Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O foco certo

Há uma tentativa quase que geral da mídia em supervalorizar o Campeonato Mineiro nessa reta decisiva. No que se refere às quatro linhas temos visto até bons jogos, que poderiam ser muito melhores caso a FMF e os próprios clubes tomassem providências importantes em termos de estrutura. Isso precisa ser falado agora porque daqui a pouco começa o Brasileiro e em 2011 veremos os mesmos erros se repetindo no estadual.

Por exemplo: como pode um clube como o Democrata não fazer nenhum dos seus jogos pelas quartas de final contra o Atlético em Governador Valadares? Uma das razões de ser do estadual é a integração de Minas, e os valadarenses, apaixonados por futebol, não verão seu time de perto no melhor momento. E, é claro que tecnicamente há enorme influência, pois com o calor da própria torcida todo time cresce. Certamente o Democrata não teria sido a presa fácil que foi sábado em Ipatinga, caso o jogo contra o Atlético tivesse sido em Valadares. O mando de campo era do Atlético, que não poderia jogar em Belo Horizonte por causa do festival de Axé, mas o segundo jogo será no Mineirão, num acordo com o mandante Democrata, cujo estádio Mamud Abas não tem capacidade para receber jogos nessa fase. E a data do Axé poderia ter sido ajustada para evitar o expulsão dos clubes justamente agora.

Instável

Passados quatro meses de Vanderlei Luxemburgo à frente do Atlético o time está fazendo lembrar o do Celso Roth ano passado: instável, raramente faz um jogo inteiro animador. Sábado foi, de novo, desse jeito. Ótimo primeiro tempo e uma queda assustadora na etapa final. Montar bons times realmente leva tempo, mas ninguém consegue explicar quedas de rendimento como essas do Galo. 

Medo

Ipatinga e Cruzeiro fizeram um jogo amarrado, onde havia medo dos dois lados. Do dono da casa que não se arriscava com medo de levar gol e complicar mais ainda a sua situação, e do visitante, que está em plena disputa da Libertadores e não quer correr risco de perder nenhum jogador por contusão. Principalmente porque joga por dois empates e o segundo jogo será no Mineirão.

Em débito

Se os bons jogos das quartas de final mereceram os elogios, devido ao trabalho que América e Uberaba deram a Atlético e Cruzeiro, a primeira rodada das semifinais ficou devendo. O Democrata-GV não foi nem a sombra do que se esperava no jogo contra o Atlético, e Ipatinga e Cruzeiro fizeram um jogo sofrível. 

Imperdível

Conheci o Museu do Futebol, em São Paulo. Muito bom e retrata o Brasil inteiro, com o destaque que Minas e os mineiros que fizeram história merecem. Destaque especial para o “Canal 100” com cenas de duelos entre Tostão e Natal contra Vander e Cincunegui no fim dos anos 1960; registro do gol mais rápido do futebol brasileiro, do Fred, pelo América, aos 3,17 segundos.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
65
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Danilo,

    Não pega o bonde andando não que vc tropeça cabloquinho…

    Depois vcs reclamam, quando zoamos a camisa rosinha… rs

  • Luciano Nogueira disse:

    Não vi prova de que o Luxemburgo influenciou. Pelo dito aqui, o juiz contradisse a versão do Jurandy, apenas isso.

  • danilo disse:

    “Claytinho”… e vc esqueceu do principal, cantado em verso e prosa em seu “Hino”: “eu (você) vivo cheio de vaidade” Uiiiii

  • lúcio vieira disse:

    Marcão segundo instituto de pesquisas que são especializados no assunto a torcida do Cruzeiro ja superou 8 milhões mas ja sei que você não acredita em nada que não goste , o recorde do mineirão é 132000 é um número oficial mesmo você não acreditanto e nesta tese que você so acredita no que te interessa você talvez não deve acreditar que o homem foi a lua.
    obs: eu não tenho dúvida de que a média de público do atletico é maior do que a do Cruzeiro, pois quanto a números eu não discuto.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Gustavo,

    O problema é que, esses Jornalistas citados por vc, o máximo que eles podem fazer é noticiar e repercurtir…

    Mas os envolvidos mesmo, no final de tudo, estarão juntos num restaurante, tomando seus wiskys, fumando seus charutos…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Marcão,

    Vc esqueceu do principal, cantado em versos e rima no hino de vcs… O Grande Campeão do Gelo !!!

  • CLAYTON/CLAYTINHO: De acordo com a FMF, CBF e revista Placar, no século passado, o clube brasileiro de futebol (brasileiro e não esses metidos à europeus radicados em nosso país!) que detém a maior quantidade de TÍTULOS OFICIAIS é o CAM, seguido do Grêmio de Foot Ball Porto Alegrense.
    – Mas temos que ter a consciência de saber valorizar títulos de outros clubes, principalmente os títulos internacionais: Libertadores, Mundiais, Sulamericanos, Conmebol e até a extinta e falida Supercopa da Libertadores. À Esses clubes, sem exceção, meus parabéns!
    – Não é porque o MAIOR de MG ainda não possui Libertadores e Mundial, que deixarei de valorizar os conquistados pelos adversários, independente de quem seja!
    – Mas vamos dar o braço à torcer: o Galo é pioneiro em tudo (título mineiro, brasileiro, Campeão dos campeões, Conmebol, etc…). O Galo é realidade, o resto é xerox!

  • LÚCIO VIEIRA: Recorde de um jogo só é muito fácil (se é que houve!).
    – Aliás, pelas SUAS próprias palavras e com o aval do Clayton/Claytinho, a “grande” torcida do Cruzeiro se resume em exatos 132.000 pessoas. Prá maioria, “testemunhas/simpatizantes”!
    – Já a torcida do Galo, NINGÚEM consegue precisar; nem esses institutos de pesquisa “pagos” por certo cartão “camaleão de pêlo”, meu caro!

