Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Polícia do Paraná pede o fim das torcidas organizadas

Está no portal UOL – http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/12/07/ult5895u16336.jhtm

Após tumulto, polícia quer o fim das torcidas organizadas em Curitiba

Após os distúrbios ocorridos no domingo, ao final do jogo entre Coritiba e Fluminense, autoridades policiais do Paraná defendem o fim das torcidas organizadas de Curitiba. Em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira, o coronel Jorge Costa Filho, comandante do policiamento da capital, disse que a Polícia Militar pretende propor o fim destas organizações de torcedores.

“A gente vai ter de partir para uma linha mais dura, e o fim das organizadas é uma delas”, declarou Costa Filho.

A iniciativa da PM tem o apoio do secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari. “Não adianta ficar achando culpados por um dos eventos mais graves da história do futebol paranaense. Temos que acabar com as organizadas”, disse ele, de acordo com o jornal Gazeta do Povo.

Na entrevista desta segunda foi anunciado que a PM e a Polícia Civil irão trabalhar em conjunto para identificar os torcedores envolvidos no tumulto. Segundo dados oficiais da polícia, dezoito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais, entre elas, sete policiais. Dois torcedores foram baleados fora do estádio e um deles, Anderson Rosa de Moura, de 19 anos, foi operado na madrugada para retirar a bala do crânio e segue em observação.

Ainda segundo dados divulgados pela PM, foram identificados e qualificados 23 suspeitos de participarem das agressões. No fim da manhã foi detido Gilson da Silva, de 20 anos, acusado de agredir o policial Luis Ricardo Gomides, que desmaiou no gramado do Couto Pereira. Ele foi encaminhado a um hospital, mas passa bem.

O governador do Paraná, Roberto Requião, também condenou a ação dos vândalos e garantiu que os responsáveis seráo punidos com “severidade”.

“Nós estamos identificando os principais personagens, e a intenção é colocá-los na cadeia. Não são torcedores, são vândalos. Haviam se programado para cometer esta barbaridade. A polícia está requisitando imagens e também está trabalhando com seus próprios filmes. A intenção do Governo do Estado é puni-los com severidade”, disse o governador, por meio da Agência Estadual de Notícias.


» Comentar

Comentários:
15
  • João Os Fanáticos 1977 disse:

    PODEM NOS PROIBIR DE ATUAR NOS ESTÁDIOS MAIS NAO VAO NOS PROIBIR DE ENTRAR NELES !

    NÓS NUNCA ACABAREMOS ; E QM ACHA QUE AGENTE ACABA TA ENGANADO .

    VC’s QUEREM ACABA COM AS TORCIDAS CERTO ?!
    MAIS VC’s JA PENSARO NA GUERRA QUE VAI TER SE ISSO ACONTECE ?

    PENSEM UM POKO A PM GOSTA DE BATE NAS TORCIDAS CERTO?!

    MAIS NAO GOSTAM DE APANHA NÉ SEUS policiais

    JA PENSO SE VC’S NO PROIBIREM DE ATUA COM ROUPAS DE TORCIDA ?

    DIA DE ATLÉTIba TODOS PAISANA NOS TERMINAIS A GUERRA?! VAAI FALTA POLICIA NESSE ESTADO !

    PENSEM UM POUCO QUEM FEZ O ATO DE VIOLÊNCIA FOI A império E NAO A FANÁTICOS E A FURIA. NÓS NAO TEMOS QUE NOS … POR CAUSA DELES CERTO?

    JA PENSO SE AGENTE FOR PROIBIDO POR CAUSA DELES ?!

    VOCÊS NAO IMAGINAN O TAMANHO DA GUERRA QUE VAI VIRA CTBA !

    PENSEM UM POUCO CERTO!

    TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO

    Os Fanáticos 1977

  • Airton disse:

    desculpem os erros de português, pois tive de escrever muito rárido

  • Airton disse:

    Olá creio que é errado acabar com a organizadas, totalmente errado por sinal!!!
    São ela quem fazem as grander festas na arquibancada, e não foi A TORCIDA DO COXA QUE FEZ DOMINGO, NÃO É A DO PARANÁ NEM A DO ATLETICO!!! O que acontece é que pessoas acabm se infiltrando nelas e acho que se uma apronta, aquela deve ser punida, não todas elas… Se acabar com as organizadas os marginais vão continuar indo aos jogos, brigando e atirando coisas, e o pior só os merginais, pq os de bem da torcida vai ter que sair!!! Bom essa é minha opinião, SOU TOTALMENTE CONTRA ACABAR COM AS ORGANIZADAS, SÃO ELAS QUE AS VEZES LEVAM UM TIME NAS COSTAS!!!

