Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Perversa inconstância!

Depois de tantas crises políticas, administrativas e financeiras o torcedor do Atlético padece agora da instabilidade do time. Nunca repete atuações brilhantes consecutivas, principalmente contra adversários teoricamente inferiores. Levou de quatro do Barueri e ontem passou o maior sufoco contra o Botafogo, lanterna da competição. O público pagante é crescente, porém, quando a torcida começa a acreditar vêm duchas frias que apagam todos os fachos alvinegros. Ontem foi assim, contra um time entalado na garganta, após sequência de surras dos cariocas ano passado. Entendo que o problema está na limitação do elenco, apesar de muitos acreditarem em bobagens, como fatores extra campo. Os 11 que começam jogando dão conta do recado, mas quando chega a hora das substituições, a situação se complica. O time se desconfigura e a apatia toma conta. Impossível ser campeão desse jeito.

O Cruzeiro vive situação diferente. Só mira o título da Libertadores da América, e caso a conquista venha, irá apenas administrar o brasileiro. Por enquanto, derrotas e empates não significam grande coisa. Não pode é entrar naquela do Renato Gaúcho quando comandava o Fluminense ano passado: “Vamos ganhar a Libertadores e passear no brasileiro no resto do ano”.

Renascimento

O América surpreende pelo lado positivo nessa campanha impecável na primeira fase da Série C. A fórmula de gestão do Conselho Gestor começa a ser observada com melhores olhos pelos críticos. O comando do futebol está nas mãos daqueles que têm competência reconhecida por todos os americanos: Marcus e Caio Salum, que apostaram tudo na contratação do técnico Givanildo e se deram muito bem.

Saia justa

A Confederação Sul-americana de futebol não teve a menor condescendência com os clubes mexicanos na primeira fase da Libertadores devido à gripe suína. Agora se vê diante de uma final entre Cruzeiro e o argentino Estudiantes, no olho do furacão do mesmo problema. Em condições normais o tratamento deveria ser o mesmo, porém a força da Argentina nos bastidores deverá falar mais alto.

Estadual

Depois de muitas consultas o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, decidiu o seu futuro político nas eleições de 2010. Vai adiar o projeto de uma cadeira na Câmara, em Brasília, e buscará um novo mandato de deputado estadual. As conversas envolveram a cúpula federal do DEM, já que trata-se de uma liderança emergente da sigla.

Só um

O campeonato brasileiro vai esquentar a partir de agora. Dentre os principais candidatos ao título, apenas o Cruzeiro ainda não está 100% voltado à competição, em função da decisão da Libertadores. Se em 2008 tivemos uma das disputas mais equilibradas na existência dos pontos corridos, este ano promete mais. Não há nenhum clube que possa ser apontado como maior candidato ao título.


» Comentar

Comentários:
3
  • Renato César disse:

    Bom dia, prezado Chico Maia!

    Acho que a luz vermelha está acesa para o Galo. Após algumas rodadas na liderança, perdemos a primeira posição justamente em uma partida em casa contra o lanterna da competição.
    Neste jogo de ontem ficaram nítidas as necessidades que temos de um craque para o meio de campo e de um goleiro excelente.
    É só um time vir aqui bem fechado que não conseguimos chegar com tanto perigo. E é só o time adversário chutar que uma hora a bola entra: gol de falta lá do meio de campo não pode ser tomado por goleiro médio.
    Quanto ao publicado na sua coluna, faço uma consideração sobre o assunto “Saia justa”. A Argentina tem oficialmente o dobro de casos de “gripe suína” registrados em relação ao Brasil (1600 contra 800). Porém, estes são os dados oficiais. E é fato que eles estão sendo mascarados irresponsavelmente pelas autoridades políticas brasileiras. Logo, o mais prudente seria adiadar a final lá para Novembro. Já pensou?!
    A Confederação Sul-americana de futebol errou ao retirar os times mexicanos (américa do norte) da competição com esta desculpa de “gripe suína” talvez pelo fato de sentir que comete um erro também ao convidá-los a participar, já que não existe um critério decente que justifique este convite.

    Abraços!

    Renato César
    Padre Eustáquio – BH – MG
    Acesse: http://rcgalo.blogspot.com/

  • Eujacio disse:

    Chico, sei que não é hora para criticar o Roth, mas ele tá parecendo C. A. Torres e o Dario Pereira, que colocavam centroavantes até de lateral esquerdo, quando os gols não saiam. O Roth coloca 3 atacantes com 3 volantes e nenhum armador. Se tem um lateral direito de oficio, porque improvisar. Numa das poucas jogadas de linha de fundo saiu o gol. O Alessandro está sendo muito pouco aproveitado. Concordo quando dizem que a lateral com o Júnior é uma via expressa. O Galo ainda precisa de um camisa 10. Ab.

  • Marcelo Duarte de Resende Paiva disse:

    Apesar de tudo, acho que falta mais ao Galo é técnico, ontem mais uma vez o Celso Roth complicou, colocou o Renan com falta de ritmo e depois quando o substituiu, colocou outro velocista, e ficamos sem o dez, perdemos o meio de campo ( de qualquer maneira falta esse jogador ), e um goleiro, pq esse Aranha não passa segurança.