Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Que situação!

Inacreditáveis as imagens que estamos vendo do Rio de Janeiro!

E eu que ano passado e este ano, na África do Sul, “jurava” a todos os colegas da imprensa estrangeira que a violência na Cidade Maravilhosa era localizada, que lá não era tão perigoso como se falava.

Que as imagens do filme “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”, eram em locais específicos, e bla, bla, bla…

Ontem recebi e-mail de companheiros da Espanha, Itália e Estados Unidos, questionando: “E aí, Maia?”.

Responder o quê?

O pior é que tudo que a TV mostra da bandidagem do Rio e SP, os bandidos do resto do país assimilam e passam a praticar nas outras grandes cidades.

Nossa BH que se cuide!

E viva o Brasil!


» Comentar

Comentários:
26
  • bessas disse:

    Stefano,

    Eu sei a definição de UPP, coloquei de forma irônica mesmo, para provocar a discussão, o debate. Só acho que é pirotecnia pura. Continuo achando que as UPPs sozinhas não vão resolver o problema da violência no RJ. Acredito juntamente com as UPPs em extirpação dos bandidos(traficantes), em trabalho social e e fim da corrupção.

  • Alexandre disse:

    Há, no mais o Rio continua sendo uma cidade linda e que estará mais quando o poder paralelo perder suas áreas.

  • Alexandre disse:

    Chico,
    Sou Setelagoano e moro no Rio há 10 anos. Realmente os confrontos são em uma área longe cerca de 20 km da zona sul. No entanto, o pavor e medo na população tem sentido.
    Nunca houve uma resposta a altura do Estado de direito frente aos traficantes. O Rio padece de governos desde que o Brizola assumiu. Pelo menos o Sérgio Cabral tratou de endurecer. Cahmou um Secretário de Segurança de fora (o Beltrame é gaúcho e era chefão da Polícia Federal antes de assumir a Secretaria). O Beltrame parece o nosso antigo secretéria Zé Resende, que endurecida com os vagabundos e colocou seus homens de confiança (de fora do Rio, claro) para comandar. Nunca se prendeu tanto policial como agora.
    No entanto Chico, há que se saber andar. Como qualquer cidade do interior, sempre há um local onde se saber ser perigoso. Ou seja, se quer achar “chifre na cabeça de cavalo” é só andar por lá. Caso não ande, a violência aqui não difere das demais cidades não.
    Abraços,
    Alexandre

  • Frederico Dantas disse:

    “O fim do mundo está chegando”

  • Alisson Sol disse:

    Aurélio: eu refiro-me a qualquer cota, seja racial, devido ao tipo de escola que a pessoa frequentou (pública ou privada, etc.). O Brasil mais uma vez copiou um “americanismo” sem entender bem o motivo das tais cotas nos EUA, aplicando o conceito mal-compreendido ao Brasil, que tem um contexto social e histórico completamente diferente. Não vou alongar-me muito no assunto, pois é questão para muita discussão…

    O importante do tópico do post é que, como citado pelo Evandro, não adianta “tirar a bandidagem que está no morro hoje“, sem substituir o que lá está por uma opção viável a longo prazo para as crianças. Pior é o seguinte: claramente estão fazendo isto agora, para “limpar a cidade” até as Olimpíadas e Copa, e depois vão fazer o que? Continuar com a ação, ou volta tudo ao que estava antes?

  • Evandro disse:

    Chico,
    Não vai adiantar nada esta ação da polícia se nada for feito para resolver problemas muito mais graves e estruturais não apenas no Rio de Janeiro, mas no Brasil todo. É importante prender a bandidada sim, mas se fizerem apenas isso e virarem as costas virão outros marginais e irão tomar conta de tudo outra vez.

    É necessário uma política voltada para a educação, cultura e esportes para dar oportunidades para os menos favorecidos, de oferecer emprego e crescimento pessoal e profissional para quem é dessas comunidades e para quem tem grande dificuldade em crescer e vencer na vida. Caso contrário, o tráfico de drogas cresce de novo e aqueles que não conseguem emprego, não conseguem estudar tem grandes chances de ir para onde??? Por isso é necessário uma mobilização geral do governo neste sentido.

  • Júlio Costa Pereira disse:

    E ainda vão sediar Olimpiadas no Rio e Copa do Mundo no Brasil. Dessse jeito atleta nenhum de fora vão querer vir pra cá, muito menos os turistas.

  • Aurélio Mendes disse:

    Alisson Sol, que tipo de cota você está falando?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    E outra coisa, num dia só morreram 30 pessoas, isso é normal, ou vida não vale nada por aí no RJ? As Tvs mostram exageros, mas os números não corroboram com a sua afirmativa. Eu não entendo esse movimento de algumas partes, para proteger a imagem do Rio, essa movimentação devia ser para o combate ao crime e melhora de vida das pessoas que moram em comunidade violentas, mas como tudo hoje em dia é comércio, uma copa do mundo vale mais que uma vida, para mim ainda não.

