Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogadores de futebol x comentaristas! Nada a ver!

Francamente, eu não queria entrar neste assunto, mas muitos leitores pediram a minha opinião, então vamos lá: absolutamente desagradável e desnecessária esta polêmica envolvendo comentaristas e jogadores de futebol, especificamente, Neto Berola, Bob Faria, Réver, Josué e Lélio Gustavo, que pôs mais lenha na fogueira e que entrou de forma errada nessa história.

Primeiro: imprensa é para dar notícia e não virar notícia. Se Berola ofendeu a honra do Bob, que o companheiro da Globo acione a justiça por dano moral, o que aliás, é o que o Bob fará, através da emissora. Em momento algum ele usou o seu espaço para retrucar o jogador e agiu corretamente.

Lélio Gustavo botou fogo no circo, usando palavreado inadequado, envolvendo outras pessoas e até o Esporte Clube Vitória, que não tem nada a ver com isso.

Demorei a escrever sobre o assunto, também, porque eu precisava conversar antes com o Lélio, que é meu amigo, para saber o que deu na cabeça dele, para agir dessa forma e como está sendo a repercussão de tudo para ele.

Obviamente que está chateado, já enfrentando as conseqüências e aguardando o que mais virá das partes ofendidas, contra ele.

Mas, o Lélio sempre foi assim, e nesta confusão toda, entrou onde não deveria ter entrado e da pior forma possível.

Um assunto que deveria ter ficado restrito às bobagens que o Berola twittou e a ação judicial movida pelo Bob Faria contra ele, está rendendo até hoje, vai continuar rendendo e sem acrescentar nada de positivo a ninguém; muito pelo contrário.

Todos estão perdendo e tendo dor de cabeça, sem necessidade.

E vida que segue!


» Comentar

Comentários:
0
  • arnaldo soares rodrigues disse:

    O Lelio é do tipo Kajuru, e neste Brasil quem fala a verdade. sofre as consequências. Não resta qualquer duvida que o Lelio foi deselegante com o Berola, com um palavreado chulo, desrespeitando inclusive o telespectador que não é obrigado a escutar bobagens de comentaristas tipo dono da verdade. Não dá para entender a defesa da classe com respeito a Bob Faria mas detonando uma apresentadora simpática, bonita e educada como a Renata Fan da Band chamando-a de galinha.Dois pesos duas medidas?
    O Lelio é honesto mas que aprenda que um microfone é uma arma na mão de quem não tem controle emocional, seja mais comedido na Globo 98 pois voce é inteligente, desejo seu sucesso!!

  • Paulo disse:

    Sinceramente Chico, quem vive do que fala é o jornalista e não o jogador. O Lelio, que já gostei um dia, tem que se colocar em seu lugar. Se acha o dono da verdade, o ministro do STF que dá a ultima palavra!!Que jogador é iguinorante o mundo inteiro sabe, mas é inadmissível por parte de um profissional da imprensa. Como administrador e executivo de uma grande empresa, não tenho dúvidas que afastaria o Lelio de minhas emissoras. Como anunciante não colocaria meus produtos em programas associados a um sujeito tão tosco e desequilibrado. Como amigo que vc é, sugiro( imagino que já tenha feito) que de um sermão no LG e que o alerte que as “vidas” dele estão chegando ao fim. Abraços

    Paulo

  • Márcio Luiz disse:

    Infelizmente não posso escrever o que penso aqui desse radialista (jornalista nunca) Lélio Gustavo, pois meu comentário não passaria.

    Mas com certeza o eloquente cronista será devidamente “homenageado” pela Massa no próximo jogo do Galo no Independência, em que ele for comentar.

  • CARLOS disse:

    Esse lélio tomou sukita quente e depois meteu o pé na jaca!!

  • Gabriel Gouveia disse:

    No Brasil é assim, todo mundo sabe que existe, mas quem toca no assunto, tem que provar. E o acusado sai canonizado, principalmente, com a aquiescência da imprensa: já que o denunciante vira vilão. Todo mundo está cansado de saber, que em todos os seguimentos da sociedade, tudo depende do “dindin”. E o brasileiro fica pasmo, como se fosse novidade. Só sei que comentarista esportivo mineiro, não faz isto com atleta de lá.

