Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exigência é grande e contusões se tornam cada dia mais rotineiras

Essa correria intensa de quase todo jogo no futebol brasileiro tem preço, e alto.

O nível de esforço cobrado dos jogadores atualmente faz com que o grande número de contusões seja cada vez mais comum e rotineiro, principalmente quando a temporada chega ou passa da metade, como agora.

Sujeito machuca até em brincadeira antes do treino, como foi o caso do Ronaldinho, que atua numa posição, onde o grau de exigência é maior ainda.

E obviamente, na maioria dos casos, quanto mais velho o atleta, mais as chances de se machucar e mais tempo para se recuperar.

Isso sem falar em choques, porradas dos adversários ou jogadas mais duras. Nestes casos, quanto mais craque, mais caçado. É a lei natural do mundo da bola.

Os especialistas da preparação física e da fisiologia contam que no Brasil um jogador corre em média, de 7 a 11 quilômetros durante os 90 minutos.

Até os anos 1980 a média era de 4 a 7 Km.

Na Europa, a média é de 10 a 14 quilômetros, mas as temperaturas na maior parte do ano são muito mais baixas do que no Brasil.

Outro detalhe interessante nessa história é que a medicina esportiva brasileira é a de maior prestigio no mundo. E não só pela competência dos nossos médicos no dia a dia, mas pela necessidade que os nossos clubes têm de recuperar depressa os seus jogadores.

Ao contrário dos europeus que têm dois ou até três jogadores de alto nível para cada posição, aqui, os times têm a conta do chá, e olhe lá!

Daí a necessidade dos médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e massagistas se virarem e descobrir técnicas de recuperação mais rápidas.

No Galo, Richarlysson não joga mais este ano em função de um estiramento; Dátolo está seguindo o mesmo ritmo do Guilherme e agora está em tratamento de uma dor na panturrilha; o jovem lateral Michel passou por uma artroscopia, mas já já volta.

Réver tomou um pisão no pé, sem gravidade, mas também não deverá jogar contra a Ponte Preta, quinta-feira, no Independência.

NEYLOR

A contusão do Ronaldinho fez com que o Dr. Rodrigo Lasmar (esquerda), que já é brilhante, recorresse à experiência do seu pai, Neylor, para discutir fórmulas de tratamento mais rápido, visando colocar o camisa 10 em campo no Mundial do Marrocos.


» Comentar

Comentários:
27
  • Frederico Dantas disse:

    Agora acabou o impasse, Marcão. Você falou, acabou. Tirei a viseira. Nossa! Como pude viver tanto tempo com isso?

    Agora vejo tudo. Todos os títulos atleticanos, poucos, por sinal, foram conquistados em campeonatos com níveis técnicos bastante superiores. Já os do Cruzeiro foram só na maciota, em campeonatos fáceis e de baixo nível técnico. Como já estão concluindo desta provável nova conquista.

    Fui libertado! Agora vejo tudo!

  • Para acabar de vez o impasse dos adversários, façam uma pesquisa e respondam-me: quantos títulos sulamericanos e mundiais tem as equipes do Olimpia e do Sporting Cristal?

    – Tirem as viseiras, celestes (se for possível, é claro)!

  • Vinicius Campos disse:

    Boa Humberto. É Isso aí como dizem os antigos o bom e velho chumbo trocado.

  • Frederico Dantas disse:

    Caro zécarlos.

    Não resta dúvida disso, sobre o Atlético ser tricampeão sul-americano.

    Assim como o Cruzeiro é 6 vezes campeão nacional e 4 vezes campeão sul-americano.

  • humberto disse:

    Chico, estão falando que os jogadores do galo estão machucando é por excesso de jogos e tudo mais, só que o rick não foi titular o ano todo, o michel só entrou em pouquissimos jogos, o dátalo nem jogou este ano, então pra mim contusão mesmo é só do r10, que foi muscular, o réver foi pancada. Agora eu tenho certeza que o R10 vai estar em campo muito antes do previsto, quem viver verá. Pra terminar como o mundo dá voltas, quando o galo ganhou a libertadores este ano a turma do outro lado deitou falação dizendo que a libertadores estava fácil, nivelada por baixo e tudo mais, só porque o galo ganhou. Agora pouco tempo depois tái o brasileirão que tem na parte de cima botafago e atletico do paraguai, assim o futebol brasileiro não vai aguentar, e tem mais no ano que vem vai ficar mais fácil ainda ganhar o bi da libertadores, pois se confirmando mesmo estes montes de bondes representando o brasil o galão da massa vai deitar e rolar de novo.

  • Frederico Dantas disse:

    É mais difícil ganhar a Libertadores sobre o Sporting Cristal.

  • Carlos Biro disse:

    Thales, voce tem certeza que é cruzeirense? Com esse nome… Sei nāo.

  • zécarlos disse:

    O Galo é tri campeão Sul-Americano. Todos os três títulos conquistados dentro de campo, nenhum deles por fax, nenhum deles por favor, nenhum deles por conchavo.

  • Luciano Nogueira disse:

    O que é mais difícil? Ganhar uma Conmebol em cima do Olimpia (que havia ganhado a libertadores pouco tempo antes), ou a libertadores sobre o Sporting Cristal?

  • Marcos Vitório disse:

    A conquista da Commenbol sempre valeu só quem entrou na pilha dos rivais que desvalorizou. As conquistas que tem valor são só a deles. Mas esse complexo de vira-lata acabou para os atleticanos com a conquista da Libertadores. Além disso, temos conquistas antigas que não reivindicamos e nem contabilizamos como conquistas nacionais com o titulo cantado no hino de duas vezes campeão dos campões.

