

Alair estava internado há 16 dias no Hospital da Unimed em Belo Horizonte, depois de duas internações em Divinópolis.

Estava com cirrose, mas escondeu da família e amigos; teimoso que era, e bem ao seu estilo.

Que pena Alair!

Ainda tínhamos tanto a conversar.

Aquela conversa em dia que ficamos de ter em Divinópolis, junto com o Garcia Junior e outros tantos bons companheiros da comunicação, ficará para uma outra esfera!

Descanse em paz, companheiro!

ALAIR

Alair Rodrigues é o segundo, da direita para a esquerda, entre o Hélio Aroeira e o locutor Luiz Otávio Pena.

Tive o prazer de integrar a essa equipe da Rádio Inconfidência, durante os anos de 1985, 1986, 1987 e 1988.

Da esquerda para a direita, Eduardo Vilaça, Roberto Rocha, Jonas Conti, Valdir Rodrigues, Teixeira Neto, Marcos Russo e Ramon Salgado. À frente, Tony José.


» Comentar

Comentários:
46
  • pedro louzada disse:

    OUVI MUITO ESTA EQUIPE EM CORUMBÁ MATO GROSSO DO SUL

  • Paulo disse:

    Grande repórter de campo Alair Rodrigues. Que faça suas reportagens do outro lado da vida, em cia. de Jairo Anatólio Lima, Jugurta e outros da equipe 8 ou 80 da Inconfidência. O gigante do AR!

  • Paulo disse:

    Sou do sul de Minas, vivi em BH e admirava muito o trabalho de Alair Rodrigues. Morei na capital de jan/62 a out/73.

    • Paulo Silva disse:

      Já fiz alguns comentários sobre o grande repórter Alair Rodrigues da Inconfidência, porém quero falar de Jairo Anatólio Lima, o versátil Jugurta Anatólio Lima, Lucélio Gomes, o vibrante Alberto Rodrigues, o garotão José Silvério de Andrade, Sérgio Ferrara, o tigre de bengala, Carlile Guimarães, João Natal, Celso Martinelli. Por favor me forneçam notícias desses mencionados?

  • Dom Carlos Miguel disse:

    Sou de MG cidade Raul Soares ouvi muito a inconfidência junto com o meu pai já falecido, hoje matei saudades e curiosidade kkkk muito bom, me lembro de TDs vcs meu sonho era ser cronista esportivo adoro rádio. Grato!!

  • Eu me lembro de ouvir o Reporter de campo Alair Rodrigues da Rádio Inconfidência junto com o melhor locutor do Rádio de Minas era o Atleticano Jairo Anatório Lima na Decada de 60, no jogo do Atlético e do Cruzeiro, isto ficar na saudade, abraços…….

  • Edson Borges disse:

    Fiquei muito, muito, muito, muito triste ao saber hoje … Tive o prazer em conhecer o saudoso Alair Rodrigues, pessoa no qual tive pouco convívio em alguns de meus fins de semana em Lagoa Santa, levarei comigo boas lembranças dos poucos momentos de descontração em que tivemos juntos! Que Deus esteja com ele para todo sempre!

    Edson Borges
    Sete Lagoas – MG

  • Paulo disse:

    Grande repórter de campo que conheci. Que Deus o receba com muita alegria do outro lado.

  • washington luiz freitas disse:

    Esperava tecer um outro comentario, pois fiquei sabendo a pouco tempo do falecimento do brilhante Alair Rodrigues pessoa muito boa nao tive o prazer de conhece-lo pessolmente mas isto nao era preciso para saber o grande proficional e ser humano que ele era, meu sincero abraço a familia que esta com certeza ainda triste, mas sabendo que teve a sua frente esta maravilhosa pessoa (Alair Rodrigues)o gigante do ar.

  • JOSÉ R. PEREIRA disse:

    Quando alguém que faz parde de nós vai embora, sentimos que um pouco de nós o acompanha. Com Olair não foi diferente. É muito triste sentir que o bem mais precioso que temos; a vida, se vai a cada dia.
    À todos seus familhares um abraço e a certeza o povo brasileiro sente-se
    muito triste. Os melhores momentos da minha vida pude vibrar com tamanho profionalismo e amor pelo esporte mundial e em especial o futebol do melhor estado brasileiro-Minas Gereais…

  • Antonio de Pádua Messias. disse:

    Lembro do Alair Rodrigues,o grande reporter da bola do gigante do ar,realmente era um grande reporter,vai fazer falta,pois apesar de ter surgido muitos reporters igual a ele jamais,a toda familia de Alair,vai as nossas condolencias.

