Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na virada de turnos do Brasileiro, a realidade, novidades e surpresas se misturam

Matheus Mendes em mais uma grande defesa contra o Corinthians. (Foto: twitter.com/Atletico)

Pausa nos Jogos de Paris, pra falar do Brasileirão.

Uma verdade se confirma: temos um dos campeonatos mais difíceis e imprevisíveis do mundo.
Quem imaginaria que o Cruzeiro teria um time competitivo na parte de cima da tabela novamente este ano? A vitória sobre o Botafogo, no Rio, foi emblemática. Time bem treinado e vários jogadores mostrando uma bola que ninguém acreditava que teriam.

Está fazendo lembrar o Cruzeiro, do Marcelo Oliveira e do mesmo Alexandre Matos, diretor atual, que surpreendeu a todos em 2013.

Foto: twitter.com/Cruzeiro


A briga pelo título tem no Flamengo e Palmeiras os maiores favoritos. Não acredito que o Botafogo (vice) se sustente muito tempo nessa disputa. Muito menos o Fortaleza (terceiro lugar).


Essa imprevisibilidade é que nos permite dizer que o Atlético não está descartado como, também, candidato ao título. Difícil? Claro, mas não impossível. Com a vitória sobre o Corinthians foi para a nona posição, com 28 pontos.


As voltas de machucados, suspensos e os seleção já melhoraram o rendimento do time. As chegadas, principalmente do Bernard e Alonso, deram um novo gás, pois são reforços de verdade.


Na parte e baixo da tabela, a realidade começa bater à porta de quem não tem elenco suficiente para evitar o rebaixamento. No frigir dos ovos, deverão cair: Atlético-GO, 12 pontos, Cuiabá, 17; Vitória, 18 e um Juventude ou Criciúma, ambos, atualmente fora da zona da degola, com 21 pontos, mas com concorrentes bem mais poderosos que eles, em seus calcanhares: Internacional, 20; Corinthians 19; Grêmio 18 e o Fluminense, penúltimo colocado, com 17 pontos, mas que deu uma engrenada com o Mano Menezes no comando.

Este returno promete grandes partidas e intensificação das reclamações contra as arbitragens e do VAR.


» Comentar

Comentários:
32
  • João Brás disse:

    A escalação de Pidrim deu certo. “… Ou Você escala Meu time ou te mando pra rua…”

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    O que eu não entendo é a torcida atirando objetos no gramado, ganhando tá assim, quando perder nem se fala, quando perder mando de campo vão culpar e acusar de perseguição a tudo e a todos menos os que causaram a punição, agora o que não acaba é os problemas da Arena, falta acústica, ponto cego, campo horroroso, rede para visitante, quando a gente alertava sobre o gramado falavam que o agrônomo era o mais entendido no assunto, agora até os jogadores do galo tão reclamando, tá parecendo que inauguraram antes de terminar ou erro de engenharia, feliz pela vitória mas não é todo jogo que juiz vai ter coragem de apitar pênalti, time precisa criar mais e de um centroavante

  • Fred disse:

    Claro que fiquei feliz com a vitória, ainda mais em cima do antipático curíntia. Porém, o time cria muito pouco, e tirando o Hulk ninguém chuta pra gol. Maior posse de bola, porém inofensiva. Valeu pelos 3 pontos. Por isso mesmo, não acredito em chance de título no Brasileiro, esse time não tem gás pra engrenar uma sequência de 5 ou 6 vitórias necessárias. Negócio é revezar o elenco pra disputar as Copas, e tentar um G6 no Brasileiro.

  • Pedro Vitor disse:

    Everson, tem crédito, com a diretoria e com a torcida, embora já houve um desconforto, diante de algumas más atuações, e até acho, que é justo, ele voltando ao normal, em forma voltar como, titular do time mas, de agora pra frente, terá no retrovisor um reserva que enquanto teve sua sequência, conseguiu transmitir segurança, talvez falte ainda experiência, e confiança.

    O Matheus Mendes é um bom goleiro, caso Everson retorne e não vá tão bem como ultimamente, pode sim começar um burburinho.

