Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Árbitros mineiros 2013; a saída de Juliano Lobato e a convocação do Felipão

* Esperança de melhores arbitragens em 2013 

Não tenho dúvida que já na primeira rodada do Campeonato Mineiro haverá muitas reclamações contra as arbitragens, no interior e na capital. Ainda mais com um clássico, na reabertura do Mineirão, dia 3.

Com ou sem razão o perdedor sempre põe a boca do mundo, transferindo a responsabilidade total do mau resultado para os homens do apito. É assim quase no mundo todo, porém, pior em Minas. Não que os árbitros mineiros sejam piores que do resto do Brasil, mas a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro, põe a razão e o bom senso dos dirigentes em algum esconderijo, antes, durante e depois dos clássicos, entre eles e contra o América, que normalmente é o fiel da balança.

Desmoralização

Muitos erros graves à parte, as injustiças contra os nossos apitadores foram muitas, que os levaram a um processo de desmoralização que comprometeu a imagem deles nacionalmente, com interferência direta nas escalas da comissão de arbitragem da CBF.

Nem no Rio Grande do Sul, onde está a rivalidade mais radical do país, Inter e Grêmio queimam os apitadores gaúchos, como em Minas. Tomara que este ano seja diferente, e que haja colaboração por parte dos clubes e até da imprensa, que normalmente entra na onda dos dirigentes e turbina a campanha contra os nossos árbitros.

Melhorou

A Federação Mineira de Futebol aumentou os seus esforços visando diminuir os problemas do apito. Ao nomear o ex-árbitro José Eugênio para o comando do setor, o presidente Paulo Schettino apostou no diálogo e temperamento calmo do novo comandante, que conseguiu progressos nos últimos dois anos.

Com o José Eugênio estava outro nome respeitado, o também ex-árbitro Juliano Lopes Lobato, que infelizmente acaba de entregar o cargo, para se dedicar integralmente à função de vereador em Belo Horizonte.

Credibilidade

Juliano Lopes Lobato foi eleito com 7.907 votos. Desses, 6.700 apenas no seu próprio bairro, o Barreiro, o que atesta a sua credibilidade, pois quase foi eleito por apenas quem o conhece pessoalmente. Mas Juliano não vai se desligar totalmente, já que continua como assessor da CBF em Minas, cujo trabalho é informar à comissão nacional de arbitragem os erros e acertos dos apitadores que atuam no estado, nas séries A, B, C e D.

Impondo respeito

Juliano firmou a sua credibilidade ao não aceitar calado acusações e xingamentos tão comuns no futebol a um árbitro ou auxiliar. Em 2005, reconheceu em entrevistas após uma derrota do Atlético para o Valeriodoce, 3 x 2, no Mineirão, que errou ao apitar um pênalti para o clube de Itabira. O então técnico do Galo, Procópio Cardoso Neto, soltou a frase: “O juiz até admitiu o erro, não é? Mas e o produto do roubo, aonde é que está? Os três pontos… e se o juiz admitiu, né? A polícia tem que ir atrás”.

Foi condenado pela 12a Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a indenizar o Juliano em R$ 10 mil.

Mostrando serviço

Juliano parou de apitar aos 30 anos de idade; hoje está com 40 e a sua atuação junto ao José Eugênio foi muito positiva para a arbitragem mineira.

Como vereador, com poucos dias de mandato já apresentou 17 projetos, nenhum propondo nomes de ruas ou outras banalidades. Todos voltados ao esporte e à terceira idade. Um deles cria um fundo para o futebol amador, que viria de 1/3 dos 5% do ISS que a prefeitura cobra de todo jogo entre profissionais em Belo Horizonte.

Não tem jeito

Toda convocação de seleção brasileira gera debates. Da lista do Felipão, só estranhei a volta do goleiro Júlio César, que se queimou na Copa de 2010 e atualmente joga em time da prateleira de baixo da Inglaterra, o Queens Park Rangers.

Era previsto que Jefferson, do Botafogo, não seria chamado, já que foi o próprio Felipão que o dispensou do Cruzeiro, em 2001.

Fred e Ronaldinho Gaúcho devem bagunçar a defesa da Inglaterra no amistoso do dia 6 em Wembley.