  • Stefano Venuto disse:

    Chico,
    já falo há muito que sou totalmente contra as organizadas, essa profissionalização do torcedor tornou o estádio um lugar perigoso para a família. Antes me lembro de ir ao Mineirão com 5, 6 anos de idade, hoje é imagem rara e irresponsável um pai levar o filho no estádio nessa idade. O estádio e o mundo são lugares violentos, mas a figura do grupo favorece o selvagem, aquele que vai afim de liberar suas frustrações e personalidade violenta, o marginal se sente seguro quando está em grupo. As ações sociais apenas encobrem o real objetivo dessas torcidas, que são, hoje, verdadeiros grupos de guerrilha, gangues, a começar pelos rituais, símbolos e músicas.
    Quanto ao Luxemburgo será bem vindo no nosso Galo.

  • Tiago Marlon de Souza Lima disse:

    chico, boa tarde

    Temos que nos atentar aos nossos clubes do interior, que são um patrimônio do nosso estado, e que estão dia após dia ruindo em crises financeiras cada vez mais graves.

    Muito legal de sua parte ter levantado na ultima semana a situação caótica do Vila Nova de Nova Lima, assim como anteriormente ja havia feito a respeito do Democrata de Sete Lagoas, que ainda tenta sobreviver com o pouquíssimo dinheiro.

    Perceba que nossos mais tradicionais clubes do interior estão na mesma situação, e o destino de varios ja foi o fechamento das portas.

    Alguns exemplos dos que já se foram há mais tempo são o Siderúrgica de Sabará, Ateneu e Montes Claros de Montes Claros, Flamengo de Varginha, Atlético de Três Corações, Patrocinense de Patrocínio, Ipiranga de Manhuaçu, Paraisense de São Sebastião do Paraíso, o Sete de Setembro de Belo Horizonte. Mais recentemente fecharam as portas o Passense, o Juventus de Minas Novas, o Mamoré ficou três anos inativo, e agora o mais surpreendente o Rio Branco, que em numa atitude muito corajosa, em um ano onde teria várias competições importantes para disputar, optou por fechar as portas, talvez não só por falta de dinheiro mais por diversas crises politicas com a cidade de Andradas e com seus parceiros colaboradores

    Vemos tristemente outros tradicionais clubes de Minas indo ladeira baixo.

    Além do Vila Nova e do Democrata já citados, temos tambem:
    o Valerio de Itabira, que após a privatização da Vale, que era dona do clube, e que optou por não investir mais no clube, que tem uma divida imensa e não consegue de forma alguma caminhar com as próprias pernas.

    O Ideal de Ipatinga, que após a fundação do Ipatinga, perdeu todos os patrocinadores e nunca mais conseguiu se reerguer, clube que se aproxima em uma situação praticamente inadministrável

    o venda nova de belho horizonte, que surgiu com sonho de ser grande e sobrevive hoje como semi amador, ajudado apenas por simpatizantes do bairro

    o nacional de uberaba, que apos diversas lambanças das ultimas administrações, deixou de ser o maior clube de uberaba para ser praticamente uma pagina da historia

    enfim, algo tem que ser feito. e triste ver um estado como goias, com muito menos importancia no futebol nacional, com duas equipes na primeira divisão brasileira, outro grande clube na segunda divisão, e todas as equipes do interior bem estruturadas e com muito deinheiro pra investir, com otimos estadios, tudo graças a uma federação que ajuda muito os clubes, consegue bons patrocinios, contrata jogadores aos clubes, e e triste ver hoje que clubes como itumbiara, mineiros, crac, anapolina, anapolis entre outros muito superiores aos nossos grandes clubes do interior.

    acho que temos que discutir isso logo, antes que tenhamos um um campeonato mineiro com 3 times profissionais e diversos amadores aventureiros, com jogos cada vez mais desanimadores, com goleadas cada vez mais elasticas, com estadios cada vez piores. lembrando que essa cadeia, no fim de tudo, atingira nossos grandes da capital, que sofreram cada vez mais caso minas deixe de ser um destaque entre os demais estados

    abraços

    Tiago Marlon de Souza Lima

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico, não acho que as torcidas são o principal problema. Aliás fazem belos trabalhos socias, como a Galoucura por exempo, que faz vários tipos de atos beneficentes. Mudando de assunto, gostaria de saber sua opinião sobre o provavel vinda do Luxa para o comando do Galo.

