Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fernandão demitido; Celso Roth volta amanhã; meias verdades do Cuca e boas perguntas

Mais um grande clube faz nestas duas semanas finais de Brasileiro o que o Cruzeiro já deveria ter feito: agradecer ao treinador e iniciar a preparação para a próxima temporada.

Pressionado por torcida e conselheiros o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, anunciou a demissão do Fernandão, que foi ídolo da torcida como jogador.

A contragosto porque tinha anunciado que o técnico comandaria o time até o fim. Mas como tem clássico contra o Grêmio na última rodada, que estará valendo o vice-campeonato para o arquirival, o Colorado preferiu não arriscar ter um time desmobilizado em campo.

O nome de Dunga é o mais cotado para a vaga.

Fernandão entrou no lugar de Dorival Júnior, que deixou o time em sexto lugar, na 10ª rodada. Agora o time está em oitavo.

Com ele, foram 26 jogos, nove vitórias, oito empates e nove derrotas, aproveitamento de 44,9. O auxiliar Osmar Loss deverá dirigir o time nos dois jogos finais.

Enquanto isso no Cruzeiro Celso Roth viajou novamente depois de um jogo para Porto Alegre, domingo, e se reapresenta amanhã.

 

No Galo, Cuca continua dando explicações pela queda de rendimento do time no returno. Disse na entrevista coletiva:

__Não é um fator que acontece. São vários. Primeiro, que nosso primeiro turno foi atípico, com 80% de aproveitamento, como o segundo turno também não é o que a gente pode, a gente pode mais que isso. Mas existem lesões, existe mau momento do jogador, jogador com autoconfiança em baixa, e isso tudo faz com que um, dois ou três diminuam a intensidade como ocorre em qualquer grande equipe. E isso ocorreu. E, principalmente, fora de casa, nós pecamos. No primeiro turno, acho que vencemos cinco e no segundo turno não”, destacou Cuca, para quem a história poderia ter sido diferente caso a campanha fora de casa tivesse sido um pouco melhor.”

Nenhum treinador, no cargo, pode falar o que realmente gostaria, para não se desgastar com seus próprios jogadores e diretoria. Mas daqui uns dias sai a lista de dispensa e depois de mais alguns dias começam a ser anunciadas aquisições.

Aí a verdade do técnico aparecerá; nas posições onde ele sabe que o time não teve jogadores à altura. Ele defende o Guilherme em todas as entrevistas, e está no papel dele. Mas já falou várias vezes que falta “um pouco mais” de vibração ao jogador. Ou seja: Guilherme não encarna o espírito do Atlético, mas é um jogador que não pode ser desvalorizado porque tem apenas 22 anos e o mercado está aí, atrás de bons jogadores. Trata-se de uma boa moeda de troca.

Se vibrasse mais, se fosse mais esperto, Guilherme teria dado um bico naquela bola que ele tomou do Montillo, ao invés de tentar sair jogando. Foi falta nele sim, porém o árbitro não deu e não adiantaria chorar. Ali saiu o empate do Cruzeiro, aos 47 do segundo tempo. Se a bola estivesse lá na área do Cruzeiro ou ido para fora, sairia o apito final e o jogo acabaria.

Contra o Corinthians, em São Paulo, foi parecido. A bola era dele, que quando acordou, já tinha perdido para o jogador do clube paulista que iniciou a jogada do 1 a 0, pegando a defesa desarrumada.

Perguntaram-me sobre a falta que o Danilinho fez no returno. Sim, porém, este é o risco que todo clube corre quando contrata um jogador problemático, que pode deixá-lo na mão a qualquer hora, por motivos extra-campo.  Desempenhava função fundamental no esquema do Cuca. Azucrinava as defesas adversárias pela direita e meio, além de voltar para marcar e impedir os contra ataques. Bernard fazia a mesma coisa pela esquerda.

Para agüentar um ritmo desses o jogador tem que ter condição física invejável, o que exige cuidados totais dentro e fora de campo. Danilinho deu uma relaxada, caiu de produção e ainda por cima começou a faltar a treinos, extrapolando a tolerância mínima que se exige de um profissional.

 

Mas não é só treinador que costuma falar “meias verdades” em seus pronunciamentos públicos. Li uma frase do Neto, agora comentarista da Band, onde ele comete um excesso de amizade com o seu compadre Ronaldo.

Veja:

 Craque Neto 10@10neto

“Hoje o maior goleiro do Corinthians que eu vi jogar completa 45 anos! Parabéns @Ronaldo601!!! Meu cumpadre e irmão! http://fb.me/20rkMUopo  ”

 

Só mesmo sendo amigo e compadre para dizer que o Ronaldo jogou mais que um Dida, ainda por cima no auge, por exemplo.