  • carlos santana disse:

    Ver jogo do galo na globo minas é muito chato, parece que todos são contra o time, o Bob realmente persegue o Neto, o Lélio passa dos limite o tempo todo e na tv sempre fala muito palavrões, o Neto errou na dose, salvo, se tiver como provar.
    outro detalhe ela falou, podem torcer contra o galo, ou seja o elenco percebe que a globo é contra.

  • luisa disse:

    Se ele (Lelio) “sempre foi assim”, o que faz ele apresentando um programa de televisão ou sequer falando para qualquer público.

    Lélio justifica toda e qualquer ação que Berola tenha tido.

    Uma questão que não foi abordada, Bob faria persegue ou não persegue o jogador? E as insinuações de que há jornalistas recebendo para falar bem de jogadores em detrimento de outros.

    abs

  • Carlos Junqueira disse:

    Saudações Chico. Profissional criticar os seus críticos acontece sempre e é saudável. Os jornalistas não estão imunes a isto. Neste episódio o que chama mais a atenção é a grave denúncia de que existe necessidade de propina para se elogiar determinado jogador. É claro que cabe ao jogador provar esta declaração, porém acho importante que jornalistas sérios investiguem esta denúncia, pois ela pode denegrir toda uma classe profissional.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Lamentável tudo isso. Na minha opinião o Bob Faria é um sujeito decente e honesto. Se ele implica com o Berola, o que realmente ocorre, está errado. Na Globo tudo ganha repercussão enorme. Tem que ser ponderado.

    Que o Berola é um jogador mais ou menos não tenho dúvida. O que ele produz em 20 minutos, ele produz em 90 minutos. Não serve para ser titular. Põe fogo no jogo, mas é instável. Nem por isso é inútil. Não estaria jogando tanto, se o Luan estivesse à disposição. Não foi negociado por causa do alto salário em relação ao futebol que joga. Se existe propina pra jornalista elogiar, que dê nome aos bois. Só não acho que é o caso do Bob Faria.

    O Lélio Gustavo é que foi o mais errado de tudo. Poderia se manifestar, mas de forma educada e educativa. Deveria pensar e dizer com sabedoria, como sempre faz o Emanuel Carneiro. Ou ficar calado e deixar por conta da parte ofendida, o que seria mais sensato. Enfiou os pés pelas mãos e atacou o Vitória, de forma desrespeitosa e que só denegriu a sua própria imagem. Deu um tiro no pé. E, com certeza tumultuou o ambiente no Galo. O Lélio já era agressivo e deve estar mais por abstinência de cigarro e álcool. Já que ele deve estar proibido, em virtude do que passou recentemente.

    Que sirva de aprendizado para todos.

  • THIAGO disse:

    Concordo com um pouco de tudo que foi falado inclusive com os adjetivos usados para os jogadores. Já cansei de ver jogadores do atlético jogar pra torcida e fazer onda contra a torcida celeste e a imprensa na sua grande maioria nunca se manifestou, inclusive o Rever, que não passa de um franguinho do joelho podre.

  • Mauricio Melgaço disse:

    O Lélio Gustavo, mais um atleticano na imprensa esportiva mineira, quando está calado é um poeta.

  • Marcos 2014 disse:

    Não querendo defender o Neto Berola, ele pode não ser um grande jogador mas sempre vem quebrando galho no Atlético. Mas ele irá pagar caro por ter mexido com um funcionário global.
    Já o Lelio Gustavo já é um vulcão em erupção quando está na rádio Itatiaia. Imaginem ele longe dos microfones de rádio e TV. É um bom comentarista mas fala demais pelos cotovelos. Ao tomar as dores do Bob Faria ele difamou na TV não só o Berola como também o Vitória da Bahia.
    Que ele não venha chorar depois caso seja processado pelo Berola e pelo Vitória.