  • Wagner Rogério disse:

    Não tenho vergonha de chorar nos momentos de dor.A lágrima é a melhor expressão de sentimentos bons.É a melhor resposta ao sentido do amor.Jesus Cristo ao saber da morte do seu grande amigo Lázaro,chorou.E foi ,talvez, essa lágrima sentida que o levou a Betânia para o milagre de ressuscitar o amigo.Meu Pai,quero te dizer que a lágrima é a presença daquela palavra que ficou silenciosa em meus lábios,mas que quer exprimir o que se passa no coração.Te Amo Pai. Do seu filho Wagner,seus netos Alan e Gabriel e sua nora Edvânia.

  • RONILDO J.ALVES disse:

    Lamentável a morte deste exelente comentarista esportivo que ouvi muito na rádio Inconfidencia nos tempos de Vilibaldo Alves ,Luiz Otávio pena,Roberto Marques,Tony José,Cleyton Borges,Afonso Alberto,Marcos Russo,você Chico Maia e outros mais.Tenho uma recordação dele comentando um jogo do cruzeiro e reprisando os gols em uma fita cassete antiga aqui em casa,vou ouvir muito e ficar com saudades da voz do grande Alair Rodrigues…vai em paz ALAIR…Meus sinceros sentimentos a família.Abraço a vc Chico Maia de quem sou fã…

  • VIVIANE SALOMÃO RODRIGUES disse:

    NÓS FILHOS (WAGNER ROGÉRIO SALOMÃO RODRIGUES E VIVIANE SALOMÃO RODRIGUES) E NOSSA MÃE (GENÍSIA SALOMÃO RODRIGUES)
    ESTAMOS SENTINDO MUITA FALTA DO GRANDE HOMEM QUE FOI E SEMPRE SERÁ “ALAIR RODRIGUES”, NOSSO HERÓI, NOSSO ÍDOLO. ELE FOI E SEMPRE SERÁ TUDO PARA NÓS.
    NUNCA TE ESQUECEREMOS NOSSO QUERIDO PAI. QUE DEUS TE TENHA TE RECEBIDO DE BRAÇOS ABERTOS.

    DESCANSE EM PAZ NA GLÓRIA DE DEUS!

    NÓS TE AMAMOS!

    SEUS FILHOS E SUA ESPOSA:

    VIVIANE SALOMÃO RODRIGUES, WAGNER ROGÉRIO SALOMÃO E GENÍSIA SALOMÃO RODRIGUES

  • VIVIANE SALOMÃO RODRIGUES disse:

    NOSSO PAI (ALAIR RODRIGUES) FOI UM GRANDE HOMEM, SEMPRE DEDICADO À FAMÍLIA E AO TRABALHO. DEIXOU UM GRANDE VAZIO EM NOSSAS VIDAS. GENÍSIA (SUA ESPOSA ) ESTÁ SENTINDO MUITO A SUA FALTA.

    VIVIANE, WAGNER ROGÉRIO E GENÍSIA

  • MARIA SALOMÃO DA FONSECA disse:

    ALAIR RODRIGUES FOI UM GRANDE HOMEM NA VIDA, NAÕ SÓ COMO PROFISSIONAL , MAS EM TODOS OS SENTIDOS, FOI UM GRANDE MARIDO, UM PAI EXEMPLAR E MUITO AMIGO DE TODOS, NÃO TINHA INIMIZADES.

    ETERNAS SAUDADES DE SUA CUNHADA: MARIA SALOMÃO E FAMÍLIA.

  • Uma grande perda, um grande amigo. Em uma das muitas entrevistas que fiz com o Alair, ele me confessou que cobriu cinco Copas do Mundo: 1970 (México), 1974 (Alemanha), 1978 (Argentina), 1982 (Espanha) e 1986 (México), todas pela Rádio Inconfidência.
    Carlos Ferreira
    Juioz de Fora-MG
    http://www.carlosferreirajf.blogspot.com

  • Sérgio Ferreira disse:

    Sejam quais forem as aflições e os desafios da estrada,nunca te deixeis intimidar pela força das trevas.Faze brilhar no próprio coração a mensagem inarticulada do amor eterno que a luz do céus abertos te anuncia,cada manhã,de horizonte a horizonte : Deus virá!
    Meu irmão, descanse em paz.

