Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Não vai ter jeito: Metrô não vem nem com a Copa do Mundo

Assisti, agora há pouco, palestra do vice-governador Antônio Augusto Anastasia e depois tive a oportunidade de manifestar minha opinião sobre tudo que estou vendo até agora dos nossos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

A minha grande esperança se frustrou com o que vi da fala do vice-governador: dificilmente teremos o tão esperado metrô, que melhoraria a vida de todo mundo que transita em Belo Horizonte.

Eduardo Costa, um dos maiores críticos dessa situação na imprensa mineira cobrou mais uma vez, e teve o apoio de Anastasia, que também manifestou a sua indignação, dizendo “Isso é uma chaga, uma ferida para Belo Horizonte”. Lembrou que 70% dos recursos tributários do país ficam nas mãos do governo federal, e reiterou que é impossível a qualquer prefeitura ou governador, assumir uma obra e o custeio de um metrô.

O que o governo de Minas e a PBH ainda estão tentando junto ao governo federal é o seguinte: conclusão da linha 1: Eldorado – Vilarinho. Conclusão da linha 2: Eldorado –Barreiro, e construção da linha 3: Savassi  – Lagoinha.

Foi no Minascentro, em evento promovido pelo Uni-BH. Na mesma mesa, grandes profissionais da imprensa mineira como o Eduardo Costa (Rádio Itatiaia), Cláudio Arreguy (Estado de Minas) e Leopoldo Siqueira (TV Alterosa).

O governo de Minas e a prefeitura de Belo Horizonte estão indo muito bem até agora nos preparativos para 2014, mas o metrô vai continuar sendo sonho. A não ser que o Aécio Neves seja eleito presidente da república.


» Comentar

Comentários:
11
  • Thiago disse:

    Eh um absurdo dizer que o metro eh luxuria para Belo Horizonte! DIZER ISSO EH UMA ESTUPIDEZ, QUE TRANSPORTE DE MASSA EH PARA POVAO, E QUE POVAO TEM EH QUE ANDAR DE ONIBUS! E olha que eu digo isso mesmo tendo um carro! O transporte de massa tem que funcionar para TODOS, independente da classe social, do poder aquisitivo. Eh isso o que vemos nos paises desenvolvidos, onde as pessoas usam o transporte publico simplesmente porque ele funciona (alem de significar menos dor de cabeca com carro, etc). Que tal pegarmos como exemplo duas cidades que conheco: 1 – Liverpool (Inglaterra): a cidade tem 800 mil habitantes, tem metro e linhas de trem ligando o centro ao suburbio. 2 – Rennes (Franca): apesar de ser uma cidade importante para a regiao em que se encontra, Rennes possui apenas 200 mil habitantes, mas nem por isso deixa de ter o seu proprio metro (sem falar no TGV, que liga a cidade a Paris). Voce pode dizer que eu estou citando casos extremos, de paises ricos, etc. Isso so fortalece o que digo, uma vez que, se eles sao ricos, se eles podem ter quantos carros quiserem, por que sera que eles ainda optam por METRO? SERA QUE ESSES CIDADAOS QUE TEM AMPLO ACESSO AOS BENS DE CONSUMO SAO ESTUPIDOS PORQUE TROCAM O CARRO PELO METRO??? So pra finalizar, mesmo que Belo Horizonte tenha um metro (que nem deveria ser chamado de metro). quantos habitantes tem? Quantas linhas de metro tem? Da mesma forma, quantas pessoas em BH tem carro, e acham que isso eh conforto? QUE CONFORTO EH ESSE? ISSO SIM CHEGA A SER UMA LUXURIA, SACRIFICAR AS DESPESAS DO MES PARA MANTER UM CARRO E AINDA ASSIM LEVAR UMA HORA OU MAIS PARA PERCORRER NEM 10 QUILOMETROS!

  • NOSA QUE VERGONHA EM BH RSRSR VCS ESTAO FAZENDO TIATRINHO DO METRO DESDE 1998 QUANDO FALARAO QUE O PROJETO IA SAIR DO PAPEL 12 ANOS SE PASSARA E NADA!!E SEMPRE ASSIM QUANDO CHEGA AS ELEIÇOES ELES SEMPRE COLOCA EM PRIMEIRO LUGAR O PROJETO MAIS AI QUANDO GANHA E UMA PORCARIA SO ELES NUNCA MAIS TOCAM NO ASUNTO E O POVO QUE TEM QUE TOCAR E SEMPRE ASSIM EU JA ESTOL CANSADO!!!E IMPRESSIONANTE SAO PAULO(CAPITAL)LA TEM TANTAS LINHAS DE METRO E BH NAO TEM ATE HOJE!!!O METRO DO RIO DE JANEIRO PASA PELA A CAPITAL TODINHA!! E AQUI NAO AQUI E SO EUDORADO A VILARINHO!!GRANDES BOSTA QUE E QUE QUER IR PARA O VILARINHO EU NAO QUERO METADE DOS USUARIO TEM QUE PEGAR O METRO E DEPOIS PEGAR OUTRO ONIBUS OU ATE OUTRO PARA IR EM OUTRA REGIAO!!E UMA VERGONHA ATE PARA NOS!!