  • Klailton Saraiva disse:

    Se trocou o juíz, o Galo não foi beneficiado em nada. O árbitro apitou muito bem.

  • Gustavo disse:

    Clayton, espero que não. Acredito na imprensa esportiva séria de MG (Chico Maia, Orlando Augusto, Leopoldo Siqueira, Emanoel Carneiro).

    Espero que eles invetiguem o caso e não deixem isso esfriar.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Lúcio Vieira,

    Pior que é cara… Alguns acreditam piamente mesmo… rs

    Vamos pedir pro nobre Marcão de Varginha, relatar todos os diferentes títulos que o time dele conquistou, da mesma forma que ele relatou o tanto de torcida que ele torce… rs Será que chegaria a pelo menos 1/3 ?? rs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É Gustavo,

    São coisas graves mesmo.

    Mas pelo visto a coisa só esquenta aqui mesmo entre nós torcedores viu… Porque pelo visto, será mais um caso que ficará o dito pelo não dito…

  • lúcio vieira disse:

    Clayton mas não se assuste pois muitos acreditam que é de torcida e pior esperam ir para a libertadores e ou mundial de campeonato de torcida. Esqueci não existe campeonato!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Os campeonatos são de times ou de torcidas ??

    Ah bom…

  • lúcio vieira disse:

    Marcão mas mesmo depois de você fazer este belo texto o recorde de público do mineirão é e sempre será do Cruzeiro 132000, duro é conviver com este número como uma sombra pro resto da vida e lembrando dele todas as vezes que vai ao estádio.

  • Gustavo disse:

    Prezado luciano, as provas estão aparecendo. Você viu o AE de hoje?

    O que proponho é que, nós torcedores façamos pressão e cobremos das autoridades uma resposta para isso tudo.

    Todo mundo diz que o campeonato é Rural, mas ninguém quer perder.

  • Gustavo disse:

    Está no http://www.dzai.com.br/leopoldos/blog/sembarreira de hoje.

    Fatos x fofocas

    Antes que arbitragem se afogue no fundo do poço, os dirigentes precisam criar juízo e coragem e tomar providências. A polêmica e as artimanhas de tão intensas colocaram em rota de colisão até amigos de longa data, como o técnico Vanderlei Luxemburgo e nosso companheiro Jaeci Carvalho. Isso pode ser resolvido.

    Mas e os rumos desse apito amador? E as condições morais e emocionais dos árbitros para conduzirem os próximos jogos decisivos do Estadual? Parafraseando o Zezé, nesse “campeonato rural” tem muita gente dando coice e quem pasta, desculpa o termo, é o torcedor que investe um suado dinheiro nas bilheterias. Pra ver jogo ruim e choradeira.

    Aqui vai um resumo, criteriosa e profissionalmente apurado. São fatos contra fofocas.

    E assim tudo começou (este ano)…

    Atlético x Cruzeiro – Jair Albano Félix e Renato Cardoso Conceição acabam suspensos por erros na arbitragem. E são vetados pelo Atlético.

    (aliás, o departamento garante que não existe nem aceita veto, mas não é verdade. Jurandy, em entrevista ao “Pequetito” na Rádio Globo, sábado, disse que os clubes fazem indicações e pedidos, mas quem escala é a federação… O que é isso, então?)

    Uberaba x América – Marcus Salum reclama da arbitragem do Átila e é “convencido” pelo Jurandy que o pênalti existiu e que Fábio Jr. – por ter chutado após o apito – mereceu o amarelo (o terceiro, que o tirou do primeiro jogo com o Atlético). Desistiu de pedir árbitro de fora.

    Renato – chateado com a pressão, entrega uma carta à FMF pedindo para não ser escalado em jogos atleticanos.

    Jair – volta a bandeirar um jogo do Atlético (6 a 0 no Ituiutaba) e antes de a bola rolar Luxemburgo vai até ele conversar, dar força, desfazer o clima ruim.

    Luxemburgo – no AE, reafirma que não vetou ninguém e que sempre seria favorável à arbitragem mineira.

    América x Atlético – Joel Tolentino da Mata apita o primeiro jogo das quartas-de-final. O América reclama muito, mas… E o segundo jogo fora “prometido” a André Luiz Martins Dias Lopes. Mas não é sorteio?

    Atlético x América – quando saiu a escala, na segunda-feira, André vira que fora trocado por Renato Cardoso Conceição, chegou indignado ao teste de árbitros mineiros para integrar o quadro da CBF. Quem estava na PUC naquela noite do dia 5 de abril de 2010, viu e ouviu um ríspido diálogo: André dizendo que dava vontade de largar a arbitragem por essas coisas e Jurandy respondendo que era o melhor mesmo…

    Como e por que Renato foi “convencido” a apitar o clássico em Ipatinga? Aí entra a informação dada na coluna do Jaeci, no jornal Estado de Minas: seria um “pedido do Luxemburgo”. Que nega categoricamente a informação, atribuída ao presidente do América, Marcus Salum.

    Ou alguém acha que Renato teve a sorte ou o azar de sair no sorteio (sorteio?). E se ele não queria e o Atlético também não, por que foi relacionado no sorteio (sorteio?). Sem poder escalar Ricardo Marques Ribeiro que pediu afastamento de 15 dias (para se dedicar aos estudos), a comissão de arbitragem deveria ter listado três ou quatro ábitros para o sorteio… Mas, pombas! de que sorteio estou falando? Verdade é que chegou à FMF uma carta em papel timbrado do Atlético pedindo a escalação do Renato.