    Sérgio seu irmão.

  • Rosmaria (Rose) disse:

    “A vida não termina onde a morte aparece. Não transformes saudade em fel dos que se foram. Eles seguem contigo, conquanto de outra forma. Dá-lhes amor e paz, por muito que padeças. Eles também te esperam procurando amparar-te. Todos estamos juntos na presença de Deus.”

  • Rosmaria (Rose) disse:

    “A vida não termina onde a morte aparece. Não transformes saudade em fel dos que se foram. Eles seguem contigo, conquanto de outra forma. Dá-lhes amor e paz, por muito que padeças. Eles também te esperam procurando amparar-te. Todos estamos juntos na presença de Deus.” Cunhado, descanse em paz.

    Rosmaria (Rose)

  • Sérgio Ferreira disse:

    Meu irmão Alair, vamos estar juntos um dia.Vamos estar com nossa mãe, nosso irmão Geraldo, nosso irmão Adair e com Deus.Descanse em paz.Vou estar orando po vc, e nossa familia.

    Irmão Sérgio

  • Maria das Graças Lemos da Cunha disse:

    Que pena mesmo!Acho que nunca mais terá um outro juiz de paz para realizar uma cerimonia no civil como o senhor fazia.Eu fui uma dessas pessoas previlegiada.Meu casamento foi simplesmente inesquecivel,lindo.
    Até hoje,lembro das suas palavras.O senhor fazia os casamentos ,com tanto entusiasmo que sentiamos como se fossemos um parente seu. No dia 17-02-2012 foi a ultima cerimonia que vi o senhor realizando aqui no cartorio em Divinópolis,e o senhor falou para meu esposo que ia sair de férias no dia seguinte. Mas que ia deixar anotado o nome dele
    para dar bom dia pra ele de manhã no programa do Mario Costa,quando voltasse destas ferias.Rs.Ele sempre te pedia este bom dia.O senhor não voltou,mas foi para junto de Deus. Valeu Alair Rodrigues!!!E OBRIGADA.

  • antonio vicente sacramento disse:

    Alair Rodrigues , alem de conterrâneo,afinal Santana dos Montes quando ele nasceu pertencia a Conselheiro Lafaiete , um radialista que deixa marcas no radio brasileiro.
    Ao lado de Marrocos Filhos comandou por muitos anos, o programa “craques e cartolas” na Super radio Inconfidência, na equipe de Jairo Anatório Lima. Chegou a hora de saber quem é mais forte, no esporte, no esporte… Volta inconfidência!!!!!!
    Nos anos 80 quando eu fazia parte da equipe 1270, equipe bola de ouro da radio carijós aqui de Lafaiete, sob o comando do Augusto Silva, mantive vários contatos com Alair Rodrigues, que era o porto seguro das rádios do interior mineiro.
    Com ele aprendi, com o mestre admirei ainda mais o radio. Deus continua chamando seus comandados, os quais muito ouvi e muito aprendi, agora Alair Rodrigues.
    Um trepidante da equipe esportiva, grande radialista um gigante no coração.
    Descanse em paz. ALAIR RODRIGUES.
    Antonio Vicente Sacramento

  • João Messias Ferreira Rodrigues disse:

    Ontem, na emocionante despedida do ALAIR RODRIGUES, meu irmão e padrinho, quero agradecer a todos que levaram mensagem de fé e solidariedade à família enlutada. Em especial aos inúmeros Santanenses (Santana dos Montes-MG), que de via voz se comprometeram a dar continuidade nos eventos realizados pelo Alair Rodrigues naquele município

  • Paulo Daniel disse:

    Grande Alair Rodrigues, vamos sentir muito sua falta. Um grande mestre, trabalhei com ele na rádio Divinópolis AM e foi também ele quem fez meu casamento no civil. Que Deus o tenha em sua infinita misericórdia.

  • Bruno Rodrigues Isoni disse:

    Grande Tio Alair, um exemplo de vida!!! Sentiremos a sua falta. Meu ídolo!!! Assim vc me chamava!!!