  • marcio martins disse:

    O Lélio deveria ter aprendido desde o episodio com o Wagner (hoje do Flu) na época do Cruzeiro. Teve que colocar o rabo entre as pernas retirar tudo que havia dito, pedir desculpas ao vivo, retratação em horario nobre, Turma do Bate Bola. E o pior, aos olhos de muita gente ficou aquela impressão; como foi o pai do Bob, o Osvaldo Faria que o empregou na Itatiaia, agora resolveu tomar as dores, fazer uma media pra ver se o filho o indica p ser comentarista em rede nacional. Uma boquinha aí no estilo de Redação Sportv, Arena e quem sabe até um Bem Amigos. Mas parece que ele vai se complicar pq além de ser reincidente não tem caixa p bancar indenização e o pior, foi pela BH News. Se tivesse sido na Itatiaia de repente o Emanuel poderia fazer um vale p ele. Complicada a situação do destemperado. Temperado era o Ramon Salgado…rs

  • luiz disse:

    Não tenho nada para falar da pessoa do Lelio Gustavo, nem o conheço pessoalmente, mas profissionalmente, sempre o considerei desequilibrado, bairrista e fraco como jornalista esportivo. Sempre utilizou expressões que denigrem instituições e pessoas.

  • Edson Morais disse:

    Putz, dizer que o Lélio defendeu a classe beira o sui generis. Há pessoas que não servem para exercer a profissão que escolheram. Este Lélio é desequilibrado. O sujeito não pode levar sua profissão desta forma ofendendo a todos. O sujeito ofendeu não apenas um jogador mas também uma instituição centenária, o Vitória. Deveria perder o emprego, ser colocado na geladeira. E antes disso deveria ser obrigado a se retratar no mesmo veiculo que usou pra ofender.

  • Tiago Alves disse:

    Alô Chico, um dos grandes jornalista de Minas.

    Te acompanho desde a década de 90 e você sempre foi esperto, muito mineiro, sempre na sua, sempre falando o que tem certeza. Muito diferente do seu amigo Flávio Carvalho que sempre conversou demais e sempre “deu bom dia a cavalo”.

    Pois bem, o Bob Faria ganhou esse emprego porque é filho do Oswaldo Faria e não me parece ser um cara do futebol, em outras palavras, não saca nada de futebol.

    Desde 2011 o Bob Faria faz pouco caso do Neto Berola, e injustamente, dizendo que ele só sabe correr. Sempre achei o Neto Berola habilidoso, com um passe muito bom para um atacante( que tem um passe pior do que os meio campistas) e com uma excelente capacidade de dar assistências, e isso foi útil ao Galo inúmeras vezes.

    Qual é o erro nessa história toda? Na minha opinião o Bob não deveria estar comentando futebol.

    Então o Berola, com seus defeitos e contusões, fez sua carreira no Galo.

    Aí o Berola, que para mim tem todo o direito de mostrar repúdio ao Bob, dá o troco só que exagera ao acusar o Bob de algo que ele não tem como provar.

    O Bob, que foi esperto, ficou calado. De certa forma ele tá errado e não vai querer a torcida do Galo no pé dele.

    O Lélio, quem eu já encontrei muitas vezes em shows de Death Metal e tal, e que sempre me pareceu ter a personalidade do Kalil, de falar o que pensa doa a quem doer, comprou a briga do Bob. Isso porque O Oswaldo Faria, de quem o Lélio muito me falava, me parece que ajudou ele no começo na Itatiaia. Sendo que o próprio Lélio já elogiou o Berola muitas vezes.

    Pois bem, tá todo mundo errado nessa história:

    O Bob tem que respeitar mais todos os jogadores de futebol, até pra criticar é preciso sabedoria. Foi desrespeitoso com o Berola, daí a revolta.

    O Berola não deveria ter acusado o Bob, e agora tem que provar. E o Lélio tem que tomar cuidado com o que fala na Tv e no rádio.

  • Silvio Torres disse:

    Nunca gostei do Bob Faria como jornalista ou comentarista. Mas é inegável que ele tem uma postura muito elegante e sensata na sua atuação. Ás vezes é isso que mais irrita quem o assiste, já o que futebol é movido a paixão em quase tudo. O Neto Berola tem, como qualquer cidadão, todo o direito de externar sua opinião, o duro foi a baixaria que ele usou. Será que não tem ninguém no galo que orienta os jogadores? Já foram tantos casos de confusões armadas por atletas que se manifestam em redes sociais. Não ouvi o que o Lélio falou, mas pelos comentário aqui, foi tipo o que ele fez com a Renata Fan. Tá na hora do Lélio aprender…..

