Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vale a pena ser honesto?

Vale a pena ser honesto? Qual o valor da honestidade hoje?

Essas perguntas estão sendo feitas pelo jornal O TREM Itabirano, de Itabira, que resolveu fazer uma enquete com brasileiros (escritores, garis, poetas, jornalistas, historiadores, pedreiros, empresários, músicos, advogados, operadores de motoniveladoras…) e deu-me a honra de participar.

O TREM ITABIRANO é um dos melhores jornais do interior de Minas Gerais, independente de políticos e grupos empresariais. Voltado ao debate e ao questionamento das mazelas da terra de Carlos Drumond de Andrade, do nosso estado e do Brasil.

O editor é o Marcos Caldeira, que escreve bem demais da conta, e é um desses cada vez mais raros “doidos” que se aventuram a apostar em jornal de qualidade editorial e visual no interior mineiro.

Antes dessas perguntas vem o seguinte preâmbulo:

“A desonestidade está tão em alta no Brasil que a honestidade já é, por muitos, considerada burrice em nosso país. Chegamos, parece, à triste era pintada por Rui Barbosa: “De tanto ver triunfarem as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

E vai a minha resposta, que enviarei por e-mail ao Marcos:

“Sempre houve gente desonesta no mundo, e sinceramente não sei se mais ou menos que nos tempos atuais, em qualquer lugar do planeta. Certamente, hoje, a divulgação da vagabundagem nacional é maior, em função do regime democrático que vivemos e dos novos e rápidos meios de comunicação. O que incomoda no Brasil e em países subdesenvolvidos como o nosso, é a impunidade, que deixa os bandidos à vontade, nas áreas pública e privada, isolados ou em quadrilhas, em todas as áreas onde circula dinheiro e poder.

Dito isso, é claro que vale a pena ser honesto! O valor da honestidade hoje é o mesmo que sempre norteou os nossos antepassados. Se os safados de plantão não são punidos pela Justiça (que não está livre de desonestos também), a execração pública já é uma forma de punição e ninguém consegue esconder suas maracutaias durante todo o tempo.

O próprio Rui Barbosa, de competência inegável, cuja famosa frase sobre a honestidade é tão usada, não tem uma boa fama em seu negócios e interesses que defendia, nem sempre confessáveis. Não pode ser apontado mo modelo de honestidade, de acordo com o li em algumas publicações, especialmente no livro do grande Darcy Ribeiro: “E aos trancos e barrancos, o Brasil deu no que deu!”.


» Comentar

Comentários:
15
  • meu amigo SEVERO VIEIRA NETO…
    quem é honesto em nosso pais ou melhor no mundo?
    os deres humanos não são e numca seram honesto,honestidade significa:

    Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

    Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes.Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

    Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de “careta”, ou são humilhados por outros.

    pessoas ipoquitra:(que jugão)
    aquela pessoa ou alquem que nao reconheçe o erro ou sua falha
    O significado de Anônimo para a palavra ipoquitra…faça uma alto analise de você e me refrita o seu conceito sobre ao valor da honestidade …

    ninquem é honesto em nosso mundo…

  • e-mail disse:

    Vivemos uma era em que parece que a desonestidade é maior que a honestidade; muitos querendo sempre ter vantagem e a grande massa convivendo com a vergonha explicita divulgada pela mídia; acredito sim que a honestidade sobrepõe sobre a desonestidade, embora coisas tidas como insignificantes sejam complicadores da desonestidade, a exemplo: sonegação fiscal, o fisco parecendo-se com a desonestidade querendo sempre mais e mais em tributos, e o retorno ao cidadão sempre na contra mão da arrecadação; questão de cultura, se a mentalidade em pról da nação, inexistiria desonestidade, e seriamos certamente a maior nação do planeta Terra, mas utopia é utopia;

  • We are anonimous. disse:

    Honestidade é para fracos , fortes são os corruptos e bandidos , tem mais que nós , os bons.

  • ELIZABETH disse:

    Severo, gostei muito o que você escreveu.