  • Alisson Sol disse:

    J.B.: Cuidado com o que recomenda. Caso tenha tempo, leia o livro “Freakonomics”, e você verá uma explicação alternativa para a queda da criminalidade em Nova York que faz muito mais sentido do que qualquer das iniciativas de Giulianni.

    Criminalidade existe em todo lugar. O Bernie Ecclestone, da Fórmula 1, acaba de ser assaltado em Londres. A criminalidade nos EUA está aumentando assustadoramente (apesar das Estatísticas ainda não chegarem a “números cariocas”). O problema é sempre o mesmo: a Economia. Pessoas “de bem” nem pensam em “não seguir os 10 mandamentos” (mesmo que não os conheçam exatamente assim). É uma questão lógica: para que me arriscar se vou ter conforto na vida fazendo a coisa certa?

    O que está acontecendo no Brasil, e me preocupa, é a criação do “Estado Paternalista”. O filho da classe média hoje que decidir estudar duro, enfrentar testes para entrar em uma Universidade pública renomada, e formar-se e tentar trabalhar, vai começar por baixo e ter uma vida dura por alguns anos, antes das coisas melhorarem. Enquanto isto, verá gente com pouco esforço receber bolsa-alguma-coisa só para ir à escola, não se esforçar, talvez até ganhar uma vaga em Universidade por cota para isto ou aquilo, e depois só tem de aderir a um partido para conseguir um “cargo de confiança” no serviço público e em breve ter “estabilidade”. Difícil continuar se esforçando e vendo um colega “faturando bem” distribuindo drogas na Universidade/Faculdade.

    Este desequilibrio entre o esforço e a recompensa é que está acabando com a Economia em vários dos países do suposto “primeiro mundo”, onde a classe média desistiu de tentar trabalhar e por anos entrou em esquemas de “ficar rico rápido”, o que sempre demandava algum endividamento inicial “facilmente pago depois”, e agora a conta chegou. Espero que o Brasil evite este ciclo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tiago Reis,

    Sinceramente, se isso não é guerra, a Palestina é o paraíso, em nenhuma parte do mundo vi militares combaterem criminosos com tanques. Pode não ser como os programas estã mostrando, mas que a imagem é assustadora é, e acho bem feito se o Rio perder o cargo de sede da Copa, não pelo povo carioca, mas pela politicada bandida e ordinária que essa cidade tem, verdadeiros saqueadores públicos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Convidar RUDOLPH GIULIANNI Prefeito de NOVA YORK para uma palestra na SSPRJ e aprender como se pacifica uma grande cidade…A limpeza deve começar pela polícia..Para os que ficarem, bons salários,promoções e dignidade pela profissão..

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Chico,

    O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo. Porém, todas as vezes que preciso ir lá à trabalho, sempre vou tenso. E mesmo assim, só fico no Hotel / Trabalho / Hotel. Já aproveitei pra ir à praia, claro, ou em algum barzinho a noite, mas sempre com alguém que mora lá. Sozinho, eu não me arrisco mesmo !!!

    Teve uma vez que estava dirigindo, precisava de uma informação de uma localização e fui perguntar a um policial… Meu Deus… Pelo linguajar do cara, parecia mais um marginal… Sem a mínima educação, cheio de girias e ainda tentou me inibir, questionando o fato de não conhecer bem o Rio e dirigir sozinho na cidade… Simplesmente agradeci, arranquei o carro e rachei fora… rsrs

    E isso que vc falou, sobre o Rio servir de “modelo” pra bandidagem, é a mais pura verdade ! Os bandidos estão cada vez mais folgados… Inclusive, vai um alerta… Ali naquele encontro da Rua Jacuí c/ a Av. Cristiano Machado, os caras estão agindo discaradamente à luz do dia !! Quarta-Feira passada, em plena 10:00 Hs. da manhã, um amigo meu foi abordado em sua moto com dois “oitão” na cara… Levaram a moto dele na frente de várias pessoas e fugiram tranquilamente pela própria Cristiano Machado…

    Só Deus mesmo pra nos guardar !!!

  • Aurélio Mendes disse:

    E em BH tanto se falou em urbanizar a Pedreira Prado Lopes e até hoje nada. A Polícia Civil fica ali do lado dando bom dia pros fumadores de crack.

  • Aurélio Mendes disse:

    As imagens são fortes, mas pela primeira vez estão tomando uma atitude. Já passou da hora de invadir o morro à caça desses infelizes. Só tenho a dizer que não pode baixar a guarda em nenhum momento, tem que invadir o complexo do alemão também e prender esses caras todos. Mas não adianta prender e não ter uma política pra evitar formação de novos criminosos. Tem se que urbanizar as favelas e dar oportunidade à população de se inserir no sistema. Senão saem esses que a gente viu na TV e entram os novos candidatos. Crime organizado é igual política, sempre ficam uns abutres esperando a sua vez.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Acho que esse tipo de violência é localizado. Você não mentiu. Está em todo o Rio de Janeiro e em grande parte de São Paulo. Em menores proporções, em todo o Brasi,l sob controle. Causa preocupação o fato de termos uma Polícia Rodoviária Federal totalmente destruída e sem condições de agir, além de haver uma dificuldade política na tomada de medidas integradas com Polícias Civis, Militares e Polícia Federal. Assim, a fuga se dará, com certeza para outros estados, como prevê acima o Leandro, até que a poeira se assente. Assentando, voltam novamente às origens e o ciclo de violência também. É difícil ver bandidos em fuga, subindo o morro e não haver uma ação contundente por medo de “direitos humanos”. Perderam uma grande chance. A hora é agora! Bessas: não é engraçado, é sintomático.

