Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Banalização brasileira: Caminhão do Corpo de Bombeiros para Chorão

O líder comunitário Mário Assis, de Belo Horizonte, pediu que eu compartilhasse essa manifestação dele no facebook.

Não vou entrar no mérito de questões pessoais do cantor, circunstâncias da morte dele e nem da qualidade musical, pois gosto, cada um tem o seu.

Eu até gosto de algumas músicas cantadas por ele.

Mas, realmente, estão banalizando o desfile em caminhão de Corpo de Bombeiros, que antigamente era uma honraria para pessoas que realizaram feitos de grande mérito.

Confira:

* “QUE ABSURDO!!!”
Ouvi hoje no Bom Dia Brasil que o corpo do “Chorão” antes de ser sepultado, participará de um cortejo em desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros da cidade de Santos.
Preciso ser franco e serei.
Essa nobre prerrogativa é para pessoas que sempre viveram de forma digna, de conduta exemplar e prestaram bons serviços a sociedade.
Apesar da comoção que abateu a juventude, preciso lembrar que o “Cantor” morreu por uso de drogas e que qualquer ação irresponsável como essa servirá como apologia ao uso de entorpecentes.
“Chorão” não é e nunca foi referencia nos movimentos sociais e sua partida precoce se deu por sua livre vontade.
O que me assusta é ver e sentir o silêncio dos que se dizem cristãos e não demonstram repudio a essa situação.
Vá “Chorão, leve o meu perdão mas não conte com a minha omissão!!!
Mário de Assis – Presidente da FAPAEMG – Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais. (Entidade que sempre lutou contra as drogas).
Se você concorda, comente e compartilhe!!!


» Comentar

Comentários:
42
  • camilla disse:

    Eis uma opinião típica da “tradicional família mineira”. Vergonha. Ninguém vive pra ser exemplo pra ninguém.

  • Mara disse:

    Com droga ou sem droga, concordo com o blogueiro, ele não era nenhuma autoridade para que seu cortejo fosse em caminhão do corpo de bombeiros. Ele se tornou uma pessoa publica por meio da musica, mas, não agradou a todos e muito menos, fez algo em prol do Brasil para merecer tanto. Eu sempre fui fã do Chorão e continuarei sendo, mas, não acho que ele merecia está em cima de um caminhão de Corpo de Bombeiros, pois isso, daria margem para outros cantores terem a mesma homenagem.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    “Seus heróis, morreram de overdose. Seus inimigos, estão no poder” !!!

  • Marcelo disse:

    Chico, sou assíduo leitor de seu excelente blog. Lamento por desta vez você ter dado espaço a uma opinião preconceituosa e reacionária, tão característica da demagógica e nefanda “tradicional família mineira”.

  • J.B.CRUZ disse:

    As pessoas não são perfeitas!!!
    Elas não são.
    Elas cometem erros.
    E quando cometem, elas sofrem,elas pagam,dentro delas, elas pagam.
    Então , quando quando os outros cometem erros; e eles vão cometer, tente lembrar disso para perdoá-los…
    Somos imperfeitos!!!
    Expelhe-se nos outros e experimente capitalizar seus acertos e ao mesmo tempo ignorando os erros….
    “”quando alguém lhe magoar ou ofender,não retruque,não responda da mesma forma.
    Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar,ofender e magoar para sentir-se forte””..
    Não desperdice tempo;é disso que a vida é feita….Nossos sentimentos á família do rapaz…….

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fala meu camarada Emilio “iludido” Figueiredo. Bão?
    Sei, sei…
    Esta piadinha já está gasta.
    A América fala do Galo, pra sua tristeza… rs
    Vários países ligados no bom futebol do Galo e sua estrela R10.

    Já comprou a BRAHMA pra assistir o Galão hoje e ficar secando?

    Abraço!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Dudu Comédia Maio,

    O KAIU está tentando divulgar a marca do Atlético. Por que na Libertadores ninguem o conhece.

  • H.Almeida disse:

    meus parábens audisio!!!!!!!!!!!!!!
    seu comentário foi perfeito!
    que o digam os primeiros sambistas do brasil só eles sabem o preconceito que sofreram!