  • Célio Mariano disse:

    A rádio de minas perde um dos mais brilhantes reporteres, de sua historia, à familia minhas condolencias, a amiga viviane desejo força e muita fé porque esta perda lhe fará muita falta. abraços fraternos. Célio Mariano

  • Dale Robertson disse:

    Boa tarde,Chico..Apesar de inevitavel na vida de todos nós,e sempre uma noticia que não gostamos de receber,esta da morte do Alair Rodrigues entristece a qualquer um fã do radio,não este radio de hoje,nem deste futebol de hoje,onde jogadores a alguns da imprensa se preocupam em ser mais importantes que a bola e que os fatos.
    Fui um fã incondiconal da equipe de esportes da Inconfidencia nos anos 80 principalmente,quando o som da radio, chegava longe demais da capital,morava em Araçuai, e preenchia o meu tempo ouvindo,gravando jogos e programas desta equipe que era insuperavel na qualidade dos profissionais.
    Ficou a lembrança,e quanta lembrança boa desta epoca….
    Va com Deus,parceiro!!!!!!!

  • Klang disse:

    Audísio, mas um presidente que chama o Adilson de medroso, o que de fato é verdade, e contrata o Hélio dos Anjos, sabe mesmo o que é ser medroso? Trocou medo por medo.

  • Valdeci disse:

    Fiquei muito triste ao saber da notícia da maorte do grande reporter Alair Rodrigues, de quem fui fã incodincional, ao ouvir suas reportagens, pela Rádio Inconfidencia nos anos 80.

  • audisio disse:

    Treinador.
    Quem melhor se expressou sobre a característica e perfil do treinador foi o presidente do Atlético Goianiense: “Muito medroso”! Aplica-se a uma filosofia com a qual se idendificariam vários outros treinadores no cenário atual!

  • Ana Maria disse:

    Alair, Que Deus o abençoe meu irmão. Como você vai fazer falta para todos nós. Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado um irmão como você.

  • Um dia triste para mim, para Divinópolis que está prestes a completar 100 anos, um dia triste para o rádio, para o esporte, para os amigos, para a sua família. Presenciei o seu último dia de trabalho como Juiz de Paz, quando fui padrinho de casamento de um casal amigo. O Alair estava pálido, muito fraco. Sugeri que procedesse à realização da cerimônia assentado, o que prontamente aceitou. Fez gracinha com os noivos, mas senti que havia um ar de despedida. Trabalhamos muitos anos na Sucesso no programa Mário Costa em Divinópolis. Ele, com um quadro de esportes e eu com dicas de Português. Às vezes me cornetava:”Você é tão importante, professor, que quando conto às pessoas que você me cumprimenta, ninguém acredita!!” Deus o abençoe, amigo! Você vai fazer falta!

  • Vinicio Vitor Rodrigues disse:

    Belas palavras descritas pelo Chico e por todos que se manifestaram no blog que resumidamente descrevem o grande homem que foi Alair Rodrigues. Como sobrinho tive a felicidade de conviver e desfrutar de grandes momentos e principalmente de suas histórias do mundo do futebol e das frases que sempre dizia “deixa a abóbora alastrar” “aqui está ruim mas na guerra é pior” dentre outras pérolas!!
    Sempre querido e amado por todos deixará MUITA saudade!!
    Tio, descanse em paz!!!

    Informo que o velório está ocorrendo na Câmara Municipal de Lagoa Santa e o sepultamento ocorrerá em Lagoa Santa nesta quarta-feira às 15:00 horas.

  • Ricardo disse:

    Quando eu era criança escutava os comentários esportivo do Alair Rodrigues aqui em Divinópolis .

    Que Deus o tenha em um bom lugar seus comentários vão deixar saudades na área esportiva .

  • Ivone disse:

    Realmente foi uma grande perda, Alair era um companheirão, um excelente cunhado, um amigo alegre, sempre positivo, e infelismente não gosta de falar que estava doente. Fomos descobrir sua doença apenas no mês passado, ou menor tem uns 20 dias. Conseguimos trazê-lo para BH para tratar com muita dificuldade, mas já era tarde. Perdemos um grande cidadão, que Deus o receba na sua imensa glória. Saudades sentiremos e muita. Ele está sendo velado na Câmara Municipal em Lagoa Santa e o enterro será amanhã dia 30/05 às 15 horas em Lagoa Santa/MG.

