Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estádios em bairros que não existem e Diamantina na Bahia

Você gosta quando trocam seu nome erradamente? 

Voltando ao raciocínio de que não há ninguém, nem nada infalível, lembro-me de um erro sempre repetido pelos jornalistas da Globo nacional. De tanta repetição, sem que ninguém os alerte, acaba induzindo até os profissionais mineiros ao mesmo erro, que considero um absurdo, um desrespeito a Minas Gerais.

Os apresentadores Renato Machado e Renata Vasconcellos disseram que os trabalhadores do estádio “do Mineirão”, estão em greve. Chamaram a repórter Fabiana Almeida, “direto de Belo Horizonte”, que cometeu a mesma falha.

Acostumados a São Paulo e Rio, onde o Morumbi, Pacaembu e Maracanã estão nos bairros dos mesmos nomes, eles devem pensar que o nosso maior estádio esteja localizado em um bairro que se chama “Mineirão”.

Ou que o Independência esteja no bairro “Independência”, ou que pertença a um clube chamado “Independência”.

Sempre que posso, alerto aos companheiros de Rio e SP que é “o Mineirão”, que fica na Pampulha, e “o Independência”, que fica no bairro do Horto (antigo Horto florestal da capital mineira).

É preciso que os próprios colegas da Globo Minas alertem à turma de lá, e também que a assessoria de comunicação do governo de Minas, responsável pelos estádios, se mobilize neste sentido.

Ninguém gosta de ter seu nome mudado de forma equivocada, ainda mais quando se trata de patrimônios caros a todos nós, mineiros.

Semana passada contei aqui no blog, que a Folha de S. Paulo fez uma ótima reportagem sobre a vida do João Gilberto em Diamantina, mas que justamente na capa, com destaque, na foto do banheiro que ele fazia de estúdio lá, escreveram que Diamantina fica na Bahia.

Dureza!

BANHEIRO


» Comentar

Comentários:
6
  • MarceloSat disse:

    Rio e SP cometem conosco e com o resto do país o que os EUA cometem com o mundo…….. Pouco importa o lugar onde João Gilberto fez o seu estudio ( não me refiro ao banheiro rsrsrs, mas a cidade onde o “banheiro” ficava ) ou se Mineirão é um bairro ou não, se o mesmo não fica nos limites destes dois estados…… Isso não interessa a maioria que acessou a midia onde esta materia foi veiculada…… É horrivel isto, mas é verdade……
    A vida deles não vai mudar por saber onde fica Diamantina ( ou mesmo a Chapada )….. e ninguem está nem aí que conhecimentos básicos de geografia e outros, complementam e servem de registro sobre a cultura de um povo…..Uma pena, realmente
    Abraços

  • Edisio Torres disse:

    Prezado Chico;
    Aproveitando esta materia, quero lhe dizer que ja havia observado a mais tempo e somente agora estou colocando a mesma públicamente. Ao chegar a Sete Lagoas pela “estrada velha” rodovia 424 na Rua Equador, no semáforo do cruzamento da mesma com a Av. Pref. Alberto Moura, há uma placa indicando que o estádio fica a esquerda. Seria tudo normal se a referida placa estivesse indicando o Estadio Joaquim Nogueira ou Arena do Jacaré, isto porque ela esta indicando “Estádio Municipal”. Estou correto na minha afirmação?
    Grato;
    Edisio Torres
    Ouro Branco MG

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Olha que o nome deveria ser Bosta Nova e não Bossa. Mesmo sabendo que vão falar da minha ignorância musical, já ouvi João Gilberto um dia todo, pensando assim, tenho que gosta, tenho que gostar, mas a única coisa que saiu foi: Que coisa mais chata.

  • Mauro disse:

    Caro ídolo, no caso do Mineirão permita que discorde de você. Acredito que eles falaram ” direto do (estádio) Mineirão” se referindo ao local Mineirão não como um bairro e sim o estádio.
    Grande Abraço

  • Fernando Melo disse:

    Eles devem ter confundido com a Chapada Diamantina… Isso só vem mostrar que esta onda de deixar o mercado escolher os melhores, no Brasil não funciona. Arruma o melhor emprego e o melhor salário quem é bom de papo, demagogia e puxa-saco. É bom acontecer isto, pra verem como está a falta de cultura do brasileiro, que lê muito pouco, inclusive profissionais da imprensa. Muitos ganham o emprego, pra falar bem de seu QI (Quem Indica), ou como queiram, seu padrinho

  • Alisson Sol disse:

    Como diz um colega meu: “Não há boa intenção que resista a uma boa ignorância“. Eu até entendo quando alguém imagina que a capital do Brasil ainda é no Rio de Janeiro. Mas alguém comenta sobre a “capital do Brasil em Buenos Aires”, o sangue ferve e eu não resisto à irônica pergunta: “E onde você acha que fica a capital da Argentina?

    E já que estamos no tema “ignorância”, olha o comportamento de “primeiro mundo” da torcida do Vancouver Canucks depois que o time perdeu de 4-0 para o Boston Bruins na final da Stanley Cup (link). A final da série de 7 jogos foi em Vacouver, e até então os Canucks haviam vencido todos os jogos em casa, e contavam com as melhores estatísticas durante a temporada. Mas tomaram um gol daqueles incríveis (com o “puck” batendo na trave e entrando), e depois partiram desesperados para o ataque e foi uma festa para o time de Boston (link).