Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rogério Perez está de volta com as suas colunas, agora na internet

PEREZPara tantos leitores que nos perguntam pelo jornalista Rogério Perez, que escrevia ótimas colunas no jornal Hoje em Dia, uma boa notícia: ele está de volta, porém, agora na internet e estreou um blog da melhor qualidade.

O texto de hoje e o endereço são os seguintes: 

http://rogerioperez.wordpress.com/

Brasil está com a cara de Dunga

Rogério Perez

A Seleção Brasileira de 2010 tem a cara e estilo de Dunga e também de Jorginho, seu fiel escudeiro, que são unidos desde a Copa de 1994, nos Estados Unidos, Copa que o Brasil ganhou o  título mundial, nos pênaltis contra a Itália, comandado por Carlos Alberto Parreira, agora técnico dos Bafana Bafana.  A prova de fogo para a dupla Dunga/Jorginho será nesta terça-feira, dia 15, às 15h30, em  Joanesburgo, contra a Coréia do Norte.

O treinador gaúcho manteve seu estilo duro e não se importou com as críticas e reclamações dos jornalistas, comentaristas e demais integrantes das mídias brasileiras e internacionais em busca de mais informações sobre o time brasileiro. Neste domingo, pelo segundo dia seguido, os jogadores da Seleção Brasileira fizeram um treino de portões fechados. Torcedores e jornalistas não puderam assistir ao treinamento na escola Hoërskool Randburg, na região norte de Joanesburgo. Quando perguntado como foi o treino fechado, Ramires foi curto e grosso, dizendo que se foi fechado não era para contar. Faz sentido e mostra que Dunga conseguiu implantar seus métodos e todos estão afiados mesmo na hora do primeiro jogo do Brasil contra os coreanos.

Desde que chegou à África do Sul, no dia 27 de maio, Dunga e seus assessores só permitiram a entrada da imprensa e da torcida poucas vezes. Nesta segunda-feira, sob exigência da Fifa o chamado treino de reconhecimento  no local do jogo pode ser liberado para imagens e parte do treinamento. Mesmo o  outro treino determinado pela Fifa, em Soweto, foi visto por um público pequeno em comparação com a capacidade do estádio, já que o Brasil anunciou apenas algumas horas antes que abriria as portas ao torcedor africano e de todo mundo. A CBF não confirmou se o treino desta segunda-feira, o último do Brasil antes da estréia na Copa, será aberto aos jornalistas.

Na  entrevista coletiva deste domingo,  também prevista nos cadernos da Fifa,  Maicon e Ramires disseram que apoiam a decisão de Dunga. Os dois ficaram sabendo que o treino seria fechado à imprensa durante a conversa com os jornalistas.

“Isso é opção do treinador. Se o Dunga optou por fazer um treino fechado é porque ele quer achar um esquema para a equipe”, disse Ramires. Questionado sobre as atividades da seleção no treino de sábado, Ramires disse que não poderia revelar o que foi trabalhado. “O treino foi fechado. Se fosse para eu falar, acho que teria sido aberto”, disse o jogador. Maicon disse desconhecer o que levou Dunga a fechar os treinos, mas afirmou que, para os jogadores, a presença de torcedores e jornalistas nos treinos não faz diferença maior. Mas certamente ao fechar treinos e limitar contatos, Dunga cria um clima ruim para ele e seus comandados naturalmente.

Depois do jogo contra Zimbábue, há duas semanas, Dunga  disse que prefere treinos abertos à torcida, mas que a experiência da preparação para Copa passada – quando houve assédio exagerado aos jogadores – fez com que ele decidisse mudar a prática. Certamente ele tem razão por todos saberem o que aconteceu antes do Brasil de Parreira ir para a Alemanha e o time brasileiro acabou eliminado  pela França. Agora, com a cara e o estilo de Dunga, o Brasil vai tentar o hexa. Se derrotar todos adversários e for campeão, tudo vai ser relevado. Mas se não for bem, vai pagar caro por proibir a presença da torcida e, principalmente, dos jornalistas.


» Comentar

Comentários:
5
  • Andre disse:

    A internet tem estas vantagens, Chico. Conseguimos ter as notícias e comentários de forma democrática. O jornalista Rogerio Perez é uma das vozes mais respeitadas e mais coerentes quando o assunto é esporte nacional/internacional e cotidiano mineiro. Um abraço para você na Africa e para o Rogerio na bela BH.

  • Alisson Sol disse:

    Que eu saiba, o Rogério Perez é atleticano…

  • Márcio disse:

    Eu ja dei graças a Deus que ele tinha saído do Hoje em Dia, e eu não precisava mais nem passar perto da coluna dele.
    Eu que não vou perder tempo entrando no site dele
    O cara que mais secou o GALO durante esse anos.
    Pra mim, péssimo dos péssimos (parafraseando o Gontijo)

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Acho que teremos excelentes jogos nas fases eliminatorias!!!

  • Stefano Venuto disse:

    Do jeito que está, Dunga vai ganhar essa copa, com os braços amarrados, o futebol europeu é forte nos clubes, as seleções são fraquíssimas. E a Argentina é aquela coisa, Maradona é um louco, craque, mas louco.