Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem viveu isso a vida toda, domingo sem futebol é bom demais da conta!

Ótimos tempos de repórter, como nessa cobertura do Democrata SL, no saudoso estádio Duarte de Paiva, time campeão da segundona mineira de 1981. Sou o primeiro à esquerda, ao lado dos irmãos que comandavam o Jacaré naqueles tempos: Pedro, Álvaro e o presidente Geraldo Negocinho, ao lado do volante Saúva. Foto do Henrique Iglésias “Fogo”.

Atendendo ao Jorge Moreira: Saúva, Edson Vampiro, Misael, Prego, Baiano, Souza, Careca e o técnico Arizona; agachados: Edson Carmelito (Supervisor), Astolfo, Rogério, Rubão, Diney, Edu e o massagista Zé da Pomba.

***

Notas da minha coluna de amanhã no jornal O Tempo:

* Colegas e quem gosta de futebol choramingam a falta de futebol, especialmente do Atlético, Cruzeiro e América, no fim de semana. Acho ótimo. Desde a minha adolescência meus domingos são dedicados ao futebol. Quando era repórter de rádio, saía de casa por volta do meio dia e só retornava lá pelas 20, 21 horas. Guardo algum saudosismo, mas sem essa de dizer que o futebol de antes era melhor do que agora. O que me incomoda é a mesmice, a rotina e as velhas práticas, principalmente dos cartolas e de muitos companheiros da imprensa que dão guarida a quem não merece.

A ausência do futebol nos leva a outros assuntos importantes, como a antiga aspiração mineira de ter um autódromo internacional, por exemplo. É o Circuito dos Cristais, em Curvelo, que sexta, sábado e ontem recebeu o “GP Gerais”, reunindo pilotos de todo o país: sobre duas e quatro rodas, em provas pelo campeonato mineiro de Motovelocidade e Marcas e Pilotos. Atrações para toda a família em três dias de velocidade e emoção. Os empreendedores desse autódromo merecem nota mil pela iniciativa e coragem. Fizeram aquilo que tem que ser feito no Brasil. Esquecer o jogo de empurra e interesses inconfessáveis da maioria dos políticos e contar pra valer com a iniciativa privada.

 

Imagine no Qatar e Japão

Repórter da BBC de Londres teve convulsão durante um jogo de vôlei na Arena Carioca, durante a Olimpíada, por causa do calor. Imagine como será no Qatar, na Copa do Mundo de 2022, para quem, como este colega, não estiver bem preparado!  Aliás, partidas noturnas, varando a madrugada, foram apenas um aperitivo para quem quiser curtir a Olimpíada do Japão, em 2020!


» Comentar

Comentários:
14
  • Alisson Sol disse:

    Falando em assuntos “fora do futebol”, este final de semana eu li e vi na TV do Brasil algumas notícias sobre a canonização da Madre Teresa de Calcutá. Corretamente, como repórteres tem de escutar o “outro lado”, eu notei que sempre citavam que haviam “críticos” da freira, devido a problemas de sujeira e tratamento dos doentes em suas instituições…

    O que as pessoas se esquecem, é que as instituições que ela criou tratavam “castas” na Índia que alguns consideravam intocáveis. Como uma parte enorme de programadores de software nos EUA tem origem indiana, a gente fica sabendo de coisas do modo de vida deles que são completamente diferentes. Uma notícia que escutei na rádio pública recentemente falava de uma confusão em que os “intocáveis” estavam fazendo o trabalho de tirar a pele de uma vaca, e foram acusados de matar a vaca, e levaram uma surra (link).

    O mais interessante é que, até por motivos óbvios, as “castas de baixo” teriam o melhor porte físico. O que, segundo um colega indiano, explica o fracasso da Índia em termos olímpicos: se recusam a investir e mandar os melhores atletas, e ficam tentando (palavras dele) “colocar baixinhos filhos de políticos no time de basquete!”. Além disto, a Índia tenta copiar o modelo britânico de investimento no esporte. Mas a pitada de corrupção azeda a receita. Em uma análise, estima-se que a Índia faça um investimento de um terço do Reino Unido nos comitês olímpicos (link). Mas o resultado…

    O modelo dos EUA, onde a maioria dos atletas busca seu próprio patrocínio, funciona até bem para os atletas olímpicos, que vão aparecer em comerciais e eventos. Já para os paralímpicos, não funciona, e gera ainda mais frustração.

    • Frederico Dantas disse:

      Pegando o gancho…
      O modelo olímpico britânico, que numa análise fria dos resultados parece muito bem sucedido, foi muito criticado, durante os jogos, pela… Grã Bretanha.
      Dois foram os principais pontos de crítica por muitos órgãos de imprensa.
      O primeiro, por colocar dinheiro somente em que já venceu ou tem chances de vencer. Isso teria matado, por exemplo, esportes como vôlei e basquete por lá.
      O segundo, também muito criticado em outros países, o excesso de dinheiro gasto em esporte de alto rendimento, ao invés de investir em esporte, como política de estado, como agente promovedor de saúde. Na contra mão deste investimento a população britânica está ficando cada vez mais sedentária e propensa a doenças advindas deste sedentarismo.