 

Mais duas twittadas interessantes de hoje:

 

O americano Jotapê Saraiva@jotapesaraiva  questiona:

“O Corinthians anunciou a Caixa Econômica Federal como patrocinadora máster até 2014. Estatais que patrocinam clubes: O que acham disso?”

 

Pura força política com o PT de Lula, assim como o Flamengo mostrava com o PSDB ao ter a Petrobras, o Botafogo a Liquigás, o Vasco com a Eletrobrás, ambos na era PT, com ajuda do governador Sérgio Cabral (PMDB); e Inter e Grêmio com o Banrisul.

Em Minas Gerais os tucanos venderam (ou deram?) os nossos bancos Bemge, Credireal e Agrimisa para a iniciativa privada. Mesmos bancos que nos anos 1980, no governo Hélio Garcia, patrocinaram Atlético, Cruzeiro e América.

 

O apresentador da Record, Marcos Maracanã, escreveu:

maracana@marcosmaracana

“Bruno destituiu ambos os advogados e com isso o julgamento deve ser adiado.Nao tem como continuar sem advogados de defesa. Seria manobra?”

 

Ele sabe melhor que eu e que qualquer um de nós a resposta: é claro!


» Comentar

Comentários:
20
  • Ricardo Lemos disse:

    Ainda na linha de reforços, talvez uma boa pedida possa ser o Maikon Leite. Inclusive porque ele pode fazer a função que o Danilinho vinha fazendo bem no primeiro turno, além de servir como alternativa tática para o ataque.

    Também do rebaixado Palmeiras (vai ter que dispensar jogadores), o Wesley é um nome que agrada.

    – Contratações:
    – Tardelli ou Robinho (ataque) e Maikon Leite;
    – D’Alessando ou Marcinho (meio campo) e Wesley;

    – Renovações
    – Ronaldinho Gaúcho
    – Júnior César

    – Nova oportunidade:
    – Erón
    – Giovanni Augusto

    Time:
    – G: Victor, Giovanni e Paulo Vitor (Renan Ribeiro, se renovar, poderia ser emprestado);
    – Z: Réver, Leonardo Silva, Rafael Marques, Gilberto Silva, Sidimar;
    – LD: Marcos Rocha, Carlos César, Michel;
    – LE: Júnior César, Eron;
    – V: Pierre, Leandro Donizete, Filippe Soutto, Serginho,
    – M: Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Wesley, Giovanni Augusto e D’Alessando ou Marcinho;
    – A: Jô, André, Berola, Maikon Leite e Tardelli ou Robinho

    As formações:
    Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Júnior César, Pierre, Leandro Donizete, Wesley, Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli.

    Giovanni, Carlos César, Rafael Marques, Gilberto Silva, Eron, Filippe Soutto, Serginho, Giovanni Augusto, Marcinho, Jô (André), Maikon Leite (Berola)

  • Ricardo Lemos disse:

    Acredito que poucos ações já manteriam o Galo na briga por títulos:
    – Contratações:
    – Tardelli ou Robinho (ataque);
    – D’Alessando ou Marcinho (meio campo);

    – Renovações
    – Ronaldinho Gaúcho
    – Júnior César

    – Nova oportunidade:
    – Erón
    – Giovanni Augusto

  • Ricardo Lemos disse:

    Aprovo a renovação do Cuca por vários motivos:
    – é sabido que continuidade no comando é um dos fatores que ajudam a trazer bons resultados no futebol;
    – ele é totalmente dedicado ao clube, tanto que mora na Cidade do Galo;
    – ele tem total controle sobre o grupo;
    – um time que brigou recentemente para escapar da parte de baixo da tabela foi campeão mineiro invicto e vai ser segundo ou terceiro do campeonato brasileiro, não pode abrir mão do técnico.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Será que o Roth vai pro Inter? E o Gilvan pensando que ele ficou chateado por não continuar na Toca em 2012…

    Ronaldinho Gaúcho sujou sua imagem ao sair de todos os clubes de sua carreira. Nem mesmo aos 32 anos, parece que quer ser ídolo e criar identificação com algum clube e uma torcida apaixonada. O cara recuperou o futebol e está (ou estava…) recuperando o prestígio e… lá vai o irmão dele fazer oferta pro Fluminense. É brincadeira. Parece que é a grande chance de fazer o pé de meia. Vai fazer falta, porque jogador como ele é raro de aparecer no mundo e ele joga o melhor de tudo fora, que é ser ídolo eterno. A torcida do Grêmio sabe bem o que estou afirmando. Tão craque, tão rico e só pensa em dinheiro. Quanta pobreza. De espírito.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Asneira por asneira, a briga é boa, caro “claudio – 21:06″…
    Se por um lado o Celio Alvarenga usou e abusou da provocação ao comentar sobre seu time, por outro lado você ( conforme demonstrou ) e sua torcida aumentam as conquistas do cruzeiro e diminuem as do rival, mostrando um raciocínio megalomaníaco e total falta de senso nas comparações…

    Saudações!