  • Eduardo Salgalo Filho disse:

    Berola errou, sim! Mas cá entre nós, quem um dia nunca na vida, quando criticado e as vezes até humilhado, não se revoltou? Pô, o cara (Bob) fica em toda transmissão, as vezes até antes mesmo do Berola entrar em campo, criticando o moço, muitas vezes fazendo ironias. Ai eu pergunto: porque o Berola tem que aguentar isso calado?

    PS: Sou atleticano de ir a campo e acho o Berola limitadíssimo, mas que o cara devia estar de saco cheio dessa marcação do Bob com ele, devia viu!

    Saudações Galistas!

  • M Martins disse:

    A imprensa deveria se ater aos fatos. É muito questionável posturas de críticas pessoais e até mesmo empresariais pela imprensa. A liberdade de imprensa deveria parar no direito do outro. Noticiam os fatos e deixem o povo pensar e comentar pra lá. Querem pensar pro povo. Cometários públicos? Só se não envolverem pessoas e empresas. Comentários sobre um modo de governo ou um esquema tático qualquer? Ok.
    Se os jornalistas têm o palanque do tamanho que tem pra criticar quem bem entender, então os do lado de cá também deveriam ter espaço igual pra criticar os jornalistas. O que defendo é direitos iguais.

  • Pedro Vitor disse:

    Como já disse em outros tópicos, em que entramos em discussão sobre este tema: O Berola errou, por conta do vocabulário, e o Lélio é louco, corajoso!

    Jogador de futebol deve realmente ficar incomodado com as opiniões de comentarista. Alias a grande maioria quando se torna destaque em determinada função, sofre com críticas. Tem que saber reagir !

    Agora o Berola apelou feio, cutucou a onça com vara curta. Vai ter de provar isso, e vai acabar envolvendo muita gente nisso. Tenho certeza que tem algo de podre neste assunto de jabá pra jornalista!

    E Parabéns Chico, por colocar um fim neste assunto, apurar o caso, e explicando e dando sua opinião sobre o tema. Não vi ninguém da imprensa tornando público a opinião de forma equilibrada

  • João disse:

    Isso apenas mostra a realidade do país pessoas que não aceitam criticas e outras que não tem educação e respeito… vejo direito pessoas aki se agredindo nos comentários.

  • lailson monteiro disse:

    caro chico
    nao é a primeira vez que o lelio entra em umas furadas como esta lembro do ze antonio lateral do galo o ze do galo o lelio vez a mesma coisa chamou de tantas coisas impublicaveis aco que ele fica querendo ser tipo cajuru só esquece que i kajuru nao se deu bem neste tipo de comentarista e esquece que quando ele e a maioria dos comentaristas pegam um microfone acham que é deus criticam todo mundo como se eles fossem o sabe tudo o deus do futebol e esquece que do outro lado tem um ser humano que tambem erram e neste caso todos erraran o bob por que sempre pega no pe dos caras o neto por que deveria jogar mais bola e esquecer ou nen ouvir os comentarios destes caras e o lelio gustavo que é atrevido e entra onde nao é chamado comprando briga dos outros
    abraço

  • Eder Coelho disse:

    Não tô acusando ninguém. Mas lembro de uma história estranha a respeito. Quando o Paulo Cury finalmente saiu do Galo, surgiu um escândalo de jabá pago a jornalistas com verba do Galo. Isso causou um debandada de vários jornalistas dos programas tipo “mesa redonda” da época. Na época eu assitia sempre um programa a tarde com o Oswaldo Faria (pai do Bob). Gostava dos comentários dele. Quando saiu o escândalo, fui ver o programa só pra saber a opinião dele e… opa… cadê o Oswaldo? sumiu…. ninguém do programa nem falou nada sobre a saída dele.

  • H.Almeida disse:

    pra mim o jogador tem o direito de se manifestar, deve poder rebater por qualquer veículo as críticas que recebe.