E que coisa hein!? Leandro Castán, que a torcida do Galo detestava, tipo Werley (cujo futebol continuo defendendo), chegou lá:

A lista completa:

Goleiros: Diego Alves (Valencia-ESP); Júlio César (Queens Park Rangers-ING)

Laterais: Adriano (Barcelona-ES); Daniel Alves (Barcelona-ESP); Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP);

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique-ALE); David Luiz (Chelsea-ING); Leandro Castán (Roma-ITA); Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

Volantes: Arouca (Santos); Paulinho (Corinthians); Ramires (Chelsea-ING)

Meias: Hernanes (Lazio-ITA); Lucas (Paris Saint-Germain-FRA); Oscar (Chelsea-ING); Ronaldinho (Atlético-MG)

Atacantes: Fred (Fluminense); Hulk (Zenit-RUS); Luís Fabiano (São Paulo); Neymar (Santos)

JCESAR

Julio César, ressuscitado por Luiz Felipe Scolari


» Comentar

Comentários:
24
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Eu vi a estréia do Leandro Castán in loco num clássico contra o cruzeiro em 2005 e ele estreou muito bem. Pra mim foi o melhor daquele jogo…
    Foi o reserva de Cáceres e Lima e posteriormente de MArcos e Lima.

    Num jogo em que o time do Galo não jogou absloutamente nada, o Galo tomou uma sapecada do Atlético-PR na baixada em 2007 e pegaram o Castán de bode expiatório. Ele não teve uma sequência ruim, apenas por este jogo de resultado drástico escolheram a peça mais “frágil” pra colocar a culpa. Ele é muito melhor que o Werley, sem sombra de dúvida.

  • Ricardo Lemos disse:

    Caro Johnny, este comédia é assim mesmo. O Diego Souza era chacota, sempre citado nas contratações que representavam fracasso para o Galo.

    Agora, como diria Vinícius de Morais, “de repente, não mais que de repente”, o cara que foi mandado embora do Palmeiras, do Galo e do Vasco (veja o motivo pelo qual ele saiu do Rio – http://www.youtube.com/watch?v=ifHbTLUIQ7A) e também do mundo árabe (porque será que ficaram 3 meses com o cara preso lá sem pagá-lo? Será que foi injustiça?) volta a ser craque e excelente profissional. Isto sem nem ter jogado ainda.

  • Johnny disse:

    Thales Rosa, veja como foi a saída dele do Palmeiras. Em 2009 o time tinha uma vantagem gigantesca pro segundo colocado, e pipocou na hora H ( D Souza incluso). Na hora do pega pra capar, amarelou.

    Pra quem nao tem memória, como Diego saiu pela “porta da frente” do palmeiras em 2010.

    http://youtu.be/twLk3KaYAQg

  • Adolfo Soares disse:

    Estou impressionado com o quanto esse tal de tales rosa sabe das coisas .

    A necessidade de aparecer esta levando ele a mostrar o quanto é facil se passar por entendido.

    sabe de todos os times , de todas as posiçoes , de todos os tecnicos etc…

    “JULIO CEZAR esta velho ( 33 anos ) e como é um goleiro baixo vai precisar muito da sua impulsao ” KKKKKKKKKKKKK . se fosse assim o rogerio ceni e o dida ja teriam parado . pois nao teriam mais impulsao.
    no entanto estao ai em dois times de ponta no brasil.

    so para citar uma das muitas besteiras que essa figura diz .

  • Paulo disse:

    Marcelo Sat disse:
    Chico,
    Vi a pouco no site do EM, no link da TV Alterosa uma matéria sobre uma tentativa de invasão ( ? ) da Galoucura á subsede da Mafia Azul no Barreiro na tarde de hoje. Você tá sabendo de alguma coisa a respeito… ?
    Sem trocadilho mas… que loucura…. a que ponto estamos chegando….. Tá deixando de ser esporte pra virar guerra ?
    Abs

    Pois é Marcelo. Se o péssimo time de 2012 do cruzeiro empatou com o galo imagina o desespero deles agora. Isso é o desespero. Medo de outra goleada. Medo de 6!

  • thales rosa disse:

    Johny o Diego Souza tinha sido apenas o melhor jogador do campeonato de 2009, alem de estar na seleção..

  • Alexandre Luiz disse:

    Chico, também acredito muito no Werley.

  • Vladimir disse:

    Chico,

    Se me lembro bem, a torcida do Galo até gostava do Castan, que inclusive formou trio de zaga, isso mesmo, trio, com Lima e Caceres. Quem não tinha simpatia por ele era o Levir, que o dispensou.

