Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atentado à liberdade de expressão

Preste atenção no e-mail que recebi do Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro, torcedor do América, porque trata-se de agressão à liberdade de expressão:

“ Prezado Chico Maia,

Fiquei um pouco afastado da internet, mas tomo a liberdade de levar ao seu conhecimento, um fato acontecido com a torcida americana no jogo em que alcançamos finalmente o nosso objetivo de voltarmos a série B do brasileiro.

Temos um grupo de torcedores, que sempre acompanha o América nos seus jogos no independência e fora de BH e somos conhecidos como os 300 espartanos.. Tal referência se deve ao fato de termos constantemente de lutar contra a torcida adversária, mídia, polícia e nessa batalha desproporcional, sempre ficamos com nosso orgulho elevado, porque temos argumentos e fazemos com que cada 1 de nós valha por 1.000 dos adversários.

Voltando ao fato desagradável, acontecido no independência, informo o seguinte.

Temos, entre várias bandeiras feitas pelo nossa torcida, uma em especial, que pertence ao nosso grande colecionador Marinho, que tem as cores do América e da bandeira da palestina. Essa bandeira traduz o sentimento de uma torcida que sempre foi menosprezada e que mesmo sendo considerada minoria, luta com todas as forças para mostrar que está viva e que merece um lugar ao sol, principalmente na mídia que faz questão na sua maioria de nos ignorar.

Na último jogo no independência, fomos surpreendidos por policiais, que sem mais ou menos começaram a retirar a bandeira que estava no alambrado. O Nosso colega Ramon, foi ver o que estava acontecendo e quase acabou preso, por tentar impedir aquele ato autoritário do policial.

Ficamos sabendo que o motivo da retirada da bandeira se deveu a solicitação de uma família de origem judia que estava no independência e se sentiu ofendida pelo fato de ter uma bandeira com as cores americanas e palestinas no estádio.

Será que além dos fato de termos que aguentar notícias inverídicas, humilhações, falta de respeito por parte da grande mídia esportiva, ainda teremos que aguentar este tipo de preconceito?

Ressalvo que quando falo da falta de notícias da mídia, não incluo o seu nome, porque voce é um dos poucos que ainda respeita o América e que coloca o seu e-mail  e a sua coluna para divulgar nossas reclamações e ou sugestões.

Só queria desabafar pelo fato acontecido e dizer que é um absurdo este tipo de postura por parte da polícia, porque se assim fosse, as torcidas de atlético e cruzeiro teriam que ser proibidas de entrar com suas bandeiras de louvor a guerrilheiros e outras personalidades e com as organizadas

Espero realmente que a partir de agora, a mídia possa dar um tempo maior para a divulgação do nosso querido time, porque isso ira beneficiar e muito o futebol mineiro.

Atenciosamente

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro “

RESPONDI AO MARCUS:

Alô Marcus,

isso é um absurdo, um atentado à liberdade de expressão e não entendo porque só agora você está denunciando esse abuso policial.

Vocês fizeram uma denúncia formal? A polícia errou feio nessa. Árabes e judeus sempre conviveram bem no Brasil, principalmente em Belo Horizonte, e ninguém tem o direito de tentar trazer desavenças para cá, ainda mais em um estádio de futebol, dos poucos lugares onde todos são iguais, sem distinção de cor, raça, credo religioso, poder, e tudo o mais.

Quanto ao pouco espaço dedicado pela imprensa ao América, fico com a frase do ex-presidente Magnus Lívio de Carvalho, quando ele assumia a presidência do clube: “O América vai conquistar o seu espaço na mídia à medida que fizer por merecer, dentro de campo”. Assim foi feito. O Coelho voltou à Série A, mas lamentavelmente caiu, para a B, para a C e até para a segunda divisão mineira. Pagou o preço que tinha de pagar e está recuperando o espaço perdido, dentro de campo, como tem que ser. É a lei natural das coisas.


» Comentar

Comentários:
4
  • Fred disse:

    Os judeus, provavelmente endinheirados, como muitos dos que estão por aqui, e sua prepotência. A polícia e seu preparo. Se não se pode levar a uma praça esportiva a bandeira de uma nação, como vai ser na Copa? Queria ver se um iraniano pobre solicita a retirada de uma bandeira americana do estadio.

  • A torcida do América é cerceada pelas autoridades mesmo. Um torcedor nosso foi “preso” no Mineirão no clássico contra o Atlético porque ele estava usando o “sinalizador” que foi recolhido pela polícia alegando ser proibido. Ok. Porém na torcida adversária exitiam milhares do mesmo sinalizador e não foram recolhidos. “Dois pesos e duas medidas.” No nosso país as leis valem para poucos.

  • Daniel Lanza disse:

    Marcus,

    Isso é um absurdo! A denúncia deveria ter sido feita à própria Polícia Militar bem como à imprensa no momento do ocorrido!
    Levanto a bandeira de quem eu bem entender!
    Sobre o espaço na mídia, sou torcedor fanático do Democrata de Sete Lagoas e sei muito bem o que é isso. Se o América tem pouco espaço, imagine um clube do interior que caiu para a segunda divisão do Mineiro, aqui também é assim, só o Chico Maia continua apoiando. Infelizmente é assim, é como o próprio Chico falou, ordem natural das coisas, cabe ao Clube buscar seu espaço através de bons rendimentos dentro de campo.

  • gerson disse:

    Um absurdo isso. Ignorância total.
    A propósito, o Brasil não é o país da tolerância?Discurso falso esse criado ao longo dos anos. A discriminação aqui pega pesado.