  • Alisson Sol disse:

    Paulo: Infelizmente, em nenhum lugar do mundo a violência nos estádios deixou de existir…
    Não acredite em mim. Leia as seguintes notícias recentes (em Inglês).

    20/Nov/2009 – Medidas duras no Cairo com a erupção de violência devido ao futebol

    27/Nov/2009 – West Ham: Pessoas apresentadas à corte devido à violência no futebol

    29/Nov/2009 – Violência no futebol resulta em 85 prisões na Alemanha

    Só mesmo a educação resolve este problema a longo prazo. Medidas duras suprimem o problema curto prazo (lembre-se do Pan no Rio).

  • Paulo Santos disse:

    Não se cura o doente matando o doente. Se acabar com a impunidade e com a incompetência da polícia, incapaz de planejar e executar um mero esquema de proteção e segurança em um estádio de futebol, podemos ter duzentas mil torcidas organizadas que nada de pior vai acontecer. O problema maior é a impunidade, pela ineficiência dos aparelhos da justiça neste país. Temos de seguir o exemplo da Inglaterra, Alemanha e outros países da Europa, onde os vândalos foram dominadas e a violência nos estádios deixou de existir.

  • Alisson Sol disse:

    O Renato Prazeres citou um problema crônico, e que demonstra a insegurança dos dirigentes do futebol mineiro. Por que o nivelamento das declarações “por baixo”, nos momentos em que se está por cima?

    Observem que o Presidente do Atlético Mineiro dava suas declarações deselegantes quando estava na liderança do campeonato. Agora, em um evento para anunciar patrocinadores, e quando o clube já está classificado para a Libertadores, o Presidente do Cruzeiro dedica parte da entrevista para mandar recados para o dirigente e ex-técnico do Atlético Mineiro. Isto é simplesmente uma demonstração de insegurança. Quem está numa boa situação e tem segurança de suas ações é o primeiro a fazer o gesto de estender a mão a quem, momentaneamente, não está numa situação favorável. Qualquer outra atitude, além de demonstrar falta de classe, é uma péssima iniciativa de marketing. Nem vou falar em “espírito esportivo”, pois isto seria pedir demais.

    O Renato Prazeres fez uma pergunta importante. SERÁ QUE ELES NÃO PARAM UM MINUTO PARA RACIONAR NO IMPACTO QUE TAIS DECLARAÇÕES CAUSAM NOS MAIS EXALTADOS?. Obviamente, a resposta atual é não.

    Gente com propensão à violência existe em qualquer lugar do mundo. Cabe a todos ajudar para que estas pessoas não sejam estimuladas a utilizar a violência como meio de expressão. Não adianta ‘culpar os outros’, apontando as torcidas organizadas como únicas culpadas dos problemas ocorridos em Curitiba. Ao que parece, houve também uma morte no Rio. E quantas pessoas já morreram em outros locais do país por discussões bem distantes do estádio? E o mesmo ocorre em todo o mundo. Recentemente, dois Marines, a elite militar americana, discutiram sobre o resultado de um jogo de futebol americano, resultando na morte de um deles. Vão acabar com os Marines devido a isto?

    Há os que “culpam o mensageiro”, mas a imprensa não pode ser culpada por “transmitir a mensagem”. A imprensa vive de vender notícias. Se há interesse da população, então vão publicar e dar destaque ao que vai vender.

  • Fabrício Melo disse:

    O grande mal do Brasil é este: toma-se alguma medida, que nem sempre é ideal e fim de papo. Nunca que resolve nada e tudo continua como sempre. Os verdadeiros culpados nunca são punidos. Pela imagens todos percebem que alí não tem só organizadas. São arruaceiros, drogados e alcoolizados. No Brasil, os justos sempre pagam pelos pecadores, ou seja, as organizadas do Atlético do Paraná, que não tem nada a ver com a baderna, também será punida.
    Este tema é muito mais complexo e muitos outros aspectos tem que ser observados, inclusive planejamento preventivo.

  • Renato Prazeres disse:

    Bons tempos os da Charanga do Julio (Atletico), sacudindo o Mineirão, do Aldair Pinto (Cruzeiro), da Charanga do Jaime (Flamengo), das Caravanas (lembram da invasao corintiana ao Maracana em 76? Tudo sem torcida organizada!).