    • Marcão de Varginha disse:

      Garganta profunda e sua inconfundível e inseparável arrogância!
      – #benecyeternomito

  • Alex disse:

    …tem uma coisa me intrigando bastante….nos últimos dias, os azulados estão tentando de todas as formas comparar o Ábila com o Pratto…isso é um absurdo….Pratto é muito mais completo, Ábila é melhor finalizador, porém se sair da área fura a bola……mas o engraçado que o Praato é segundo atacante e não centroavante….por que será que nenhum simpatia ousa comparar Ábila com Fred?…é melhor não….Fred é mais finalizador, mais experiente, mais frio, mais inteligente e por aí vai….tem ótimo passe, prepara jogadas e não é só finalizador….por que sewrá que não fazem essa comparação…qto a comparar com o Pratto é covardia também…..Pratto é meia, é atacante, é armador, é raçudo, e por aí vai, não é bonecão de Olinda como nosso wanCHOPP….pra não dizer que sou bairrista, Ábila é ótimo finalizador e só….por isso o Pratto joga ao lado de Fred Robinho , Di Maria e MESSI, enquanto Ábila joga ao lado de Arrascaeta….kkkk

  • Alex disse:

    …bom dia!!!!…recebei um zap do blog do Galo com notícias vindas de gente de lá de dentro do Galo…….a Itatiaia entrevistou alguém que tava indo pra fora e que não conseguiu camisas pra levar…isso é fato….vamos lá, informação de dentro do Galo: A Dry World é uma empresa constituída de investidores, com um capital somado enorme….aonde está o problema?…o Canadá não permite que seja investidos recursos em países com nota de risco baixa(invest grade,herança maldita do PT)….como resolver isso então?…esse dinheiro teria que passar pelas chamadas offshores…porém isso é ilegal….então é necessário estabelecer um outro meio legal de entrar com essa grana no país….salário do Robinho atrasado?…nunca esteve….o Galo paga 350 mil mais premiações por rendimentos….o restante é pago por outro investidores não revelados, não é Dry World(desconfio que seja o Pedrinho)….a dry world não paga salários ao Pedalada ….a Dry World injetou dinheiro para trazer o Pedalada, ajudou….vcs acham que se o Pedalada tivesse sem receber ele estaria irradiante e jogando como nunca?….claro que não….a Dry World já pagou a primeira parcela de 25 milhões anuais que prometeu ao Galo….Daniel não é Gilvan….esta aí a verdade, se quiserem esmurrá-la, vão em frente….aqui não pica-pau….….eu que não sou nada, sei mais que alguns ada Itatiaia, com todo respeito….toda vez que o Galo tá lutando pelo título, surgem algumas coisinhas desse tipo, mas como não sou muito ligado a isso, não sou adepto a “teoria da Conspiração”, não creio que a Itatiaia tá remando contra, pelo menos a grande maioria que trabalha lá ….a Dry World tem muita grane não deu o passo maior que a perna…ela é gigante….o Cris Galo conversou com o Escobar representante da Dry world que confirmou essas informações…..outra coisa, a Dry world comprou uma fábrica no Paraná que tinha mais de 400 ações trabalhistas, estava falida….por isso ela teve problemas pra regularizá-la…. ta aí, as informações…..aqui é e Galo e nossas rendas não estão penhoradas, já conseguimos mais de 60 milhões em vendas só esse ano….aqui não pica-pau….

    • Leandro Fábricio disse:

      Boa Alex, essa noticia que vc passou aí eu também ouvi atraves do beto guerra que participa dos bastidores do galo…

      hj o site do globoesporte lançou a mesma mentirada sobre relação do galo com a dry world, é só o galo estar na disputa de titulo que inventam de tudo para tentar desestabilizar…

      quando o pessoal do bairro enseada das garças esteve com um entrevero com a penalti e rescindiu com a fornecedora para se acertar com a umbro recebendo menos ninguém falou nada…

      outra coisa que foi esclarecida que até eu não sabia, é que a dry world não paga os salarios do robinho, quem paga os salários do robinho é o atlético e um outro parceiro, a dry world no caso do robinho ajudou financeiramente na vinda do jogador de outra forma, tendo o galo o compromisso de repassar esse dinheiro a empresa canadense…

      mas é aquele negócio né Alex, quem dá ibope aqui em MG é só o galo mesmo, os outros ninguém liga…

      • Alex disse:

        …é isso aí Leandro….esse Galo incomoda demais….eu não sei por que, o Galo só recuperou o espaço que sempre foi dele…..o Emergente , o São Caetano das Gerais ,achou que ficaria em nosso lugar pra sempre….SQN..um abraço!!!

  • Jorge moreira disse:

    ô Chico qual é a escalação deste time do Democrata jacaré?
    O goleiro parece com o Careca,tem um jogador em pé que parece com o Misael,
    Se for possivel responda,só uma outra coisa o Duarte de Paiva lotado deve dar uma
    saudade hem.

    • Chico Maia disse:

      Alô Jorge: Saúva, Edson Vampiro, Misael, Prego, Baiano, Souza, Careca e o técnico Arizona; agachados: Edson Carmelito (Supervisor), Astolfo, Rogério, Rubão, Diney, Edu e o massagista Zé da Pomba.

  • Jorge moreira disse:

    A construção do autododromo me fez lembrar de alguns politicos do passado aqui em BH,tinha um Thibau que em todas as eleições ele desfilava com um barco em um caminhão dizendo que iria canalizar o mar do Rio de Janeiro até a lagoa da pampulha, e outra esta dos irmão Cavalcante aficcionados por automobilismo que em algumas eleições prometiam a construção do autodromo aqui em BH , coisas de politicos que só quem é cabeça branca como eu talvez se lembre.Este candidato a prefeito sr Thibau meu Deus é o tempo passou mas a memória as vezes ainda funciona