    é muito injusto o Bob faria detonar o cara a todo jogo com um microfone poderoso como o da globo e dizerem que o cara tem que aceitar calado!

    agora se ele sabe de alguem que paga o Bob pra elogiar,vai ter que provar, e não vai ser facil desdizer o que disse!

    agora o Lélio,gosto dele e de grande parte de seus comentários mas tem hora que coisas tão sem pé nem cabeça!

    quem acompanha o programa dele e do pequitito sabe que diversas vezes ele extrapola,apela com expectadores e age como se fosse o dono da verdade.postura que é antagônica ao que prega

  • J.B.CRUZ disse:

    Depois que o ‘politicamente correto’ apareceu; a tolerância sumiu…..Ninguém gosta de ser criticado, mesmo estando errado..Me lembro de uma crítica ferina,contundente e até mesmo depreciativa que o grande*** OSVALDO FARIA, CORAGEM PARA FALAR A VERDADE, fez a MÁRIO TILICO e CHARLES por ocasião do primeiro jogo CRUZEIRO E RIVER PLATE em BUENOS AIRES, válido pela super-copa de 91…OSVALDO criticou os dois, chamou-os de medrosos e covardes(0 CRUZEIRO PERDEU O JOGO:2X0)..
    No jogo de volta, o MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX, simplesmente detonou o time argentino(3×0), com show de bola dos dois(CHARLES E MARIO TILICO) e sagrou-se CAMPEÃO DA SUPER-COPA-91..
    Jogo terminado, MÁRIO TILICO E CHARLES, foram até a frente da cabine da Rádio Itatiaia no Mineirão e ficaram mostrando a camisa e batendo no peito, como a devolver as críticas de OSVALDO; que retrucou provocativamente,dizendo que tinha criticado os dois, justamente por saber que eles eram bons e dariam tudo que tinha no segundo jogo….
    *** OSVALDO FARIA era e continua sendo PAI DE BOB FARIA….

  • Paulo disse:

    Coitado Lelião. Foi comprar uma briga que não é dele e se ferrou. Ninguém saiu em sua defesa>
    Agora, tem muitos jornalistas escrevendo bobagens nas redes sociais. Ex: repórter da “rádio de Minas” Thiago Reis” Chamando um torcedor de B…mole e outros palavrões e de quebra deu uma de TORCEDOR e FELICITOU o Raposão e disse que é o maior e melhor mascote do Brasil

  • Robson disse:

    Duas informaçoes aos amigos do blog, respectivamente Luiz Ibirite e
    Flavio Azevedo;

    Segundo o propio Lelio disse em seu programa na bhnews do qual eu era telespectador ate este ultimo ataque de loucura de seu apresentador.
    Primeiro ele tem twiter sim, mas como e muito pavio curto, e infelizmente muitas pessoa usam a net pra descontar suas frustraçoes nos outros, ele abandonou o mesmo pra nao ficar mais estressado.
    Segundo, o propio Lelio ja disse tambem em seu programa que nao fez faculdade de comunicaçao ou jornalismo, e creio eu que nao fez nenhuma, o que aprendeu de bom foi com seus colegas de profissao, e a parte ruim e caracteristica dele mesmo!

  • Alisson Sol disse:

    A maioria do público no Brasil jamais viu duas coisas que só se pode apreciar completamente depois de ver bem-feito profissionalmente: previsão do tempo e comentários e análise de um jogo de futebol (ou qualquer outro esporte).

    Nem vou comentar sobre a “previsão do tempo” no Brasil.

    Já a análise de um jogo de futebol no Brasil é “no nível da previsão do tempo”. Os comentaristas confundem sua “torcida por times” e seu “regionalismo” com a análise da partida. conhecem pouco sobre esquemas táticos. Nem se interessam por jogadores de outras regiões. Almoçam e jantam com dirigentes e jogadores de clubes locais, e viajam com o clube (“jabá?”).