  • Thomaz disse:

    Castán é uma exceção à regra e quando jogava aqui não era uma “brastemp”. E quantos a torcida detestou e que se confirmaram em outros clubes como jogadores medíocres? Castán tornou -se um bom zagueiro, mas quem o considera “top” é o Felipão. Werley? Ruim nas bolas altas e meio lento. Se consertar isso, a culpa é da torcida do Atlético? Tomara que melhore, mas, quando jogava aqui, apresentava esses defeitos. Melhor fazer como o Bernad. Recebeu vaias (merecidas), saiu chorando de campo, mas correu atrás e mostrou serviço e aí recebeu aplausos. A questão Júlio César e Jefferson é absurda. O Júlio pode ser resgatado de suas falhas, mas o Jefferson está condenado para sempre por ter sido um dia dispensado de um antigo clube do treinador? Em tempo: Felipe Souto estreou bem no Vasco. Esse é um caso a ser pensado, embora não tenha saído do Atlético por problemas com a torcida. O Vasco hoje é um risco, mas é um clube grande e uma oportunidade para que ele jogue como titular e desenvolva seu futebol, algo que não estava sendo possível no Atlético.

  • Ricardo Lemos disse:

    Com os milhões de técnicos que temos no nosso país, só poderíamos ter milhões de possíveis convocações mesmo.

    Felipão colocou um zagueiro aí (Dante) que sinceramente não conheço e, por isto, jamais convocaria. Mas desconheço porque não vivo profissionalmente do futebol. Se vivesse, até terceira divisão de campeonato asiático estaria assistindo para conhecer o máximo possível sobre futebol do mundo.

    Agora, Júlio César parece desnecessário. O tetra foi conquistado com um goleiro que não atravessava um bom momento na carreira. Será que o supersticioso daquela seleção era o Parreira? Além das falhas na seleção, o Júlio César saiu da Inter porque estava muito mal e já andou tomando seus frangos lá no “grande Queens Park Rangers” também.

  • mauricio souza disse:

    O Leandro Castan é igual a Alcir, um jogador que o Galo tinha, que não jogava nada, mas sempre era convocado. Coisas do futebol. Outro dia ouvir na ESPN que o Guardiola para se tornar um tecnico de ponta tem que ganhar uma copa do mundo igual ao Parreira e o Felipão.

  • Johnny disse:

    Hahaha esse Thales Rosa fala muita borracha.

    1. Quem preferiu o Diego Souza ao Renan Oliveira foi o técnico Dorival, não a torcida do Atlético.

    2. Diego Souza tava longe do auge, física e tecnicamente. Tinha sido escorraçado do Palmeiras pela torcida, e vinha de um longo período sem jogar.

  • Vinicius disse:

    Thales,

    me permita discordar de você quanto a preferimos Daniel Carvalho e Renan Oliveira a Diego Souza. Eu como muitos fui um dos revoltados a ver o Diego Souza no banco para estes dois jogarem e as vezes nem relacionado no banco ele era. Infelizmente caiu no Atlético um tal de Dorival Júnior. Na minha opinião técnico sem visão, limitado e com complexos com jogadores como aconteceu com o Diego Souza. O burro do Dorival não deu valor e atenção ao Diego Souza. Ele fez uma excelente pré temporada, ficou com o preparo físico em dia visando um ano muito jogando pelo galo e o idiota do Dorival queimou o cara tanto que ele pediu para ir embora. E na minha opinião fez o certo, ele estava preparado para voar e o Dorival técnico fajuto não deu chance a ele. Ainda bem que esta porcaria esta no Flamengo e que ele consiga acabar de vez com o time da globo. Apesar que eu acho que ele está apenas esquentando o banco para o mano.

  • thales rosa disse:

    Parece que de Zagueiros, Laterais, Meias e volantes a seleção esta definida e relativamente bem… Faltando apenas Kaka para completar o Meio e talvez Ralf.

    No ataque nao temos uma opção perfeita, mas temos bons nomes Fred, Neymar e Lucas acho que entrosados sao capazes de resolver.

    O problema real esta no Gol, Julio Cesar acho que ja era é um goleiro de 33 anos com 1,85 oque é uma estatura “baixa” para um goleiro. Nesse caso ele depende muito de sua impulsao e seus reflexos que com a idade vao se tornando menores.

    Creio que seria a hora de Chamar Diego Cavalieri, Fabio e o Diego Alves. Sendo que um dos tres será o titular na copa. O cassio se continuar com boas atuações pode entrar nessa lista tambem, mas precisa mostrar mais que apenas os jogos das finais da libertadores e do Mundial.

    Querendo ou nao o Fabio esteve entre os tres melhores goleiros do Brasil nos ultimos 4 anos.

  • Nelson Henrique disse:

    Carlos Hebrique,
    Bom dia.
    Você poderia me dizer onde encontrou a publicação do tal contrato? Foi na Internet? Se foi, poderia indicar o site.
    Você resumiu o texto? A redação do contrato não é esta que esta ái! Não ? Se for vou começar a fazer contrato e vender para a Minas Arena.

  • Junior Gam disse:

    Leandro Castan, Hulk, Julio Cesar,não merecem estar na lista de convocados.