  • ELIZABETH disse:

    Sinceramente nosso País tem poucas pessoas honestas, os nossos governadores que poderia dar exemplo de honestidade, são os que mais roubam sem dor e piedade, querem se dar bem as nossas custas. Mas também têm os nossos vizinhos que roubam energiam faz gatos em suas casas. E as casas que são para pessoas que não tem onde morar, os espertinhos que tem casas boas conseguem tirar varias casas para vender. Acho que não dar para ser honesto mesmo, o nosso governador colocam varios imposto na energia eletrica, aumenta os nosso alimentos e nem sabemos para onde vai o nosso dinheiro.Sei que ser honesto não fica rico, porque até hoje vivo lutando por uma vida melhor, matando leão todos os dias.

  • afonso vasselli disse:

    Quanto maior a desigualdade economica de um povo, maior tambem é a desonestidade;; pois,se tem super rico,e super pobres; a desonestidade está perto;;tem muitos que parece muito honesto tem muitos bens e paga certinho as suas contas e segue a risca toda lei,isso ai é uma das prioridade de um honesto ;;; a maior qualidade de um honesto é amar o irmão;;;se voce não ver,voce em seu irmão; voce não é honesto voce não é nada;;;;; tudo que voce fizer ao irmão,pense fazendo pra voce;;; qualquer coisa que voce fizer com seu irmão e tiver lucro voce é desonesto;;;até parece que não;;;, mas é;;;;;

  • Mr..Nilton Carvalho Rodrigues disse:

    Desculpe…….Mas em Tempo , a Providencia Divina te Recompensará ,
    não no Céu , mas daqui a Pouco , podes crer.

  • Mr.Nilton Carvalho Rodrigues disse:

    Gabrielle , Belissimo texto , e o Roberto tambem cansou , e Realmente ser honesto como escreveu Gabrielle ,é um sofrimento sem fim , Mas
    honestamente ser desonesto ou honesto não é simplesmente uma escolha , é uma filosofia de vida , é um encajamento pessoal , tambem uma doutrina que vem de berço , se a Gabrielle e Roberto , passarem a ser desonesto e acordarem todos os dias felizes por isso, ótimo para eles (Sem demagogia) mas se tiverem berços , com certeza não conseguiram ???? Hoje procurei este assunto na internet , pois sentir tambem que uma empresa não estava sendo honesta comigo, porem , agora defino : QUE AINDA PREFIRO SOFRER POR SER HONESTO , QUE VIVER NUM MUNDO ONDE TODOS FOSSEM DESONESTOS. ABRAÇOS

  • Marcos Raposo disse:

    Alguns dos que se proclamam mui honestos, verdadeiras vestais, e que escrevem lindos textos incitando a mocidade a perseverar na virtude foram, são e continuarão sendo rematados patifes.

    Retomo o tema de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, o celebradíssimo jurista e intelectual brasileiro, de que já se tratou aqui. Quando ministro da fazenda de Deodoro, em 1890, Ruy concedeu ao banco do Conselheiro Mayrink o direito de emitir 200 mil contos em notas que circulassem como dinheiro, sem a obrigação de resgatá-las. Isso correspondia a todo o dinheiro em circulação na jovem república brasileira, ou seja, dobrava o meio circulante, produzindo uma terrível inflação que derrubou completamente nossa moeda. No ano seguinte, Deodoro seria forçado a renunciar.

    O banqueiro beneficiado, Mayrink, ofereceu a Ruy cargos de direção em suas empresas e – é o cúmulo! – deu-lhe de graça um belo palacete na rua São Clemente, onde hoje é a Casa de Ruy Barbosa. Eis o que publicou um jornal carioca sobre isso:

    “Quando o Ministro da Fazenda aceita uma valiosa residência do Sr. Mayrink e de uns poucos de seus associados próximos, os quais, todos, acabaram de receber privilégios valiosos das mãos do ministro, o mundo exterior experimentará grande dificuldade para achar que a transação é bem inocente e honesta. No mundo egoísta e perverso, os homens não dão 100 mil dólares a um funcionário público por patriotismo ou admiração pessoal.” (Rio News, 18/08/1890).

    Marcos.

