Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América está voltando a render

É muito bom receber o contato permanente dos americanos novamente, coisa que não ocorria com a devida intensidade há quase cinco anos. O Coelho está gerando outra vez o interesse perdido, devido aos péssimos times montados nos últimos tempos, que tanto envergonharam os seus seguidores.

Assunto é o que não falta e argumentos, idem, como deste e-mail do Marcio Amorim:

 

“Caro amigo, Chico Maia!

Saudações americanas.
Li, no seu blog, a reclamação de um americano sobre a represália contra a bandeira ou cores, sei lá, da Palestina no meio do verde do América. Sou também contra o tipo de atitude da polícia, que, aliás, não sabe se comportar em jogos do Coelhão. Como se trata de uma torcida pequena e ordeira – claro que há exceções – a Polícia está sempre pronta para repelir com grosseria até crianças que se aproximam das telas para manifestar-se contra uma ou outra marcação errada do assistente. Quando se trata de jogo do Atlético, ela é benevolente ou medrosa, talvez por causa do volume de torcedores. Entretanto, há que se dizer que faz muito bem a FIFA, quando não permite nenhuma mistura de ideologia política ou religiosa com as manifestações esportivas. Quando a pessoa exibe, como ele disse, bandeiras com a cara do Guevara, por exemplo, é lógico que está se aproveitando do público para dar “algum recado”. E penso que, no caso do torcedor do América, não tenha sido diferente, por mais que ele tente passar o contrário. Ao meu ver, errou, sim. Lá não é lugar disto. Pode provocar reações em um ambiente que tem sido tranqüilo até hoje. Aproveito a oportunidade para dizer que voltei do campo ontem muito esperançoso. Não com o time, que ainda é limitado, mas muito forte para o nível de Série C. O meu entusiasmo é ver a volta de muitos americanos que vocês achavam que nem existiam. Quero ver o dia em que a transformação dos 8.000 lugares de hoje em 25.000 seja insuficiente para abrigar os torcedores que voltam aos poucos. Quem viver, verá. Uma palavrinha também a respeito do meu texto anterior que você pediu autorização para publicá-lo no Blog e no Super. Li-o no Blog e não o encontrei no Super da quarta-feira como você anunciara que faria. Entretanto, não sei se o cidadão leu no seu Blog, um tal Américo Coelho, fez um paralelismo, digamos assim, para não ficar feio e publicou as minhas idéias na mesma quarta-feira. Havia palavras que não deixavam dúvidas quanto ao plágio. Lamentável.”


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcos disse:

    Caro Chico Maia: Saudações. Lendo a sua crônica desta data (31/8),
    atentei para o desabafo do Americano Marcos V. B. Montenegro .
    Referia-se ele ao preconceito contra a bandeira do América com cores da
    bandeira da Palestina que foi retirada do alambrado por membros da P.M.
    Para mim não é nenhuma novidade. Se fosse a bandeira dos E.U., Israel,
    Bolívia, França etc, não haveria nenhum problema. Na última vez que
    estive no independencia para assistir a um jogo do América contra o
    Corintians (antes do Coelho ser rebaixado pela última vez)), fiquei
    surpreso de ver policiais da tropa de elite da PM no nosso estádio.
    Achei que por ser o Coelho conhecido com time de elite estava sendo
    justamente homenageado. Ledo engano. È que no dia anterior (sábado) o
    Atlético jogava e torcedores exibiram faixas protestando contra a Globo
    por ela só transmitir jogos dos times do eixo Rio-S. Paulo, ficando de
    voltarem no dia seguinte para nova manifestação. A tropa de elite estava
    ali para apreender as faixas dos ?agitadores?, que foram barrados já na
    entrada. Freqüentei constantemente os estádios na época da chamada
    ditadura. Nunca presenciei fato semelhante. Vivemos hoje, nada mais,
    nada menos, que a ?ditadura Global?.
    BH/31/8/2009
    Marcos Obednego Monteiro/capital

  • Marcelo disse:

    Caro Chico Maia,

    Tomo a liberdade de relatar mais um problema, acontecido entre torcedores do América e a Polícia Militar.
    Mais uma vez, a bandeira da palestina foi o motivo para que torcedores preconceituosos, partissem para o ato de querer tirar a bandeira do alambrado a força. Só que dessa vez houve reação por parte dos americanos e houve uma briga e esses torcedores acabaram por ser agredidos.Fico estarrecido em ter que mais uma vez te informar esses fatos. O melhor seria destacar a bravura do time americano, que mesmo sem jogar um futebol maravilhoso, mostrou garra, amor a camisa e a união que tomou conta do grupo.
    Para terminar, todos foram parar na delegacia, onde alguns advogados americanos fizeram um boletim de ocorrência e com isso levaremos este episódio até a corregedoria de Polícia para que o caso não fique no esquecimento.
    Se o problema é termos esse bandeira em campo, e como não somos de caçar briga, dei a ideia para que façamos também uma bandeira de Israel.
    Como já disse, não temos nenhum cunho político, estamos com uma série de homenagens a ex jogadores em andamento e não queremos criar polêmica, mas nosso direito de levarmos nossa bandeira a campo é imexível((plagiando o ministro) e continuaremos firmes neste nosso propósito.
    No mais, é termos humildade, nos focarmos nessa partida em alagoas e partirmos com tudo, casa cheia para conseguirmos o título da série C.
    Alias Chico, uma pergunta que não quer calar.
    Porque na copa Itatiaia, o estádio recebe quase 18.000 pessoas e nos jogos do América, jogo de praticamente uma só torcida, temos que jogar com capacidade máxima de 10.000??
    Alguem poderia me explicar uma situaçãoi dessas?
    Será que o Ministério Público tomou conhecimento da decisão dessa copa, que todo anao enche o estádio????
    Porque 2 pesos e 2 medidas?
    Porque o América tem sempre que aceitar de bico calado essa situação. Já vimos atlético, cruzeiro, jogando no nosso estádio com públicos superiores a 15.000.
    Espero que a diretoria do Américfa se mobilize, porque queremos colocar 18,000 trorcedores para a grande decisão.
    Contando mais uma vez com sua colaboração
    Atenciosamente

    Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro