Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma grande sacanagem!

Dia desses falei da perda de espaços do noticiário e transmissões esportivas na imprensa de Belo Horizonte, com o fechamento de jornais, fim de programas tradicionais em rádios e TVs. Mas ocorrem coisas em nosso meio que “se contar, ninguém acredita”. Em Ipatinga, uma das mais importantes cidades de Minas Gerais, ocorreu um desrespeito ao público, uma covardia com profissionais da comunicação, uma molecagem, de dar medo.

Tudo por mero capricho de um cabeça cozida, uma figura menor, porém, com poder de decisão.

Leia com atenção o que o Fernando Rocha conta em sua coluna de hoje no www.jvaonline.com..br :

 “O rádio-esportivo do Vale do Aço  sempre foi considerado o melhor e o mais atuante do interior de Minas, transmitindo o futebol regional e da dupla Atlético/Cruzeiro em todas as competições. Na década de 80, quando só existia a Rádio Educadora de Fabriciano, surgiu em Ipatinga a Rádio Vanguarda(1982) e nos anos 90 recebeu em Timóteo a Rádio Itatiaia,   com a proposta de retransmitir a programação da matriz de BH   e agregar valores com a cobertura local.

Esta semana fomos surpreendidos com a decisão da nova direção da Rádio Educadora de acabar com os programas esportivos diários e desativar o seu Deptº de Esportes, paralisando as transmissões dos jogos do Brasileiro, com a demissão de vários colegas, além de remanejar outros para a sua programação normal, trazendo prejuízos incalculáveis principalmente aos desportistas de Cel. Fabriciano. 

 A Educadora é administrada por uma Fundação católica e há mais de meio-século alterna padres na sua direção-geral, nem sempre interessados pelo futebol.  O chefe anterior, Padre Ferreira, gostava muito e até chegou a comentar jogos do Social, mas o atual não é chegado e prefere priorizar a programação religiosa, que ganhou força incomum desde sua chegada na grade da emissora.

Na última pesquisa IBOPE, da qual a Educadora não participou da divisão de custos e por isso não teve acesso aos dados coletados, ficou em 3º lugar com a boa marca de 21,2% da preferência dos ouvintes na região, principalmente por conta de sua atuação no esporte fabricianense . A liderança regional permanece com a Vanguarda com 44,8%, cerca de 12 pontos na frente da segunda colocada, a Itatiaia. Em Ipatinga, a Vanguarda reina absoluta possuindo cinco vezes mais a audiência da 2ª colocada e ganha até das FMs em número de rádios ligados. 

 A saída da Educadora do segmento esportivo vai acirrar a disputa entre Vanguarda/Itatiaia para atrair seus ouvintes, que certamente vão debandar para o lado que fizer a melhor cobertura no futebol amador e profissional de Fabriciano.  Por enquanto, os fabricianenses de coração, que gostam das transmissões do futebol pelo rádio e são a maioria, terão de se contentar com a lembrança dos bons tempos da “pioneira”, a “ mais forte no esporte”, cujo microfone era visto cruzando o Brasil de norte a sul na cobertura do futebol e por onde já passaram alguns gigantes do rádio-esportivo mineiro.

Vale lembrar alguns destes profissionais que fizeram história empunhando o microfone da “pioneira”: José Marcelo, Jonas Conti, Silva Neto,  Pedro Márcio Milanez, Sinésio Miranda, Wander Santos, Emiliano Magno, Cacau Borges, Lima Muniz, Dudu da Loteca, Nelcy Romão, Dinei Monteiro, Flávio Anselmo, Cardoso Neto, Giovani Soares, Tião Carvalho, José Rodrigues Carioca do Amaral, Ananias Junior e outros da nova geração como Arthur Cunha, Jeferson Rocha, Moacir Arantes, Ademir Cunha, Roberto Nogueira, Orlando Moreira, Dário de Freitas, PC Santos,  Sérgio Santos e por aí afora. Ah! Ia me esquecendo do Geraldo Magela, o Junior da Galáxia, diretor comercial.”

 E digo eu: se realmente existir inferno, o capeta não aguarda só políticos vagabundos e ladrões!


» Comentar

Comentários:
0