Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A importância das parcerias

Em contraponto à opinião do Leonardo Moura, o também cruzeirense, Alisson Sol, escreveu::

“Respeito a opinião do torcedor Leonardo Moura, mas creio que ele se equivocou em relação às parcerias. Concordo inteiramente com a frase: “Raça, vontade de vencer, respeito à camisa, respeito à torcida, respeito ao salário, isto meus amigos, não se compra com dinheiro nenhum no mundo”. Mas nenhum dos argumentos apresentados tem qualquer relação lógica com esta frase.

A parceria com a MSI foi muito lucrativa para o Cruzeiro. Em verdade, a MSI é que teve um prejuízo enorme, tanto no Corinthians quanto no Cruzeiro. A empresa foi para o Brasil pensando em fazer uma liga séria, e teve de sair minimizando os prejuízos ao ver ser impossível levar uma administração profissional ao futebol brasileiro. O problema no Corinthians já existia antes, continuou durante, e agora se mostra depois da MSI (vide o absurdo contrato com o Ronaldo). O problema é que nem todo “parceiro” também ajuda, e alguns até atrapalham (vide o caso do Fluminense).

De qualquer forma, para fazer uma parceria com uma empresa privada séria, o clube precisa provar que tem uma administração ao menos que “passa por profissional”. É fácil dirigente de clube se promover dizendo que “está tudo em dia”, quando em verdade o clube não está pagando impostos em dia, esquece dívidas das administrações passadas, e força credores privados e renegociar suas dívidas, ou ameaça não pagar. Assim, até eu publico um balanço com lucro. Vá ver o resultado de fazer isto no Vasco da Gama!

Acho também que se está misturando o lado administrativo com os resultados do futebol. Isto são coisa completamente diferentes. Não fosse assim, campeonatos e copas eram decididos pelos balanços dos clubes, e não pelos jogadores dentro de campo. Uma coisa certamente influi a outra, mas a correlação não é direta. Há clubes muito lucrativos, como o Arsenal de Londres, que já não ganham títulos há algum tempo.

Por fim, creio que o exemplo também foi infeliz. Não me lembro de ninguém reclamando da contratação de Felipão. Em verdade, o treinador era praticamente unanimidade à época, e só saiu do Cruzeiro para a seleção. Contratado um técnico da estatura de Felipão (hoje, conforme já publicado no próprio blog do Chico, o mais bem pago técnico do mundo!) o clube iria fazer o que: não contratar jogadores indicados por ele?

Certamente é patético tanto a diretoria do Cruzeiro quanto a de outros clubes começarem agora, em Setembro, a fazerem anúncios que desviam a atenção do fato de que os resultados em campo não estão aparecendo. Não dou um mês para voltar a novela do “estádio” para o clube. Mas o discurso contra parcerias não fez sentido.”


» Comentar

Comentários:
2