Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vitória da competência e seriedade

O futebol é repleto de bandidos e quando gente correta se une, torço para que as coisas dêem certo. Uma demonstração que ser sério vale a pena.

O retorno do América à Série A nacional foi a maior alegria que tive no futebol nos últimos anos.

Não só pelo prestígio do futebol mineiro, valorização de todos nós da mídia esportiva do Estado, mas pela justiça feita a gente séria, dentro e fora das quatro linhas.

O Conselho Gestor do Coelho é composto por lideranças sérias, competentes e acima de tudo de bom senso.

Este grupo assumiu o clube numa situação delicadíssima, mas soube administrar a situação.

O mais importante que essa turma fez, que pode significar a redenção americana: pediu ao Marcos Salum que assumisse 100% do futebol.

Como ele é do ramo, topou e continuou atuando em outras áreas. Ajudou a captar patrocínios e gerenciar tudo que pudesse ajudar o time. Não abriu mão do Caio, seu irmão, outro nome de histórico competente a serviço do América.

É preciso tirar o chapéu para essa gente, cujo orçamento é 1/3 da maioria dos concorrentes a uma dessas quatro vagas.

Sinceramente, eu e a maioria das pessoas, inclusive muitos americanos, achávamos que a briga seria para não cair de novo para a Série C.

Quando Givanildo deu uma banana para o clube ano passado e aceitou o convite do Sport Recife, pensei: danou tudo!

Mas, Salum  achou Mauro Fernandes, e ele é ótimo treinador, além de sério.

Mas, também duvidei que ele conseguisse muita coisa com o elenco que tinha nas mãos.

Foi um herói!

Muitas vezes eu me irritava com comentários de americanos que o atacavam, dizendo que tratava-se de um “retranqueiro”. Ora, ora, com o que tinha nas mãos, principalmente no início do Campeonato, se abrisse demais, seria goleado.

Luxemburgo não admitia empates, preferia perder que empatar, mas visava só o ataque. Por causa de um ponto, o Atlético ainda depende de uma vitória hoje, na penúltima rodada, para evitar o rebaixamento.

Neste jogo final, temi pelo pior, pois apesar de ter freqüentado o G-4 a maior parte da disputa, o time oscilava bons e maus jogos, dentro e fora de casa.

Será que este ponto que faltava viria?

Seria uma grande sacanagem com o América a não classificação, mas tudo podia acontecer.

Quando ouvi, de cara o Sport entregando o jogo para a Portuguesa, pensei: com Geninho de treinador, era de se esperar isso mesmo.

Enquanto em Campinas a Ponte Preta, que não vencia há nove jogos, dava um trabalho danado. O dinheiro é poderoso. Um gol paulisra e tudo estaria perdido para o Coelho!

Mas tudo deu certo e agora é torcer para que o América consiga montar um time bom para a Série A 2011.

 Não pode mandar todo mundo embora, como pregam alguns americanos afoitos. Mas também não pode achar que este time agüenta a próxima temporada. Futebol é, antes de qualquer coisa, ambiente, coletividade. Marcos e Caio Salum conseguiram isso dando força ao Mauro Fernandes. Precisarão agora, renovar o contrato do treinador e da maioria dos atuais jogadores, buscando uns 10 para melhorar o elenco, como um todo, entre titulares e banco.

O América merece e a sua torcida está de parabéns!

Como mineiro, estou feliz demais da conta e parabenizo a todos.


» Comentar

Comentários:
18
  • audisio disse:

    Se jogar a primeira divisão na retranca volta para a segunda!

  • Mário César disse:

    A emoção é forte demais.

    O Coelhão virou o “demonio da tasmania”, um ciclone do acesso: saiu de um módulo II do campeonato mineiro, pulou para o módulo I, classificou para a C, pulou para a B e agora pulou para a A, tudo no tapa, em menos de dois anos!

    O mérito é total.

    Sei plenamente que o maior desafio ainda está por vir: Se manter na série A. Mas com garra conseguiremos. Muita gente disse após a conquista da série C, que o América iria lutar para não cair na série B, mas a superação nos colocou honrosamente (na bola) ao pelotão de elite do futebol brasileiro.

    Quando o América conquista algo, com certeza, foi com muita luta e sacrifício E SEM AJUDA DE NINGUÉM. Não somos clubes de empresários, não somos LTDA, não somos times de mídia e de massa, não somos time de grandes patrocínios, recursos super escassos, etc, etc….

    Isso é o mais legal de tudo. E o pior, somos prejudicados pela arbitragem tanto em âmbito estadual quanto nacional.

