Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cazares apronta e Aguirre balança, mas a culpa é da imprensa, como sempre . . .

Eu e as senhores e senhores do blog temos o privilégio de ler em primeira mão a coluna do Fernando Rocha, que sairá amanhã no Diário do Aço de Ipatinga.

Aqui está:

  • No Galo, o presidente Daniel Nepomuceno foi à Cidade do Galo e concedeu entrevista onde prá variar  culpou a imprensa pela “boataria”, dando conta de possíveis desvios de comportamento do equatoriano Cazares. Sobre o futuro do técnico Diego Aguirre, caso o clube seja eliminado da Libertadores  pelo São Paulo nesta quarta-feira, o presidente do Galo, que também é vereador em BH, imitou o personagem de Saulo Laranjeira, Deputado João Plenário: – Vhsgsfxbn cxbsbsbsnxnx shgsgfdhrykk…. (Fecha o pano!)
  • O técnico interino do Cruzeiro, Geraldo Delamore, na sua breve passagem pelo comando celeste, concedeu algumas entrevistas desastrosas, sobretudo quando admitiu que o recém-contratado, Robinho, sofreu uma lesão muscular por culpa dele, que o pôs para treinar antes da hora. Robinho foi contratado junto ao Palmeiras como uma solução para a camisa 10 e até hoje não pode estrear. Outra pérola de Delamore foi dizer que o time atual do Cruzeiro “está em formação”, mesmo após cinco meses de treinos e jogos.

Boa sorte

A semana que passou foi atípica, muito diferente ao que  estamos acostumados, pois o noticiário político acabou superando o esportivo, e apareceu mais do que os jogos das quartas de final da  Libertadores, Olimpíadas, deixando em segundo plano até o início do Campeonato Brasileiro nas séries A e B.

Outro tema importante, que também passou batido, foi a contratação do técnico português, Paulo Bento, pela diretoria do Cruzeiro, deixando sua torcida entre otimista e desconfiada, neste último caso um sentimento muito próprio de nós  mineiros aqui desses grotões.

Depois dos “7 a 1” , alguns dos maiores clubes nacionais, contrataram técnicos de países vizinhos como a Argentina, Colômbia e Uruguai, em busca de novidades táticas, pois é fato que os nossos “professores” estão ultrapassados conceitualmente, pararam no tempo,  além de pedirem pequenas fortunas mensais de salário.

Mas a diretoria do  Cruzeiro foi ainda mais ousada, indo buscar na matriz européia, onde está o que há de melhor no futebol mundial, contratando por dois anos o ex-técnico do Sporting Lisboa e da Seleção de Portugal na última Copa do Mundo.

Necessário dizer que Paulo Bento não dirige uma equipe desde que deixou a seleção de seu país em 2014, além disso não possui no currículo nenhum título de expressão, mas sua chegada ao futebol brasileiro significa uma novidade interessante, e ao contrário da aposta de alto risco feita no inexperiente Deivid, agora as chances de dar certo são boas.

Claro que irá indicar reforços, pois o elenco atual do Cruzeiro é fraco e precisa ser qualificado, mas o grande empecilho, que pode inviabilizar o projeto celeste,   é  a falta de paciência da sua exigente torcida, ansiosa por títulos, cujo humor pode se alterar caso as vitórias não aconteçam de imediato.

Nesta coluna ou nos comentários pela Rádio Vanguarda,- desde antes do “7 a 1”- ,  tenho defendido a contratação de técnicos estrangeiros pelos nossos clubes e Seleção Brasileira, portanto, torço para que a aposta celeste no português Bento dê certo.

O genial escritor americano, Arthur Muller, na peça chamada “O Preço”, criou o diálogo de um velho judeu, protagonista, após fechar um de seus negócios. Um jovem gentil que a tudo assistia diz à ele: “Boa Sorte!”. O velho, no alto de sua sabedoria,  responde-lhe: – Ah!… boa sorte a gente só sabe muito tempo depois.

  • Paulo Bento é dos poucos treinadores no mundo que tem o curso máximo da Uefa. Na Europa, para trabalhar como técnico de futebol, o individuo tem que fazer no mínimo um curso básico, reconhecido pela entidade máxima que organiza o futebol no continente. Aqui no Brasil, ao contrário, qualquer curioso pode virar treinador, sobretudo se tiver no currículo alguma passagem como jogador profissional.
  • A maioria dos nossos técnicos, chamados de “professores” pelos atletas, são arrogantes, prepotentes,  e se acham os melhores do planeta. Pensam que sabem tudo e não precisam estudar táticas, estratégias, psicologia de grupo, pois se consideram acima do bem e do mal. O resultado se reflete na péssima  qualidade do futebol   apresentado pelos nossos principais clubes. A única jogada ensaiada que ensinam aos seus pupilos é o velho “chuveirinho” ou cruzamentos na área, a tal bola parada, chutões,  além de incentivarem  as faltas táticas, que enfeiam o espetáculo.

» Comentar

Comentários:
3
  • Leandro Fábricio disse:

    Em relação ao cazares, ninguém até agora chegou com algum video ou audio dele na noitada usando drogas e coisas do tipo, cadê… ou vc acham que noitada de jogador aqui em MG está restrita só ao cazares…. acontece que tem atléticano inocente que entra na onda e igual bobo fica levando noticia plantada pra frente como se fosse verdade, filmaram o andré na balada e ninguém do atlético contestou, nem a torcida, todos foram contra porque sabiamos que o andré realmente não estava andando nos trilhos, o cazares também não está, sabemos que tem indicisplina dele na parada, agora a dizer que o cara tá mexendo com drogas é o cumulo e caso de polícia sim para quem está divulgando assunto serio que não pode provar… se ele está com problemas com drogas como será que ele vai pro jogo hj contra o santos hein, será que o atlético já preparou sua defesa caso ele seja escolhido pro anti doping???? ha para ô

    É como nós atleticanos sempre falamos, as coisas ruins que acontecem no atlético tem um peso muito maior em relação as coisas ruins que acontecem no enseada em relação ao tratamento que a maioria da imprensa esportiva mineira leva em consideração…

    no enseada teve ex presidente com o helicoptero pego pela polícia repleto de drogas, teve jogador saindo no tapa dentro do vestiário no brasileirão do ano passado, teve dirigente confessando crime em programa esportivo ao vivo, pelo segundo ano consecutivo eles nem na final do “rural” conseguem mais chegar, teve a diretoria do enseada tentando trazer treinador e tomando não de todo mundo até contratar m desconhecido português que tem no curriculo como maior feito dirigir a seleção de portugal e uma copa que já se passaram dois anos, teve contas e receitas desmentidas pelos meios de comunicacão deixando a diretoria do enseada de calças na mão sem conseguir explicar a situação, teve abandono de parceiros de patrocinios etc etc ufa já pensou isso tudo acontecendo com o galo…

    e mais, o senhor Bruno Vicintin junto com seu grupo que são donos de empresas metalurgicas no norte de Mg, estão todos envolvidos em escandalos e com problemas na justiça, será que a imprensa não sabe de nada disso não??? Haa se fosse o alexandre kalil ou o Nepomuceno…. é disso que tõ falando

  • Leandro Fábricio disse:

    Como é que é…”a diretoria do cruzeiro foi mais ousada, indo buscar na matriz européia o que há de melhor no futebol mundial”, ele está falando de portugal???? Desculpe chico parei de ler por aí kkkkk

  • Dan disse:

    Imagino que quem acusa que o Cazares está prejudicando treinamentos por farras, problemas com álcool ou drogas, possa provar o que esteja falando ne.