  • Fernando Almeida disse:

    Votei em Lula, Aécio e Marcio na expectativa de ver o metrô em Belo Horizonte !
    Estou insatisfeito com quem eu depositei meu voto, promessa não cumprida não terá meu voto mais.
    Moro na Amazonas e o horário de pico sentido centro ninguém aguenta, fica tudo travado, pois Amazonas faz cruzamentos com outras Avenidas ex. Contorno, neste local deveria ter trincheira e sobre a Francisco Sá um viaduto.
    BRT na Amazonas irá complicar mais o trânsito, a única solução e implantar o Metrô Barreiro x Gameleira para diminuir o trânsito de carros e ônibus!
    Outra coisa na implantação do metrô Barreiro x Gameleira tenho certeza que na estação avenida ficara cheia por ser a única estação próxima da Amazonas .

  • Éder disse:

    Tá mais fácil sair o metrô que o Netinho ser presidente.

  • Allan Machado disse:

    “A não ser que o Aécio Neves seja eleito presidente da república.”

    Hummm, não gostei, Chico! Campanha velada, ein?

  • Éder disse:

    Flávio, é isso aí.

  • falar que metrô não é necessário é porque não anda de ônibus e tem seu carro particular. narcisismo!

  • Eu que moro na região do barreiro e ja tive comércio na estação barreiro e sei que não falta nada pra implantar o metrô na região, não fico surpreso. as pessoas acham ruim quando chamamos belo horizonte de roça. aqui é uma roça em que o coronelismo tá implantado até hoje. é triste, mas é verdade. o pior de tudo que a violência aos poucos tá chegando. só não vê quem não quer.

  • Ronaldo disse:

    Chico… o que mais me surpreende é a falta de planejamento. Por que não foi planejado na construção da linha verde um espaço no canteiro central para trilhos de trem/metro? Seria muito mais fácil fazer a integração por trem do aeroporto de confins/cidade administrativa com a última estação da Cristiano Machado… Podia ser trem de superfície tranquilamente…

    Agora sem um planejamento prévio, o valor da construção de novas linhas se tornam exorbitantes e somente com a ajuda do governo federal que se torna viável…

    O que mais me deixa “preocupado” e triste com o Brasil é a falta de visão a médio prazo… uma pena… vamos continuar sofrendo com trânsito por um longo período.. e com uma tendência de piorar cada dia mais!

    Abraços,

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Se a terceira mais importante capital de estado do país depender de ter seu ex-governador eleito para presidente da república para receber uma obra como o metrô, então é melhor não eleger. Aécio já teve bastante tempo para demonstrar através de dados concretos os benefícios para a cidade, o estado, e consequentemente o país em se ter um bom serviço de transporte em Belo Horizonte. Se preferiu fazer uma obra para melhor acomodar servidores públicos, então isto (o metrô) não é motivo para apoiá-lo numa eventual candidatura à presidência. O Brasil, Minas e Belo Horizonte merecem alguém com argumentos melhores do que: “Vote em mim e eu faço uma obra que beneficia você!”

    Mesmo sem metrô, é possível melhorar o trânsito de Belo Horizonte. Ter uma rodoviária no centro da cidade até hoje é ridículo. Em vésperas de feriados, há uma fila de ônibus indo de garagens na periferia para o centro pegar 40 passageiros, e depois voltando pelo mesmo caminho para continuar viagem. Mesmo em cidades que não tem metrô, ninguém vai receber ou se despedir de parentes ou amigos em aeroporto. Mas o sistema de ônibus entre o centro e Confins é infrequente e, se fosse mais utilizado, iria apenas frustrar ainda mais os usuários. E, talvez o pior, há um enorme trânsito de estudantes e seus pais em horário praticamente idêntico ao da entradas pessoas no trabalho. Eu, por exemplo, deixo minhas filhas na escola às 08:30 da manhã, e minha esposa as recebe de volta às 3:30 da tarde, e há pequenas variações locais na Inglaterra, mas tudo de forma a evitar ainda mais a coincidência do horário escolar com o dos trabalhadores. Por fim, há que se aplicar multas pesadas a ônibus/caminhões/carros que ainda insistem em poluir o ambiente. Além da linha central de Londres, onde é proibido entrar sem pagar durante o final de semana, há uma linha verde, onde se seu carro for pego poluindo, é melhor simplesmente entregar a chave e doar do que tentar pagar a multa.

    Com estas e outras pequenas melhorias, talvez se verificasse que metrô é uma luxuria, mas não uma necessidade em Belo Horizonte. Mas, ao não atuarem, os orgãos governamentais dão a impressão de estarem forçando a barra para justificar o metrô, e seus gastos que empreiteiras irão adorar. Enquanto isto, a população sofre desnecessariamente. Sou claramente a favor de transporte ferroviário, mas não que isto seja forçado à população, pois não vem de graça.

  • Frederico Dantas disse:

    Já é triste saber que daqui a cinco anos o metrô de BH não vai sair do papel. Pior é constatar que nem mesmo um evento com a magnitude de uma Copa do Mundo não é capaz de mudar este quadro.

    Legado estúpido este que este Copa dará a BH: três estádios novos em folha num raio de 40 km. E fecha a conta.