Todo ano diferentes instituições distribuem medalhas no atacado e no varejo a pessoas que supostamente teriam prestado serviços relevantes ao “povo de Minas”. É “Comenda isso, Comenda aquilo, Medalha fulano de tal, Medalha cicrano” e por aí vai. Algumas, muito justas, outras, para quem não tem nada a ver. Apenas porque atendeu a algum interesse estratégico, localizado de determinado poderoso ou mafioso de plantão. Há também aqueles “medalhados”, novos “comendadores” que receberam tal título por bajularem um chefão com muita competência. No popular: puxaram o saco com muito orgulho e muito amor. A origem disso no Brasil está na vinda da família real portuguesa, em 1808, de acordo com o excelente livro do mesmo nome, do Laurentino Gomes, que recomendo sempre a quem quer entender o nosso país e a nós mesmos. A Corte precisava de dinheiro e distribuía títulos de nobreza: Barão isso, Visconde daquilo, Coronel fulano. Tinha de todo preço e hierarquia, dependendo da “contribuição” do pretenso nobre.
Este parlatório todo para alertar a quem indica essas homenagens de todo fim de ano para que premie a algumas pessoas físicas e jurídicas que realmente merecem. Por exemplo: o que o Grupo Vilma Alimentos tem feito pelo futebol mineiro é fantástico. Uma marca nossa que investe pesado no Atlético, Cruzeiro, América, Tupi de Juiz de Fora e outros clubes do interior. Em tempos bicudos como este, de crise batendo em tudo quanto é porta, a
Vilma merece uma medalha de ouro. Caso nenhum órgão governamental ou legislativo se lembre disso no fim do ano, que a Federação Mineira de Futebol ou mesmo os clubes, façam este reconhecimento público a este grupo e a outras empresas que prestigiam o futebol. O saudoso Domingos Costa, morto tragicamente em acidente aéreo em 2012, quando chegava a Juiz de Fora, deve estar orgulhoso com os seus herdeiros e colaboradores, que estão dando sequência ao que ele fazia tão bem. A Vilma foi o maior patrocinador do também saudoso Minas Esporte, da Band, durante quase 30 anos.
Por falar em Vilma, ela e a Krokero, também do grupo, marcaram presença na final do Campeonato Mineiro para dar um incentivo a mais para as torcidas.
A marca que já vem desde o inicio do patrocínio de Atlético e Cruzeiro em 2015, ativando o apoio aos times através de charges nas redes sociais, resolveu inovar neste jogo fazendo uma cobertura completa da partida em tempo real no Twitter. Os internautas puderam conferir charges dos lances mais emocionantes e polêmicos do jogo e uma ilustração especial em homenagem ao campeão. (mais…)