    Do frimisa ao maracanã, de araxá ao beira rio, de itauna ao pacaembu…isso é América. De campos modestos aos maiores templos do futebol brasileiro.

    Um clube quase centenário sem vender a alma para o diabo.

    Obrigado América, simplesmente por existir.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Como eu disse antes: EXCELENTE TRABALHO MAURO FERNANDES!!!
    Contando com a ajuda de muita gente, claro! Mas, como não é segredo pra ninguém, o América tinha um elenco inferior a times que ficaram pra trás, a exemplo da Portuguesa, São Caetano, Sport, etc…
    Graças a inteligência e humildade do seu técnico (que confirmou isso em sua entrevista sábado) o América superou adversários mais fortes, tanto no elenco quanto na possibilidade de investimento ($$$).
    Um trabalho realmente competente.

  • Paulo Henrique disse:

    Parabéns ao América, que em 2008 estava no módulo II do Campeonato Mineiro.

    Grande arrancada!

    Sete Lagoas e a Arena ficam marcadas nesta grande conquista!

  • Daniel Paiva disse:

    para os americanos minha singela homenagem numa charge simples que conota o respeito que este time mineiro deverá ter no Brasileirão ano que vem, Valeu Coelho http://migre.me/2z1IZ

  • Paulo Torres disse:

    Parabéns Coelhão! E parabéns a Flávio, Preto, Dudu, Luciano e Euller, que defenderam a camisa verde e preta naqueles jogos em Formiga, em Santa Luzia, em Araxá no Módulo II estadual, e agora chegam à Serie A!

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,

    Sou um dos torcedores que cobravam uma postura mais ofensiva por parte do time americnao, mas tenho que reconhecer que ele optou por este esquema por saber das limitações do nosso elenco. Agora temos que aplaudir e muito a postura desses jogadores, muitos deles em final de carreira,mas que demonstraram em campo uma postura de jovens, dando tudo que tinham de sangue e até um pouco mais. Foi com sofrimento. A frase “O nordestino é acima de tudo um bravo”, cabe perfeitamente no perfil do torcedor americano. Somos um grupo de loucos que amam incondicionalmente a instituição América Futebol Clube.
    Um dos nossos lemas, feito pelo nosso pesquisador e amigo Marinho Monteiro diz: “torcer para o América transcende vitórias e derrotas. É um estilo de vida”
    Chico, queria ver entre os times mineiros, qual torcida conseguiria acompanhar um time que foi ao inferno do módulo II e continuasse indo a campo e crescendo. Somos guerreiros. Nessa hora de alegria, temos que dar os parabens tambem para os herois torrcedores americanos, que nunca abandonaram o time. Nós mesmos nos chamamos de espartanos, numa alusão aos 300 de esparta. Mas temos certeza que com essa administração segura que temos, pelos homens sérios que formam a nossa diretoria, faremos um planejamento sério par ficarmos na série A e assim conseguirmos fazer com que o orgulho americano volte e com ele traga aqueles que estavam sem esperança e consequentemente numa nova torcida seja formada.
    Aproveito o espaco para novamente te agradecer pela forma ética com que trata o futebol e pelo apoio aos nossos questionamentos e sugestões.
    Estamos num processo de subida e temos consciência de que ainda temos muito trabalho pela frente, mas com fpé, planejamento, cabeça no lugar e sem sapato alto, conseguiremos firmar na série A e aguardar que os projetos que a diretoria estão fazendo se concretizem para realmente podermos pensar m voos mais altos.
    ” O América nada teme” by Ramon Hendrigo
    “América, contra tudo e contra todos”
    “torrcer par o América, ultrapasa qualquer raciocínio lógico. É algo maravilhoso e inexplicavel” by Marcus Montenegro
    Temos uma torcida diferenciada, tranquila, que respeita em sua maioria qualquer adversário. participar de um jogo do América é antes de tudo uma alegria, uma festa e a certeza de que voce irá e voltará são e salvo para casa, portanto venha conhecer esse time maravilhoso e se tornar mais um membro dessa fantástrica torcida americana.
    Dipensamos simpatizantes.
    abraços a todos e até o mineiro de 2011.

  • Ramon Gregóro disse:

    Chico o orgulho da imprensa mineira.

  • Edisio Torres disse:

    O America na serie A é muito bom para Minas. Viva o Coelho! Viva o futebo mineiro! E fui muito bom e até surpreendente ouvir foguetes estorarem nos céus de Ouro Branco, apesar que aqui temos torcedores históricos do América.

  • Aurélio Mendes disse:

    Parabéns ao Coelho e ao Mauro Fernandes pela conquista.
    Ano que vem será um bom ano pra minas.