    A “narração” no Brasil está nas mãos (em verdade na boca) de narradores que confundem ser popular com ser populista. Assistir jogos da seleção brasileira é impossível com a narração do país: o narrador ou torce a favor ou contra, e não narra o que está acontecendo. Mais interessante é assistir o mesmo jogo com narração de diferentes rádios. Às vezes, quando ia ao Mineirão, em jogos como Cruzeiro x Grêmio em Copa do Brasil, eu tentava escutar uma rádio AM de algum outro lugar. Rádios locais eram meras extensões da torcida, e pareciam estar narrando outra partida!

    Para piorar, apesar do aumento do tamanho dos aparelhos caseiros e da resolução com o sistema digital, a TV brasileira tem a mania de fechar a câmera demais em cima do local onde está a bola. Como resultado, o público de casa não percebe a movimentação dos jogadores em campo. Às vezes, há lances em que se perde a bola! E alguns narradores e comentarista ficam em estúdios sobrepondo sua voz à imagem vinda de campo, e depois retransmitida para o público.

    O resultado é que a briga por audiência no Brasil fica restrita a “quem fala mais alto” e “mais bobagem que o público quer escutar”. Um dia, o comentarista insulta a “colega de classe” Renata Fan. No outro dia, defende Bob Faria. Haja incoerência…

  • Paulo Henrique disse:

    É isso aí, Chico! Muito bom o texto!

    Em resumo: o Berola se expressou de forma infeliz e o Lélio foi pior ainda.

    Ele teria todo o direito de defender a classe, mas que fizesse de forma decente.

    Só fiquei com uma pulga atrás da orelha: será que o Berola insinuou essa propina do nada??

  • Jonathan disse:

    Foquemos nas palavras do leitor Venilson Fonseca. A grande questão que deveria ser levantada foi o jabá dos jogadores!
    Que este jabá existe eu não tenho dúvidas. Exemplos são vários com frases do tipo “fulano treinou bem, ciclano está voando no treino, etc…”
    Sempre gostei dos comentários do Lélio pela sua imparcialidade, mas para mim. o que ficou claro foi que a intenção dele foi tirar o foco desta acusação seríssima feita pelo Berola, e parece que ele conseguiu.
    Ainda bem que ainda temos espaços democráticos como o seu Chico, pois este meu comentário em nenhum outro site esportivo passaria pela censura!

    Abraço

  • Benício Mendes disse:

    Duvido se o Bob, faria isso com algum jogador do cru cru…

  • Chico,Boa Tarde!
    Gosto muito do estilo educado e cortês do Bob. Claro que ele erra, tem vícios(às vezes que ditar bossa ao inventar “bola quebrada”) e que ele não é dono da verdade. Mas Berola “inventou uma falta” mais uma vez. O mundo da bola é assim, às vezes, cruel – errou, a crítica é certa -. Se não estiver preparado, assim como na política e no mundo da arte é melhor desistir.Quanto ao Lélio a impressão é que ele procura fazer o tipo “homem mal”, bateu-levou, mexe comigo não se não eu pego a metralhadora. Outra coisa, se Renata Fan envolve-se sexualmente com esse ou aquele isso é da conta dela, do envolvido, do marido, namorado e mais ninguém. Isso não afeta sua credibilidada, pelo menos diretamente, na sua profissão. Aliás, ela além de talentosa e linda é simpática e educada. Dia desses vi o Cajuru dizendo q uma jornalista famosa saia com não sei quem. Gente, isso é da minha conta ou do meu interesse. O que isso tem a ver com o futebol?! Respeito o Lélio, o Bob e oBerola, pois todos são profissionais que dignamente procuram defender o pão de cada dia seu e de sua família, mas é preciso aceitar as críticas (e estas podem e devem ser feitas respeitosamente, sem denegrir ser humano) e evitar atitudes grosseiras que só tornam nosso mundo mais violento e espinhoso. E viva meu Cruzeirão, Tipo Exportação!

  • thales rosa disse:

    Eu acho que quem mais perdeu nessa bobagem toda foi o Lelio, foi defender a classe e agora vai sofrer as consequências sozinho… Claro que se excedeu, mas não fez nada alem de defender sua classe..

