Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Modelo de normas em estádio que deveria ser adotado no Brasil

Vejam que trecho interessante da coluna do Fernando Rocha, que será publicado no Diário do Aço, de Itabira, amanhã:

* “Para refletir”

O estádio “FedEx Field” de Washington, capital americana, com capacidade para receber 93 mil pessoas, palco do último amistoso da nossa Seleção, registrou mais de 63 mil torcedores e apesar de muitos brasileiros e latinos, recebeu um público predominantemente jovem em sua maioria formado por americanos, embora o “soccer” seja o sexto ou sétimo colocado na ordem de preferência da  população do país, perdendo inclusive para o golfe.

Ao contrário dos estádios brasileiros, nos EUA a venda de bebidas alcoólicas é liberada. Cada setor tem sua própria área de bares e restaurantes e só não compra a bebida de sua preferência livremente quem não faz uso ou não quer, pois há diversos caixas eletrônicos espalhados pela área destinada ao público.

E, não se tem notícias de brigas, agressões, invasões do gramado, ninguém faz xixi no copo plástico  e joga na cabeça do outro;  ou manda o colega plantar “xuxu”, o que confirma o acerto da tese de que a causa principal da violência nos estádios não é a venda de  bebidas alcoólicas, mas sim a impunidade.

Nos EUA, além de uma boa educação, a justiça funciona. E o cidadão que  transgredir a lei é preso, paga multa altíssima, o que vai gerar um  atraso descomunal na sua vida. 

Então, ninguém quer saber de confusão, pois todos sabem que o preço a pagar por um ato de irresponsabilidade é muito alto. Enquanto isso, aqui nos nossos grotões, o torcedor-energúmeno faz o que bem quer, apronta todo tipo de confusão, quando não tira a vida de outras pessoas, pois sabe que pouco ou nada vai lhe custar, principalmente se tiver dinheiro para pagar um bom advogado.


» Comentar

Comentários:
9
  • MARTEUS: Obrigado por discordar de mim, afinal, “toda unanimidade é burra”, não? Abraços…

  • Marteus disse:

    Jb nao existe no mundo pais com maior diversidade cultural que a america,aposto com vc que estes jivens citados acima sao filhos ou netos de italianos,portugueses,gregos etc.e com certeza muitos brasileiros, no Brazil somos 27 estados la sao 50 .Agora ja olhando pelo comentario do Marcao discordo tambem,ele pelo que da pra entender acha que nao tem solucao, eu como bom ATLETICANO nunca vou entregar os pontos acredito ate o fim.A cada vitoria acredito que se ganhar o proximo ja e CAMpeao.

  • Alisson Sol disse:

    Um detalhe: passou no Brasil o sujeito que tentou invadir o campo ao final do jogo? Provavelmente não, pois as geradores devem ter cortado isto do sinal internacional rapidinho, e o sujeito foi cercado por 6 policiais que rapidinho mostraram a ele “a mão da lei”!

  • Ronaldo Totoli disse:

    O Estados Unidos também foram colonizados por vários, há várias raças, etnias, credos, do mesmo jeito que o Brasil. Há 50 estados, cada um com uma cultura diferente também. O que muda, como bem disse o texto, é a educação e o respeito às leis. Só isso. DNA diferente é coisa de gente ignorante que coloca a culpa de tudo em Deus e outras coisas e não olha pro próprio rabo.

  • Alisson Sol disse:

    Então aceleramos bem a genética, pois uma mudança populacional de DNA levaria no mínimo alguns milhares de anos…

    Gente ruim existe em todo lugar. O problema do Brasil, como já repetido por muitos, é a impunidade. Acho que falta também um pouco de “participação popular” não apenas para cobrar como para envergonhar quem faz coisa errada. É interessante como as pessoas são capazes de criar sites para vigiar jogadores na noite, mas ninguém cria um site para vigiar políticos de dia!

  • Adolfo Soares disse:

    gostei da sua observaçao marcao. desse dna que vc disse esta farto por ai.

  • Adolfo Soares disse:

    desculpe JBcruz . esse seu comentario foi dureza viu . acho que vc deveria se informar sobre os EUA ( local onde se encontra o estadio ) mais precisamente washington ( capital daquela naçao).
    ja vi vc dizer besteiras e verdades sobre futebol , tentando denfender seu saqueado cruzeiro , temos que respeitar . mas essa de hoje foi demais . dizer que nosso dna é diferente! entao nos EUA eles tem dna iguais???????? e so por isso existe respeito entre as pessoas ????? os EUA tem territorio e populaçao maiores que o BRASIL, mistura de raças e culturas bem maiores que as nossas .em uma unica rua de nova york por exemplo vc é capaz de ver dezenas de pessoas de nacionalidade diferente . e nem por isso se tem essa bagunça e desrrespeito que impera em nosso pais. as pessoas se respeitam por terem educaçao e aqueles que resolvem infrigir as leis , das mais simples ou as mais pesadas, sao punidas quase que imediatamente. com penas exemplares que desanimem a quem queira fazer a mesma coisa.
    nosso problema, caro JB, nao e o tamanho do nosso pais ou as misturas culturais ! é questao de educaçao mesmo, o povo acha normal sujar as ruas jogando um simples papel pela janela do carro,
    normal pegar as coisas que nao nos pertence, normal nao respeitar os direitos dos outros , etc……..
    talvez daqui a 10 geraçoes chegaremos perto do que se ve nos paises de primeiro mundo. pessoas convivendo com respeito e obedecendo a maioria das regras sociais.
    infelizmente se vc for olhar , a america latina esta com esse mesmo comportamento ( vide jogos pela libertadores no paraguai. jogam de tudo no campo) . ( jogos decisivos no brasil : foguetes soltados de madrugada para nao deixar o adverssario dormir). isso è o reflexo da nossa pobresa (financeira e social).
    agora na europa nao existe esse tipo de comportamento. nao que eles sejam ricos necessariamente , mas ja se habituaram a agir de forma civilizada, o fato de estarem em bando nao significa que podem fazer baderna . se fizerem algo sabem que serao punidos.
    por fim , concordo com vc so em uma coisa ,nao devemos nos comparar a essas naçoes mais civilizadas mesmo nao . por que se fizermos isso , teriamos que fazer igual ao avestruz , enfiar a cabeça no buraco , tamanha seria a nossa vergonha .
    Acho que nos resta cada um de nos fazer a nossa parte, basta agirmos nas ruas da mesma forma que agimos dentro da nossa casa. so essa simples atitude ja seria suficiente para melhorar nosso pais .

  • É.. realmente o brasileiro tem o tal “D.N.A diferente”… o da maldade, da impunidade, da corrupção, da impunidade e de várias outras mazelas! Pobre e sofrido povo brasileiro, que periodicamente fica nas mãos de certas autoridades coniventes.
    – Realmente estamos (sic) “… deitados eternamente em berço esplêndido! Quanta hipocrisia!

  • J.B.CRUZ disse:

    O D.N.A. do brasileiro é diferente de todos os povos, vêz que é UNIVERSAL..somos descendentes de várias raças,etnias,credos..Nosso PAÍS é um continente dentro do continente América do Sul..Enquanto nos outros Países cada um tem sua cultura, no BRASIL temos 27 estados,cada um com cultura,hábitos,supertições e modos de agir diferentes..Não nos devemos comparar com outras NAÇÕES, pois somos parte de cada uma…E isso é bom…