Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para refletir

As aulas recomeçaram hoje e o inferno do nosso trânsito, também. Belo Horizonte aguarda, há quase meio século, boas notícias sobre a construção de um metrô decente ou trens urbanos para desafogar o tráfego horroroso da região metropolitana. Nada!

Recebi este e-mail de quem vive em países evoluídos. A mensagem serve muito bem para as autoridades brasileiras, dos governos e do empresariado, quase todas perdidas nessas histórias de Copa do Mundo e Olimpíadas:

“Olá Chico,

 Falando em Olimpíadas, acabei de chegar de Londres aqui em Nova York , e estou aqui desfrutando da infra-estrutura de um dos terminais do aeroporto JFK, enquanto espero um vôo para Seattle. Nada mal depois das reformas, e eu ainda acho que o aeroporto de Chicago, onde já até dormi em uma noite de neve, é melhor ainda. Chicago só não leva as Olimpíadas de 2016 se houver algum “critério oculto” (para bom entendedor…). 

Ano passado, fui ao Rio de Janeiro, e tive de esperar meia-hora enquanto consertavam “ao vivo” uma das esteiras do aeroporto do Galeão. O aeroporto de Confins só não parece ainda pequeno porque não tem vôos suficientes para mostrar suas deficiências. Até o aeroporto de Londres, que eu chamo de “extensão da rodoviária de Londres”, é mais confortável.  e está atualmente cheio de obras, preparando-se para as Olimpíadas de 2012. A Inglaterra já tem muito tráfego aéreo, e agora sofre com a concorrência da Holanda, que tem aeroportos mais modernos, que cobram menos taxas das empresas aéreas. Estão receosos de que os turistas de fora da Europa em 2012 façam sua base na Holanda, com uma pequena visita à Inglaterra apenas para alguns eventos da Olimpíada. 

Eu acho que toda vez que falam em Olimpíada no Brasil, focam em construção de estádios, e se esquecem de infra-estrutura de transporte e acomodação para os turistas. Aliás, se o Brasil tivesse isto, seria uma dos maiores destinos turísticos do mundo. Como não tem, deve se contentar com seus 5 milhões de turistas estrangeiros por ano. Quase perde de Cambridge, que tem 4.5 milhões de turistas de fora da cidade por ano, e mais da metade são estrangeiros! 

Um abraço,

 Alisson Sol”


» Comentar

Comentários:
0