  • SE DESONESTIDADE FOSSE UMA BOA COISA, BANDIDO NÃO ESCONDERIA QUE É BANDIDO. NUNCA VI OU OUVI DIZER QUE ALGUÉM, BATENDO NOS PEITOS, DISSESSE EM PRAÇA PÚBLICA: “SOU UM CANALHA, COM MUITA HONRA”. E TEM MAIS:

    – NUNCA OUVI FALAR QUE UM BANDIDO CONFIASSE EM OUTRO BANDIDO;
    – NUNCA SOUBE DE ALGUM BANDIDO QUE TENHA AMADO A UMA PESSOA: POR QUE AMOR SÓ ACONTECE ENTRE HONESTOS;
    – NUNCA OUVI FALAR QUE UM BANDIDO CONFIE MAIS NUM BANDIDO QUE NUM HONESTO:
    – NUNCA OUVI FALAR QUE UM BANDIDO NÃO ANDASSE COM MEDO DE SER TRAÍDO:
    -NUNCA OUVI FALAR QUE UM BANDIDO SENTASSE NUMA MESA DE BAR, DE COSTAS PARA A RUA.
    …..
    …..
    NA HORA DA DESGRAÇA, QUEM SOCORRE BANDIDO É SEMPRE OS HONESTOS;

    -BANDIDO TEM MEDO DE MORRER ENVENENADO;

    -BANDIDO SÓ SE ACASALA COM BANDIDA;

    -BANDIDO NÃO GANHA ELEIÇÃO SEM QUE COMPRE VOTOS.

    -BANDIDO NÃO DORME BEM.

    -BANDIDO TEM PESADELO;

    -BANDIDO NÃO TEM AMIGO: TEM CÚMPLICE.

    O QUE MAIS ….?

  • Roberto disse:

    Gabrielle. Seu resumo foi perfeito.
    Sofrimento constante em ser honesto.!!!!
    CHEGA!!!

  • marcelo rocha bengaly disse:

    A honestidade deve e tem que ser de dentro, pois esta tão doido nosso cotidiano que um profissional da segurança faz uma apreenssão e deixa passar um traficante por um monte de trocado e ao chegar em casa da uma bronca no filho por não ter feito o dever de casa, como é isso?
    Fica dificil olhar no espelho e falar a deus obrigado pelo dia a mais de vida!!
    Não sei o quanto é dificil para essas pessoas as quais agregão a si um carma de imensa energia negativa, enquanto que aquele que diz de bom agrado, obrigado, de nada, sim, não, força, paz, esperança, igualdade, simplicidade e tantas que estão sumindo aos poucos de nossa rotina.
    Sou filho, pai, irmão e sobrevivente de assalto, sequestro e vitima de varios tiros, nada consegue tirar o sorrizo que tenho ao olhar o meu filho e abraça-lo e dizer vá com deus meu filho.
    Obrigado

  • gabrielle disse:

    A honestidade não compensa. E os desonestos não são só políticos, cada um é desonesto na proporção que pode. No dia-a-dia, são tantas pessoas desonestas, que querem passar o cidadão de boa índole para trás, que me dá desânimo ser uma pessoa íntegra, que não busca prejudicar e prejudicar todos quantos forem possíveis. É isso que parece que as pessoas buscam. Cada um é desonesto na proporção que pode ser, políticos roubam muito porque têm a oportunidade de roubar muito. Se as pessoas do dia-a-dia tivessem a oportunidade de trapacearem muito, elas também o fariam. Sinceramente, ser honesto é sentir-se indignado constantemente, num sofrimento sem fim.

  • analucia disse:

    Nunca havia parado para uma análise sobre honestidade, pois sempre achei que essa não é qualidade, mas, sim um dever. Mas, o q mais me atormenta não é honestidade com, na, justiça, mas com pessoas que se diziam amigas e nos traí de forma desonrosa. Adorei o comentário e, que tal falar desse assunto com relaçao as supostas amizades. Ficaria grata.atenciosamente, obrigada! analucia

  • Chico,
    Nunca duvidei do valor da honestidade pois este foi um dos legados do meu pai, que sempre repetia que o Homem tinha que ter 3 H’s.
    Homem na verdadeira ascepção da palavra.
    Honesto, porque este é um dos maiores valores éticos que se deve ter.
    Humilde, porque soberba, orgulho e vanglória se destróem no tempo.Assim, é claro que vale a pena ser honesto.