  • Raws disse:

    Quando muitos insistem em observar a boa atuação do nosso goleiro, esquecem de relevar uma tática que já fazem décadas e a pedra foi cantada pelo ex jogador, treinador e comentarista, grande Mário Sérgio. O contra-ataque será a arma do futuro no futebol. Percebam que até os times grandes, fora de casa, se fecham em bloco para aproveitar os espaços nas defesa adversária. Como os jogadores rápidos e talentosos estão em extinção, a chance de tomar gols em casa é muito grande.
    Comecem a prestar atenção nisso e passem a culpar os treinadores das bases, que parecem ensinar os meninos a serem robôs.

  • Marcio Borges disse:

    Que partida do Cabuloso. Impecável como bem disse o Juca em comentário abaixo. Estão nos deixando sonhar com um pouco mais do que esperavamos. Sabia que o time iria melhorar com os reforços mas acreditava que iria demorar para encaixar. Me enganei, felizemente. Bora Cruzeirão.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia, ótima semana a você e aproveite bastante sua estadia na França. Cara, vamos lá, a vitória em cima do Juventude foi quase que uma “obrigação”, pois jogando em casa e contra um clube que vai lutar até a ultima rodada para não cair, a vitória era esperada. Mas começar o returno dando uma sapecada no líder, dentro da sua casa e jogando futebol de alto nível, com Mateus Pereira jogando muito, William e Marlon sobrando e o jovem Barreal marcando um golaço, faz com que a torcida sonhe mais alto ainda e nos faz lembrar 2.013 mesmo, quando ganhamos o Brasileiro com um treinador quase desconhecido e com um time que deu liga de uma hora para outra. Acredito que os dois próximos jogos (Fortaleza e Atlético) será de grandes emoções……..então bora sonhar, pois estão deixando a China Azul sonhar!!! E lembrar que até o começo do ano nossa expectativa era outra. Vida que segue

  • Júlio Soares disse:

    Hulk continua fazendo estrago nos crucrus. O Galo não esta demonstrando futebol para ser campeão, no máximo sonhar com uma Libertadores. A diretoria do Galo só compra defensores e atacantes promessas como Palácios. Precisa de um centroavante e um atacante que caia pela esquerda (Róger Guedes ou Michael) como Keno fazia. Depois de desistir de Scarpa pela lateral, até que enfim, Milito insiste em Batáglia na zaga. Isso causa racha no elenco, dois zagueiros já pediram para ir embora. Hora de voltar Batáglia para o meio junto com Otávio, ou Franco e Zaracho. Paulinho precisa balançar mais as redes, está em falta.

  • Silvio Torres disse:

    Monsieur Chicô, permita-me discordar de um ponto. A convite de um amigo, estive ontem na Arena MRV. E pelo que vimos ao vivo saímos com a mesma impressão de que o Atlético não tem bala na agulha para ter chances de titulo no Brasileiro. Faltam jogadores com mais qualidade técnica e velocidade e o time não tem solidez tática. Defesa e meio campo cometem falhas inacreditáveis e a qualidade do passe está baixíssima. Contra esse time modesto mas bem treinado do Corinthians o goleiro Matheus Mendes foi a grande figura em campo e evitou uma derrota certa. Pra “imprensa atleticana” que está chorando os dois pênaltis, foi a maneira da CBF compensar a roubalheira da partida do primeiro turno. Na época, o Atlético em muito melhor fase, foi barrado com a expulsão do Bataglia e a não expulsão do criminoso Fagner. Acho melhor o Galo se concentrar na Copa do Brasil e Libertadores e se preocupar em garantir os 45 pontos no Brasileirão.

  • Raws disse:

    Cedo ainda para minha indignação, porém sacar Alan Franco do time para colocar sua indicação, Veras, Milito me fez lembrar o maior erro do Cuca no seu começo. Trouxe Tchê Tchê e preteriu o mesmo Franco, sem a menor lógica.

    • Pedro Vitor disse:

      São dois jogadores que eu não entendo porque tirar do time, um é o Alan Franco, e outro é o Saravia, embora acho o Fucks um bom jogador, mas ali fechando o lado direito, tem que ser um jogador rápido, e o Fucks é lento.