  • Eduardo BH disse:

    Contusao fake?
    Dois grandes profissionais da medicina iriam se sujeitar a isto? Os caras sao extremamente eticos . Construiram uma carreira brilhante e solida. Jamais aceitariam isto.

  • lauro disse:

    Não sou médico mas o que ouvi foi que o Kalil pegou uma preparação fisica de 12 meses e resumiu ela em 6 meses ( para copa libertadores ) ; como o corpo humano tem limitações os jogadores não estão aguentando e as contusões se vem se tornando corriqueira, não sei se procede a informação mas com os fatos recentes aparenta ser verdadeira, a estrategia foi correta considerando que veio o título mas como podem ver tem um preço.

  • carlos santana disse:

    Fausto, o Atlético comente um grande erro ao valorizar pouco os títulos da commenbol, e mídia mineira muito azulada nos últimos anos ajuda muito a menosprezar os feitos do galo, 42 anos sem título é uma balela.

  • Fausto, muito simples: a Conmebol só não vale para àqueles que nunca a conquistaram, além dos invejosos, coniventes…

  • joao disse:

    Thales!

    O Bobo dos Bobos!!!!!!

    Que mala………….

    Alguém discorda??????????

  • Alison Nogueira disse:

    Boa tarde Chico!

    Guarde o meu comentário. Esse tratamento de plaquetas é um dos mais revolucionários já visto, consiste em tirar o próprio sangue e aplicar no músculo, a recuperação é muito rápida, esse método foi pesquisado e difundido pelo Dr. Luiz Moura e chama-se “Auto-Hemoterapia”, aposto que o Ronaldinho Gaucho recupera antes do previsto. Quem quiser pesquisar sobre esse método é só assistir ao vídeo no youtube sobre “Auto-Hemoterapia do Dr. Luiz Moura. Abraço!

  • Martens disse:

    Fausto aqui tambem ela vale !! so tem uns invejosos que querem fazer vc acreditar que nao vale.

  • Luiz Fernando disse:

    Chico;

    Me perdoe se eu estiver equivocado, mas já não é a primeira vez que posto alguns comentários, posteriormente vejo que, como todos os demais, este comentário é submetido a moderação, até aí tudo bem……..
    Acontece que, depois eu não vejo estes comentários publicados…..
    O último ocorreu hoje, com a postagem sobre o problema do Ronaldinho Gaúcho noticiado pelo kajuru…..por vias das dúvidas e tentando desfazer minha má impressão, envio novamente, terá censura, Chico? O assunto já corre na mídia nacional, ademais, a notícia é de responsabilidade do Kajuru e da tv Esporte Interativo, vejamos, mais especificamente aos 21:35 minutos…..segue link abaixo:

    http://tvkajuru.com/

    Luiz Fernando

  • Fausto disse:

    No último sábado, antes do jogo contra a Ponte, o Botafogo fez uma homenagem aos atletas que conquistaram seu único título internacional: a Copa Commenbol de 1993. A decisão foi no Maracanã contra o Penãrol. Lá, Commenbol vale… E é relembrado!

  • Thales Rosa disse:

    As chances do atletico-mg ganhar o mundial aumentaram, uma pena a contusão do Richarlyson….

  • Concordo contigo. O futebol de hoje em dia, além do calendário, exige muito do lado físico dos atletas.

    Mudando um pouco de assunto, o que leva uma pessoa a torcer por um clube de futebol? http://www.osinvicioneiros.com.br/2013/09/clube-do-coracao.html

  • João Vitor disse:

    Já ouvi muitos criticando o excesso de jogos no Brasil e etc, sobre contusões, mas lhe faço a seguinte indagação Chico pergunte aos médicos e técnicos dos Clubes pq dar quando teve a parada para a copa da confederações “férias” para os jogadores de uma ou duas semanas e não por fazer um inter temporada, e mais ano que vem duvido se irão dar folga dessa tamanho e alias os jogadores se cuidaram nessas férias e alias jogadores se cuida quando tem folga….. sabe pq para a lesão do R10 já ouvi varias versões uns dizem que foi no futevôlei, outro dizem que foi no aquecimento para o treino e etc…. A grande questão é que grande parte dos jogadores não se cuidam e se junta com excesso de jogos vem lesão…. Só a galera ficar em Confins para ver a turma do bate e volta de festinhas.

  • Rodrigo Resende disse:

    Coloque outra cor de camisa, Rodrigo. Eu heim?

  • Adalton disse:

    Coincidência ou não, todos os times que disputaram a Libertadores estão mal no Brasileiro. Seriam excesso de jogos duros? E o Cruzeiro, Atlético Paranaense e Botafogo não disputaram praticamente nada no primeiro semestre. É para os times pensarem nos campeonatos regionais e nos elencos (devem ser bons, com nr. razoáveis de jogadores, sempre mesclando juventude com poucos experientes).

  • Thales Rosa disse:

    Sei não, mas acho que essa contusão é fake (migué). Acho que foi a forma encontrada pelo Cuca para nao ser pressionado pela torcida a colocar o ROnaldo em todo jogo… Pode ate ser que ele esteja contundido mas não é tao grave como tem falado.

  • thiago francisco ribeiro disse:

    sou thiago tenho 15 anos 175 de altura, atualmente jogo no saldanha da gama de vitoria es, e na seleçâo capichaba sub-15 queria fazer teste no time de basquete do minas tenis estou esperando resposta obrigado.

    – vitoria es