  • Richard disse:

    Sr. Mário de Assis.
    Quem falou que ele morreu de overdose? O sr. conheceu o “Chorão”?
    Como uma pessoa que possui dentro da própria casa tantos problemas, onde os principais são o bullying, falta de qualidade no ensino, mensalidades que anualmente são reajustadas acima da inflação, salário de miséria dos professores, relacionamento entre professores-alunos, etc, pode se prestar a julgar outra pessoa de um meio onde não possui conhecimento. Se o sr. quer adentrar no mundo das drogas, porque não realiza este tremendo esforço na busca da solução do uso de crack que assola mlhares de família? Elas não merecem também mostrar seu drama ao público em um caminhão de bombeiro?
    O “Chorão”, era uma pessoa querida, mais um artista que entrou em depressão por entender que o mundo o qual defendia em suas letras é uma utopia, principalmente o Brasil onde em todos os setores encontramos diariamente pessoas demagogas de mente curta e entorpecida pelas piores drogas que existem: o poder e a arrogância.

  • Rodrigo César disse:

    Mário de Assis,
    vc foi completamente infeliz no seu comentário. Chorão era visto como um líder pela juventude. Juventude, que ele Chorão, queria que mudasse o país, o sistema, que tinha que ter mais amor com o próximo, que mostrasse a simplicidade das coisas boas da vida. Ta certo que o Chorão nunca foi santo, assim como na igreja tem muita gente disfarçada de santo.

  • Alexandre do Vale disse:

    Os heróis deveriam ser homenageados quando tombam, desfilando pela cidade em caminhões dos Bombeiros.
    O porteiro do prédio que sai de casa às 5 horas e vai pro trabalho em ônibus e metrôs abarrotados, os professores que dedicam todo o seu tempo para educar os filhos dos outros, os enfermeiros que acompanham as dores e as alegrias dos pacientes, o motorista que lida com a pior parte da sociedade, gente x trânsito, a maioria muito mal remunerada. Este heróis sim, deveriam ser homenageados com toda a pompa, são eles que carregam o nosso país nas costas, com sangue, suor e lágrimas.
    Quanto ao Chorão, ficamos tristes com esta perda, era um bom cantor, autor de músicas muito boas e apreciadas pela juventude, parecia um bom homem. mas deveria ter uma despedida mais discreta.

  • Queiroga disse:

    O texto tem certos exageros e mentiras!
    1 – Ainda nao se sabe o motivo da morte o IML ainda nao divulgou! Porem no texto ai fala que o Chorao morreu por consumo de drogas.
    2 – ELe tem um grande numero de fas, que desejam prestar a ultima homenagem para ele. Seria bacana entao ele em carro aberto do bombeiro para que o fas prestem a homenagem. Nao seria justo com os fas nao ter essa oportunidades.
    Texto ridiculo e preconceituoso e mais sem causa de conhecimento sobre o assunto!

  • audisio disse:

    Roberto Carlos tão idolatrado hoje escandalizou a sociedade brasileiro e foi considerado um mau exemplo para a juventude com seu primeiro hit “Me aqueça neste inverno”. A geração anterior que adorava Vicente Celestino, Nelson Gonçalves o achava irreverente, fraco musicalmente, aproveitador, subversivo.
    Meus caros, a ADEMG informa: Vocês envelheceram!
    Os jovens que namoraram se divertiram e vivenciaram suas letras e músicas, independente de serem boas ou más não está nem aí para o que vocês acham, principalmente se as músicas eram boas ou más. O importante é que dentro do contexto deles ele representou muito.
    Não conheço nenhuma música dele e não gosto do gênero “skate rock brasileiro”, mas…
    Quanto aos caminhões de bombeiros, os heróis de ontem são os vilões de hoje… Tudo dentro do relativismo natural do ciclo da vida!

  • Klang disse:

    Esse povo chora demais. Deixa o cara desfilar. O que discuto é a qualidade musical desse Chorão e sua banda, que resumo nesta frase: são fracos e serão esquecidos. E ainda tem gente que o chama de poeta de uma geração. Poesia é outra coisa, outro tempo pra declamar que foge do padrão musical. Poesia é Drummond, Quintana, Oswald de Andrade. Se fosse taxado como músico – de qualidade duvidosa – de uma geração, ainda vá lá.

  • Ricardo Lemos disse:

    O caso da Elis foi semelhante ao do Chorão (ao que tudo indica): droga e álcool em excesso. E ainda hoje a gaúcha é justamente lembrada por sua obra.