    André x Jurandy – outra carta (que tenho em mãos e exibirei no Alterosa Esporte de hoje) do árbitro André desmente o presidente da comissão de arbitragem: “Não me encontrava lesionado para quaisquer das duas partidas”. Tanto que ele participou do teste de segunda-feira.

    Jurandy vai mostrar a tal carta do Atlético? Ou ela é mais uma “fantasia” dos cartolas, doidos para que o circo pegue fogo? Fato é que os dias estão contados. Poderá haver uma saída honrosa caso o Cruzeiro confirme o que vem sendo espalhado: arbitragem de outro estado na final. O presidente da FMF – que costuma dizer que o departamento é independente da entidade (cruz credo!) – vai conseguir manter o pupilo? Esse blog já revelou, há semanas, que foi arbotado um movimento dos árbitros insatisfeitos para derrubar a direção. Agora, o bicho pegou!

  • LÚCIO VIEIRA: TODOS os clubes de futebol (exceto o Cruzeiro!), fazem questão de mencionar que sua torcida é seu maior patrimônio, e pelo que entendi em suas palavras, o fator “torcida” pro Cruzeiro é indiferente, inexistente… Isso vc não precisa escrever ou justificar, a mídia em geral e o povo estão cansados de saber disso, afinal, “testemunhas/simpatizantes” não vão à estádios mesmo, hein? Realmente vocês não sabem e nem podem torcer, pois, “torcer” é uma marca registrada e patenteada pelo CAM, e prá isso vocês tem que pedir-nos licença!
    – EMILIO MELO FIGUEIREDO: Além da Galoucura, torço pra Caeté Galo
    Candangalo, Desempregalo, Dragões da F.A.O., Eficigalo, Embriagalo, Esquadrão Atleticano, Força Jovem, Galáticos, Galo 900 – Goiânia, Galodum, Galosofia, Galotada, Galo de Praia, Galo Elite, Galo Kids,
    Galo Metal, Galo Prata (São Domingos do Prata), Galo Prates, Galo Sampa, Sempre Galo, , Máfia Atleticana, MedGalo, Super Força Viva
    PiraGalo, Galozinhos, Uniformizada, GALO ET aqui em Varginha (Obs: SÓ o Galo possui torcida em outra galáxia, meu caro!), e outras tantas torcidas super-organizadas do CAM que há por aí.
    – É mole ou quer mais? Não existem mais roletas pros torcedores do Galo!
    – Gaalllôooooooooooo…

  • Luciano Nogueira disse:

    Quem tem importância é o veículo em que ele trabalha. E me desculpe, mas publicar sem questionar “notícia” dada pelo Salum é ser leviano sim. Que provas o Salum tem? Ainda não obtive resposta para a pergunta: em que lance o América foi prejudicado mesmo? E a paralisação do jogo quando o Fabiano estava sozinho de frente para o goleiro, prejudicou a quem? O pior é que a coluna de hoje do jornal trouxe mais lenha para fogueira, ao insinuar que o Atlético teria combinado com a FMF depois do assalto no primeiro clássico! Que venha mesmo um juiz de outro estado!

  • Gustavo disse:

    O Alterosa Esporte de hoje mostrou uma carta de um dos árbitros que iria apitar o América x Atlético e que segundo o Jurandy, só não foi colocado no sorteio por estar de licença médica.

    Na carta, ele mostra que estava apto e que esse papo de licença médica é mentira. Ta aí o vídeo http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=32054/noticia_interna.shtml.

    Acho que o que Jaeci e o Salum falaram não era mentira não.

    Esse campeonato não tem credibilidade.

  • lúcio vieira disse:

    Realmente o Jaeci é sem importancia pois mais da metade dos comentários aqui é sobre o que ele falou, imagine se ele tivesse importancia?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Se determinado dirigente ou técnico, é acusado disso ou daquilo pela imprensa e ele se sentir caluniado, uma vez que não teria dito ou feito, aquilo que alguém afirmou que ele falou ou fez, a forma mais correta dele provar sua idoneidade, não seria acionar juridicamente aquele que lhe acusou, exigindo uma reparação por calúnia, injúria, difamação, danos morais ou seja lá o que for ?? Mas se o acusado não faz isso, por que será ??

    Não só sobre esse caso agora do Jaeci, mas também em vários outros que estouram na imprensa.

    Inclusive, recentemente teve aquele caso da notícia veiculda pelo Sevidanes, sobre possíveis bichos e luvas atrasados pelo Cruzeiro. O Maluf esperneou, esbravejou, mas por acaso alguém sabe me dizer se o Cruzeiro entrou com alguma ação contra o Sevidanes ??

    Então… São por essas e outras coisas, que nós vamos deixando de ser tão inocentes e paramos de acreditar cegamente em tudo que um dirigente ou técnico fala, só porque ele é do nosso time de coração.

  • J.B.CRUZ disse:

    O Jaeci foi muito macho em sua profissão ao publicar o artigo denunciando o luxa, mas com o aval do Salum..Agora não precisa ler o Jaeci para ter certeza que o America foi prejudicado..Todos viram pela t.v..O América foi prejudicado nos três jogos contra o galo, basta entender um pouquinho de futebol..mas também não digo que os juízes erraram por querer..Ós juízes Mineiros são iguais aos outros de outros estados, todos erram e acertam..Só que os Juízes mineiros quando vão apitar jogos de CRUZEIRO e Atlético já estão totalmente queimados antes dos jogos..Aí para errarem em favor dos grandes, mais para o Atlético é um pulo..Não é desonestidade, é Mêdo!! Nas finais, JUIZ DE FORA!!!!

  • Stefano Venuto disse:

    lúcio vieira
    não existe isenção jornalística num sujeito, que o maior patrocinador é o Cruzeiro, eu por exemplo não dou a mínima para o que ele diz. Acho ele até engraçado, quando posa de amigo de todo mundo.