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Chico…
    acabei de crer que voismecê tem mesmo bom coração. Acreditar que o Rio não poderia ser o que se mostra agora… rs
    Tenho uma tia minha que mora lá e sempre recuso convites da mesma para passear por aquelas bandas.
    Nada contra o povo carioca, mas aquilo lá é de fazer tremer as bases. Com todos os perigos que nos cercam aqui, nem se compara com pavor de lá…

  • Tiago Reis disse:

    Olá Chico!

    Sobre a situação do Rio de Janeiro é lamentável, mas não é isso tudo que as TVs estão mostrando. A cidade não está em guerra. Os conflitos estão localizados na região dos bairros a Penha, Ramos, Olaria e Bonsucesso onde estão localizados a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

    O restante da cidade não está em guerra como os programas sensacionalistas de TV, como os Datenas e Wagner Montes da vida mostram para garantir alguns pontos a mais no Ibope a instalar o pânico na população.

    Sou mineiro, seu conterrâneo de Sete Lagoas, e há dois anos estou aqui no Rio de Janeiro.

    Moro na região da Tijuca, próximo ao Maracanã, e todos na região tiveram um dia normal.

    Mas para quem está fora do Rio, acompanhando apenas pela TV, acredita que existem barricadas por toda a cidade, tanques de guerra, canhões e por aí vai.

    Diversos amigos ai de Minas perguntaram se o mundo estava acabando aqui no Rio. Respondi que estava acabando para a bandidagem.

    A invasão desses morros e a instalação da Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs, infelizmente é um mal necessário. A omissão das autoridades públicas durante várias décadas criou esse monstro que é o crime organizado.

  • Lúcio disse:

    Hilário demais foi ouvir o rerpórter João Vitor xavier em seu programa(bastiZEIRO, digo bastidores)implorando para que a diretoria do cruzeiro não viajasse p/ o RJ com o time hoje ou amanhã, por causa da guerra Polícia/Bandidos!
    E como era esperado, ele não comentou e nem entrevistou o zezé perrella sobre o atraso dos salários! Se fosse com Galo ele já estaria comentando e ligando para a diretoria para ela esclarecer a questão como já fizera por muitas vezes , inclusive desestabilizando o time atleticano em plena disputa de competições importantes.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O que a sociedade deve fazer é apoiar o afunilamento à bandidagem, o cero lá vai se fechando. No mais é confiar no trabalho do Bope, so serviço de inteligencia, etc…

    As imagens são lamentáveis e as consequencias fatais piores ainda…

  • Robson disse:

    Olá Chico!

    Gostaria que você convocasse a torcida do América para ver o TELÃO, na av. Prudente de Morais 1565 – Bar do Coelhão. Valeu Chico!!!

    – Belo Horizonte

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    bessas
    as UPP’s tem como objetivo inicial devolver a comunidade ao Estado, para que em seguida possam ser implantados projetos sociais e de prevenção à criminalidade. Acho interessante isso, mas não pode haver uma demora entre um passo e outro.
    O governo tem que despertar, porque ninguém normal quer ser bandido, a sociedade tem que criar esperança nas pessoas de uma vida melhor.
    O tráfico no RJ é super desorganizado, ficou bem claro ontem, quando da invasão da Vila Cruzeiro, quando um monte de traficantes de chinelo havaina corria pelo morro e um arrastava uma mala de rodinhas. Não podemos chamar isso de crime organizado podemos?
    Crime organizado é em Brasília.

  • Francisco Barbosa disse:

    Se vocês estão a fim de prender o ladrão. Podem voltar pelo mesmo caminho. O ladrão está escondido lá embaixo Atrás da gravata e do colarinho.

  • bessas disse:

    O engraçado é que coincidência ou não foi só passar as eleições para aconbtecer ataques mais pesados no RJ. Ainda não entendi o verdadeiro papel das UPP (unidade de polícia pacificadora) e sua eficácia nos morros do RJ. O problema é na raíz não sei se as UPP controlaram essa guerra civil.

  • Leandro Alves disse:

    Isso que estão fazendo já deviam ter feito a muito tempo, como demoraram a bandidagem só aumentou e ficou forte, BH tem que já pensar nisso e se precaver, como lá a policia está pegando pesado, eles podem querer vir para BH.

  • Ivan Teixeira Nogueira - KIKI disse:

    Fala amigo, te acompanho e queria dizer que estou indignado com a torcida do america, fui a quase todos os jogos para apoiar o america e eles temam em dizer que nao precisam dos cruzeirenses e atleticanos para torcerem por eles. vc acha que aquela casa cheia contra o sport eram so de americanos? afinal todos gostamos do america… um grande abraço

    – Sete Lagoas