Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O fim da ditadura midiática

Foi-se o tempo em que algum veículo de comunicação impunha uma história e o público engolia como se fosse verdade absoluta. Com a evolução da tecnologia e a entrada em de novas mídias, ninguém detém mais esse poder. Se uma rede de TV, rádio ou jornal, por maior que seja, exagera em uma informação ou a distorce, a reação popular é imediata, através, principalmente da internet, onde há alternativas independentes de jornais, rádios, tvs, blogs, orkut, enfim, todo tipo de comunicação imediata. Com a popularização cada dia maior de computadores, celulares e outras engenhocas, do cidadão mais simples, ao mais rico, todo mundo tem oportunidade de se informar melhor e formar a sua própria opinião.

No na imprensa esportiva, por exemplo, temos portais, sites, blogs, twitter e tantas coisas mais, que a cobertura ficou muito mais fácil, porém, muito mais perigosa e exigente.

Fácil, porque o acesso às informações é instantâneo, de qualquer lugar onde se está; perigosa, porque a chance de se embarcar em informações erradas, plantadas por alguém, é gigante; e exigente, porque temos que checar determinadas notícias com várias fontes, para não cair em descrédito, além de sofrermos uma marcação acirrada do público e dos atores de todo esse circo.

Quase toda empresa tem o seu próprio site. Os clubes, todos têm! Mas os torcedores, cada vez mais conscientes, idem. Há ótimos exemplos, e vou ficar em apenas um, por enquanto, já que recebi há poucos minutos a informação de que ele está com um novo produto disponibilizado. É o Guerreiro dos Gramados, de cruzeirenses que discutem tudo do clube e do futebol como um todo. De altíssimo nível, tanto no design quanto na qualidade das informações e principalmente artigos dos colaboradores, todos, pessoas cuja ocupação profissional não é o jornalismo, e que também não têm nenhuma ligação com a diretoria do clube.

Agora eles criaram um debate, bem ao estilo das mesas redondas dos programas esportivos que temos nas redes de televisão.

“No primeiro programa Guerreiros em Debate os colunistas do site Guerreiro dos Gramados analisam a proibição do tradicional churrasquinho no estacionamento do Mineirão, o corpo mole no último jogo da final da Libertadores 2009 e esquema de jogo.”

Confira no: 

http://www.guerreirodosgramados.com.br/tvgdg/guerreiros-em-debate/1516-tv-gdg-guerreiros-em-debate-1


» Comentar

Comentários:
3
  • Eujácio disse:

    Chico,
    Ao invés de uma douta instituição, que decide os caminhos da nação, nosso Senado virou meta de aventureiros e oportunistas. Depois dos “fardões” de Collor e Sarney, concessão de empregos, mal uso das verbas públicas, das sessões secretas (lugar bom pra se trabalhar em silêncio”, dos bate-bocas e impropérios desferidos por pessoas públicas altamente eruditas (?); seria o Senado a nova “galinha dos ovos de ouro”? Ou seria uma nova Serra Pelada”? Ou um novo Eldorado? A disputa vai ser acirrada…
    _ Não é a 1ª vez que o zezé é passado para trás, o bom é que a mídia está tomando um novo rumo e publicando tudo o que o leitor ou ouvinte quer saber. Independente de qual seja a instituição ou pessoa física. O sucesso, audiência, vencerá a concorrência, quem fizer maior uso deste fator. Os que não aderirem, ficaram para trás…
    _ É um sonho antigo conhecer a Estrada Real…
    _ Essa interação e participação de outros blogs que eu não conhecia, é muito boa. As informações, opiniões e dados contidos em seu blog tá ótimo. Abs.

  • Paulo Costa disse:

    Grande Chico Maia,

    Seu blog está nota 10.

    Abs.

  • Valeu, Chico! Ficamos muito feliz com o seu apoio. Sua opinião é de grande valia para nosso trabalho.

    Um abraço,

    Alexandre Lacerda