  • claudio disse:

    Oa Celio Alvarenga, se nao tem nada para escrever ,nao escreva ,informe se melhor de quantos titulos nacionais e internacionais que o Cruzeiro tem,para depois escrever esse monte de asneira,titulos que o 6alo ate hoje com mais de CEM anos nao tem.

  • Raws disse:

    Chico e amigos, boa noite! Dica da semana.
    Não sei porque, hoje lembrei- me de um video do grande Mario Cortela, no youtube de nome “Você sabe com quem está falando”, já faz muito tempo que o vi, porém quem não teve a oportunidade, não deixem de ver. Abraços.

  • Raws disse:

    Telê quase se tornou uma unanimidade, porém foram anos e anos de trabalho e muita competência para alcançar esse feito. O Cuca é um tecnico relativamente novo e nesse pouco tempo de carreira, o mesmo está mandando muito bem, equívocos com certeza aconteceram e acontecerão, como por exemplo, projetar e insistir na função de Escudero e Guilherme no lado direito e o pior, querendo que os mesmos marcassem como Danilinho, outra coisa que discordo, é pensar que o Berola consegue jogar contra uma defesa fechada, ele é o jogador para o contra ataque. Eu acredito que muito em breve o Cuca começará a colecionar títulos e tomara Deus que seja no próximo ano.

  • caio disse:

    O Guilherme foi e sempre será o terror do GALO.

  • luiz ibirité disse:

    Boa Tarde Chico e amigos do blog!
    Só um pitaco, o Guilherme está se tornando um foguete molhado, a diferença é que o seu empresário e a diretoria celeste (perrelas) já fizeram um caixa absurdo no jogador.

  • Richard disse:

    Sobre treinadores:
    O Cuca faz o que tem e pode fazer. Faltou elenco. Tivemos covardia em alguns jogos. Temos de entender tambem o fator sorte (os times de Goiás são a pedra no sapato do Galo). O Roth foi o melhor treinador que as meninas puderam ter. O Marcelo Oliveira não vai dar certo porque é Atleticano. Na primeira derrapada a parte mais descontrolada da torcidinha azul vai detoná-lo.

    Sobre jornalistazinhos:
    Tenho verdadeira ogiriza do Josino Ribeiro da Globo. Ele devia vestir uma camisa do Cruzeiro e virar cupinudo (também chamado de cupincha) do Guigui Mendes. Seus comentários são sempre favoráveis às meninas-moça e maldosos contra o Galo. Exemplo de hoje: “O Eder tem seus ídolos, um deles o Ronaldinho Gaúcho, mas o do Barcelona”!!!!!!!!!! Precisava disso?
    Quanto ao Neto, já falei aqui uma vez que ele não vale o pupu do cachorro dele.

  • renato cardoso de faria disse:

    Boa Tarde Chico, em relação ao Atletico e ao tecnico Cuca, que alias fez um bom ano no Galo teve seus meritos e muitos alias. Para mim, ele pecou em 2 aspectos que estão diretamente um ligado ao outro. Quando soube que o Danilinho ja não pertencia ao elenco do Atletico ele não poderia insistir tanto com jogadores para fazerem as mesmas funções que o Danilinho fazia, se não deu certo com Escudero, Guilherme, Belora, ele teria que mudar o esquema de jogo do time, ou colocando outro volante pra a liberdade do Marcos Rocha, ou colocar o Carlos Cesar para fazer esta função. O Cuca ficou refém de um esquema muito bem montado e treinado por ele. Não teve a capacidade de mudar este esquema de jogo. Outra coisa é colocar o Guilherme para marcar o tempo todo, concordo que o Guilherme não tem o espirito do Galo, mas é um bom jogador jogando na sua função de atacante. São opiniões minhas, não quero ser o dono da verdade, mas acho que faltou o Cuca enxergar isso. Um grande abraço.

  • EDUARDO - BH disse:

    A contrataçao de jogadores e tecnicos envolvem enormes cifras e muitos detalhes. Geralmente são sigilosas as negociações para nao despertar a concorrencia ou atrapalhar o andamento. Além é claro de serem de uma importancia fundamental para o clube. Então porque estes assuntos são tratados em restaurantes ? Não consigo entender isto. Cuca acerta com o Galo em uma churrascaria !; Assis negocia com dirigentes do Flu em um restaurante da barra no Rio ! e por aí vão diversas manchetes deste tipo imprensa afora. Ora, para que servem as salas de reunioes das emponentes sedes dos clubes?
    Vai entender este mundo da bola….

