Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exemplo da TV Alterosa

Ouvi o Bruno Azevedo dizer no noticiário do América, pela Itatiaia, que a TV Alterosa adquiriu os direitos de transmissão do jogo final da Série C, entre América e ASA, em Belo Horizonte, e por isso o jogo teve a data alterada do dia 20 para o dia 19, sábado.

Uma grande notícia, que deveria se repetir sempre, não só nos jogos do América, mas do Atlético e do Cruzeiro. Nos anos 1970 a TV Itacolomi fazia isso, e raramente um jogo de qualquer time mineiro deixava de ser transmitido. Com a criação do Império Globo, e a legislação condescendente, ficou impossível às emissoras de menor poder aquisitivo prestarem esse serviço.

Até a Rede Bandeirantes, que usava o slogan “O canal do esporte”, nos anos 1980, sucumbiu e teve que mudar a sua grade de programação porque a Globo comprou os direitos de transmissão de todas competições importantes, inclusive nem transmite várias, mas não deixa a concorrência transmitir.

Os políticos morrem de medo de entrar nessa briga. Nem pensam em mexer nas leis para diminuir o poderio excessivo nas mãos de um único grupo de comunicação. Lembram-se do Leonel Brizola, que peitou a Globo a vida toda, mas foi trucidado por ela politicamente.

Na Argentina, a presidente da república, Cristina Kirchner, interveio, e comprou os direitos do atual campeonato nacional, que está sendo transmitido em canal aberto para todo o país.

E que ninguém se iluda: não há a menor perspectiva desse quadro mudar. Viveremos de exemplos legais como esse da TV Alterosa, na Série C, e de migalhas que a Globo libera para a Band ou outra rede que não a incomode em jogos de competições da prateleira de cima.


» Comentar

Comentários:
3