Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo é um excelente nome para qualquer time. O problema é o ritual que envolve a sua atuação seja onde for.

Exemplo: esse mistério se ele já está, ou não, contratado pelo Atlético. O Inter anunciou que as negociações com ele estão encerradas, mas aí surge o papo que ele tem outras propostas nacionais e estrangeiras.

Acabei de ouvir o Roberto Abras dizer na Itatiaia que o Wellingtom Campos informou lá do Rio de Janeiro que o “Luxemburgo acertou tudo com o Galo, mas só vai ser anunciado oficialmente no dia 1o de janeiro”.

Quem aguenta uma coisa dessas?

Vi de perto o trabalho do Luxemburgo, na seleção brasileira (campeão da Copa América de 1999 no Paraguai, e no fracasso das Olimpíadas de Sidney’2000), e no Cruzeiro a partir de meados de 2002 e 2003.

Quando digo que vi o trabalho, foi nos treinos, que gosto de prestar atenção quando vou aos locais de treinamento. Ele é dos melhores, sem dúvida.

Uma série de fatores influenciam para que um treinador dê certo ou não em clube e atenda as expectativas que recaem sobre ele.

Em 2002 ele encontrou ambiente e teve jogadores para montar um dos melhores times da história do Brasil. O Cruzeiro conseguiu atendê-lo com o elenco que já tinha na Toca e algumas aquisições. O jogador mais importante daquele time não era bem visto pela diretoria nem pela torcida, devido ao seu desempenho anterior fraco no próprio clube: Alex. O técnico garantiu que seria um ótimo negócio, insistiu, e foi o sucesso que foi.

Depois do Cruzeiro, Luxemburgo não conseguiu a mesma performance em nenhum outro clube. Nem no milionário Real Madri, o que atesta que para se montar um time vencedor não basta só dinheiro.

Pode se dar bem no Atlético porque o presidente Alexandre Kalil é desses que “entrega” o clube ao treinador, que fica à vontade para executar o trabalho.


» Comentar

Comentários:
23
  • Carlos Arruda disse:

    Com o perfis do Kalil e o Luxemburgo , respondam-me por favor:
    Até quando vai durar esse contrato? Afinal, o Presidente do Palmeiras e o Alvimar são muito mais tranquilos e pau cantou nos bastidores. É só aguardar.

    Kalil 2 anos com o Luxa? faça me rir.

  • Leandro Alves disse:

    Sera que o Tonhão vai mandar o mp investigar o Luxa agóra, ou todos vão perceber que ele tenta tirar o foco dos vexames do galo.

  • Frederico Dantas disse:

    Não se questiona, ou pelo menos não se questionava até há um tempo, a competência do Luxemburgo como treinador. A questão é que as “atividades paralelas” dele têm relegado a de treinador continua e crescentemente nos últimos anos. E em 2010 ele tem mais um “projeto”: ser eleito senador pelo estado de Tocantins.

  • audisio disse:

    Acho que os cruzeirenses tem razão: Esse Luxemburgo é horrível! Nunca ganhou nada! Principalmente no Cuzeiro. Não é atoa que o simbolo do Cruzeiro é o da Raposa. Só faltam as uvas do Luxemburgo!!!!

  • Bom o Luxemburgo chegou, só que, sem ovo não se faz omelete. O Kallil tem que contratar jogadores, para que o Luxa possa levar o GALO a vitória.

    Pode escrever se derem o jogador que ele pedir o Atlético vai ganhar Título e mais Título nestes dois anos de contrato que ele fez com o Atlético. Porque competência ele tem de sobra, e é o que eu , e a TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL, ONDE UM ATLÍCANO VALE POR TRÊS CRUZERENSE.

    FORÇA GALO CHEGA AS ESPORAS NELES!…

    AZENIR

  • audisio disse:

    A maneira como os cruzeirenses estão reagindo mostra o acerto da contratação. Para aqueles que acham que foi um erro, sugiro ao Kalil contratar o Lori Sandri. Esse sim imagem da competência.
    Quem sabe um vencedor de títulos brasileiros como Adislson Batista? Melhor ainda, Paulo Boanmigo? Celso Roth? Mário Sérgio? Procópio? Todos muito competentes mas o Zetti, este sim é o que o Atlético precisava, ou melhor, outros preferem Alexandre Gallo. O Kalil está certo em ousar.
    O futebol é bom por isso pela euforia e tristesas que desencadeia, desulisões e esperanças como a vida. Que venha o Luxemburgo, e que que seja eterno enquanto dure!! Que dure por um longo tempo e restaure a esperança. Parabéns ao Kalil que sabe como ninguém motivar e não deixar o ânimo cair. Sabe manter a torcida do seu lado e está definitivamente colocando o Atlético na prateleira de cima do futebol.
    Para o bem do futebol mineiro o Cruzeiro tem que se preocupar com a altitude sim. Na última vêz que jogou em Potosí perdeu de 5 x 1.