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O Cruzeiro, além de não definir logo essa questão do novo técnico, ainda quer deixar transparecer que o problema a ser resolvido é somente este. Quando na verdade, a coisa é bem pior…

    E, a se confirmar o que se vem especulando por aí, com contratações só de jogadores da Série B e a manutenção dessa barca toda que já está aí, é SEGUNDONA na certa !

    Tive uma conversa nesse fim de semana, com uma pessoa ligada ao Sr. Márcio ( Vice-Presidente do Cruzeiro ), que me deixou mais desanimado ainda… O Dr. Gilvan está mais perdido do que cego em tiroteio…

  • podem falar o quiserem,mas não há como negar que o saldo do ano de 2012 para o galo é altamente positivo!depois de anos sofrendo as agruras da zona de rebaixamento voltamos à brigar no alto da tabela(o campeonato de pontos corridos proporciona sensações estranhas,quem escapa da queda na última rodada termina de astral mais elevado do que o vice-campeão por exemplo!)!enfim paciência!os atleticanos podem se orgulhar do time que conquistou vaga na libertadores!desafio qualquer um,à me apresentar um só analista que antes do campeonato começar apostaria que chegaríamos lá!por fim a verdade que doi:o modesto ypiranga do barro preto está de volta às suas origens,voltando à ser o que era nos anos 50!é fato que toda a história deste clube acanhado se resume aos 37 anos entre a conquista da taça brasil de 66 e a tríplice coroa em 2003!foi apenas uma fase boa,como a do bangu do castor de andrade ou o bragantino do nabi abi chedid!se a fase continuar ruim sugiro uma nova troca de nome!

  • J.B.CRUZ disse:

    O INTER fez bem e o CRUZEIRO também..

    Já o CUCA é aquela “velha” conversa para boi dormir…

    O NETO está certo, o RONALDO no Corinthians foi o melhor dos goleiros..

    Caro Chico, os Bancos Bemge,Agrimisa e credireal foram “entregues” pelo P.M.D.B. de tancredo e posterioromente hélio Garcia qque era vicegovernador na época e foi para o lugar tancredo quando este ganhou de maluf no colegio eleitoral para presidente em 1.985..O.P.S.D.B. foi uma dissidência do P.M.D.B. e fundado em 1.989..Não?..Agora quem “quebrou a “MINAS-CAIXA”(POUPANÇA), FOI NEWTON CARDOSO (P.M.D.B. 86 a 90)…Agora o caso Bruno virou bagunça..Em épocas passadas(R.M) ele seria julgado a revelia…

  • alex disse:

    Chico , sobre o Neto , ele fala isso pq ele só viu jogo quando jogava em campo, por isso só viu o Ronaldo. Depois disso ele só engana. NUnca viu o Dida ou Cassio!

  • Thomaz disse:

    Clube de futebol profissional patrocinado com dinheiro público é o fim da picada. Nem sei se conheço tantos palavrões suficientes para adjetivar isso. E sem essa desculpa de que os outros já fizeram. Agora, a responsabilidade é única e exclusiva de quem está no poder. Cada um faça o favor de assumir a sua responsabilidade. E digo mais. Se os tucanos deram os nossos bancos, eu não me lembro de ter tido banco e, se tive, não me recordo de ter sido beneficiado com isso. Lembro-me bem (e muito bem!) é da hiperinflação e da farra de tudo quanto é tipo de banco, público e privado. Nunca votei no Fernando Henrique. Na época era jovem e trouxa, mas reconheço que ele e sua equipe fizeram um grande trabalho ao controlar a inflação, pois só quem viveu naquela época recorda-se dos sucessivos planos econômicos fracassados. Aliás, se sou um dos donos da Petrobras como dizem que sou, por que pago gasolina tão cara?

  • Alexandre Luiz disse:

    Ontem o Lélio Gustavo falou do Wesley do Palmeiras na vaga do Danilinho. Continuo com a minha opinião que o Atlético só precisa buscar o Wesley pra fechar o time. Enquanto isso, já que Inês é morta, o Cuca podia testar o Carlos Cesar na direita junto com o Marcos Rocha.

  • Ricardo Lemos disse:

    Acho que o momento atual não tem margem para clubes serem patrocinados por órgãos públicos. Principalmente porque as sedes administrativas dos órgãos ficam normalmente no Rio de Janeiro (a maioria) ou São Paulo.

    Já notaram que as estatais federais até então só patrocinavam clubes cariocas? Agora que o declarado fanático corintiano ex-presidente da república passou por lá é que vão patrocinar também um clube paulista.

    Aí somos cúmplices desta “pouca-vergonha” que acontece no futebol, pois é o nosso dinheiro que financia esquemas de compra de títulos em favor deles.

    Se querem associar a marca a alguma coisa esportiva, porque não construir quadras nas escolas, centros de excelência olímpicos, patrocinarem torneios de diversos esportes para incentivar a prática esportiva, etc. ?