  • J.B.CRUZ disse:

    Os Heróis que levaram o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE a série A:
    1)- Os Irmãos Salum(CAIO E e MARCOS SALUM, principalmente)
    2)-ALENCAR DA SILVEIRA JR.
    3)-MAURO FERNANDES9Tirou água na pedra).
    4)-FÁBIO JÚNIOR (melhor atacante do futebol Mineiro este ano.)
    5)-Todos os jogadôres..
    6)-A pequena torcida do AMÉRICA(mas guerreira).
    7-Uma placa especial para ÊNIO LIMA e BRUNO AZEVEDO que independente do trabalho de mostrar o AMÉRICA ao público ouvinte da ITATIAIA, trabalhararam com muito amor a profissão….BEM-VINDO COELHÃO A PRIMEIRA DIVISÃO!!!!

  • Kleber disse:

    Sou cruzeirense e fiquei muito feliz com a arrancada dada pelo América, time com que sempre tive muita simpatia. Muito bonito o fato de, em apenas dois anos, ter dado um passo tão a frente, com uma recuperação realmente fantástica. Como mineiro então, acho ótimo termos mais um time disputando a série A, devolvendo a Minas algo que já havia perdido há anos.
    Isto não quer dizer que nao torci muito pela queda de nosso rival, mas isto irá ficar para o próximo ano (rsrsrsrs)!

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo plenamente. Num meio onde só gente trambiqueira costuma de sobressair, ver gente honesta e honrada colhendo frutos é um alento. Parabéns ao America.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A hora é de comemorar. Preconizei aqui neste espaço que, com o 3-6-1 anunciado para ontem, podíamos esperar sofrimento. E ele veio em doses fortíssimas. Mas disse também que queríamos a vaga, ainda que com derrota, o que era possível. Uma coisa é a visão do profissional, como você. Outra é a do torcedor, como eu, que sempre quer a vitória. Por causa, talvez, dessa retranca injustificável em casa contra asas e santo andrés da vida é que só conseguimos a classificação, que perigou, “no apagar das luzes”. Perdoe os americanos que reclamaram de retranca, porque era visão de torcedor e não de críticos profissionais e não punha em dúvida a competência do treinador. Ainda bem que você reconheceu que, em alguns momentos ontem, temeu também pelo pior. E tudo isso por causa dela: a retranca. Nos poucos momentos em que resolveu sair lá de trás, o América mostrou que era superior àquele time que nada queria e nada tinha a buscar. Ou seja, se houve ameaças de infartos, que sejam creditadas à mania de retranca. Se há, agora, só alegria, não deixaremos de creditar ao Mauro também. Somos-lhe muito gratos e você sabe disso. Quanto ao futuro, pela competência de todos que você elogiou, acho que podemos acreditar. CONTINUE ACREDITANDO, AMÉRICA!

  • Luiz Cesar disse:

    Bela crônica. Muita alegria com a conquista dos irmãos Salum. Eles merecem

  • Jose Aurelio Tofani Silva disse:

    PARABENS DIRETORIA, PELA COMPETÊNCIA FORA DAS 4 LINHAS, PARABÉNS COMISSÃO TÉCNICA, PELA PROJEÇÃO DE RESULTADOS E PELO COMANDO EXERCIDO SOBRE OS ATLETAS, PARABENS JOGADORES, PELA RAÇA, BRIO E ORGULHO EM OSTENTAR E REPRESENTAR O NOSSO MANTO VERDE E PARABENS TORCEDORES E FUNCIONÁRIOS AMERICANOS POR SERMOS APAIXONADOR PELO NOSSO AMÉRICA E SER PARTE ATIVA DA HISTÓRIA DO NOSSO COELHÃO.

    OBRIGADO AMÉRICA!!!! VAMOS A LUTA!!! SOMOS SÉRIE A!!!!

    COELHOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    – Belo Horizonte

  • Renato disse:

    Chico, não levo futebol a sério faz muito tempo, justamente por causa da bandidagem. Mas, se o América realmente for administrado por esse tipo gente, acaba de ganhar a minha simpatia.

  • Evandro disse:

    Parabéns ao América!!!
    Agora é hora de festejar após tantos anos de sofrimento e angústia.
    Depois o clube deverá pensar no grupo para o ano que vem, e montar um time capaz de, no mínimo, permanecer na série A ano que vem. Juntar a experiência de alguns atletas com a juventude da categoria de base aliada a mais alguns bons reforços e isso será perfeitamente possível ano que vem! E se tudo andar bem pode até ir para a sul americana. O céu é o limite! Valeu Coelho!!!