  • Marcelo Sat disse:

    Chico,
    Vi a pouco no site do EM, no link da TV Alterosa uma matéria sobre uma tentativa de invasão ( ? ) da Galoucura á subsede da Mafia Azul no Barreiro na tarde de hoje. Você tá sabendo de alguma coisa a respeito… ?
    Sem trocadilho mas… que loucura…. a que ponto estamos chegando….. Tá deixando de ser esporte pra virar guerra ?
    Abs

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,

    quem sou eu para contestar a opinião de quem já viu e vê tantas vezes o jogo praticamente dentro das 4 linhas, que é o seu caso.

    Mas, em contrapartida, diz o mestre Tostão que “quem vê o jogo lá de cima enxerga muito mais.”

    Para mim, L. Castán, Werley, Leandro Almeida, Lima (engraçado, as viúvas dele sumiram!!!) e outros que já vestiram o manto sagrado não passam de “genéricos” que se destacam pelo sofisma que virou o futebol brasileiro, tipo “ele é melhor que fulano que jogava nesta posição”, ou seja, “o ruim é bem melhor que o péssimo”.

    Daqui a pouco tem gente equivalendo Castan a Thiago Silva.

  • Thiago disse:

    Júlio César?Luis Fabiano? Felipe Luis?Leandro Castan? E desse jeito vamos passar muita vergonha, se pegar a Espanha é coro, se pegar Argentina é coro, se pegar Alemanha, outra tunda. E pra acabar com o pequi do Goiás!

  • Thales rosa disse:

    E a torcida do atlético sabe oque é bom?? Eles prefeririam daniel Carvalho e renan oliveira que o Diego Souza em seu auge…

  • Raws disse:

    Se não me engano foi o tecnico Levir culpi, que autorizou a dispensa do Leandro Castan e com nossa omissão, então vamos reclamar de quê?
    Com a indicação do atual técnico da seleção, fiz a seguinte suposição:
    Prorroga-se o final de carreira de um grande craque, ganha muito o R49 com mais um ano de motivação, ganha muito o Galo logicamente e ganha muito a seleção brasileira, que sem alguns craques veteranos, estaria fadada ao fracasso, pois ao contrário do que disse o Felipão, estamos ne uma entre safra das bravas!

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Concordo em parte com o Johnny, que sempre traz comentários sensatos, acrescentando que o Thiago Silva só não foi chamado porque está machucado, assim como o Marcelo (lateral do Real Madrid)

  • Carlos Henrique Soares Rodrigues disse:

    Olá Chico. gostaria que você publicasse um assunto de interesse de muitos : Contrato Exploração Mineirão Parte Final.
    02 Tipos de contratos :
    * Por jogo( Atlético)
    * Fidelidade 100%
    Condição Geral :A Minas Arena têm por direito assegurado, Reter da renda bruta bilheteria 22% de Aluguel / cobrar despesas do jogo[ +-30%ou mesmo A cada 10.000,00 ingressos +- 150.000,00 sendo : ISS 2% / Inss 6% / Quadro móvel / Juiz 3 % etc.. ] , explorar 100% Bares e também public. estática . Oferecer 54.000,00 ingressos ao mandante com 100% direito a ele e ter direito a 8.000,00 ingressos de cadeiras VIP para comercializar de forma independente dos clubes ( Os clubes não tem obrigação com essa carga de ingressos ) . E ainda repassar aos clubes participação na renda estacioanamento .
    Foi oferecida a todos clubes de Minas (ISOMANIA) a condição especial a título de fidelização caso Clube compromete a mandar 100% de seus jogos no Mineirão, sendo assim é fornecido algumas regalias/Benefícios esclusivos como :
    Direito a 03 Camarotes
    Bar Temático
    Museu
    Loja
    5% renda Estac/Public/Bares
    Isenção de Aluguel de 22%
    O Cruzeiro acertou essa fidelização ( Benefício para 25 anos ) já o Atlético não quis nem América.
    É bom que se diga que a Minas Arena poderá sempre que quiser oferecer pacotes e modalidades especiais/promocionais como forma de exploração do estádio da forma que quiser e só tem que preocupar em oferecer a mesma forma a todos os times mineiros como diz no Contrato PPP do Mineirão.

    ******Favor Editar isso e posicionar os torcedores . É muita gente falando besteira por aí, inclusive alguns que dizem ser especialistas no caso***

    – Divinópolis/MG

  • Johnny disse:

    Castan é o Anderson Polga da vez. Tem mt menos bola que Réver, Dedé e Thiago Silva que nao foram chamados.

    J Cesar e L Fabiano ja eram. Hulk é invenção, não é jogador de seleção.