  • lúcio vieira disse:

    O Jaeci realmente é sem importancia segundo relatos acima mas o que ele fala faz um barulho e cria uma indignação, que incoerencia……….

  • Stefano Venuto disse:

    Jaeci Carvalho depois que falou que é amigo pessoal do David Beckham, Zidane e Messi, lançou a sua última BOMBA no ar. Só aqui em MG que um pára-quedista desses tem audiência mesmo. Passou da hora desse cara voltar pro Rio vender água de coco, junto com a Narjara Tureta. Eu meteria um processo nesse cara e obrigaria ele a provar o que disse. Cara papo ruim sô!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É Dudu GALOMAIO,

    O negócio é complicado mesmo… Por isso que temos que saber relevar muita coisa.

    Agora, quando a gente é citado, o mínimo que podemos fazer é exercer o nosso direito de resposta.

    Veja o exemplo dessa nossa amizade virtual aki no Blog, vc é Atleticano, defende o seu time e acredita que ele será o Campeão. Eu sou Cruzeirense, defendo o meu time e acredito que ele será o Campeão. Isto é normal entre nós torcedores. Mas nem por isso, eu e vc ficamos aki trocando ofensas e provocações banais. Por que disto ?? Porque além de sermos pessoas educadas, um acabou conquistando o respeito do outro.

    Mas ainda acredito que alguns irão refletir, se reciclar e passar a usar esse conceituado espaço de uma maneira melhor.

    Abraços e boa semana !

  • Klailton Saraiva disse:

    A imprensa azul tá fazendo de tudo pra criar um ambiente ruim para o Luxemburgo em Minas. Em 2002/03 eu não ví isso.
    Me admiro um dirigente de clube ficar mandando recado via imprensa, ainda mais por um jornalista (?) sem credibilidade. Se tem provas, ajuize um processo. Ponha as irregularidades a público. Ainda que tenha mudado de árbitro, não percebí erros capitais capaz de alterar o placar. O Preto foi expulso tanto quanto o Jonilson no 1º jogo do Mineiro. Democrata e Galo, atuação normal do árbitro. Erro mesmo, só em desfavor do Galo contra o Cruzeiro. Estão vendo fantasmas onde não existe! TJD, FMF, só tem ajudado é o Cruzeiro!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Nao estou entendendo tanta “acusação”..

    Samuel Cesar eu nao te devo satisfações. Alias, flamenguista?! haha..meu time é um só. Nao pertenço à torcida arco-iris rosa.

    Dudu,
    bom os jogos foram fracos mesmo. MAs ainda continuo com a minha opiniao. Foi uma bola na trave contra varias chances do Crzueiro. E acho tambem que o time do Ipatinga é bem superior ao do Democrata, nao sei se voce concorda.

    Agira venham me dizer que 6 mil torcedores a mais domingo eram do Ipatinga??!! eu hein..

    Marcão de Varginha, é isso mesmo??!! Para de torcer pro Atletico, começa a torcer para a Galoucura!

    Abraços..

  • Dudu GALOMAIO disse:

    A verdade é que tê, torcedores que não suportam críticas e acham que seu time é perfeito… inversamente proporcional, só conseguem ver defeitos no adversário e não conseguem controlar a vontade de atacar, mesmo sem motivo…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton escreveu:

    “Se vc é daquele tipo, que prefere usar esse espaço mais pra ficar brigando e provocando os Atleticanos, em vez de concentrar-se mais no Cruzeiro e expondo opiniões mais lúcidas…”

    Mas, diga lá meu caro…vc ainda tem dúvidas????????

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Carlos Arruda, boa tarde !

    Não quero entrar em debate contigo, mas respeito a sua opinião.

    No entanto, da mesma forma tenho total liberdade de expôr aqui as minhas opiniões. Que, por mais que alguém possa discordar, se a pessoa é EDUCADA, ela sabe respeitar. O que pelo visto infelizmente pra vc mesmo, parece não ser o seu caso…

    Se vc é daquele tipo, que prefere usar esse espaço mais pra ficar brigando e provocando os Atleticanos, em vez de concentrar-se mais no Cruzeiro e expondo opiniões mais lúcidas, é um direito seu. Mas não venha com essa de tentar ditar suas normas, num espaço DEMOCRÁTICO.

    Confiar que um jogador como o Pedro Ken ainda pode ser um grande jogador, é visão de quem não deve saber nem dominar uma bola…

  • Samuel Cesar disse:

    Emílio Melo Figueiredo

    VERGONHOSA SUA DECLARAÇÃO, deve ser um flamenguista
    LiGADO NA GLOBO…

  • danilo disse:

    Pq o Salum não prova tudo o que ele disse?
    Só assim para o “disse me disse” parar. Acusou… ótimo, então prova!
    Pq acreditar na palavra do Salum? Ele é Deus?

    Salum diz que ficou sabendo… Luxa diz que é mentira, Jaeci fala que ouviu de Salum e baba o Luxa ao mesmo tempo.

    Jurandy, meu filho, fale alguma coisa. Saia do muro. Seu nome também esta no meio! É medo do Salum ou do Luxa?

    E se é verdade que o Luxa manipula arbitragem, local de partida, datas, etc… então agora descobrimos o pq da Tríplice Coroa…

    Ao Sr. Carlos Arruda… parabéns! Então o Cruzeiro poderia mudar pra Ipatinga, pq aqui em BH é uma tranquilidade danada nos jogos palestrinos… Já os do Galo aqui em BH… sempre lotado!!!