    O atletico deveria punir o jogador …

  • flavio azevedo disse:

    Os comunicadores precisam saber que são formadores de opinião e do outros lados tem os consumidores que merecem no mínimo respeito! Não conheço nenhuma disciplina nas faculdades que ensinam as pessoas a falar palavrão, com certeza na minha graduação não tinha esta grade! infelizmente ele já foi processado por palavras impensadas e jogou m. no ventilador! Jornalista precisa deixar para os torcedores, o papel dos torcedores e só incentivamos aqueles que não agem com violência, sejam ela física ou verbal! Tem que definir: comporta como profissional ou vai para a arquibancada e o futebol de hoje não tem espaço para “vândalos”.

    Por favor Chico, não deixe o Salum acabar com o América! Precisamos da imprensa arguindo o por que dos fracassos seguidos no DECACAMPEÃO! Não podemos ver calados o time do América, com o aval do presidente, virar um time do empresário uram. Montou uma estrutura profissional para um empresário de jogador comandar a vida do time?

    CANSAMOS DE HUMILHAÇÃO!

  • Cassiano disse:

    Se nem o Bob Faria se manifestou, por que cargas d’agua, torcedores querem levar o assunto a diante?

    Simples tentar desestabilizar o time, jogar a imprensa contra, já que, não há motivos para isso no nosso elenco….

    Intriga de oposição…..

  • Rodrigo Assis disse:

    Entre Bob Faria e Neto Berola, eu vou ficar do lado do Neto, pq o Bob persegue ele mesmo nas transmissões, desmoralizando o cara em todos os jogos, antes msm do cara entrar em campo.
    Espero que o episódio sirva pra que eles evitem escalar o Bob em jogos do Atlético….

    Já o Lélio, só pode estar tomando remédios muito fortes, pq fez bobagem msm.

  • Carlos da Mata disse:

    Perfeito a observação do Venilson Fonseca. De todas as declarações ditas a que menos ganhou repercussão e passou desapercebida foi a denuncia do Neto Berola sobre a “propina” que alguns jogadores pagariam para alguns(?) jornalistas(?) para serem elogiados.

    Isso é grave e deveria ser apurado. Como a acusação partiu no jogador caberia ele provar tais denuncias. Recentemente foi divulgado na impressa que a antiga diretoria do Bahia mantinha em sua folha alguns “jornalistas” para que os mesmos falassem bem do clube.

    Ora, existem muitas coisas que ocorrem nesse submundo do futebol que desconhecemos. Não ficaria surpreso se isso que o Berola insinuou tenha um fundo de verdade.

    Quanto o resto, tanto a postura do Berola quanto do Lelio são reprováveis dignas de repudio.

  • NAHAS disse:

    Caros Leitores do Blog e Chico Maia,

    Concordo plenamente com suas palavras, também penso que o papel da impressa é noticiar e não difamar! A maior arma dos comentaristas é o microfone e, infelizmente, não são todos que sabem usar. Estes tornam-se perigosos e perversos. Em minhas postagens anteriores, escrevi a respeito de uma “onda” de determinados meios de comunicação, bem como, comentaristas, que estão tentando plantar a semente podre dentro do GALO!!! Acho que tem gente aí CORNETANDO e muito. Estão esquecendo que respeitar o profissional – jogadores – , esquecendo do que fizeram. O Galo hoje é o que é pela diretoria, que pela “primeira vez” trabalhou e atuou sempre com bom senso e por esses mesmos jogadores que alguns da imprensa acham que não tem mais valor. Então vamos com calma, microfone e televisão não podem ser dados a pessoas destemperadas, tão pouco, rede social pode servir para comentários ofensivos. Penso que dessa forma, estamos a um passo da violência, do incentivo a ofensas. Vale uma reflexão de toda parte da imprensa, comentaristas, blogueiros, jogadores, pelo ocorrido. SAUDAÇÕES A TODOS E MUITA PARCIMÔNIA!!!!

  • luiz ibirite disse:

    o chico realmente lamentavel mesmo porque o nivel das provocações é muito baixo, e a nossa justiça tem de perder tempo resolvendo processos que não vão a lugar algum e beneficiar a ninguem, pela falta de respeito ao proximo uma nota bem gorda pra todos eles 0.