    Como muitos lembraram, o caso envolve algo seríssimo que é a depressão. É claro que isto explica, mas não pode justificar. Só que não pode ser desconsiderado e também não nos faz capaz de julgar os outros.

    Vejo que muitos concordam que o que uma pessoa pública faz na sua vida pessoal não pode ser capaz de tornar banal alguma homenagem (póstuma ou não) por parte dos seus fãs.

    Para quem quiser ver um pouco da doença segundo o médico Dráuzio Varella:
    http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/depressao-atinge-350-milhoes-de-pessoas-no-mundo/2411751/

  • Jean Francesco Ferreira disse:

    Comentário preconceituoso e inadequado. Esse artista foi sim, porta-voz de uma geração de jovens. A comoção não é exagerada, nem tampouco a homenagem em desfile aberto no carro de bombeiros injusta. O exemplo que ele deixa é na sua obra. E essa obra é extramente relevante no país e fora dele. Toda homenagem ainda será pequena para o Chorão. Que vá em paz.

  • Eurico disse:

    Pois é, a Elis Regina morreu em decorrência de uma mistura letal de cocaína e álcool e foi levada em cortejo em um carro do Corpo de Bombeiros… o Presidente da FAPAEMG se lembra disso?

  • geovanyaltissimo disse:

    Tambem acho que não tem nada a ver, o cara tinha um monte de fãs gostava de esporte, tem todo o direito de ser homenageado pelos amigos e fãs. A vida pessoal dele em nada nos interessa.

  • roger disse:

    concordo e dircordo ao mesmo tempo, mas a discussão foi muito boa e abordou vários tópicos interessantes mas muitos outros ficaram de fora, talvez por falta de tempo como o meu então meu post acaba aqui.

  • valcir Alves disse:

    mariô de Assis você devia procurar saber mais sobre a doença chamada depressão , tive este problema com uma pessoa próxima só deus sabe o quanto e grave antes de julgar as pessoas procure conhecer a causa.

  • valcir Alves disse:

    merecida a homenagem para o chorão só ouvir suas musicas muitas falas das safadezas do políticos do brasil. os bandidos de verdades estão em brasília todos soutos…..

  • Maurício Almeida disse:

    Eu sabia o quanto Chorão era importante para o rock brasileiro. Mas o que me intriga é o seguinte: porque só agora lembraram dele? Porque só agora compartilham fotos e frases dele no Facebook? Penso que ele só foi valorizado depois da notícia de sua morte. A morte dele é um lamento, mas não o suficiente para ser levado no Corpo de Bombeiros e nem ser exemplo. Abraços!

  • Junior disse:

    Prezado Mário/Chico,

    Acredito que de fato existe uma banalização da utilização de carros de corpo de bombeiros para desfile de algumas celebridades. Mas não se pode apenas denegrir a imagem do Chorão apenas por esta questão de uso de drogas.

    Neste caso, a cidade de Santos faz justa homenagem a um grande cidadão daquela cidade. O Chorão não foi apenas um músico que atraia jovens. Era um compositor talentoso, escreveu dois filmes, divulgou e ajudou a popularizar o skate no Brasil trazendo vários projetos através dos próprios recursos. Além disso, o mesmo mantém o espaço Chorão Skate Park.

    Se avaliarmos todos estes fatos é justa a homenagem feita pela cidade e pelo time santista ao seu ilustre torcedor.

    Abraços

  • Lorena Adrian disse:

    Uai, o laudo da perícia já saiu? Gozado, achei que com 30 dias que saía para dizer as causas da morte de alguém.

    Falar de alguém que morreu é fácil demais né? Essa pessoa não está mais aqui para se defender!

    Não vejo o cortejo como uma apologia às drogas mas como homenagem a alguém que cativou e conquistou muita gente. Chorão era uma figura pública.

    Se ele tem problema com drogas isso é uma ferida da sociedade brasileira que precisa fechar os olhos pro fútil como Futebol e Carnaval e começar a realmente cuidar das suas chagas.

    Acho que a morte de qualquer pessoa por câncer decorrente de uso de cigarro, morte violenta provocada por acidentes de trânsito causados por excesso de velocidade e/ou bebidas, vinganças tolas, enfim, motivos banais devem nos conduzir para algo além de ficar apenas julgando o comportamento do outro. O que nós temos feito pelos nossos filhos (sou mãe!)?

