Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quantos pontos para não ser rebaixado?

Um assunto que interessa a todo mundo, foi questionado pelo leitor Marco Túlio N. Chagas: 

“Tenho procurado pela net informações a respeito dos números para um clube não ser rebaixado, e para alcançar a Sulamericana, Libertadores, e para ser campeão este ano, e não encontro.

Procurei nos sites/blogs do Baião e do Tristão Garcia.

Saberia onde posso encontrar estas informações, principalmente dos conceituados Baião e Garcia?”

Repassei o e-mail para o Domingos Sávio Baião (domingosbaiao@otempo.com.br), que sempre gentil, respondeu imediatamente:

“Pois é Chico, Marco Túlio e demais amantes do futebol.

Em 9 de maio, dia em que começou o Brasileirão 2009, publiquei no jornal O Tempo, as informações solicitadas, entre outras informações.

O resumo do que foi publicado está abaixo:

A Série A do Campeonato Brasileiro, edição 2009, começa hoje com previsão de término em 6 de dezembro. É a sétima edição consecutiva que disputa será no sistema de pontos corridos. A quarta com 20 clubes. São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Botafogo, Goiás, Coritiba, Vitória, Sport, Atlético, Atlético Paranaense, Fluminense, Santos e Náutico são as 16 equipes que garantiram vaga com base no campeonato de 2008. Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri subiram da série B de 2008, para os lugares de Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga, rebaixadas.

Das 20 equipes que estarão em campo hoje e amanhã, disputando a primeira rodada do Brasileirão 2009, 14 já foram campeãs, desde a primeira edição, em 1971. Somente Goiás, Vitória, Náutico, Santo André, Avaí e Barueri não conquistaram o título.

São Paulo é o estado com o maior número de representantes, seis. Rio de Janeiro conta com três representantes. Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul contam com dois representantes cada. Bahia, Goiás e Santa Catarina terão um representante.

Serão 38 rodadas, 380 jogos. As redes certamente irão balançar mais de 1.000 vezes. O público esperado para assistir os jogos, nos estádios, gira em torno de 6,5 milhões, com estimativa de renda superior a R$ 100 milhões.

Em média, cada equipe contará com 28 jogadores profissionais inscritos e quatro atletas das categorias de base, ainda amadores, totalizando uma média de 32 atletas por equipe, 640 no total. Por consequência da crise econômica mundial, os clubes brasileiros venderam menos atletas em 2009, o que deve tornar o campeonato ainda mais disputado e com um nível bem melhor do que nas edições anteriores. Recambiar atletas também fez parte das ações dos clubes, outro fator que fortalece o nível técnico e aumenta o interesse do torcedor.

Em 2009 teremos quatro séries distintas: A, B, C e D. Número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio são os critérios de desempate para as equipes com mesmo número de pontos.

História. Nas seis edições anteriores, desde o início dos pontos corridos, o Cruzeiro foi a equipe campeã que obteve o melhor aproveitamento – 72,46% em 2003, atingindo 100 pontos em 46 jogos. A competição foi disputada por 24 equipes.

Em 2004, ainda com 24 equipes, o Santos conquistou o título com 89 pontos – 64,49% de aproveitamento.

O Corinthians, em 2005, obteve o menor aproveitamento de uma equipe campeã – 64,29% e 81 pontos, em 42 jogos. A competição foi disputada por 22 equipes.

As três edições com 20 clubes – 2006, 2007 e 2008 – foram conquistadas pelo São Paulo. O tricolor conquistou 78 pontos em 2006 – 68,42% de aproveitamento -; 77 em 2007 – 67,54% -; e 75 em 2008 – 65,79%.

2009. Antes e depois de cada rodada, serão divulgados, neste espaço, números e análises da competição, apresentando a chance de cada equipe conquistar o título, uma vaga na Copa Libertadores, na Sul-Americana e ficar livre do rebaixamento.

Ao final, somente uma será campeã e, ao lado de outras três equipes melhores colocadas, irá para a Libertadores. Oito equipes, da 5ª à 12ª posições, conquistarão vagas para a Sul-Americana. Teremos ainda mais quatro equipes, 13ª à 16ª posições, permanecendo na Série A para 2010. As quatro últimas serão rebaixadas, isso sem considerar eventuais vagas conquistadas em outras competições, como Copa do Brasil, por exemplo.

Projeção

73 pontos – título
64 pontos – vaga na Libertadores.
63 pontos – possível vaga na Libertadores.
51 pontos – vaga na Sul-Americana.
50 pontos – possível vaga na Sul-Americana.
44 pontos – fica na Série A.

De acordo com o andamento da competição, os números acima poderão ser revistos.


» Comentar

Comentários:
5