  • JEAN SALLES disse:

    SALDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
    COM O LUXA NO GALO O KALIL PODERIA TENTAR A CONTRATAÇÃO DO DÁRIO CONCA(FLUZINHO)E DO KLÉBER PEREIRA Q ESTÁ SEM CLUBE NO MOMENTO.E DISPENSAR OS HORRÍVEIS (THIAGO FELTRI,PEDRO OLDONI,MARCOS,JORGE LUIZ,TCHÔ,RENAN ÍNDIO,CARLO ALBERTO,RENTERIA.)CHICO,É VERDADE QUE O DANILINHO ESTÁ VOLTANDO PRO GALO?

  • Frederico Dantas disse:

    Luxemburgo tirar leite de pedra? Nunca vi.
    Ultimamente nem de vaca ele anda conseguindo tirar leite. Veja a passagem dele pelo Palmeiras.

  • Crys Mello disse:

    Dedé de Dora é chaTA TA TA TA TA TA demais da conta…. sempre a mesma coisa…. vira o disco filha…………

  • André Alexandro disse:

    Galera atleticana

    Vamos ver o trabalho dele primeiro para depois criticar ou apoiar. Esses que estão criticando antes do tempo são todas vaidosas.
    Quem não se lembra das vaidosas pedindo a cabeça do Adilson e querendo o Luxemburgo ??????
    O medo já está instalado do lado fresco da lagoa e como se descontrolam facil elas já começaram com fofocas,intrigas e secação.
    Coisa de mulherzinha bem como elas são tratadas em todo Brasil.
    Vamos deixar o Luxa trabalhar gente.

  • Emerson disse:

    aos COMENTARISTAS anderson e dede de hora (rsrsrsrsrs)

    estao com inveja pq o anao de jardim nao quis demitir seu amante AB e contratar o melhor tecnico do Brasil . vcs vao ter que nos engolir marias

  • Anderson disse:

    Dedé de Dora tem razão, acho que é o início da derrocada do Atlético, vai se tornar um América piorado.

  • Dedé de Dora disse:

    TÁ TÁ TÁ TÁ TÁ ENTRANDO EM UMA FRIA…

  • Affonso Celso disse:

    Achei uma “ótima” a contratação do Luxa, apesar de temer que o seu relacionamento com o Kalil acabe em “desastre” em função da personalidade deles. Ambos muito personalistas. Torço ardentemente para que tal não aconteça.
    Agora o que o presidente Kalil tem que fazer é tratar logo de ver com o novo técnico como fica o nosso atual plantel (???) e sair logo a cata de novos valores. Essa história de deixar para janeiro é um risco muito grande, pois até lá pode ser que a grande maioria dos bons jogadores já estejam acertados com seus novos clubes e aí só vai sobrar a fina flor do “cocô do cavalo do bandido”!

  • Crys Mello disse:

    Yes, Khalil C.A.M

  • Acabo de ler que o Atlético/MG fechou com o Luxa.

    Não se discute a qualidade dele, consegue tirar leite de pedra, mas tem atleticano aqui soltando fogos com essa contratação, menos, bem menos. Desde 2003 não realiza um bom trabalho.

    Abraços…

  • Aurelio Miguel disse:

    Kalil acaba de confirmar no seu twitter!!

    Luxemburgo vem ai!

    Agora eh trazer jogadores tbm!

  • Eujácio Prates disse:

    O presidente da Toca mais uma vez fez uso e demonstração de sua necedade. O Galo perdeu a vaga para o Inter e o cruzeiro buscou a vaga do Palmeiras. Sabemos que o momento é dele, mas essa aí num cola. Conta outra presidente vai…

  • Paulo fernando disse:

    Se o luxa vim … já era para o Ricardinho hehe
    Quero só ver essa ;D

  • Adalton disse:

    Só viria dia primeiro???!!! Sem comentários…….

  • Alias,nesse brasileiro saiu na frente…e chegou atras!

  • Só dia primeiro???
    puxa..Clubes grandes ja estão contratando!
    O luxa ja devia estar aqui,começar as contratações…despedir os fracos do elenco,acertar quem fica..Pois dia primeiro ja deveriamos ter uma base montada pro mineiro…É o Galo sempre sai atras!

  • Frederico Dantas disse:

    Entregar o clube ao treinador e deixá-lo à vontade. É tudo que o Sr. Luxemburgo quer e gosta para tocar o seus “projetos”. O problema é como fica o clube depois que ele o devolve.