    O cortejo?? Pra mim foi apenas uma homenagem a alguém que cativou milhares. Sou fã da banda, nunca senti vontade de dar um trago que fosse por causa das músicas do CBJ, o Chorão abordou temas como viver a vida, “lutar pelo que é seu” e até tem vídeo dele ensinando a galera sobre valores. Tem gente que declara que largou as drogas ouvindo a música dele. E aí? O relato dessas pessoas não valem né?

    Se foi drogas, eu lamento. Se foi morte natural, eu lamento. Eu apenas lamento por ele ter partido, talvez pudesse contribuir mais ou ter a chance de fazer melhor na sua própria vida!

  • Marcos Almeida disse:

    tsc tsc tsc
    Isso é o Brasil.

  • Rodrigo Assis disse:

    MERECE

  • Ricardo Lemos disse:

    Discordo totalmente da crítica. Este desfile é praticado quando se trata de pessoas públicas ou quando o velório/enterro envolve um número muito grande de pessoas.

    Chorão era o líder de uma banda que possuía milhares de fãs. Acho absolutamente normal e correto o envolvimento de autoridades que, inclusive, devem garantir a segurança.

    Quanto ao comportamento do Chorão, concordo com o que diz o Renato Cardoso. Não devemos transferir responsabilidades muito mais nossas para o estilo de vida de algumas pessoas públicas.

    Artistas, de um modo geral, não têm comportamentos pessoais exemplares. Normalmente fazem uso excessivo de drogas e álcool, mas nem por isto devemos deixar de admirar a sua arte ou nos comportarmos como eles. Também sou capaz de entender que devo fazer “o que eles dizem e não o que eles fazem”.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Fala sério…

    O cara tinha umas músicas bacana e tal…

    Mas o que estou vendo por aí, depois da sua morte, é que estão transformando o cara num ícone da música Brasileira.

    A julgar por essas “referências” dos nossos jovens, dá uma tristeza de pensar no futuro…

  • Junior Gam disse:

    Era um cantor conhecido, não era bandido, não vejo nada demais nisso.Temos ,neste país, outros acontecimentos que realmente deveriam nos revoltar.

  • Renato Cardoso disse:

    *Relaxamento

  • H.Almeida disse:

    acho puro preconceito quanto ao chorão!

    não é porque ele não gosta do cara ou de sua música que sua opinião deve prevalecer!

    em sua maioria as letras do chorão pregam o respeito aos amigos a família e a crença de que o trabalho é o único caminho para o crescimento!

    é aquela velha estória : faça o que digo mas não faça o que eu faço!

    ele estava com problemas e precisava de ajuda,mas não a teve e afogou as mágoas em uma combinação perigosa!

    não defendo o uso de drogas, mesmo acreditando no livre arbítrio,desafio aqui quem nunca afogou as mágoas numa bebedeira?

    dupla sertaneja convocando a juventude a tomar todas e ficar chapado em toda música atual pode né,afinal a bebida é droga liberada!

    quanta hipocrisia!!!!!!!

    oportunista é o sr.Mario de Assis que devia usar seu posto pra sair em defesa da escola pública e de seus professores que ganham mal demais e sem nenhuma estrutura!

    demagogia,depois da impunidade é o maior mal deste país!

    Sr. Mario de Assis

    gostaria que incluísse à sua “notória”luta contra as drogas a luta contra a demagogia pois assim faria um bem enorme a todos os alunos da rede pública do nosso estado,pois assim pouparia a todos nós de ver figuras tão oportunistas nos cargos de elevada importância para nossa sociedade!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Até na hora da morte, os piadistas entram em ação.

    Dizem que o Chorão deixou o Charlie Brow e foi para o Sepultura!

  • salomão Amaral disse:

    A vida particular de uma pessoa não interessa a ninguém. O que importa é a relevância de seu trabalho. E queira ou não, as composições feitas por ele agradam a quem é fã e quem tem o gosto voltado para o rock. Me digam se o Garrincha, pela vida que levou, mereceria o cortejo? Mas por sua profissão, sim, merecia. Ele sendo um cidadão de Santos e a cidade achando que ele seja merecedor, não há mal algum. Não considero banalização. Neste caso, uma honraria regional mais que justa.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Concordo.