      O Fausto Vera eu entendo que seja para dar ritmo já que não poderá jogar Copa do Brasil, mas não há motivos pra sacar o Franco e Otávio do time titular. E Zaracho também quando voltar, na minha opinião tem vantagem no esquema tático.

      Lyanco é doido, já deu pra perceber, mas o Saravia vinha bem demais por ali, não sei porque retirar o cara que tá bem.

      • Raws disse:

        Também não entendi a saída de Saravia, mesmo porque ele cresceu muito com o próprio Milito e também cumpre bem a função mais recuado de terceiro zagueiro. A esperança é que os técnicos brasileiros são tão comuns, que não conseguir entender a cabeça do Argentino seja um diferencial positivo.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Pois é…
    No iníico de maio, o gramado do Beira Rio foi totalmente destruído pelas enchentes que assolaram o RS. Porém, recentemente o Inter “reinaugurou” seu Estádio com um gramado quase impecável. Enquanto isso, o gramado da Arena MRV, quase um ano após sua inauguração, ainda se parece com pelo de cachorro sarnento. Mais importante que luzes do lado externo ou até mesmo o tal som ruim da torcida, seria muito mais interessante e produtivo para o futebol investir de verdade na qualidade de um dos principais equipamento de jogo: o gramado.

  • Wallison Silva disse:

    Bom dia, Chico!
    Minha análise do jogo do Galo:
    Matheus Mendes melhor em campo, seguido de Otávio e Hulk que mais uma vez nos ajudou.
    Até o primeiro gol de penalti, o Galo não tinha levado perigo ao gol adversário.
    Corinthians muito mais organizado e pergioso no primeiro tempo.
    Galo voltou melhor no segundo, porém continava sem efetividade no ataque.
    Lyanco não precisava ter entrado naquela pilha. Prejudica o time na sequência do campeonato.
    No fritar dos ovos, valeu os 3 pontos.
    Em tempo, recorde de público, linda festa, porém o gramado e futebol deixaram a desejar.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    O que me chamou atenção no pós jogo contra o Botafogo foi a declaração do meiocampista Gregore do Botafogo:
    “Fui dar parabéns ao Cássio, porque o futebol precisa de jogador como ele. É um jogador vitorioso, que em toda a carreira nunca desrespeitou o clube dele. Agora, trocou de clube depois de tanto tempo e hoje mostrou que a gente precisa de jogadores como ele”, “Depois de um momento difícil no antigo clube, continuou trabalhando e ajudou a equipe dele a sair com os três pontos”, completou Gregore.

    Acho que tem muito jogador fazendo bobagem, criticando clubes rivais, fazendo idiotices para a torcida, se esquecendo que quando fazem isso fecham as portas de possível contratação futura.

    Partida impecável do Cruzeiro no Sábado. No domingo o campeonato de pênaltis corridos está voltando?

    • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

      Uai, começou no jogo do seu time contra o Juventude.

    • Marcão de Varginha disse:

      Enfim, depois de amargar uma tri permanência na segunda divisão, os celestes continuarão com sua tradicional arrogância… torcer para quem já comprou arbitragens é muito cômodo.
      #celestescompraramarbitragens

      • Juca da Floresta disse:

        Já fez sua compra no Supermercado do padrinho Pedrinho em varginha Marcão? Bora ajudar o cabuloso que eu senti uma inveja nas suas palavras.

        • Mauro Lopesr disse:

          Ótima essa observação. Conheço muitos atleticanos que pararam de comprar no supermercado BH por causa de postagens de cruzeirenses nas redes sociais. Tem um mais radical que jurou nunca mais comprar nada lá, mesmo pagando mais caro em outros lugares. Se essa onda se alastrar vai fazer um rombo no faturamento do Pedro Lourenço.

          • João Brás disse:

            Desavisado, Pedrinho não é o sócio majoritário do BH. Outra coisa, o dono do crucru é a empresa dos filhos de Pedro. Vamos pesquisar gente!

          • João Brás disse:

            Não passo nem perto!

          • Juca da Floresta disse:

            Ah tá…..mais uma da séria série: eu acredito. hehehe é bom o Pedrinho tomar cuidado senão ele vai quebrar tadinho.

