Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Arena do Jacaré em discussão 2

O Paulo Henrique tem toda razão, mas é normal a apreensão das pessoas de modo geral em relação à saída do Atlético e do Cruzeiro do Mineirão. Os clubes cariocas foram para o buraco quando o Maracanã ficou fechado para as reformas visando o Pan’2007 e isso gerou um trauma em Belo Horizonte, devido ao medo da história se repetir aqui.

O próprio governador Aécio Neves manifestou essa preocupação numa conversa conosco, da diretoria da AMCE, em um encontro no Palácio da Liberdade recentemente. Como setelagoano, conhecedor da logística que envolve a Arena do Jacaré e da região, tentei tranqüiliza-lo, passando as seguintes informações:

01 – Em termos de público pagante, Atlético, Cruzeiros e América vão se surpreender, pois dificilmente algum jogo deles terá pequena assistência, por menos importante que seja a partida. Além dos torcedores que vão se deslocar da Capital, as pessoas estão se esquecendo que Sete Lagoas, com os seus 220 mil habitantes, é a cidade pólo que exerce influência econômica e social, diretamente, sobre 18 cidades. De Pompeu, a 110 km a Oeste, a Santana do Pirapama, a 90 km a Leste, envolvendo uma população de quase 800 mil pessoas. Milhares de apaixonados por futebol dessa região sempre sonharam ver de perto um jogo do Galo, da Raposa, do Coelho e de tantos clubes famosos, mas nunca se animaram a ir ao Mineirão, pelas dificuldades e medo que são passados pela imprensa.

02 – A Arena é um estádio novo, inaugurado em 2005, onde cabem hoje 20 mil pessoas. Reformada, com capacidade para 25 mil, vai ser transformada num estádio espetacular, modelo nacional, por questões adicionais simples: acesso fácil pelas Br-040 de um lado e MG-424 (via Pedro Leopoldo) por outro. Fica na Avenida Perimetral, que é a “Contorno” da cidade, a mesma utilizada pela desafogar o trânsito do centro de Sete Lagoas. De Belo Horizonte lá não se gasta mais que uma hora.

03 – Muita bobagem tem sido dita sobre o assunto por pura desinformação. Quem se dignar a ir lá, verá isso. Que prejuízo os clubes terão? A média anual de público deles será maior que atuando no Mineirão. No atual brasileiro, o Atlético estava com média de quase 50 mil pagantes, devido a essa ótima campanha, porém, bastaram duas derrotas consecutivas, que caiu quase pela metade, no jogo contra o Coritiba. Sem falar que campanha como essa, não tem sido comum na vida do Galo. A última foi na Copa União de 1988, lembram? Nem no vice-campeonato de 1999, foi tão regular em termos de números de pontos ganhos. 

04 – O Aeroporto de Confins está mais próximo de Sete Lagoas do que do centro de Belo Horizonte.


» Comentar

Comentários:
3
  • Paulo Henrique disse:

    Vinícius, que a torcida do Galo é fortíssima ninguém duvida, mas em se tratando de “média” a coisa não é tão simples, varia muito conforme a campanha – isso que o Chico quis dizer.
    Você se lembra da média do ano passado? Fui a um Galo x São Paulo com 6 mil pagantes. Em 2009 a média está alta por causa da boa campanha.
    Se lotar a Arena em todos os jogos, com ingressos um “pouquinho” mais caros, os clubes poderão minimizar o prejuízo.
    Na Arena caberão 25 mil, no Independência hoje cabem 18 mil, podendo chegar a 28 mil pós reforma. A diferença de público não será tão grande.
    O grande problema (nisso eu concordo) são os sócios torcedores que serão obrigados a viajar.

  • Vinícius disse:

    Chico, não me leve a mal, mas sua teoria de que os clubes terão, em Sete Lagoas, média de público igual ou superior do que no Mineirão é furada. Essa teoria pode valer para o Cruzeiro, que leva público de 10.000 pessoas normalmente (quando não está disputando nenhum título), já o GALO, terá uma queda de público brusca!!!

  • Vinícius disse:

    Chico, não me leve a mal, mas sua teoria de que os clubes terão, em Sete Lagoas, média de público igual ou superior do que no Mineirão. Essa teoria pode valer para o Cruzeiro, que leva público de 10.000 pessoas normalmente (quando não está disputando nenhum título), já o GALO, terá uma queda de público brusca!!!