    Hoje, infelizmente, vemos nossos estádios divididos em torcedores de um lado, e marginais do outro… Pena que esses marginais podem se esconder atrás das organizadas e passarem por torcedores comuns!
    Vejam o que vai acontecer com a torcida do Coxa, justamente por conta desses bandidos: o time tomará pena alta, o estádio será interditado, perderá dinheiro, patrocinio, tomará prejuízo na recuperação do estádio e etc., tudo por causa dos marginais que tomaram conta das organizadas.

    Só que os dirigentes têm grande, mas grande parcela de responsabilidade, não acha, Chico? Sao eles quem, muitas vezes, estimulam as organizadas, seja diretamente (dando ingressos, pedindo para intimidar jogador “a”, treinador “b”, candidato da oposição “c” e por aí vai…) ou indiretamente, quando, por exemplo, fazem declarações condenáveis, como as do Beluzzo no Palmeiras.

    Mas nos nossos próprios clubes isso também acontece, e temos de mudar isso: Vejam declarações como as de Alexandre Kalil e Zezé Perrela – não preciso nem ir muito longe para citá-las: Lembram quando o Kalil garantia o Atlético na Libertadores, ficou brincando de vender o Tardelli, disse que o Cruzeiro iria jogar com o Flamengo do Piauí? Ou, hoje mesmo, quando o Perrela “agradece ao Atletico” por ter segurado a vaga, que ficou segurando a vaga na “Sulamericana” para o Galo e por aí vai? SERÁ QUE ELES NÃO PARAM UM MINUTO PARA RACIONAR NO IMPACTO QUE TAIS DECLARAÇÕES CAUSAM NOS MAIS EXALTADOS? Em todos os ramos há calmos e irritadiços, nas torcidas não é diferente. Enquanto alguns levarão na brincadeira, outros não aceitarão e farão disso pretexto para agressões!

    Se for para dirigente se nivelar com o torcedor passional da arquibancada, é melhor deixarmos os clubes sem presidentes. Pelo menos não teremos mais de conviver com declarações como essa.

    Lamentável!

    Grande abraço!

  • Anderson disse:

    Tem que acabar com as organizadas em todo país.

  • Alisson Sol disse:

    Coisa simples não? A polícia acha que acabando com as torcidas organizadas vai acabar a violência no futebol. Qual a próxima? A polícia pede o fim do crime organizado e acaba o crime no Brasil? Acho que é necessário um pouco menos de declarações fantasiosas e mais trabalho.

    O Coritiba ia jogar em casa, diante de seus torcedores, com possibilidade de rebaixamento. Ninguém pensou que isto poderia acabar em confusão? Se ninguém pensou, então é preciso demitir todo o comando da polícia do Paraná, pois esta possibilidade era óbvia. Se alguém pensou, quais foram as ações tomadas antes do jogo para aumentar a segurança dos que iriam ao estádio?

    O Secretário de Segurança Pública e o Governador do Paraná vêm agora falar em severidade. Será que eles estavam no estádio na hora do jogo? Digo isto porque, quando um time está para ser campeão, sempre aparece um político no estádio. Mas quando está sob risco de rebaixamento, nenhum aparece. Acho que o Secretário de Segurança Pública, o Governador do Paraná e o Prefeito de Curitiba poderiam ter feito algo simples para proteger a população de seu estado: deviam ter declarado que iriam estar no estádio neste jogo. Com isto, duvido que não houvesse um enorme aumento do policiamento, uma diminuição no número de bagunceiros no estádio e arredores, e toda esta tragédia teria sido evitada.

    Dizer agora que vão acabar com as torcidas organizadas, o que eles não podem fazer, pois seria coibir a liberdade das pessoas de se reunirem e se organizarem como desejarem, é algo simplesmente infantil.

  • Renato Paiva disse:

    Esse tipo de torcida tem mesmo que acabar. Há marginais vivendo das receitas dessas torcidas com camisas, bonés, bandeiras, viagens, etc. E essas são receitas que deixam de entrar para os cofres dos clubes. As torcidas organizadas (exceto aquelas formadas por amigos e famílias) são um verdadeiro veneno para o futebol. BASTA!

  • valcir alves disse:

    chico tem acabar não so no parana mais no brasil todo esses marginais usa o nome do clube sem pagar nada por isso.