Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O dia em que o Zezé foi passado para trás

No post anterior falei da qualidade dos sites independentes e citei o http://www.guerreirodosgramados.com.br que discute as coisas do Cruzeiro. Pois leiam o artigo escrito por Josiane Botelho e digam se falo alguma bobagem quando afirmo que acabou a “ditadura midiática”.

Aqui, apenas um resumo do artigo, porém, ele está na íntegra no http://www.guerreirodosgramados.com.br

“Um fato que me chamou a atenção essa semana foi a negociação dos direitos econômicos do volante Zé Eduardo, jogador formado na base celeste, pela mixaria de 500 mil Euros, já que o mesmo vinha sendo aliciado e pressionado por seu empresário a não renovar seu contrato com o Cruzeiro, assim ao fim do seu contrato seria o dono dos próprios direitos e além de não pagar nada ao clube celeste, teria trânsito livre para jogar em algum clube da Europa como o fez, agora é atleta do Ajax da Holanda.

Que o Cruzeiro pode ter perdido um grande atleta e uma grande chance de negociá-lo por altas cifras no futuro é inegável. Mas de repente pensei em quantas situações o Cruzeiro na administração dos “Perrellas” vendeu Gato por Lebre, fez negociações questionáveis como a de Evanílson com o Borússia, atleta recém contratado junto ao América-MG, e se vangloriavam por serem bons negociadores. Quando aparece alguém que dá o cano, o Sr. Zezé chia…e isso vai dar pano para manga, é até engraçado pensar no Zezé sendo passado para trás.

Se ele achava que o atleta daria lucro, poderia ter aumentado o salário dele e cedido aos pedidos do Empresário, no fim receberia bem mais do que os 500 mil Euros que recebeu, afinal o presidente não esteve em momento algum preocupado com o retorno técnico do atleta, e sim o que perderia de dinheiro com sua saída. Não sou a favor de contratos exorbitantes como o de Neymar do Santos, que hoje recebe cerca de 100 mil reais aos 17 anos e tem multa milionária, mas sequer conseguiu se firmar na equipe titular. Outro exemplo foi Lulinha do Corinthians, aquele mesmo dos 400 gols nas categorias de base e que valia 40 milhões de Euros, não trouxe retorno algum ao clube. Cada caso é um caso, mas temos que ver o lado do atleta também, as negociações sempre são uma briga por dinheiro e os clubes querem sempre ganhar mais, quando perdem fingem de coitadinhos e culpam somente os empresários, e se tratando de Perrellas…
É duro, mas o Zezé foi passado para trás!”


» Comentar

Comentários:
4
  • guerra disse:

    Chico, não gosto deste cara, mas dá raiva de ver esta lei, tirar jogadores de nossos clubes, os empresario,procuradores não fazem nada, e ganham mundos de dinheiro, veja neste caso o agente procurador comprou a procuração do pai do jogador e arranjou este problema, a CBF FIFA deveria verificar este problema, mas êste cara do rival azul, merece, até coisas piores, ele já pagou ao america os percentuais sobre os jogadores que de lá tirou, e já pagou ao Goytacazes de campos, do Gremio da Paraiba, que era para entregar o valor que lyon mandou e ele gastou os euros e queria pagar a prestação, e o clube de portugal que entrou na FIFA então ele não é flôr que se cheire, inclusive o clube dele estava suspenso, no caso do jogador acho que é Moises, foi aliciado, e tostão nos tempos atras, foi ou não foi aliciado, aja obscuridade nos negócios rssrsrsrsrs

  • Alisson Sol disse:

    O Presidente do Cruzeiro é que passou todos para trás. Está cansado de saber que são raros os casos de jogadores brasileiros que fazem sucesso no exterior. Há mais facilidade para os que falam espanhol, e também para os que possuem bons empresários. O clube só possui dois caminhos para lucrar com um jogador de base promissor: colocar para jogar no profissional e ganhar um título, ou vender assim que tem uma boa proposta. Casos como o de Robinho e Diego, que Leão colocou para jogar no Santos e em seguida consegui um título, são raros. E mesmo estes, são hoje coadjuvantes na Europa, pois foram muito cedo para clubes que só estão interessados em receber jogadores “prontos”.

    Para os que acham que a Europa é um modelo, é comum por aqui clubes induzirem jogadores a quebrar contratos, forçando transferências. A primeira punição contra este “hábito” acaba de ser aplicada ao Chelsea, por ter supostamente induzido o jogador Gaël Kakuta a se transferir do Lens, da França, em 2007. O Lens reclamou na Fifa, e a punição acaba de ser anunciada: multa de quase um milhão de euros a ser paga pelo clube e o jogador, e o Chelsea não poderá fazer nenhuma transferência por 18 meses, ou seja, até 2011. Ainda há um possível apelo, mas iria a Fifa reverter sua decisão depois de um processo por 2 anos?

    Este processo só foi para a frente porque o Lens teve condição de continuar pagando profissionais caros para o andamento do processo. Qual clube do Brasil, ou Argentino, teria os recursos, disposição e até mesmo os contatos para levar à frente um processo destes?

    Deve-se reconhecer que, em vários casos, um jogador que provavelmente seria mal-aproveitado devido aos caprichos de treinadores sul-americanos, só teve sucesso em sua carreira por ter se transferido para a Europa ainda jovem. Não sei se Ronaldo iria ter sucesso por tanto tempo submetido aos caprichos de alguns treinadores do Cruzeiro. E há casos de maior sucesso ainda entre os argentinos, como a trajetória de Messi, contratado e “criado” na Europa desde os 13 anos. Ao invés de fazerem uma lei clara e fácil de seguir, continuam complicando tudo, e agora ainda podem acabar atrapalhando aqueles que deveriam proteger. O futebol, fora de campo, é também um espetáculo… de ganância e ignorância!

  • chico sou contra pagar salarios milionarios para essas promessas exemplo e kerlon que nunca marcou um gol pelo cruzeiro e ficou milionarios enganando todo mundo como uma foca.

  • Esquecendo o o zéze perrela, essa lei pele acabou com o amor ao clube e o amor ao futebol, os os jogadores são escolhidos por seus pórtes fisicos, não por sua qualidade tecnica assisti jogadores como Souza do corintians é um pecado para com o bom futebol, cAda vez mais as coisas boas do mundo acabam pelo dinheiro , aquele menino fransino pobre chutando bola de meia, vai continuar fransino , pobre só que ao invés de chutar bola de meia , vai carregar uma lata de massa na reforma do mineirão para a copa do mundo e la dentro vai ver um tecnico que da valor aos jogadores burucutus e volantes cabeça de bagre e centroavantes que parecem poste de luz, pelé volte a jogar bola porque depois que você parou só acabou com o futebol do brasileiro.