    Ah, antes que eu me esqueça… Ingresso para AtléticoXDemocrata – R$35

    CruzeiroXIpatinga – R$ 20…

    Praticamente o dobro do preço!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Guerrón e Rentería foram 2 bondes adquiridos por Cruzeiro e Galo respectivamente. O Galo já tomou jeito e botou o gringo enganador pra correr. Falta o Cruzeiro fazer o mesmo…

  • Carlos Arruda disse:

    Clayton “claytinho” (que coisa heinn),

    Você poderia parar de dar opinião errada sobre o Cruzeiro? Só escreve asneiras. O Guerron ficou a maioria do tempo contundido e o Pedro Ken é um jogador ainda em adaptação (você se lembra do sorin no início?), muito jovem e que merece a paciência devida para se ajustar. Confio totalmente no Adilson. Pelo que você escreve, jamais deve ter ido a um estádio de futebol. Deve ficar ouvindo a Atlétiaia que só sabe pichar o nosso querido Cruzeiro. Portanto, segure sua onda!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Esse Guerron também é foguete molhado mesmo… Mas pelo menos o contrato dele encerra agora em Maio/10 e não será renovado.

    O duro é saber que o Pedro Ken tem contrato por 04 temporadas…

    O time jogou mal, perdeu a chance de ampliar a vantagem, mas mesmo assim deve se classificar p/ a final, que ao que tudo indica será contra o Atlético.

    Aí sim, na final, em jogos que realmente valem alguma coisa, deveremos ver o Cruzeiro mais empenhado e deve dar a lógica mesmo… Cruzeiro Tri-Campeão !!!

    Já que o próprio Luxemburgo disse que seu time ainda está em formação, o Cruzeiro tem a obrigação de atropelar !!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Aos sem memória… Luxemburgo foi um fiasco quando chegou para o Cruzeiro, em 2002… mas a diretoria segurou as pontas e o manteve até 2003, quando aí sim pode arrumar o time que ganhou o Brasileiro e a Copa do Brasil…
    por isso vejo aqui os cruzeirenses tentando de todo jeito jogar a torcida contra o trabalho do Luxa, com medo de que ele permaneça e com o tempo transforme o Galo em um time super competitivo… vocês não em enganam com essas “falsas” críticas ao trabalho do Luxemburgo não…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Olá pessoal. Firmeza?
    Emílio, se o goleiro ajudou o Ipatinga, o travessão ajudou o seu time (2x). Sinceramente, tenho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas dúvidas se o jogo de ontem foi bem melhor como vc disse. Sendo mais realista e menos apaixonado, achei 2 jogos fracos (apesar de o Galo ter feito um bom primeiro tempo podendo até golear, mas jogou com uma preguiça danada no 2º tempo).
    Sobre público, embora eu não ache necessário discutir isso, comparar o jogo de sábado (dia de balada com a torcida do Galo com a ‘pulga atrás da orelha’ com ess time) e o jogo do time da cidade num domingão no ótimo horário de 16h é meio incoerente na minha opinião. Resta saber também se o jogo foi transmitido ao vivo pra Ipatinga.
    Quanto as “bombas” do animador de circo Jaeci, podem direcionar suas perguntas e dúvidas ao colega lúcio vieira, ele têm todas as informações (já até afirmou que as palavaras ditas pelo Jaeci são verdadeiras).
    Clayton, parabéns pelo comentário, realista e menos apaixonado, mais na intenção de analisar a partida do seu clube do que se vangloriar sem motivo ou simplesmente atacar o adversário, sem uma razão qualquer.
    Sobre o que interessa realmente pra massa alvinegras (Galo 2×1 Democrata).
    O Galo fez um bom primeiro tempo : 2 gols, um gol anulado do Tardelli, 2 gols perdidos na cara do goleiro…
    Já o segundo tempo foi abaixo da crítica. O Democrata foi pra cima, mas não chegou a criar grandes oportunidades. Aranha continua inseguro. Carlos Alberto a mesma “munha” de sempre e Werley meio destrambelhado… Desse jeito não tá bom…
    Saudações Alvinegras!!!

  • Carlos Arruda disse:

    Ficou evidenciado nos jogos do final de semana a grande diferença em termos de torcida em Minas Gerais. No jogo do Atlético, uma meia dúzia de treis ou quatro (sem tv aberta), já no jogo do Cruzeiro (com tv aberta para a praça) foi uma loucura, ingressos esgotados e tentativa de todas as formas para entrar no estádio.

    Talvez assim vocês entendam definitivamente o que fica sempre demonstrado pelo massacre nos números do IBOPE E DATAFOLHA>

  • lúcio vieira disse:

    para a turma do ” expresso da paixão ” , vocês poderiam ir para dentro das quatro linhas e a comissão técnica juntamente com o time ir para a arquibancada pois na opinião de vocês a torcida é mais importante que o futebol, ai sim ja não ganham títulos de nível e assim ficaria quase impossível ganhar mas como vocês mesmo dizem o show do expresso é o que importa.

  • Leandro Alves disse:

    Clayton,
    O duro e voce ver pedro ken se destacando, quando ele joga bem e porque o time está orrivel

    Para os defensores do Adilson, JURO QUE EU TENTO MAS NÃO DA, OMTEM CLARAMENTE PRECISVAMOS DA MÃO DO TREINADOR E AI VOCÊ VE QUE ELE NÃO TEM ARGUMENTO, TIRASSE O Gilberto colocasse o bernardo, ná hora da contusão do Kleber quem deveria entrar era o w. paulista, guerrom não dá mais.

  • À “testemunha/simpatizante” que comparou público de ambos os jogos no Ipatingão: concordo com os dizeres do Danilo.
    – Falar da TORCIDA do CAM é chover no molhado, pois, está mais que comprovado: em MG mandamos nós!
    – O dinheiro compra muita coisa: bens, títulos, juízes, muda-se inclusive artigos em legislação em caso de expulsão, mas, TORCIDA, meu caro, aqui em MG somente a do Galo, o resto é xerox!