    Fabio não tenho certeza, mas, ja houvi muitas vezes o lelio falar que não possui twitter ou coisa parecida.

  • Fábio disse:

    Chico
    Eu particularmente sempre gostei dos comentários do Lelio, o seguia no Twitter, etc, porém caiu por terra esse respeito e admiração que tinha por ele, essa postura de comentarista sensacionalista ao estilo “KAJURU” em nd acrescenta ao futebol, que já anda muito violento, só faz incitar ainda mais. Como mineiro que mora na Bahia é inaceitável a falta de respeito com o Vitória EC. Quanto a postura do jogador tb é lamentável, mais entendo, tentando ser imparcial, Berola sempre sofreu com críticas, várias vezes bem fundamentadas, mais é novo e vai aprender com o tempo. Abraços

  • Venilson Fonseca disse:

    Olá Chico,
    Conheci o Bob Faria quando dividimos uma mesa que discutia o futebol, no Instituto Federal, em Ouro Preto. Uma pessoa muito equilibrada e muitíssimo educada. O Berola e o Lélio eu não conheço.

    Quis dizer isso, primeiramente, para argumentar que as críticas podem e devem ser feitas, tanto por comentaristas, quanto pelos jogadores, já que não somos obrigados a concordar com a fala de um ou de outro. Entretanto, há uma linha tênue que separa a crítica ao trabalho desenvolvido pelo profissional (seja ele jogador ou comentarista) e a crítica feita a pessoa em si. Logo, tanto o Berola quanto o Lelio foram muito infelizes, pra não dizer outra coisa. Principalmente o do Lélio, que falou repetidas vezes, diversas palavras ofensivas, depreciativas e horríveis de se escutar, ainda mais quando gritadas e repetidas várias vezes.

    Por fim, o Berola tocou num ponto importante que mereceria maior destaque, por jornalistas independentes: o “jabá”, que Berola afirma não pagar, para que falem bem dele, dando a entender que outros jogadores o fazem e que, convenhamos, deve existir desde que o mundo é mundo. Isso tá passando desapercebido por quase todos, já que a maioria insiste em focalizar apenas no bate boca de baixo nível entre o Berola, Bob e Lelio.

    Gostaria muito de ver alguém independente expondo, de fato, o que ocorre de verdade entre alguns jornalistas e seus empregadores e os jogadores e seus Clubes de futebol.

    No mais, Geraes.

  • Rogerio disse:

    Bacana seu posicionamento Chico. Eu particularmente acho que o Lélio é o mais errado na história toda. Entrou onde não foi chamado e baixou o nível demais. Agora tem que suportar as consequências. Deviam cortar o microfone dele e manda-lo fazer uma reciclagem.

  • Marcus Vinicius bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,

    O América precisa do seu apoio,. Não podemos ficar nessa situação. Acho que voce que luta pelo bem do futebol mineiro poderia nos ajudar falando das coisas erradas que estão acontecendo com o Coelhão. Precisamos urgentemente de uma união entre a mídia mineira para tentar melhorar o futebol de minas gerais. Esse conselho do América já deu o que tinha que dar. Marcus Salum e cia já não estão aguentando o rojão. Precisamos de pessoas novas, arrojadas, que não sejam submissas ao presidente do Atlético, que não seja bonzinho com os homens da FMF, que sejam ousados, criativos e ambiciosos.
    O América precisa sair dessa situação que se encontra. O futebol precisa de empresários? sim, mas que ele não seja o dono do time, que escala seus jogadores. O Coelhão precisa ser passado a limpo. Estamos acabando, morrendo pouco a pouco. Somos ridicularizados por times itinerantes como o Minas Boca..
    Queremos e precisamos de críticas por parte da mídia.
    Vamos deixar de ser bairristas. Minas tem 853 municípios e não temos 30 times em atividade. É pra isso que uma FMF serve? E agora corremos o risco de ter um atleticano de carteirinha, ex funcionário do CAM e outro candidato claramente ligado ao cruzeiro. A poliítica de feijão com arroz vai continuar na FMF, beneficiando os dois maiores times de Minas em detrimento dos demais.
    É isso que voces querem?

    – Belo Horizonte