  • Jerônimo disse:

    Aos 14 minutos, o Hulk, por estar mal posicionado e não saber o seu lugar no esquema do Milito, recuou até o meio de campo para armar uma jogada. Fez firulas, perdeu a bola e armou o contra ataque do Cortinas. Quase foi gol.

    Aos 36 minutos, o Hulk recuou e tentou dar debaixo das pernas do jogador do Cortinas e perdeu a bola. Isso armou o contra-ataque que gerou o gol do adversário.

    Depois, ele tentou duas pedaladas e o corpo não acompanhou o raciocínio… perdeu a bola para o defensor.

    O Hulk tem mais atrapalhado do que ajudado…essa é a verdade.
    “Ahh…mas ele fez dois gols”.
    Bom, gol de pênalti até eu faço.
    É pouco inteligente taticamente e ruim financeiramnete, pois ele custa muito caro, deixar o Hulk em campo esperando uma falta ou pênalti…para que ele faça um gol.

    Obrigado, Hulk… você foi importante demais para o Galo e sempre estará na galeria dos grandes ídolos do Atlético, mas eu desejo que 2024 seja o seu último ano no time do Galo.

    • Fred disse:

      Jerônimo, concordo em boa parte com seu comentário. O Hulk fica a maior parte do tempo atrapalhando, enquanto esperamos uma jogada decisiva dele. Isso precisa ser percebido e trabalhado pela comissão técnica. Mas ele merece ser titular atualmente por um motivo: é o único que chuta pra gol nesse time, incrível.

      • Jerônimo disse:

        Pois é Fred,

        Pelo o que eu entendi, analisando os ultimos 3 jogos, a comissão técnica já percebeu esse problema com o Hulk e pediu para ele recuar até o meio de campo para “armar” as jogas. Assim, na teoria ele deveria abrir espaço para as infiltrações do Bernard, do Alan Franco, do Arana e do Scarpa.

        O problema é que o Hulk tem recuado, mas perdido essa bola no meio de campo e isso tem gerado contra-ataques mortais para o Galo. Já tomamos 2 gols e vários sustos, de bolas perdidas pelo Hulk nessa função de “armador”.

        O correto seria tirar o Hulk e colocar mais uma meia ofensivo, como o Zaracho. Isso melhoraria demais o meio do campo do Galo e criaria mais chances de gols. O problema é deixar o Hulk no banco, um jogador que tem um custo extremamente alto para o clube. Sem contar que a idade chega para todos e o Hulk, no alto do seus 38 anos, já sente o peso e o corpo dele não tem acompanhando o que a cabeça dele pensa. Ele está sempre 1 segundo atrasado nas jogadas de ataque e os zagueiros tem consegui antecipar e tomar a bola dele com facilidade, este ano.

        Eu sou fã do Hulk, dentro e fora de campo. Porém, ele não encaixou no esquema do Milito. O Milito não gosta de centroavante fixo e o Galo nem tem esse jogador no elenco (Kardec não conta). Logo, usar o Hulk de “falso 9” tem arrebentado com a ideia de jogo do Milito e tem sacrificado o futebol dos demais jogadores.

        Pelo bem do Atletico e do próprio Hulk….2024 deveria ser o último ano dele no Galo.
        Por tudo que o Hulk fez pelo Galo ele deveria encerrar a sua passagem pelo clube ainda esse ano de 2024.

        • Pedro Vitor disse:

          É importante respeitar opinião, e realmente o Hulk ainda não encaixou no esquema de jogo do Gabriel Milito, mas ele tá tentando e tem crescido de produção, pelos menos os números dizem isso.

          Agora acho muito cedo também para fazer certos questionamentos sobre a carreira do Hulk, pois não tem certeza de nada, se é o jogador que está mal tecnicamente ou se é adaptação ao posicionamento ou se fisicamente que não está suportando, enfim, artilheiro do time no Campeonato brasileiro 2024, até então a principal competição da temporada, ainda tem copa do Brasil e Libertadores, e ele tem mais dois anos de contrato a cumprir!

        • Jeremias disse:

          Mesmo fake com nomes diferentes!