  • lúcio vieira disse:

    Caros atleticanos pelo visto as Criticas do Jaeci doeu na alma de vocês e sabe porque? porque foi verdadeira e a verdade doi, eu também não gosto do Jaeci mas cadê o Kalil agora para criticar a arbitragem, não tem crítica quando ela trabalha em seu benefício.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Êta joguinho ruim o de ontem entre Cruzeiro x Ipatinga viu…

    O jogo já estava sofrível, aí o Adilson coloca o Pedro Ken, não aguentei… Desliguei a TV na hora e só fui saber o resultado final só mais tarde.

    O Gilberto precisa se explicar também viu… Porque, até onde eu assisti, ele não tava arrumando nada e errando um passe atrás do outro.

  • denerclaudio disse:

    Jaeci só não fala mal do cartão 5 estrelas.
    Ele fala mal do Dunga e quebra a cara, agora fal mal do Luxa e diz que o atltético é um time fraco.
    Fraco é vc seu mala, diz que janta em milão , amsterdã, é quer tirar onda aqui em minas, vai falar pra urubuzada lá no rio pois aqui seu espaço na midia é pago pela celeste, e já esta comprometido pois a vc não tem mais a audiência dos atleticanos.
    Cronista que se vende a um patrocinio de um clube não tem credibilidade pra falar dos outros.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    O que conta mesmo é torcida de Cruzeiro e Atletico em Ipatinga…Voces sao muito fracos no interior..isso é notorio..na capital ainda da empate tecnico..

  • Gustavo disse:

    Rodrigo Assis, eu também não gosto do Jaeci, mas acho que as denúncias devem ser investigadas. Isso não pode passar sem nenhuma investigação.

  • rodrigo assis disse:

    FORA JAECI….. não aguento mais as bobagens que este cidadão escreve, e o pior é que eu não perco meu tempo lendo-as, mas sempre elas repercutem em outros meios e outros lugares como este blog, para acabar enchendo minha paciência.

  • Gustavo disse:

    Chico, acho que as denuncias feitas pelo Jaeci Carvalho devem ser investigadas. Se o Paulo Schetino for sério, e eu dúvido disso, ele deveria parar o Campeonato e colocar todos os envolvidos à mesa para esclarecer essa questão. Não acha?

    O Salum é um cara sério e não iria dizer essas coisa sem ter como provar. É uma boa oportunidade para sabermos quem é quem no nosso futebol.

    Eis a coluna do Jaeci de hoje no EM:

    Apito da polêmica

    Obrigado aos leitores, treinadores, jogadores e dirigentes pela leitura da coluna. Ela é polêmica, de credibilidade, coerente e de grande leitura, porque, ao contrário da maioria, não tem medo de dizer a verdade. Sábado, depois da vitória sobre o Democrata-GV, o técnico do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, amigo de longa data, me fez críticas veladas e classificou como irresponsável a seguinte nota publicada sábado:

    “Será?

    Uma fonte me revela que o árbitro do jogo de quarta-feira seria outro, mas, a pedido de Luxemburgo, foi trocado por ser muito rígido. Nunca vi Federação nenhuma dar ouvidos a treinador na escalação de um árbitro. Com a palavra o chefe da arbitragem, Jurandy Gama Filho”.

    Caro Luxemburgo, Pelé do treinadores, você não é o dono do mundo. Não sou obrigado a revelar minhas fontes, mas estou autorizado pelo presidente do América, Marcus Salum, cidadão sério e probo, a dizer que foi ele quem me ligou sexta-feira para dizer: “O árbitro escalado para o jogo Atlético e América, quarta-feira, era o André (Luiz Dias Lopes), mas o Luxemburgo pediu à Federação para que outro árbitro fosse escalado, porque o André é muito enérgico”.

    Estão aí as palavras de Salum, com aspas. Se fosse irresponsável, eu não teria me tornado respeitado na minha profissão, inclusive por você, que considero o melhor treinador do mundo. Caro Vanderlei, eu o respeito, admiro e tenho orgulho de ser seu amigo. E jamais deixarei de respeitá-lo. Saiba, porém, que as críticas a você serão sempre no campo profissional. Cobre do Salum uma resposta às acusações por ele feitas. É direito seu. E ele está dando a você essa chance.

    Quanto a dizer que eu não estava no campo no primeiro América x Atlético para ouvir que você xingou o árbitro, saiba que não é preciso. A rede de TV que paga pelos direitos do campeonato tem microfones possantes, que nos permitem, a quilômetros de distância, ouvir o que os treinadores dizem.

    Você mesmo, em São Paulo, já pediu que retirassem tais microfones para ter mais privacidade. Seus gestos agressivos também foram notados por quem estava diante da TV. Estranha-me um técnico campeão, rodado, que dirigiu a Seleção Brasileira e o Real Madrid, se espantar com isso! Você está acima disso. Continuo a achá-lo o melhor do mundo, mas jamais considerei você milagreiro ou salvador da pátria. Seu time é fraco. Acredito que, com sua competência, possa até melhorar, com contratações de nível, mas não com o grupo limitado que tem em mãos. Trabalhe com aquilo que tem de melhor, sem se deixar levar por lobos em pele de cordeiro.

    A propósito, sábado, o chefe da arbitragem mineira, Jurandy Gama Filho, me ligou, por ter lido a coluna, e disse que só não incluiu André Luiz Dias Lopes no sorteio, apesar de seu preferido, porque ele estava contundido. Afirmou também que ficou surpreso com a recuperação dele, que passou no teste da CBF, terça-feira. E confirmou que poria no sorteio outro árbitro, que pediu, porém, para ficar de fora por estar envolvido com a formatura na faculdade. Sobrou então o péssimo Renato Cardoso Conceição, de quem gosta e elogia. Escalado, fez a lambança que ajudou a tirar o América da semifinal.