  • Lincoln Pinheiro Costa disse:

    Chico,

    Mais um da imprensa esportiva que marcou a minha infância e que se foi, depois de Fernando Sasso e Jairo Anatólio. Lembro-me que ele não entrevistava jogador expulso porque dizia que todos tinham a mesma desculpa. Eu estava ouvindo um jogo do Galo quando ele abriu uma exceção e entrevistou o zagueiro Fred, que segundo ele merecia credibilidade, apesar de ter sido expulso.
    Pena que a Rádio Inconfidência tenha sido sucateada e que o futebol daquele tempo também não exista mais. Só vai ficar a memória.
    twitter.com/lincolnpinheiro

  • RICARDO LUCIO FERREIRA disse:

    Chico, uma das lembranças que guardarei comigo do Alair Rodrigues, foi o dia em que ele, ainda na Rádio Inconfidencia me telefonou, dizendo que estava me indicando para a direção da emissora para transmitir a Copa do Mundo do México de 1986, quando houve aquele problema com os narradores da emissora. Ele me disse, estou lhe indicando por que você é muito bom na narração esportiva, mas infeliz, como eu tenho outra atividade fora do Rádio, acabei não podendo aceitar o convite. Fica em nossa memória O OUTRO LADO DA NOTICIA, que ele ainda usava em Divinopolis, não com este nome, mas com a maneira de apresentar as noticias. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de conviver com esta grande pessoa. Descanse em paz companheiro

  • marcio disse:

    Alair sim muito bom, bem diferentes dos de hoje que estao na itatiaia. uma perda muito grande.

  • REGINALDO MOREIRA disse:

    ALAIR rodrigues este sempre estara em nossa memoria ums dos maiores comentaritas que tive o prazer de acompanha que descance em paz;

  • JOSÉ MAYA disse:

    TIVE O ENORME PRAZER DE ACOMPANHAR O ÁUREOS TEMPOS DA RÁDIO INCONFIDÊNCIA NAS DÉCADAS DE 70/80…UMA GRANDE EQUIPE ESPORTIVA DAQUELA ÉPOCA NOMES COMO LUIZ OTÁVIO PENA, TANCREDO NAVES, MARCOS RUSSO, ROBERTO ROCHA, RONALDO RIBEIRO, JONAS CONTI, JAIRO ANATÓLIO LIMA, JUGURTA ANATÓLIO E CLARO O GRANDE REPÓRTER ALAIR RODRIGUES (Q DEUS TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS NO CÉU).

  • Paulinho Quadros disse:

    Acompanho o Alair desde a Rádio Inconfidência o gigante do ar,adorava o outro lado da notícia ,está formada novamente a dupla Marrocos Filho e Alair Rodrigues,descanse em paz meu amigo,Paulinho Divinópolis.

  • Paulo disse:

    Alair Rodrigues era conhecido por “O Repórter da Bola”
    Era um profissional independente. Não fazia média com ninguém!
    Vá com Deus Alair. com certeza vai se juntar com as almas boas: Jairo Anatólio Lima, Oswaldo faria e tantos outros que já se foram para o andar de cima!

  • Emerson Rodrigues disse:

    Triste notícia, sem dúvida. Tive o prazer de ouvir o Alair nos tempos de comentarista da Rádio Inconfidência. Mais tarde, soube das muitas Jornadas Esportivas que ele trabalhou como repórter. Em 2009, o conheci pessoalmente. O rádio mineiro está de luto.

  • Eduardo Russo disse:

    Ouvia sempre os comentários do Alair Rodrigues por volta das 6h20 da manhã na Sucesso FM de Divinópolis. Adorava sua forma de “noticiar” o esporte, a forma com que interagia com o locutor Mário Costa. Este deixará saudades e, sem sombra de dúvidas, deixará a imprensa esportiva divinopolitana desfalcada. Descanse em paz Alair!!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais um da turma do JAIRO ANATÓLIO LIMA (O melhor locutor esportivo de minas de todos os tempos) que se vai…A INCONFIDÊNCIA (O GIGANTE DO AR) já teve sua época de OURO no esporte Mineiro…ALAIR RODRIGUES fêz parte..Profissional correto…Meus sentimentos…