  • thales rosa disse:

    Mario Assis discordo de vc, dizer que isso é uma apologia, ou um incentivo ao uso de drogas é bobagem. Cara usa droga quem quer, bebe quem quer, fuma quem quer! Ninguém obriga ninguém a usar substancia alguma. E um gesto como esse não pode ser tomado como uma apologia ao uso de drogas.
    Cara aposto minha vida que o SARNEY vai desfilar em vários carros de bombeiro, em Brasília, no maranhão e por ai e ninguém vai questionar! O SARNEY matou muitas pessoas indiretamente! Matou crianças quando fez as falcatruas com dinheiro publico.. e ai oque você me diz Mario Assis? Sera que podemos sair julgando as pessoas por ai??
    No caso do Chorão, ele foi ícone de uma geração, eu gostava das musicas dele. Entretanto creio que ele ajudou a descriminalizar os skatistas no Brasil. Não sou skatista nunca andei e nem quero andar! Mas a sociedade via o skatista como um malandro que so sabia fazer aquilo la e pronto. Então não venha com essa de que ele não é e nem nunca foi referencia de movimento social, ele foi sim! Ele era um cara que não tinha medo de falar oque pensava!
    Agora vc quer denegrir o cara porque usa drogas é bobagem! Em nossa sociedade grandes figuras usam drogas, jornalistas, Governadores, Senadores, Jogadores de futebol a coisa esta banalizada e volto a afirmar usa a droga quem quer!! Eu não uso drogas, e não tenho nada contra quem usa, o cara esta prejudicando ele mesmo e fazendo sua família sofrer.
    Ser Cristao Mario é acima de tudo não julgar ninguém, ninguém pode saber oque se passa na vida do outro, o que levou ele as drogas. Pelo que li ele saiu de um casamento de 15 anos a apenas seis meses, vivia sozinho, os amigos dos tempos que a banda fazia show todos os dias sumiram. O cara estava em depressão e ninguém apareceu para ajudar, nenhum Cristao foi ajudar e vc vem com esse papo de que cristão tem que repudiar o cara??? Eu heim sou ATEU mas sei que ser cristão em primeiro lugar é amar o próximo….
    Em relação ao carro de bombeiro acho errado para qualquer pessoa! Usar carro de bombeiro significa usar DINHEIRO PÚBLICO, significa usar uma frota que já é pequena para algo que não é sua finalidade! ME fale porque jogador de futebol e politico podem ter desfiles e o CHorao não?

  • Márcio Luiz disse:

    Nunca ouvi falar que alguém pedisse pra ser exemplo. O cidadão SE TORNA bom ou mau exemplo pela sua conduta ao longo da vida.

  • Rodrigo disse:

    Pelo que eu saiba não foi diagnosticado que foi por causa das drogas ainda. O cara sofria de depressão, não duvido que foi a mistura de remédios e álcool.

  • Renato Cardoso disse:

    Eu penso que deputados, senadores, prefeitos cassados, etc, é que realmente lesam com o Brasil, para esses sim, até o salario que recebem é um desrespeito. Ao passo que essa homenagem ao Chorão, oportunista ou não, não desabona o corpo de bombeiros. A respeito do Chorão, tenho 32 anos e sempre gostei das suas musicas e de seu engajamento em determinadas áreas, no entanto nunca me espelhei em seu comportamento pessoal. E vejo que essa geração, é fruto muito mais do relachamento dos pais, autoridades e governo, do que propriamente um cantor que não esqueçamos, nunca pediu para ser exemplo.

  • Paulo Araujo disse:

    Pois é, muito bom ver pessoas indignadas.
    Realmente é um absurdo essa informação, mas temos que lembrar que é apenas mais uma. Não tem gente que ainda acha os marginais que estão presos na Bolívia inocentes? Apenas porque nos brasileiros temos uma situação econômica melhor? Não suportando ver que um País pobre, na verdade um dos mais pobres do mundo, ter uma justiça mais agiu do que a nossa.
    Esta homenagem é mais um dos deboches que nos proporcionam nossas elites politicas e das quais engolimos passivamente, nada mais do que isso.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Gosto das músicas da banda dele e tal, mas concordo com crítica acima.

  • Martens disse:

    Concordo !!