    Saiba também, Vanderlei, que o Cruzeiro não aceitará árbitro daqui caso decida o título com o Atlético. O mesmo Jurandy já me adiantou que, se isso se confirmar, não terá opção a não ser pedir demissão. Curioso que você desceu o cacete no árbitro que apitou Cruzeiro 3 x 1 Galo pela primeira fase: o mesmo Renato Cardoso Conceição. Mas agora diz que, numa eventual final, o juiz tem de ser daqui. Naquela partida eles não serviam. Agora servem?

    Meu caro, cuide do futebol do Galo, sua tarefa, e pare de atribuir a terceiros possíveis fracassos. O grande Atlético já teve treinadores e dirigentes medíocres sempre atribuindo a outros os seus fracassos. Contrate jogadores de nível, arme o time como sabe, que certamente fará a fanática torcida atleticana feliz. Deixe os microfones para aqueles que gostam e precisam aparecer. Um técnico consagrado, vencedor, campeão não precisa de ninguém soprando em seu ouvido para incitá-lo contra A ou B. Seja apenas o Luxemburgo que conhecemos.

  • Gustavo disse:

    Danilo, penso que o que deve ser repensado é o regulamento que define que os jogos a partir da segunda fase sejam jogados em estádios com mais de 10 mil pagantes. Qual é a necesidade disso? Que diferença faz um Democrata x Atlético na 1a. fase ou na semifinal? Porque na 1a. fase pode e nas outras não? Isso me parece ser premeditado para justamente criar estas situações ridículas.

  • Marfaladu disse:

    Jaeci….

    Tá na cara que esse Lobista, não defende e nem defenderá as cores do futebol de minas “Leia – se” Atletico, porque será que o tão influente jornalista não escreve mais no Super Esportes? Mal intencionado, sempre fazendo joguinho pra oberter a noticia a seu favor.

    Quanto aos jogos do Galo em Valadares, Sem condições de receber os jogos de porte como esse, a culpa recai sobre a FMF que não avalia as condiçoes antes de dar inicio ao Campeonato.Como jogar num Estadio com uma estrutura fraquissima como aquela?

    Quem perde com isso e o torcedor de Valadares…..

    Pronto falei…

  • Klailton Saraiva disse:

    Estas questões só são levantadas quando é o Galo que leva a semi para o Mineirão. O Cruzeiro também faz isso. Culpa da cidade que não tem estádio e do presidente do clube, que é conivente com essa situação, por entender que é mais rentável para seu clube.

  • Stefano Venuto disse:

    Acho um pouco de hipocrisia defender jogos em Valadares, uma estádio com arquibancadas de Circo de Touradas, campo pequeno, gramado horrível, apesar de saber que o povo daquela cidade é muito bacana.
    O Jogo do Cruzeiro foi horroroso e acho que esse negócio de poupar jogadores, vai acabar sendo a ruína do Adilson, porque ontem o azul foi todo titular.
    O Galo está sem fôlego no segundo tempo, acho que pela média de idade do time.
    Confesso que esperava mais do DEmocrata e Ipatinga e acho que vai dar o de sempre, por uma questão de justiça, porque Galo e Raposa estão dez andares acima dos outros times, inclusive do chorão América.

  • danilo disse:

    Caro Emílio… Ipatinga é time de qual cidade? É claro que em um jogo do Ipatinga o público seria maior que em um jogo do Democrata, meu caro. Acha que se os jogos fossem em Governador Valadares teriamos mais público no sábado ou no Domingo?
    Quer enganar a quem, cara pálida?

  • danilo disse:

    Puxa vida, Chico!

    Não seria mais justo culpar a cidade de Governador Valadares, por não ter um estádio a altura de seus cidadãos e do próprio Democrata? Será que a culpa é mesmo da FMF? Acho que Democrata, Villa Nova, Ituiutaba, Guarani, entre outros Clubes de MG, deveriam repensar tudo isso e pressionarem suas Prefeituras e empresários dessas regiões para que construam estádios dignos para sediarem fases importantes de competições, como o Mineiro e até mesmo a Copa do Brasil. Sete Lagoas é um belíssimo exemplo para todos eles. Vejam a bela Arena do Jacaré. Os frutos serão colhidos agora, com os times da capital mandando seus jogos por lá, mesmo que por pouco tempo. Mas pelo menos temos mais uma ótima opção de estádio em MG.

    E o Axé… a culpa é de quem? Claro que da ADEMG e da detentora, ou melhor, detentoras… Globo e Extra (Itatiaia). Alguém viu ou ouviu essas emissoras criticarem alguma coisa? Não, né? Pois é…
    Ora, Chico, ajustar data do Axé? Os investiddores desse evento não estão nem aí pra Campeonato Mineiro… querem faturar. Se para eles essa data era a ideal, estão mais que certos. Investiram e precisam ter retorno.

    Não que eu concorde com o Axé, mas entendo o lado de todos.

    Vamos com calma! E querendo ou não, o Campeonato Mineiro, depois que acaba o lixo da 1a fase, fica até interessante…

  • Adalberto Pelli disse:

    Chico Maia,
    Como pode o Jornal Estado de Minas colocar o Jaeci Carvalho para escrever coluna 4 vezes por semana? O Jaeci utiliza o espaço dele para detonar o futebol mineiro, sobretudo o atlético. O cara é carioca da gema, deveria voltar para o Estado dele e torcer para o Urubu, seu time do coração. Jaeci é o péssimo dos péssimos… só quero saber se o Dunga ganhar a copa e o atlético for campeão esse ano o que o Jaeci vai falar… enfim, odeio esse carioca.

  • Alexandre disse:

    É Chico, o que a gente vê é o Módulo 2 bem melhor do que o I. O I anda previsível demais com Atlético x Cruzeiro fazendo a final e o Cruzeiro ganhando de novo (infelizmente).

    Na última rodada da primeira fase do Módulo 2 apenas 1 jogo não valia nada: Formiga 5 x 0 Valério. Todos os outros disputavam alguma coisa. Guarani x Itaúna brigavam pela 2ª vaga na chave B na chave A é que estavam as emoções maiores.

    Poços, URT, Mamoré e Tricordiano brigando por 3 vagas. Funorte já classificado porém não garantido no primeiro lugar. URT vencia com facilidade o Poços por 3 x 0 garantindo classificação, pq o Araxá vencia o Mamoré e Tricordiano x Funorte estavam no 0 x 0. De repente o Tricordiano (q estava em 4°) faz 1 x 0, pula pra o segundo lugar e o Mamoré vira em 5 minutos contra o Araxá, tirando a URT. Faltando 10 min, a URT se fizesse mais 1 gol, quem pulava fora era o Poços que começou a rodada praticamente classificado em 2°…
    Agora temos 8 times brigando por 2 vagas. Na chave C: FUNORTE, TRICORDIANO, ITAÚNA e TOMBENSE e na Chave D (Grupo da Morte): FORMIGA, GUARANI, MAMORÉ e POÇOS DE CALDAS

    Tá um grande campeonato e agora vai ficar melhor ainda!

  • Renato Prazeres disse:

    Chico, concordo com você. Como poderemos falar em fortalecimento do futebol mineiro, se os clubes interioranos estão em condições tão adversas, que sequer têm condições de jogar em seus estádios? E as condições a que me refiro não são dos campos em si, mas condições financeiras, de igualdade perante a Federação, arbitragem… Se a renda é mais importante que um possível título (sim, porque o Democrata, dentro das quatro linhas, está de fato brigando pelo título), estamos tratando de qualquer outra coisa, menos de futebol… Uma lástima! A situação é muito mais grave do que se pode imaginar (e isso sem contar tudo o que anda se revelando nos bastidores)…

    A PROPÓSITO CHICO, O QUE VOCÊ ACHOU DA ENTREVISTA DO LUXEMBURGO NO SÁBADO, NO TOCANTE À COLUNA JAECI? NÃO ACHA A SITUAÇÃO IMPORTANTE DEMAIS PARA QUE FIQUE “O DITO PELO NAO DITO?” Um abraço!

  • André Souza disse:

    Temos que ter calma com o Luxa, ele não tem culpa se o ROTH deu aval pra contratação de Carini, Aranha, Benitez, Jorge Luiz, Carlos Alberto, Wellington Saci, Renan Índio, etc
    Ele trouxe o Obina e deu certo, trouxe o Campos e deu certo, montar time demora, ai vem as contusões pra quebrar o trem de vez.. temos de ser pacientes que tudo vai dar certo

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    O jogo entre Cruzeiro x Ipatinga, no segundo tempo foi bastante movimentado. O Cruzeiro partiu pra cima e o goleiro do Tigre fechou o gol. Mas o time celeste ficou devendo. Jogo muito melhor e mais movimentado que Atletico x Democrata. Alias com 6.000 pagantes a mais, mesmo com transmissao direta da Globo.

    Obs: nao me surpreendo se o Ipatinga aprontar no Mineirao.

    Mas, claro..confio no maior de MG.

    Rumo ao TRI……

  • denerclaudio disse:

    Assisti foi Santos e São Paulo, e creio que o galo se não reforçar vai sofrer neste brasileirão.
    O nivel do futebol paulista é bem superior ao futebol mineiro, que chega dar dó na falta de emoção, vibração do jogadores, falta de organização das datas do jogos, arbitragem ruim, times ruins, show de musica baiana, conspiração, caguetagem, fofocas, choradeira e outros …
    Fica a esperança do galo melhorar mas sem reforços o brasileirão e copa do brasil serão terriveis.

  • Bertoldo disse:

    O jogo entre Matriz e Filial deu calo nas vistas. Antes de terminar o 1º tempo mudei para Santos x São Paulo. Bom jogo!

  • ClaytonBatista Coelho "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Boa noite a todos !

    Bom, não vi o jogo do Cruzeiro todo, porque quando anunciaram que o Pedro Ken iria entrar, eu desisti de continuar assistando. ( Chega dar nojo ver esse jogador com a camisa do Cruzeiro ) Só mais tarde, liguei o rádio pra saber do resultado final.

    Mas até onde eu assisti, o jogo estava sofrível mesmo…

    O que será que anda acontecendo com o Gilberto ?? Como diria o Alberto Rodrigues: Terrível… Terrível…

    Abraços

  • luciano marques de souza disse:

    Chico Maia sei que você é atleticano como eu e sei que o galo fez parceria com o Democrata porque você pediu, se não fosse através de você Kalil não faria.
    Está acontecendo uma coisa que eu queria que você comentasse nos jornais que vc escreve que tem muitos atleticanos que está sempre lendo suas colunas.Porque o Ricardo Guimarães que foi Presidente do galo está com tantos jogadores na mão. Ex. Danilo ,Moisés do America Está passando para o galo. Está é fortalecendo nosso maior rival .Tenho informaçoes que o Issa Elias Moíses não deixou o Ricardo Guimarães patrocinar a vinda do Dida P/ O galo. e está intermediando a vinda do Valdivia para o cruzeiro e não está deixando nenhum jogador bom vir para o galo. vc que faz parte do conselho do galo deveria fazer uma pressão para eliminar estes caras do conselho do galo e mostrar para os atleticanos através da suas colunas quem são estes camaradas.

    – Sete Lagoas